1ª Africa Tracking 2009

Espaço dedicado às provas nacionais ou estrangeiras - fotos , reportagens , opiniões , etc .

Moderador: DesOrganiZadOr PA

 
Mensagens: 202
Registado: 16 mar 2006, 12:06
Localização: Granada-Espanha

1ª Africa Tracking 2009

Mensagem por patrolinho » 23 dez 2008, 18:30

Hola amigos,

4x4 Rodas organiza la próxima Pascoa la primera prueba de orientación en Marruecos organizada por un club portugués.

La experiencia en la participación de númerosas competiciones 4x4 en Portugal y África así como su colaboración con clubes españoles en la organización de competiciones en Marruecos y Túnez garantizan una prueba excepcional. Animénse!!

Definição


A prova de navegação “Africa tracking” é organizada por 4x4 Rodas, Lda.
A prova de navegação “Africa tracking” é um evento desportivo amador onde se pertende por á prova as capacidades de navegação e condução utilizando um veiculo 4x4 (jipe), em Marrocos por pistas ou fora de pistas em terrenos variados, deserto, montanha, planicies e areia.
As equipas são constituidas para além do veiculo, por dois elementos, piloto e navegador.
A prova é composta por 5 etapas, o somatório das pontuações obtidas nestas 5 etapas determinará a classificação final.
A velocidade máxima permitida é de 90 km/h, a prova não favorece a velocidade e a utilização de jipes muito preparados mas sim as capacidades de navegação e condução das equipas.

Programa


Inicio das inscrições 1 Janeiro
Fecho das inscrições 20 Março
Verificações administrativas e técnicas 5 Abril
1 etapa 6 Abril
5 etapa, Afixação da classificação final, jantar e entrega de prémios. 10 Abril

Desenrolar da prova

A prova terá 2 tipos de etapas:
- Etapas de waipoints
- Etapas de distância minima

O controlo da prova será feito através de GPS, que fará os seguintes controlos:
- Distâncias percorridas.
- Comfirmação da localização dos waipoints.
- Velocidades.
- Horários de partida e chegada.
- Passagem nos controlos de passagem

Será utilizado um programa informático desenvolvido pela organização, que fará as classificações após o leitura dos dados obtidos dos GPS utilizados por cada uma das equipas.

Etapas de waipoints
O objectivo é localizar o máximo de waipoints possível dentro do tempo determinado para a etapa.

Será entregue um roadbook a cada equipa onde constam os seguintes elementos:
- Localização do controlo de partida.
- Localização dos waipoints.
- Localização dos controlos de passagem.
- Localização do controlo de chegada.
- Duração da etapa.
- Pontuação de cada waipoint.
- Outras indicações necessárias á realização da etapa.
Etapas de distância minima
O objectivo é percorrer o percurso definido para a etapa efectuando a minima distância possivel.

Será entregue um roadbook a cada equipa onde constam os seguintes elementos:
- Localização do controlo de partida.
- Localização dos controlos de passagem.
- Localização do controlo de chegada.
- Duração da etapa.
- Outras indicações necessárias á realização da etapa.

Más info: www.4x4rodas.pt www.africatracking.org

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1746
Registado: 25 abr 2006, 20:56
Localização: EriceiraTT

Re: 1ª Africa Tracking 2009

Mensagem por TiagoFerreira » 25 jan 2009, 22:30

Aqui está uma coisa interessante sim senhor.. :thumbsup:
Tiago Ferreira - EriceiraTT

 
Mensagens: 202
Registado: 16 mar 2006, 12:06
Localização: Granada-Espanha

Re: 1ª Africa Tracking 2009

Mensagem por patrolinho » 01 fev 2009, 19:01

Y sin duda será un suceso dada su vasta experiencia en la organización de actividades TT y en el norte África

 
Mensagens: 202
Registado: 16 mar 2006, 12:06
Localização: Granada-Espanha

Re: 1ª Africa Tracking 2009

Mensagem por patrolinho » 19 abr 2009, 11:11

João Topa e José Magalhães vencem
primeira edição do África Tracking

A equipa Last Minute, formada por João Topa e José Magalhães, em Land Rover Defender, foi a vencedora da edição deste ano do África Tracking, a primeira prova de navegação organizada por portugueses em território marroquino.
Todos os participantes saudaram no final a forma como decorreu esta estreia do 4x4 Rodas na organização de eventos de natureza competitiva, permitindo aos aventureiros lusos que se deslocaram ao deserto do Sahara uma semana recheada de emoções num ambiente de excelente camaradagem.

