crossing topics, ver:
http://patrolaventura.pt/forum/viewtopic.php?t=9001
No meu 260 2.8d tirei a ultima panela (que serve SÓ para abafar o ronco de escape) e montei tubo no lugar desta. Isto é, ficou assim: colector - 1ª panela - rua
Nos carros em que só há uma panela... bom... isto o melhor é vir um expert mas eu penso (SEI) que a 1ª panela tem um importância no carro nas rotações baixas. No funcionamento do motor, há um momento em que a(s) válvulas de admissão e escape estão abertas ao mesmo tempo (breves instantes). Nas rotações baixas, este tempo é obviamente maior do que nas rotações altas. Como temos o cilindro a aspirar a mistura e a válvula de escape ainda não está fechada, há perda de mistura se não houver uma panela a fazer compressão de gases na saída desta... assim, a mistura (combustível + ar) é aspirada na sua (quase) totalidade para o cilindro.
Por outro lado, se o jipe for para andar a dar calor, nas rotações altas o motor respira melhor e ganhas, além do ronco, essa agilidade na subida de rotações.
Voltando ao meu caso: tirei a ultima panela. Não recomendo que o façam, se fizerem percursos longos. O ruído torna-se desconfortável. Contudo, nada como tentar!
Espero ter ajudado. Ah, falta dizer: tirar panelas, colectores, e afins, na minha opinião, não estraga o motor - não vejo que estragos possa fazer ao motor... se alguém souber de alguns, por favor, informe.
Cumprimentos e bom NaTTal.
Bruno