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Radiador de Óleo RD28T

MensagemEnviado: 07 out 2007, 15:43
por Gonçalo F.
(caso haja já algum tópico sobre esta asunto, fica sem efeito e agradeço link(s))

Reparei estes dias que, já à temperatura normal de funcionamente do motor, o radiador do óleo está, em grande parte do seu corpo (favo), frio.

Acontece que ambos os tubos - de entrada e saída, estam a "ferver", mas 90% do radiador está completamente frio.

Pela opinião e post`s de quem tem este motor no Patrol (RD28T, com rad. de óleo), gostaria de tirar a dúvida:

Será que tenho o radiador com os favos obstruidos (por coágulos de óleo)?

MensagemEnviado: 07 out 2007, 18:04
por comman
Gonçalo, isso é sintoma de falta de mãos para o jipe... tens de dar calor que isso desentope tudo [bigsmile]

Se forem favos obstruidos, e pode bem ser, é facil de resolver sopra no sentido contrario e limpa bem com gasolina. Depois montas tudo no sitio.

MensagemEnviado: 01 nov 2007, 13:55
por Gonçalo F.
Ainda sobre este assunto, alguem sabe confirmar se um determinado parafuso com uma "molinha" (no interior) que existe na parte de baixo do Rad., funciona como termostato?????

E então, enquanto a temperatura do óleo não atinge o valor de abertura (calibre) o óleo entra e sai do radiador, precorrendo o caminho mais curto dentro deste! - daí ter lógica que o tubo de entrada e saída, estejam do mesmo lado!!!!!!!!!

A ser assim, o que se passa no meu, é que o tal "pseudotermostato" está bloqueado e o óleo, quente ou frio, está sempre a passar pelo caminho mais curto do radiador, ou seja, pouco ou nada está a fazer...

SERÁ QUE É ASSIM? ALGUEM TEM CONHECIMENTO QUE O RADIADOR DO ÓLEO DO RD28T POSSA FUNCIONAR DESTE MODO????


:thumbsup: [wink] obg

MensagemEnviado: 02 nov 2007, 19:34
por Mr Guerra
fiquei curioso com essa teoria que desconhecia Oh! Gonçalo...

MensagemEnviado: 12 nov 2007, 22:52
por Gonçalo F.
Mr Guerra Escreveu:fiquei curioso com essa teoria que desconhecia Oh! Gonçalo...


Da teoria à realidade, vai apenas uma chave de caixa 24 (tamanho do tal parafuso) e um roquete...

MensagemEnviado: 13 nov 2007, 10:23
por Mr Guerra
i as luvas para não burrar as manapulas :D :D :D :D

MensagemEnviado: 18 nov 2007, 22:48
por Sergio Borges
bem, mas ja agora eu tb gostava de saber a resolução desta questão, a minha ignorancia ficou curiosa :D
Abraço

MensagemEnviado: 19 nov 2007, 11:14
por syxon
No meu acontece o mesmo!!!!

MensagemEnviado: 19 nov 2007, 13:08
por Gonçalo F.
syxon Escreveu:No meu acontece o mesmo!!!!


Caro Syxon,

nem é tarde, nem é cedo: é meter mãos à obra e verificar o que se passa.

É muito simples:

- Desmontar a grelha da frente (5 a 10min)
- desapertar todos os apoios do radiador de óleo, deixando apenas os dois tubos que o alimentam - não é necessário retirar por completo o radiador, caso não seja para limpar;
- Desviando o radiador para fora da carroçaria, com uma chave de caixa 24, desaparta-se o parafuso grande que existe na zona inferior do radiador - atenção ao óleo que se irá derramar (não mais de 1/2 litrito;
- Ao retirar o parafuso, estar atento à forma como saiem o resto das peças (mola e barómetro), para saber como o montar depois, tendo em conta o que disse nos post`s anteriores.

A montagem, é proceder no caminho inverso, começando pela colocação do dito barómetro [:p]

Abraço :thumbsup: [wink]

MensagemEnviado: 19 nov 2007, 17:40
por syxon
OK!!!! MUITO OBRIGADO.... AGORA SÓ POSSO FAZER ISSO NO FIM DE SEMANA, DEPOIS EU DIGO ALGUMA COISA....