Com cinco etapas competitivas, disputadas entre ErRachidia e Ouarzazate, a edição deste ano do África Tracking apresentava um figurino misto relativamente ao que é habitual encontrar nas provas de navegação promovidas por organizadores espanhóis no norte de África. Assim, as etapas ímpares eram disputadas no regime de menor distância, ganhando a equipa que conseguisse fazer o caminho mais curto entre uma sequência de waypoints, de acordo com uma ordem pre-determinada no road book. Nas etapas pares (a segunda e a quarta) vencia o conjunto que recolhesse o maior número de pontos de entre um conjunto de waypoints definidos pela organização, fazendo o percurso que achasse mais adequado. Reconhecendo o 4x4 Rodas a impossibilidade de impedir eficazmente a utilização de dispositivos de navegação electrónicos, as equipas podiam recorrer a todos os equipamentos que entendessem necessários. O registo dos percursos foi efectuado através da instalação em cada viatura participante de um “tracker”-“Tracking Technology”, selado ao tablier, que permitia conhecer de forma muito rigorosa os trajectos efectuados pelos concorrentes bem como as velocidades a que estes circulavam em cada momento e que eram limitadas e 90 km/h (40 km/ dentro das povoações).

ErRachidia – Erfoud

A primeira etapa, disputada no regime da distância mais curta, levou as equipas participantes de ErRachidia a Erfoud, atravessando o famoso Erg Chebbi. A muita chuva que caiu no sul de Marrocos nos últimos meses fez, contudo, com que os participantes encontrassem muita lama em algumas zonas do percurso, causando uma verdadeira hecatombe na caravana lusa. Sem registarem problemas de maior até atingirem a face nascente do Erg, foi a partir daí que as equipas participantes escolheram estratégias distintas. A Sportix, formada por Jorge Oliveira e Orlando Santos, também em Land Rover Defender, foi a primeira a embrenhar-se na montanha de areia, logo seguida pela Last Minute, com José Magalhães a tomar o volante do Defender TD5, dada a pouca experiência de João Topa neste tipo de pisos. As restantes equipas optaram por estratégias mais conservadoras e tornearam o Erg pelo lado norte.
Ultrapassado este obstáculo, outro mais inesperado se levantaria perante a caravana do África Tracking: o rio junto ao qual estava situado o CP6 tinha mais água do que era suposto e todos os conjuntos em prova acabaram por ficar atascados na lama, da qual a equipa Last Minute foi a única a conseguir sair a tempo de terminar a etapa antes do fecho do controlo. E, para que tal fosse possível, José Magalhães teve de recorrer à sua grande experiência neste tipo de provas e enterrar umas das rodas suplentes do jipe, de modo a servir de âncora ao guincho e deste modo conseguir tirar o Defender da incómoda posição em que se encontrava.
E foi, deste modo, um conjunto de participantes cansados e muito enlameados que chegou ao famoso hotel Xaluca, no final da etapa, sem que mesmo assim ficasse afectada a boa disposição geral.

Erfoud – Erfoud

A segunda etapa apresentava um figurino distinto, com os participantes a terem de recolher o maior número de waypoints que conseguissem, nas oito horas de que dispunham. A organização tinha marcado mais de 80 pontos diferentes, distribuídos um pouco por todo o Erg Chebbi.
Valendo-se da sua experiência de participação em provas de navegação no norte de Africa, José Magalhães voltou a definir uma estratégia ganhadora, coleccionando todos os pontos situados nas margens do Erg e alcançando assim uma nova vitória na etapa. Jorge Oliveira e Orlando Santos, pelo contrário, embrenharam-se naquela extensão de areia em busca dos waypoints que valiam um maior número de pontos. Mas a sua opção revelou-se menos compensadora, assegurando-lhes apenas o segundo lugar na etapa.
Na terceira posição ficaram os estreantes da equipa 4 Rodas, Rui Santana e Patrícia Gavina, apesar de uma indisposição da simpática navegadora que obrigou a uma rápida intervenção da equipa medica, formada pelo medico Rui Ferreira e pelo enfermeiro Pedro Favas, da Clinica LeiriVida, que no alto das dunas imediatamente improvisou uma maca para pôr a concorrente a soro e permitir a sua rápida recuperação de modo a permitir-lhe ainda terminar a etapa numa excelente posição.

