Boas
Y61 2.8 TD6
Vou dizer-vos o que acontece no meu 2.8 TD 6; em certas situações de TT, como por exemplo quando salpicos de água sobem ao capot (entrada intercooler) ou então quando lavo o carro com agulheta e sem querer aponto á entrada do intercooler, sai fumo branco.
É agua.
E tem a haver com um problema clássico do TD6 (soube a semana passada no Bicho do Mato). Mas só acontece se apontarmos a agulheta á zona do intercooler e não em situação normal.
Y61 3.0 (ano=>2000 a + - 2002)
Também é água .... mas ...
Já num motor 3.0 considerar a hipótese dos motor defeituoso. Procurem tópico que já o li aqui no PA, pois se for isso é um problema muitissimo grave e é água da refrigeração que entra nos cilindros...
Se for um 3.0 do ano 2000 até 2002 (ou 2003 ?) e o motor nunca foi trocado, então pode mesmo ser isso e só há uma solução: motor novo.
Desejo sinceramente que não seja o teu caso.
Outros modelos (não Y61)
Nunca li nada, salvo a entrada de água na admissão de ar, mas em situação de TT -travessia de cursos de água, etc. - não num arranque / circulação normal em estrada.
Também já li, mas não em Patrol, entradas de água nos depósitos de gasóleo, ou gasóleo contaminado (e isso pode acontecer em qualquer bomba de combustiveis). Mas neste caso o fumo brnco não ésó no arranque; perdura.
E atenção ao motor que segundo me disseram, sempre que há água na explosão, pode "partir-se" (nunca li; foi um ex-profissional de TT que me disse).
Até agora o que tenho lido sobre
fumo branco é de origem em humidade ou água.
Francisco