MIGUEL BRAGA Escreveu:A grandes diferencas entre os aranhiços e os "normais" neste momento centram-se em duas situações. Uma primordial em relação a outra... Chassis (sim, todos teem, apenas uns tubulares e outros de travessas) e o Motor. Pois suspensoes coilovers, direcoes hidraulicas e projetos mais caros já lá rolam a muito tempo. De suspensoes estamos portanto falados. É tudo uma questao de geometria da suspensao e a sua configuração... mas discutir isto dava pano para mangas. O problemas dos outros é o MOTOR. Teem que ser mais de 7... Na próxima prova estejam atentos aos todos "poderosos" cabstars, e quando aceleram num obstaculo... olhem para a velocidade das rodas... e nao tenham em conta o som apenas. A grande diferença dos cabstar para outros motores diesel que andavam por cá era essa... Moviam rodas. Mas agora com estes motores +de 7 perdem bastante essa vantagem que tinham. Numa zona de lama, um carro dos nossos nem sacode a lama dos pneus na maior parte das vezes... os aranhiços manda pedaços de lama a mais de 8m de altura. A disponibilidade do motor é maior.
Sinceramente só vejo 3 diferenças para carros como RSTT, Serrao, Patryota, Indigo, Moura, Candeias entre outras. Nao tenho a menor dúvida que o Candeias e o Moura com motores de homem lutam de igual para igual, pelo menos até chegarmos ao fator humano, que muitos despresam. Pois equipas como estas 6 teem os melhores carros do trial portugues (de uma forma generalizada), a par dos aranhiços. Em termos de valores de projeto... andam lá mais caros que os aranhiços, a diferença é que vão gastando o dinheiro aos poucos e custa menos... tipo a rã em água quente.
Outra coisa que eu gosto de nós treinadores de bancada é que a maior parte julga que aquilo é comprar o melhor jipe e ir para lá ganhar, esquecem-se que os anos de condução em trial conta muito, a experiência conta muito. E nisso... todos sabemos quem são os melhores pilotos, entrando um ou outro que teem mais facilidade de ganhar queda para trialar. Até em Raids de garrafão isso é evidente.
Imaginem a dificuldade de num trial norte fazer obstáculos para ambas as categorias... ou é fácil para uns.. ou impossivel para outros... a única hipótese seria fazer alguns obstáculos diferentes para cada uma delas.
As equipas gastam rios de dinheiro, em manter os carros minimamente civilizados, e é sempre a meter material e chaparia. Dou o exemplo do Biclas o ano passado, capotou na primeira prova... e teve que gastar eventualmente uma boa parte do plafond anual na recuperação de chaparia para apenas por o jipe a andar condignamente.... se tivesse um destes... era colocar em pé e ir dar gás.
Já para não falar em segurança.
Dá-me também uma certa admiração ver o pessoal a falar em patrocinios... tirando uma ou oura situação... o arame sai dos bolso das equipas... O trial é um desporto residual, sem expressão quase nenhuma... nem nas revistas de TT tem o destaque devido... isto generalizando mais uma vez. Portanto falar em patrocionios a SÉRIO numa disciplina como esta... é apenas tentar... e aqui e ali se conseguir... nunca chegará a todos.
Em tantas páginas de conversação, este foi o comentário mais digno e honesto que cá apareceu.....
Desde já miguel, fico contente por avaliares o meu jipe como "um dos mais parecidos"aos aranhiços!
O meu jipe, por exemplo, está num orçamento muito mais alto que um aranhiço e mesmo assim não passa de um cangalho velho ao lado de um crawler, mas meus amigos, quando o patryota foi evoluido não se falava em crawler´s... Cada um caça com o que pode, uns cão um cão e outros com um gato!
Não descrimimando todos os outros meu colegas de competição, mas na minha opiniao, os jipes mais parecidos aos crawlers, talvez serão o meu, candeias, o RSTT que por acaso adorei o jipe, e o do meu conterrâneo o Indigo...
Agora digo, como opinião novamente, penso que quando houver mais crawler´s, deviam fazer uma categoria à parte dos outros ditos "normais", porque em condições perfeitamente normais, esses lutaram apenas para um 3 lugar!
Não estou a incriminar ninguem, e fico muito contente , por haver gente que comprou aranhiços, é sinal que estão apostar na evolução do Trial...
Estou convencido que daqui a mais 2 anitos, porventura haja mais carros deste gênero...
Força emanuel e Força Filipe! Vocês tem mérito!
P.S: Desculpem, não quis criticar ninguem, apenas partilhei a minha opinião!
Até Alenquer.
Abraço
Tiago