Erfoud – Tazzarine

A terceira etapa, disputada entre Erfoud e Tazzarine, retomava a fórmula tradicional da distância mais curta. Principiando junto a Rissani, numa famosa cratera que já foi cenário de diversos filmes e capa de muitas revistas, os concorrentes deparavam-se com diversos cordões montanhosos através dos quais havia que encontrar a passagem adequada, o que nem sempre constituíu tarefa fácil. O prémio do azar neste terceiro dia foi para a equipa 4 Rodas I, formada por Tiago Veloso e seu pai, J. Veloso, também eles utilizando um Defender TD5. Nada menos de três furos seguidos, ainda na primeira metade da etapa, no famoso “Canyon da Coca-Cola”, como é conhecido o oásis de Mahrech, obrigaram-nos a recorrer à solidariedade de Rui Santana de modo a irem à povoação mais próxima reparar as rodas furadas – só assim podendo apresentar-se no dia seguinte à partida para a quarta etapa.
Em termos de classificação não houve grandes alterações, com João Topa e José Magalhães a reforçarem a sua liderança e Jorge Oliveira/Orlando Santos a cotarem-se de novo como os segundos classificados, desta vez seguidos pela equipa Seiça Pneus, formada por Joaquim Seiça e António Vizinha, em Toyota Land Cruiser.

Tazarine – Zagora

Partindo de Tazarine, onde foi filmada uma parte do filme “Babel”, no quarto dia de prova a caravana dirigiu-se para a cidade de Zagora, tendo os concorrentes por missão recolherem pelo caminho a maior quantidade de pontos que conseguissem. Em cenários de esmagadora beleza, os waypoints definidos pela organização estavam divididos em dois blocos separados por uma cordilheira montanhosa que só nas suas extremidades, separadas por algumas dezenas de quilómetros, podia ser transposta.
Partindo verdadeiramente ao ataque, a equipa Onzze, formada por J. Silva (conhecido no meio do todo o terreno pelo nome familiar de Canário) e António Lopes, percorreu cerca de 300 quilómetros nas oito horas de duração que esta etapa apresentava, tendo alcançado o maior número de pontos e com eles o primeiro lugar na etapa, à frente dos seus companheiros da Seiça Pneus, que se atrasaram já muito perto do final, em consequência, precisamente, de terem de mudar uma roda.
O terceiro lugar coube, desta vez, à equipa Sportix, cotando-se a Last Minute no lugar imediato, depois de uma etapa tranquila em que procuraram sobretudo poupar a mecânica do Land Rover.
Na classificação geral, João Topa e José Magalhães ocupavam a liderança de forma tranquila caso não sofressem algum incidente mecânico, mas as posições imediatas eram renhidamente disputadas entre Jorge Oliveira/Orlando Santos, Canário/António Silva e Joaquim Seica/António Vizinha, qualquer delas podendo ainda ambicionar atingir a segunda posição final.

Zagora – Ouarzazate

E foi num ambiente de grande competitividade e muita adrenalina, apesar do excelente espírito de camaradagem que reinava entre todos os participantes, que a caravana do África Tracking partiu de Zagora para Ouarzazate, depois de quase todos terem passado algum tempo nas muitas oficinas locais a repararem as pequenas mazelas que os jipes apresentavam depois das etapas anteriores.
Vencedora da etapa da véspera, a equipa Onzze foi a primeira a partir, rapidamente seguida pela Seiça Pneus e pela Sportix. Depois de alguns percursos disputados em terreno aberto, os concorrentes internavam-se na montanha, através da qual tinham de encontrar as pistas certas para atingirem os diferentes waypoints marcados pela organização e onde qualquer engano podia ser fatal para as aspirações dos concorrentes, pois que atalhar caminho era tarefa quase impossível dadas as características do terreno montanhoso que atravessavam. E foi isso que aconteceu. Tendo alcançado Canário e Lopes pouco depois de se internarem na montanha, a dupla Oliveira/Santos realizou um percurso sem falhas, conseguindo ainda encontrar uma passagem trialeira através de uma cordilheira de montanhas que lhes permitiu ganhar algum avanço aos seus rivais mais directos e vencerem a etapa de modo folgado, tanto mais que estes se enganaram à saída do ultimo waypoint e perderam aí cerca de quatro quilómetros.
O mesmo viria a acontecer também com as equipas Last Minute, 4 Rodas e 4 Rodas I, as quais, seguindo em conjunto, não lograram descobrir a entrada correcta no ultimo percurso de montanha e perderam assim todas as hipóteses de uma boa classificação na etapa. O terceiro posto do dia foi deste modo, para a Seiça Pneus, apesar de também esta dupla ter cometido um pequeno engano já muito perto do final.

Classificação Final

O triunfo nesta primeira competição levada a cabo por uma organização portuguesa em território marroquino acabou por sorrir de forma plenamente merecida à equipa Last Minute, formada por João Topa e José Magalhães que, ao volante do seu Land Rover Defender td5, se mostraram verdadeiramente imparáveis. Foi, de resto, a primeira vitória absoluta do experiente José Magalhães, que tem já um longo currículo de participações em provas de navegação no norte de África, tanto como piloto como na qualidade de navegador.
Além do troféu correspondente e da oferta da inscrição na prova do ano que vem, esta equipa foi ainda contemplada pelo prémio All 4x4, composto por 1 compressor e 2 pranchas de desatascaço.
Na segunda posição, classificou-se a equipa Sportix, formada por Jorge Oliveira, desta vez acompanhado pelo estreante Orlando Santos, também em Land Rover Defender td5 e que levaram para casa, além das excelentes recordações e experiências deixadas pela prova, também os troféus correspondentes, uma bonificação na inscrição da edição 2010 do África Tracking e o prémio ProRaid, constituído por um conjunto de amortecedores Ironman.
Carro idêntico utilizou a equipa Onzze, formada por J. Silva e A. Lopes, que embora já com alguma experiência em provas de navegação participou pela primeira vez numa competição no norte de África. Esta equipa recebeu, além dos troféus e da bonificação na inscrição, também o prémio Motormáquina, 1 Terratrip.

Uma aposta ganha

A qualidade da organização desta primeira edição do África Tracking foi unanimemente reconhecida pelos participantes no decurso da cerimónia de entrega de prémios, realizada em Ouarzazate, conhecida como a “Hollywood marroquina”.
Prometendo regressar no próximo ano para uma merecida desforra, os competidores elogiaram profusamente o trabalho desenvolvido pela equipa liderada por Luís Ferreira e João Pereira tanto na definição do percurso como em todos os demais aspectos organizativos, sem quaisquer falhas a assinalar.
Foi, assim, um novo sucesso da equipa 4x4 Rodas, que espera contar na próxima edição com um número mais elevado de concorrentes, seja para lutarem pelos lugares do pódio seja, simplesmente, para usufruírem de uma semana de emoção e deslumbramento nos arrebatadores cenários do sul de Marrocos.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

 
Mensagens: 202
Registado: 16 mar 2006, 12:06
Localização: Granada-Espanha

Re: 1ª Africa Tracking 2009

Mensagem por patrolinho » 19 abr 2009, 11:11

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

 
Mensagens: 202
Registado: 16 mar 2006, 12:06
Localização: Granada-Espanha

Re: 1ª Africa Tracking 2009

Mensagem por patrolinho » 19 abr 2009, 11:12

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

 
Mensagens: 202
Registado: 16 mar 2006, 12:06
Localização: Granada-Espanha

Re: 1ª Africa Tracking 2009

Mensagem por patrolinho » 19 abr 2009, 11:13

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem


Voltar para Competição 4x4

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes