Fumo Branco

Melhoramentos, correcções e Afinações, está tudo aqui.

Registado: 01 mai 2006, 13:37

Fumo Branco

Mensagem por Nuno Pereira » 01 set 2007, 11:08

Companheiros.

Gostaria de ouvir a vossa opinião.

Ontém, fui ter com amigos no meu Burro. Assim que entrei na autoestrada, estiquei um pouco as pernas ao animal...

Ando normalmente a 100-110 Km/H (a marcar no velocimentro), o que corresponde ao motor andar nas 2.500 RPM.

Acontece, que levei-o ás 3.000 - 3.100 RPM, o que representou uma velocidade de 125 - 130 Km/H.

Comportamento normal, sem qualquer anomalia.

Após fazer cerca de 10Km, em plena recta, o motor "engasga-se", sai uma nuvem de fumo branco do escape, muito denso. Assustei-me e levantei de imediato o pé.

Foi uma situação pontual, porque o fumo apenas durou cerca de 3 - 5 seg...

Olho para a temperatura NORMAL, pressão do óleo NORMAL, rotações NORMAL, tudo NORMAL.

Esta manhã, espreitei debaixo do jipe, e óleo no chão NADA. Coloco-o a trabalhar e NORMAL.

Podem estar a pensar, se este gajo está a dizer que está tudo normal, porque razão colocou este post??? :confused:

Apenas quero saber se já aconteceu a alguém de vocês, e qual foi o motivo. Quero precaver-me de algum problema mais grave...

Um abraço

Registado: 14 set 2005, 13:35

Mensagem por comman » 01 set 2007, 11:36

já me aconteceu num carro ligeiro, que o mecanico colocou oleo a mais e fez-me uma nuvem de fumo branco porque pelos vistos o oleo subui à camara de combustao :confused:

quanto ao jipe, verifica se há agua no gasoleo tirando o filtro do gasoleo fora.

ve se o nivel de agua está normal

ve se o aspecto e nivel do oleo está normal

se estiver tudo bem, dont stress...

Registado: 22 dez 2005, 11:00

Mensagem por cristiano » 01 set 2007, 13:34

fumo branco 0agua gasoleo a partida, azul oleo a partida....se calhar tinhas um deposito pequeno de agua no filtro e como estavas a puxar pelo bixo e o debito dentro do filtro de gasoleo estava a ser maior la veio essa quantidade de agua la alogada..... boa sortte :thumbsup:
viewtopic.php?f=1&t=7231&st=0&sk=t&sd=a&start=575 »»»»O INICIO««««

http://WWW.TUFF4X4.COM " Loja Online " | " Armazem fafe " | " Oficina V.N.Famalicao "

Registado: 14 dez 2006, 12:09

Mensagem por Vendaval R Pereira » 01 set 2007, 16:34

Se calhar foi mesmo agua. tira o filtro do gas. e vê se tem agua no fundo. se tiver umas gotas de agua no meio do gasoleo então ja tens resposta.

Registado: 13 jan 2006, 21:36

Mensagem por joao trapol » 01 set 2007, 18:20

boas isso pode bem ser o oleo acima do nivel, mas na minha opiniao é tuches...... e outra coisinha 2500 rpm é o k aparece no quadrante pk a 100 km/h o motor vai a mais rpm...mas resolver isso vai aki...http://www.patrolaventura.pt/forum/viewtopic.php?t=2494&start=25

abraço

Registado: 14 dez 2006, 12:09

Mensagem por Vendaval R Pereira » 01 set 2007, 23:10

joao trapol Escreveu:boas isso pode bem ser o oleo acima do nivel, mas na minha opiniao é tuches...... e outra coisinha 2500 rpm é o k aparece no quadrante pk a 100 km/h o motor vai a mais rpm...mas resolver isso vai aki...http://www.patrolaventura.pt/forum/viewtopic.php?t=2494&start=25

abraço

sim sim. tuches. pode ser.
o meu quando está frio se o acelerar em vasio ele engasga e fas fumo branco. á ai pelo forun muita gente com problema semelhane.

Registado: 27 mai 2007, 23:24

Mensagem por nelnun » 02 set 2007, 03:46

Vendaval R Pereira Escreveu:
joao trapol Escreveu:boas isso pode bem ser o oleo acima do nivel, mas na minha opiniao é tuches...... e outra coisinha 2500 rpm é o k aparece no quadrante pk a 100 km/h o motor vai a mais rpm...mas resolver isso vai aki...http://www.patrolaventura.pt/forum/viewtopic.php?t=2494&start=25

abraço

o meu quando está frio se o acelerar em vasio ele engasga e fas fumo branco. á ai pelo forun muita gente com problema semelhane.

Desculpem lá, mas o que são as tuches?

Registado: 14 set 2005, 13:35

Mensagem por comman » 02 set 2007, 11:52

touche é um componente da valvula, mecanico ou hidraulico... que pode ficar sujo ou danificado devivo à acumulação de óleo queimado.

penso eu de que...

Registado: 15 jan 2006, 14:16

Mensagem por Gonçalo F. » 03 set 2007, 13:01

nelnun Escreveu:
Vendaval R Pereira Escreveu:

abraço

Desculpem lá, mas o que são as tuches?

Touches, são uma peças metálicas, normalmente com forma cilindrica e de tamanho aproximado a um pilha de 1,5volts (obviamente que esse tamanho varia com a dimensão do motor).

Existe uma touche por cada válvula (quer de escape, quer de admissão) e têm as funções de ajustar a distância (a folga) entre a válvula e a came (ou, am alguns motores, os martelos) e absorver/amortecer o impacto metálico provocado pela velocidade de rotação das cames/actuadores das válvulas.

Nos nossos Patrol, essas Touches auto-ajustam essa distância, usando a pressão de óleo do motor (daí se chamarem touches hidráulicas). MAs há muitos motores, quer a diesel, quer a gasolina que têm touches de ajuste manual (por intermédio de aperto do martelo ou pastilha de afinação - existem "n" medidas de altura para se chegar à melhor afinação da válvula).

Ora, à primeira vista, em relação ao ajuste ideal, este melhor atingido com o uso de Touches hidrálicas (como nos Patrol), mas têm um grande "senão" - que é a sua (curta) fiabilidade/durabilidade.

Espero ter ajudado [wink]

Gonçalo Fernandes

Registado: 15 jan 2007, 11:25

Mensagem por simao4x4 » 08 out 2007, 07:00

boas companheiros..... o meu como ode quase todos patroleiros de manha pega bem mas o motor embrulha e fazia fumo branco... fui ao mecanico e comclusao tres velas queimadas 4 5 6 celindro... metias no sabado e continua igual.... portanto no meu caso velas nao sao... serao tuches alguem conseguira dar uma breve explicaçao pq as tuches provocam este sintoma....?
cumprimentos
simao campos

Registado: 04 jul 2006, 20:31

Mensagem por Mr Guerra » 08 out 2007, 19:08

se calhar são também as do 1º 2º e 3º não ????
o coço-os ou vou pós foruns

Mensagem por simao4x4 » 09 out 2007, 07:06

penso q nao s se quimaram entretanto....pois as velas foram metidas no sabado de manha....
cumprimentos
simao campos

Mensagem por simao4x4 » 12 out 2007, 11:58

sera q s podiam queimar???????

Mensagem por Mr Guerra » 12 out 2007, 14:15

eu não sei !!!!Alguém sabe ?????

Registado: 21 set 2007, 16:49

Mensagem por sotero » 12 out 2007, 21:47

simao 4x4.abre o temporizador (dito rele)maior,cudado com os dedos nao te aleijes,ve se tem os fios partidos.esse temporizador deixa as 4,5,6 velas ligadas depois de o motor pegar ,sem isso tem esses sintomas...abr

Mensagem por simao4x4 » 13 out 2007, 12:26

muito obrigado sotero ....segunda feira vou ver isso
cumprimentos
simao campos

Mensagem por Mr Guerra » 13 out 2007, 12:32

Voçes sabem o que acontece quando se põem uma "coisa" nova ao pé de um "coiso"velho?

