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Cabeça queimada? (colaça)

MensagemEnviado: 22 ago 2005, 22:23
por Bruno Pinto
Boas,

Pessoal, cabeça queimada (colaça) começa a ser um facto habitual e vejo muita gente a falar neste assunto....infelizmente para a minha carteira eu fui uma vitima desta situação .:-(
Quando comprei o meu 260 fiz 200km e pimba colaça queimada fumarada branca e motor parecia um cavalo...

O arranjo bem nem vos digo quanto custou!!! estive quase a vender o jipe!! ainda bem que não o fiz...

Assim sendo tenho uma curiosidade como é que tudo começa para se queimar uma cabeça de motor....facto prende-se com falta de agua....com certeza...

venham de lá as dicas para alertar o pessoal daqui e recomenda-se sempre olhar para o ponteiro da temperatura como se olha para o de gasóeo :-)

Um abraço

Bruno Pinto

MensagemEnviado: 23 ago 2005, 22:05
por miguelleal
olá bruno
infelismente há muita gente a queixar-se de mesmo, no meu GR não poso pasar dos 120 porque se o fizer , o ponteiro da temperatura trepa, comprei há pouco tempo um ventoinha nova completa mas o problema continua, na nissan no porto disseram-me para colocar um deposito tipo limpa vidros ligado ao radiador para obrigar a água circular, vou esprimentar e depois digo algo

Normal

MensagemEnviado: 24 ago 2005, 18:53
por Bruno Pinto
Quando puxamos pelo jipe é normal que o ponteiro suba um bocado mas não pode passar mais que um bocadinho meio se encostar no perto do vermelho....bem é então de preocupar e é provável teres a colaça ou a junto queimada!

O teu nível da agua mantêm-se ou tens que acrescentar?

Um abraço

Bruno Pinto

MensagemEnviado: 24 ago 2005, 20:28
por miguelleal
nem de proposito, hoje a tarde fiquei pelo caminho, a junta da colaça foi a vida.

MensagemEnviado: 24 ago 2005, 20:32
por Gameiruz
Isso é que é pior... :(

MensagemEnviado: 25 ago 2005, 07:09
por n_hugo
miguelleal Escreveu:nem de proposito, hoje a tarde fiquei pelo caminho, a junta da colaça foi a vida.



Boas,


Só queria saber se já sabes qual é o valor da reparação. Infelizmente tenho o mesmo problema, não posso passar dos 100/120 k/h porque a temperatura começa logo a subir. Já substitui o termoventilador, limpei o radiador, verifiquei o termóstato e bomba de agua. Agora é a vez que ver a junta, testar a cabeça e verificar o bloco. Lá se vão os €.

MensagemEnviado: 25 ago 2005, 11:38
por miguelleal
ainda não sei ao certo, mas provavelmente nem vou reparar porque nem deve compensar, eu vou a uma oficina na galiza que é especialista na montagen de motores da nissan cabstar em patrois e pik-up, epelo nque me disseram compensa.

MensagemEnviado: 25 ago 2005, 11:39
por miguelleal
ainda não sei ao certo, mas provavelmente nem vou reparar porque nem deve compensar, eu vou a uma oficina na galiza que é especialista na montagen de motores da nissan cabstar em patrois e pik-up, e pelo nque me disseram compensa.

MensagemEnviado: 25 ago 2005, 11:39
por miguelleal
ainda não sei ao certo, mas provavelmente nem vou reparar porque nem deve compensar, eu vou a uma oficina na galiza que é especialista na montagen de motores da nissan cabstar em patrois e pik-up, e pelo que me disseram compensa.

Então é assim!!!

MensagemEnviado: 27 ago 2005, 18:36
por Bruno Pinto
Qualquer oficina logo que seja de confiança e trabalhe bem muda uma junta da colaça e até mesmo uma colaça nova.

Primeiro o mecanico terá que desmontar a cabeca do motor e retirar as vavulas e tudo mais...aí ve-se logo se a junta está ferida....se estiver muda-se e monta-se tudo de novo....se o jipe continuar aquecer esqueçam e começem a procurar preços para uma colaça nova....

A minha ficou por 900 euros toda preparada! pronta a se colocadaQ

Está quase a fazer um ano e o jipe ficou impecável!!!

Um abraço

Bruno Pinto

MensagemEnviado: 30 ago 2005, 19:29
por Pedro
Boas,

felizmente agora já está melhor, apenas vejo o ponteiro da temperatura a colar-se ao penúltimo traço (antes do vermelho) em subidas acentuadas entre os 120 e 130 km/h, mas assim que apanho uma descida o ponteiro volta para o normal (cerca do meio no Verão). Retirei o elemento termostático e coloquei anti-congelante puro. Em breve vou 'alargar' o radiador em mais 2 ou 3 favos (o máximo que der)..... espero que isto resolva, senão vou ter de seguir o conselho dos nossos vizinhos espanhóis (www.foropatrol.com) e alterar a saída de água do 5º para o 6º cilindro. Depois digo se o radiador resolveu alguma coisa.
O mesmo problema que temos nos Patrol têm os Range Rover TD e o problema fica resolvido ao alargar o radiador.

Fiquem bem

Pedro

MensagemEnviado: 31 ago 2005, 08:43
por Manwell_Mayraids
Para motores com afinações e potencia de origem, o sistema de arrefecimento chega e sobra.

Se houverem alterações, tais como : mais debito na bomba injectora, aumentos na presssão do turbo de 0,8 para 1,0 bar, snorkel,
overboost e outras mais, acho muito bem que compensem os aumentos de temperatura.

Li no outro dia que uma das alterações, consistia em reduzir o diametro da polie da bomba de água , o que dava mais rotação à mesma e fazia
com que a água circule mais rápido .......... o que me parece é que mais rotação na bomba de agua deveria ser compensada com um
radiador com mais favos para maior libertação de energia, pelo que esta solução só funciona até certo ponto.

A partir de 1992 foi colocado nos Y60 um pequeno radiador a oleo que resolveu definitivamente os problemas de aquecimento.

Para quem não tem que coloque um e para quem já tem que coloque um terceiro radiador (a oleo), igual ao segundo.

Outra solução muito interessante seria esta :

http://www.foropatrol.com/foros/

Cliquem em : "Mecánica, Preparaciones e inventos Patroleros"

e cliquem novamente em : "RD28T - Para que no pete culata - Atencion 56K !!"

MensagemEnviado: 06 abr 2006, 18:00
por Vinnie
Já alguém teve algum problema na colaça num 3.3 td?

O meu mecânico diz-me que não necessito de me preocupar com isso, por ser um motor muito mais resistente.

Será que é verdade?

Um abraço

MensagemEnviado: 06 abr 2006, 18:32
por MIGUEL BRAGA
basta ser um 6 cilindros em linha k ja tem problema. o mal é o tamanho do radiador (pekeno) e a saida da agua do circuito.
facilmente resolves o problema.
de kk maneira de origem tens sempre a ter em conta a temperatura. caso contrario é uma kestao de tempo

MensagemEnviado: 06 abr 2006, 20:33
por borgesaulo
a dias foi comprar a bomba de agua por meu patrol fogo tal diferenca dos patrol 4 cilindos e muito maior mesmo na pas que bombeia a agua da 3 bombas de agua do patrol 6 cilindros e alem disso e big mesmo.. :confused:


nao admira as cabeças lixadas ...

MensagemEnviado: 16 jun 2006, 11:01
por cristiano
boas
tenho um patrol 3.3d e queimei a junta... ficou por 8oo€ limpei radiador , termoestato a abrir mais cedo mas se puxar por ele aquece na mesma mas recupera mal deixe de puxar...