Para que não queimem a colaça...

Melhoramentos, correcções e Afinações, está tudo aqui.

Registado: 10 ago 2005, 20:07

Para que não queimem a colaça...

Mensagem por MIGUEL BRAGA » 29 dez 2005, 21:04

Bom finalmente dp de bastante tempo a meditar sobre a melhor maneira e estar a espera que a vontade viesse fiz esta alteraçao... coisa k realmente me livrou da subida de temperatura em AE:

algumas imagens sao minhas, outras sao aproveitadas de outro(s) foruns.

No forum de onde tirei algumas fotos es simplesmente optaram por eliminar a saida de agua original, no 4º cilindro, que passou para o 6º. Eu no entanto optei por deixar ambas e fazer a ligacao das duas saidas atraves de uma forquilha ( nao usei T devido ao facto de os caudais se "atrapalharem um ao outro) que por sua vez liga no local original de circulacao da agua.

para jipes que tenham body-lift fica mt facil retirar a rela do 6º cilindro (a maior) e colocar uma rela alterada com um casquilho de ligacao para o tubo, tubo este k ira ligar de um dos lados da forquilha, mantendo se no entanto a saida de agua do 4º cilindro k liga do outro lado da forquilha.

para quem nao tiver body-litf sera mt mais dificil. sendo no entanto possivel se um dia retirarem a colaça fora.
é uma operacao simplesm barata e bastante eficaz, pois antes da alteraçao sempre que passava dos 120km/h em AE a temperatura subia ate cerca de meio do manometro, dp da alteraçao faço medias de 140km/h (sempre k o jipe tenha peito: ) sem kk tipo de problemas com o akecimento.

deixo aki algumas fotos da alteracao.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Esta Saida no 4º cilindro é umas das principais razoes pela qual o RD28T custumam dar problemas de aquecimento, caso o sistema nao esteja devidamente limpo.

a proxima alteracao a este nivel ira ser o aumento da espessura do radiador em cerca de 2cm, pois nao lembra a ngm ter um 6 cilindro com um radiador tao fino. posteriormente meto aki fotos.

espero ter ilucidado dentro da medida do possivel sobre como se fazer esta alteracao.

kk duvida disponham

Registado: 10 ago 2005, 09:22

Mensagem por Paulo Lança » 29 dez 2005, 21:52

Miguel , e onde vais buscar esse radiador mais espesso ?

Mensagem por MIGUEL BRAGA » 29 dez 2005, 22:21

Aproveito os topos do meu e mando fazer os favos mais espessos e de maior caudal. se for ate 2 cm nao tens k alterar nada. se for para mais espessura tens k cortar em profundidade ao topo da blindagem do mesmo :)
simples e eficaz.

Mensagem por Paulo Lança » 29 dez 2005, 22:51

huuuuuuuummmmmmm pior deve ser arranjar quem faça isso ...... pelo menos por aqui .........

Registado: 15 ago 2005, 18:01

Temperatura

Mensagem por pattrol » 29 dez 2005, 23:13

Interessante esta solução, contudo quando afirma "(...)para jipes que tenham body-lift(...)", peço desculpa pela minha ignorância mas o que significa no motor o "body-lift"?, pois no meu 260 que está de origem como poderei operar esta transformação "(...) retirar a rela do 6º cilindro (a maior) e colocar uma rela alterada com um casquilho de ligacao para o tubo, tubo este k ira ligar de um dos lados da forquilha(...)", ou será melhor propor a solução ao meu mecânico!

Saudações 4x4
A Alves

Mensagem por MIGUEL BRAGA » 30 dez 2005, 00:02

o body-lift nada tem haver com o motor. simplesmente com um body-lift ficas com a carrocaria mais separada do motor. logo mais espaco para trabalhar. nos 260 penso k dara para fazer sem body-lift pois o espaço é maior (so confirmando num dos nossos patrois 260).

kuanto ao facto da rela podes fazer exactamente como nas fotos. a forquilha deve ter o diametro de meia pulgada para ter caudal livre sem esganar o fluxo da agua. de origem nao tem forquilha mas sim um tudo directo a ligacao. tens k cortar o tubo k sai do 4º cilindro e ligar ai uma forquilha, do outro lado da forquilha liga o novo tubo que vem do 6º cilindro. a outra extermidade da forquilha liga no local de saida original.

espero ter me feito entender.

kk duvida diz.

Mensagem por MIGUEL BRAGA » 30 dez 2005, 11:01

paulo_lanca Escreveu:huuuuuuuummmmmmm pior deve ser arranjar quem faça isso ...... pelo menos por aqui .........

kk casa de radiadores faz isso paulo. basta k lhe digas o k keres.

Mensagem por Paulo Lança » 30 dez 2005, 12:44

pois , por aqui é mais estragou , mete 1 novo .

substituidores de peças :rolleyes:

Registado: 23 dez 2005, 18:08

Mensagem por Patrol_man » 15 fev 2006, 10:48

Viva Miguel,

A alteração efectuada continua a produzir bons efeitos?

(Troquei o RD 28 pelo RD 28T e o indicador da temperatura do meu 260 sobe até ao 3.º traço, por isso estava numa de imprimir a explicação da modificação com as fotos e levar ao mecânico, pois se meto mãos à obra ainda acabo por meter água no sítio errado!!!).

Saudações Patroleiras

Registado: 06 fev 2006, 20:18

Mensagem por Rui Castanheira » 06 abr 2006, 21:29

No meu, em auto-estrada a cerca de 140 km/h o ponteiro da temperatura n~~ao chega a tocar o meio. N~ao ser´a isso normal neste modelo(260 rd28td6)? Eu uso anticongelante a 50%, o que pode ajudar a n~~ao deixar subir tanto a temperatura, penso eu de que... :confused:

Mensagem por MIGUEL BRAGA » 07 abr 2006, 08:04

se tiveres pneus de origem é normal... se tiveres pneus 35" é mt bom mesmo.

Registado: 06 fev 2006, 20:18

Mensagem por Rui Castanheira » 07 abr 2006, 21:09

Foi com os 31x10.50x15 - BF AT. :nod:
UM GRANDE ABRAÇO
SEMPRE A BOMBAR MATO FORA!!!
"GANDA CÁMINÉTA"

Mensagem por MIGUEL BRAGA » 08 abr 2006, 07:42

Rui Castanheira Escreveu:Foi com os 31x10.50x15 - BF AT. :nod:

entao a diferenca esta no tamanho e tipo de piso dos pneus ;)
se lhe meteres uns 33 ou 35'' as coisas mudam logo de figura :)

abraço

Registado: 24 ago 2005, 08:12

Mensagem por Sergio Borges » 20 jul 2006, 11:48

Olá Miguel Braga.
Como parece que o aquecimento do motor RD28T é um problema crónico, no meu tb não é diferente, e em auto estrada ou via rápida notasse bem. Já mudei o termostato, limpei radiador e mudei o refrigerante, melhorou um pouco mas o problema perciste. Então lembrei-me de fazer a alteração para o 6º cilindro, mas tenho aqui um problema, ninguem me conseguem dizer qual a medida da rela(a tal da alteração), para poder comprar uma e fazer a dita alteração, sem ter que ter o jipe parado muitos dias. Por isso lembrei-me que talvez me poderias ajudar em relação a este assunto,, uma vez que já fizes-te essa alteração, e o motor penso que é o mesmo. Obrigado e um abraço .
slsb

Mensagem por MIGUEL BRAGA » 20 jul 2006, 15:49

Sergio Borges Escreveu:Olá Miguel Braga.
Como parece que o aquecimento do motor RD28T é um problema crónico, no meu tb não é diferente, e em auto estrada ou via rápida notasse bem. Já mudei o termostato, limpei radiador e mudei o refrigerante, melhorou um pouco mas o problema perciste. Então lembrei-me de fazer a alteração para o 6º cilindro, mas tenho aqui um problema, ninguem me conseguem dizer qual a medida da rela(a tal da alteração), para poder comprar uma e fazer a dita alteração, sem ter que ter o jipe parado muitos dias. Por isso lembrei-me que talvez me poderias ajudar em relação a este assunto,, uma vez que já fizes-te essa alteração, e o motor penso que é o mesmo. Obrigado e um abraço .

as relas teem todas o mesmo tamanho. logo podes medir por uma das varias k tens a vista. de kk maneira se kiseres posso te medir a velha pois ainda a tenho.

diz kk coisa se nao conseguires medir nas tuas k tens a vista na cabeça do motor.

abraço

Mensagem por Sergio Borges » 24 jul 2006, 19:11

Olá Miguel, se não for incomodo e se não te importares medias a rela então. E já agora diz-me outra coisa, em relação à adaptação para a ligação do tubo à rela, ficará melhor soldado ou fazer adaptação em rosca até para facilitar a colocação da rela, uma vez que esta tera de entrar á pressão, como ficará melhor ?
slsb

Mensagem por MIGUEL BRAGA » 24 jul 2006, 20:20

Sergio Borges Escreveu:Olá Miguel, se não for incomodo e se não te importares medias a rela então. E já agora diz-me outra coisa, em relação à adaptação para a ligação do tubo à rela, ficará melhor soldado ou fazer adaptação em rosca até para facilitar a colocação da rela, uma vez que esta tera de entrar á pressão, como ficará melhor ?

nao da para fazer rosca. pois a rela n é de rosca. o ideal é comprar uma rela (2aerios no max) e ir a um torneiro mandar fazer uma peça igual mas com uma ligacao onde apretar um tubo.

a rela é isto.

Imagem

Mensagem por MIGUEL BRAGA » 25 jul 2006, 14:01

a réla tem 30mm.

medi agora mesmo. abraço

Registado: 20 jun 2006, 09:35

Mensagem por nelsontomas » 25 jul 2006, 15:01

Miguel,

ès uma maquina [clap]
[i]Cumprimentos[/i]
[i][b]Nelson Tomás[/i][/b]

http://www.algarpneus.pt
http://www.algarve4x4.net

Mensagem por MIGUEL BRAGA » 25 jul 2006, 15:05

simpatia tua nelson.

ter em atençao k a rela é ligeiramente conica na frante para entrar a pressao e dp nao sair. alertar ao torneiro para esse facto.
abraço

Registado: 20 jun 2006, 09:35

Mensagem por nelsontomas » 25 jul 2006, 15:07

Pois, não devo ter tempo para fazer essa alteração antes da prova, mas depois com tempo vai ser [clap]
[i]Cumprimentos[/i]
[i][b]Nelson Tomás[/i][/b]

http://www.algarpneus.pt
http://www.algarve4x4.net

Mensagem por MIGUEL BRAGA » 25 jul 2006, 15:20

nelsontomas Escreveu:Pois, não devo ter tempo para fazer essa alteração antes da prova, mas depois com tempo vai ser [clap]

um torneiro faz isso em 20 minutos no maximo. e o meu mecanico nao leva outros tantos para o colocar.

por 12 euros resolvi o problema

Mensagem por Sergio Borges » 25 jul 2006, 21:47

Ok obrigado Miguel pela ajuda :thumbsup:
Já agora não querendo abusar, mas já abusando, qu7al a melhor maneira de tirar uma rela?
Peço desculpa pela quantidade de perguntas mas quem não sabe é como quem não vê e uma ajudinha de quem sabe é sempre bem vinda, obrigado e um abraço.
slsb

Mensagem por MIGUEL BRAGA » 25 jul 2006, 22:16

pegas numa chave de fendas (philips) e furas a rela com uma martelada. dp é a atravessar e puxa la com um alicate. eu pelo menos saco as assim :)

Registado: 12 ago 2005, 13:04

Mensagem por Jorge Ramos » 26 jul 2006, 10:28

ou seja muita delicadeza com o martelo [}:)]

Próximo

Voltar para Motor

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes