boas
li de esguelha aqui os postos. reparei q o post inicial era um problema parecido com o q tive. algumas experiencias q passei e queria deixar aqui alguns relatos muito resumidos e alertas.
em primeiro lugar recomendo, alias obrigatório, comprar um manometro de turbo.
no meu tmb as vezes decidia ficar amorfo e nao acelerava, decidi mexer no turbo para compensar.
este turbo tem 2 sitios onde afinar:
1-o que esta mais acessivel, aquela porca grande actua para cortar, isto é quando se desliga da para perceber - ele cai. portanto quando o motor precisa de retirar pressao ele desce e se este veiozinho estiver muito curto ele podera nao conseguir fazer isso.
2-um q é dificil por a mao q se usa uma chave de alen tmb para o fazer, este decido o "ponto de partida" da geometria, ponham muito e verao q o motor so com umas aceleradelas a mesmo já as 1000rpms consegue ja ter pressao acima dos 0,5bar - 0,8 como chegeui a ver.
a partir das 2700 rotacoes o turbo fica sem controlo, fica tipo mecanico, ou seja se tivermos o tal veio muito curto a pressao pode subir estupidamente principalmente se tivermos muita afinacao no segundo afinador.
portanto é muito complicado chegar a uma afinacao decente e nao conflicta quando se vai em autoestrada ai a 3400 rpm. e é muito facil estragar aquilo, nao se nota logo mas depois de uns 30.000km 50.000km comecam a aparecer problemas.
eu depois de meter o manometro acabei por ir acertando e vi q basicamente quase fica como de fabrica para ficar bem.
se acende a luz, já "está demais", no meu nem mesmo a descer!!! passava dos 130. é facil verificar como ver os codigos de erro (so procurar na net)
quando no meu comecou a rebentar o tubo do intercooler, levei a nissan - 32PSi de trubo!!! (foi entao meti um manometro)
substitui o sensor de massa de dar - so o elemento - como foi dito aqui, pedir apenas a referencia. sao 130 euros +/-
o sensor de massa de ar podera nao ser o suficiente, se o sistema de recirculacao de gases EGR tiver carvao la por dentro ou a valvula nao estiver a funcionar muito bem, pode tmb ser o causador deste problema
é q estes turbos nao estao ali so para dar pressao a baixas, quando a ERG abre o mesmo tem de aumentar a pressao pq parte da mesmo tendera a escapar pelo sistema da ERG. (por isso quando se elimina a EGR convem desafinar um pouco o turbo)
brevemente tenciono mandar fazer uma revisao no meu turbo (estou com 150.000km no meu 3.0Di) e para alem dos paramentros normais de fabrica q vou pedir para colocarem vou pedir so para um pequeno, mas pequeno cheirinho a baixas mai nada.
aqui fica uma foto onde fui pescar a pressao para o meu manometro:

foto: mandei fazer aquela "mãma" naquele tubo, pois dali para a frente já é o motor, portanto teras uma leitura do q esta ja a entrar no motor e ja depois de arrefecido pelo intercooler.
atencao q deveras colocar um "restritior", ou reduzir o buraquinho onde vais ligar o manometro, pois com o motor ao relenti a ressonancia do respiro do motor - q nao é continua como sabes - faz abanar a agulha depois no manometro, e dara cabo dele ao fim de uns tempos.
para alem deste manometro mecanico encontras na net (e aqui algures) um esquema pra fazer um electronico q se liga ao senso no intercooler.