Dá-lhe um avc....

Mensagem por simao4x4 » 14 out 2007, 10:06

sotero Escreveu:simao 4x4.abre o temporizador (dito rele)maior,cudado com os dedos nao te aleijes,ve se tem os fios partidos.esse temporizador deixa as 4,5,6 velas ligadas depois de o motor pegar ,sem isso tem esses sintomas...abr

boas falta saber onde fica o temporizador.... [wink]
sou mesmo leigo.....
outra q me aconteceu....
comecei a ficar sem travoes dp de injectar algumas x o pedal fica duro e sem travar... mas depois de dar duas aceleradelas ou o motor tar com alguma rotaçao fica bom outra x....sera q me consegues elucidar sobre este assunto....
cumprimentos
simao campos

ps. q tens a dizer sobre isto sr dr guerra...... [wink]

Registado: 21 set 2007, 16:49

Mensagem por sotero » 14 out 2007, 15:30

boas simao.o temporizador (maior)vai "accionar"a chapa de cima ,3 velas que ficam ligadas depois do motor pegar.nao vou explicar o resto pois ja esta falado aqui no forum...os sintomas sao esses embora haja mais do que uma doença para cada sintoma...adiante,esta num nivel superior eposterior ao menor,simplificando esta "dentro da caixa da bateria o mais pequeno esta mais proximo dos farois teem a mesma forma,cubica.os travoes ,ou furos no sistema ou bomba de vacuo,embora,para o que dizes eu deitava-me la de baixo e via fugas de oleo,se nao e da bomba de vacuo,comigo foi!

Mensagem por simao4x4 » 15 out 2007, 07:03

mais uma x obrigado pela paciencia para me explicares tudo sotero.... mas olha a bamba de vacuo ta no alternador certo?
e sera muito cara....?
cumprimentos
simao campos

Mensagem por Mr Guerra » 15 out 2007, 08:08

simao4x4 Escreveu:
sotero Escreveu:simao 4x4.abre o temporizador (dito rele)maior,cudado com os dedos nao te aleijes,ve se tem os fios partidos.esse temporizador deixa as 4,5,6 velas ligadas depois de o motor pegar ,sem isso tem esses sintomas...abr

boas falta saber onde fica o temporizador.... [wink]
sou mesmo leigo.....
outra q me aconteceu....
comecei a ficar sem travoes dp de injectar algumas x o pedal fica duro e sem travar... mas depois de dar duas aceleradelas ou o motor tar com alguma rotaçao fica bom outra x....sera q me consegues elucidar sobre este assunto....
cumprimentos
simao campos

ps. q tens a dizer sobre isto sr dr guerra...... [wink]

não sabes oh Simão? é juntas....

Mensagem por simao4x4 » 15 out 2007, 09:00

que juntas sr dr guerra

Registado: 17 ago 2007, 00:03

Mensagem por bnascimentomelo » 15 out 2007, 09:10

juntas tudo e deitas fora. quanto ao fumo branco... havemos papa!
Y61 TD6 de 1998
Frontera A VM2.5 de 1998

Mensagem por simao4x4 » 15 out 2007, 15:16

realmento como nao me lembrei disso.....!!!!!

Registado: 18 nov 2006, 20:38

Mensagem por Afonso LJ73 » 15 out 2007, 16:25

Eu desde já digo que não sou grande entendido em mecânica, apenas um curioso que gosta de aprender, mas em relação aos sintomas de que por aqui se fala quando se põe a trabalhar em frio, ou seja um trabalhar irregular e fumo branco à mistura, não poderá ser que o Patrol esteja a fazer retorno do gasóleo, devido a uma pequena fuga num tubo ou até na própria bomba injectora???? :confused: :confused:

Afonso

Próximo

Voltar para Motor

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes