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Falta de pressão no óleo do motor

MensagemEnviado: 24 nov 2005, 11:53
por TT MOTOR
Boas,

Estou com um problema no meu GR, sempre que o ligo e o motor está muito frio, ele fica durante cerca de 10 minutos com as touches (ou tuxes) a bater. Só quando o óleo fica quente o barulho desaparece, isto é, quando as touches ficam cheias e deixam de fazer barulho. Comecei a usar óleo sintético (mais fino) e assim deixa de fazer barulho ao fim de 5min. O ponteiro da pressão do óleo não passa do 1º traço.
Alguém teve o mesmo problema? Conseguiu resolver?

Cumprimentos
Luis Rocha

MensagemEnviado: 24 nov 2005, 13:08
por Filipe Loureiro
...e o motor foi rectificado há pouco tempo?
...não poderá ser uma válvula picada?
...nunca partiu o turbo?

Estas perguntas todas são pq no meu 260rd28t aconteceu tudo isso qdo o comprei, e depois de rectificado as touches demoraram algum tempo a acamar...

MensagemEnviado: 24 nov 2005, 15:47
por TT MOTOR
Comprei o jipe à 7 meses. Não sei nada para trás, excepto o turbo que foi novo à 1 ano atrás. Quando o comprei a pressão de óleo andava bem, no 4. Passado uns tempos comecei a ouvir as touches, troquei-as, e apartir daí nunca mais ganhou pressão, agora anda abaixo do 1º traço, e quando o ponho a trabalhar enquanto não está bem quente, ouve-se o bater das touches. Até doi.
Depois de estar quente, fica normal. É aquele barulho fenomenal.
E é o que tenho feito, antes de sair deixo-o aquecer bem, e depois é dar-lhe com força.

Cumprimentos
Luis Rocha

MensagemEnviado: 24 nov 2005, 16:04
por MoReNo-TT260_3.3
TT MOTOR Escreveu:Comprei o jipe à 7 meses. Não sei nada para trás, excepto o turbo que foi novo à 1 ano atrás. Quando o comprei a pressão de óleo andava bem, no 4. Passado uns tempos comecei a ouvir as touches, troquei-as, e apartir daí nunca mais ganhou pressão, agora anda abaixo do 1º traço, e quando o ponho a trabalhar enquanto não está bem quente, ouve-se o bater das touches. Até doi.
Depois de estar quente, fica normal. É aquele barulho fenomenal.
E é o que tenho feito, antes de sair deixo-o aquecer bem, e depois é dar-lhe com força.

Cumprimentos
Luis Rocha
boas podes sempre aumentar a preçao na bomba de oleo do motor tens um parafuzo de aafinaçao ou metes um parafuzo mais comprido para comprimir mais a mola ou umas anilhas a fazermais preçao na mola ...tens mais preçao ja te deve rezolver isso date um bucado de trabalho [wink] tirar o carter do motor tirar a bonba de oleo aida purçima tem turbo preçiza de mais preçao para te espalhar o oleo o turbo quando meteste 1 novo o outro tinha gripado? em tuning om dos segregos para espalhar mais oleo no motor muito subetitui a bomba outros que sabem aumentaolhe um parafuzo para comprimir a mola o oleo podes por o normal so se o teu tiver bueda km senao poens o normal [wink]

MensagemEnviado: 24 nov 2005, 18:23
por Paulo Lança
pois , isso não é normal , o meu ao fim de uns segundos as touches ferram e fica que nem um relógio , isso é sinal de falta de óleo lá em cima ....... pode ser a bomba que tá marada ....... já mudas-te o filtro de óleo ?

Re: Falta de pressão no óleo do motor

MensagemEnviado: 24 nov 2005, 18:45
por Manwell_Mayraids
TT MOTOR Escreveu: ... .. sintético (mais fino) e assim deixa de fazer barulho ao fim de 5min. O ponteiro da pressão do óleo não passa do 1º traço.
Alguém teve o mesmo problema? Conseguiu resolver?

Cumprimentos
Luis Rocha


Nunca tive esse problema, mas sei quem teve.

O problema do ponteiro não passar do 1º traço deve-se ao oleo ser o 5w40. Este não é de modo nenhum o indicado para estes motores.

Já li uma explicação técnica em algum lado, que agora não encontro.

O oleo 5w40 é só para os motores de nova geração, em que a concepção já foi prevista pelos fabricantes.

Muda de óleo rapidamente, pois este por ser "mais fino", não a dá a pressão nem a lubrificação de todas as partes do motor convenientemente.

Mete-lhe um 10w40 ou 15w40 e vais ver que o ponteiro vai para o sitio dele. [wink]

Eu pessoalmente uso o Shell Rimula SUPER FE 10W40 (para veiculos pesados). :thumbsup:

MensagemEnviado: 24 nov 2005, 20:19
por Cardini
Bem amigos!!

Pelos vistos isto acontece frequentemente!

O meu 260 fazia o mesmo, até dizer ao meu mecanico queria um oleo mais grosso porque tava a comer um bocado!

Ai ele meteu um aditivo no oleo "dele" (um da delphi) e nunca mais fez!

O 260 qd o ligava frio começava aos soluços de uma maneira...

Mas mm assim o meu ponteiro não mexe... :rolleyes:

Tenho de mudar de óleo para testar o ponteiro!

Thanks!

RP

MensagemEnviado: 24 nov 2005, 21:59
por Paulo Lança
Agora que falam nisso , ainda hoje (depois de levar o 14w40 e o slick50) , practicamente nem ouvi as touches a bater , foi instantaneo ficou certinho numa fracção de segundo .

MensagemEnviado: 24 nov 2005, 22:15
por MIGUEL BRAGA
obviamente k a mim parece me k tens um oleo nao indicado. tem uma viscosidade mt grande, logo nao ferra logo as tuches, e o facto de so ferrar passados 10min e devido ao oleo estar kente e em consekuencia mais likido. kuda lhe o oleo para 15W40 ou 10W40. o 5W40 é para zonas mt kentes, onde precisam de um oleo mais espesso devido a temperatura ser mais elevada.

dp se nao resolver pensa noutras hipoteses.

Pressão oleo

MensagemEnviado: 25 nov 2005, 08:52
por Freitas
Qual é a pressão de oleo considerada normal para o GR y60 ?

MensagemEnviado: 25 nov 2005, 11:40
por Paulo Lança
O meu andas nos 4 quando está frio
baixa para os 2 depois de quente em andamento normal
a abrir na estrada sobe para os 3

Re: Falta de pressão no óleo do motor

MensagemEnviado: 25 nov 2005, 12:33
por TT MOTOR
Manwell_Mayraids Escreveu:
TT MOTOR Escreveu: ... .. sintético (mais fino) e assim deixa de fazer barulho ao fim de 5min. O ponteiro da pressão do óleo não passa do 1º traço.
Alguém teve o mesmo problema? Conseguiu resolver?

Cumprimentos
Luis Rocha


Nunca tive esse problema, mas sei quem teve.

O problema do ponteiro não passar do 1º traço deve-se ao oleo ser o 5w40. Este não é de modo nenhum o indicado para estes motores.

Já li uma explicação técnica em algum lado, que agora não encontro.

O oleo 5w40 é só para os motores de nova geração, em que a concepção já foi prevista pelos fabricantes.

Muda de óleo rapidamente, pois este por ser "mais fino", não a dá a pressão nem a lubrificação de todas as partes do motor convenientemente.

Mete-lhe um 10w40 ou 15w40 e vais ver que o ponteiro vai para o sitio dele. [wink]

Eu pessoalmente uso o Shell Rimula SUPER FE 10W40 (para veiculos pesados). :thumbsup:



Já exprimentei 0 10W40 e o 15W40 e fazia barulho durante mais tempo.
O óleo que agora uso é 0 5W30 (é mais fino que o 15W40).
Assim o motor fica normal mais rapidamente.

MensagemEnviado: 25 nov 2005, 14:12
por Manwell_Mayraids
Tirado de outro forum :

" Ce sujet ma très souvent posé question, surtout depuis les choix possibles entre huiles minérales, de semi-synthèse, de synthèse.

Sur le Patrol Y61 2.8, l'huile préconisée est la semi-synthèse.

Quand j'avais demandé à mon garage Nissan de mettre plutôt de la synthese (afin, ds mon esprit, d'assurer une plus longue longetivité,
d'autant plus que je l'utilisais sur autoroute comme une berline, celui ci me l'avait fortement déconseillé, en m'expliquant que c'était possible sur les 3.0DD mais pas conseillé sur les 2.8TDI.

Il m'avait même dit avoir observé des usures de turbo fréquent lors
de l'utilisation d'huile de synthèse.

J'ai aussi une Mercedes 3L diesel. Même question à mon garagiste
Mercedes, réponse similaire.

Je pense que ces info devraient vous intéresser, surtout qu'il y a de nombreux propriétaires de Patrol Y60 et même comme moi (j'ai aussi
un Patrol TR160, l'ancêtre du GR et le premier véhicule à avoir été
exporté en France) de Patrol TRx60, D et TD encore plus anciens.

Je viens de trouver un article qui semble apporté beaucoup de
réponse à mes questions.
Ne sachant pas les droits de copyright s'y appliquant je préfère
ne pas faire une copie directe ds notre forum, mais plutôt vos donner
le lien et faire un bref résumé.

En bref, l'huile minérale a un pouvoir de refroidissement supèrieur à
l'huile semi-synthèse, elle-même supérieure à l'H de synthèse.
Or, sur les anciens moteurs, cette fonction de refroidissement et
assurée en grande partie par l'huile, en complément bien sûr au
liquide de refroidissement. Cela semble être moins important sur
les moteurs modernes sur lesquels le refroidissement semble plus
étudié et assuré dans une bien plus grande mesure par le liquide de
refroidissement.
Enfin, la viscosité étant plus importante sur les huiles de semi-
synthèse et synthèse, les jeux mécaniques et joints sur les
anciens moteurs n'ont pas été prévus pour ces types d'huiles.

Cet article semble donc confirmer les positions des garagistes.
Si cela est vrai, je pense que ces informations sont très
importantes puisque elle touche à la longétivité de nos moteurs, soumis à de grosses contraintes (efforts, température,...) en franchissement
et que la réalité semble n'être pas aussi évidente que ce qui est
mentionné sur les bidons d'huile de synthese...

Ci-après le lien source:

http://www.bj71.com/modules.php?name=Co ... page&pid=5

Bonne réflexion
"

Tirem as vossas conclusões [wink]

MensagemEnviado: 25 nov 2005, 14:40
por Paulo Lança
A minha conclusão é que tou a precisar de umas aulitas de francês [bigsmile]

MensagemEnviado: 25 nov 2005, 15:08
por Luis Afonso
meu já tem esse comportamento á 60000 Km...
Tremeliques no arranque e pressão de oleo nem mexe o ponteiro mas provavelmente este ultimo deve-lhe ter dado uma macacoa, quanto ao resto mudo oleo de 5000 em 5000 Km e a água (liquido maricas mas util) todos os anos, de resto muito gasóleo... :thumbsup: tem 240.000 KM

MensagemEnviado: 25 nov 2005, 15:23
por Pestinha
eu ponho 10w40!!

MensagemEnviado: 25 nov 2005, 15:42
por Paulo Lança
Luis Afonso Escreveu:meu já tem esse comportamento á 60000 Km...
Tremeliques no arranque e pressão de oleo nem mexe o ponteiro mas provavelmente este ultimo deve-lhe ter dado uma macacoa, quanto ao resto mudo oleo de 5000 em 5000 Km e a água (liquido maricas mas util) todos os anos, de resto muito gasóleo... :thumbsup: tem 240.000 KM


água ? não usas anti-congelante ?

MensagemEnviado: 25 nov 2005, 15:52
por Luis Afonso
paulo_lanca Escreveu:
Luis Afonso Escreveu:meu já tem esse comportamento á 60000 Km...
Tremeliques no arranque e pressão de oleo nem mexe o ponteiro mas provavelmente este ultimo deve-lhe ter dado uma macacoa, quanto ao resto mudo oleo de 5000 em 5000 Km e a água (liquido maricas mas util) todos os anos, de resto muito gasóleo... :thumbsup: tem 240.000 KM


água ? não usas anti-congelante ?


Quando me refiro a (Liquido maricas) é mesmo anti-congelante :nod:
Quanto aos tremeliques o que um mecanico na nissan me indicou foi que estes motores tem Tuches ou valvulas hidraulicas, que não tem afinação e que deves em quando dão o berro, tem de ser substituidas, ponto. ora isso implica abrir aquela porra toda, na Nissan nem pensar, chulavam-me completamente, assim e uma vez que depois de se encherem de oleo fica a bombar assim vai andar até que eu arranje guita, felizmente não ando com ele todos os dias, tenho carro da empresa... :cool:

Re: Falta de pressão no óleo do motor

MensagemEnviado: 26 nov 2005, 14:24
por PV
Manwell_Mayraids Escreveu:Nunca tive esse problema, mas sei quem teve.

O problema do ponteiro não passar do 1º traço deve-se ao oleo ser o 5w40. Este não é de modo nenhum o indicado para estes motores.

Já li uma explicação técnica em algum lado, que agora não encontro.

O oleo 5w40 é só para os motores de nova geração, em que a concepção já foi prevista pelos fabricantes.

Muda de óleo rapidamente, pois este por ser "mais fino", não a dá a pressão nem a lubrificação de todas as partes do motor convenientemente.

Mete-lhe um 10w40 ou 15w40 e vais ver que o ponteiro vai para o sitio dele. [wink]

Eu pessoalmente uso o Shell Rimula SUPER FE 10W40 (para veiculos pesados). :thumbsup:


Nem mais! É exactamente a minha opinião!

Um óleo semi-sintético ou sintético num motor já com alguns Km's e que não estava habituado a ele.... Hummm... É como obrigar um alcoólico viciado no tinto a dedicar-se ao whisky! (Eu sei, a comparação é triste mas foi a melhor que arranjei!)

Gasto o BP Visco Diesel 15W40, era o que já lhe metia o anterior proprietário e eu continuei.

Cumprimentos!

MensagemEnviado: 28 nov 2005, 11:06
por Jorge Ramos
A pressão do meu anda sempre o 2 e 4

MensagemEnviado: 19 jan 2006, 00:37
por Cardini
O meu meti-lhe 15w40...mas o manómetro..num mexe... :grrr:

Ou quinou ou tou a precisar de fazer um revisão ao motor!

MensagemEnviado: 19 jan 2006, 18:28
por Paulo Lança
Cardini Escreveu:O meu meti-lhe 15w40...mas o manómetro..num mexe... :grrr:

Ou quinou ou tou a precisar de fazer um revisão ao motor!


com 15w40 , a frio deveria de andar por cima dos 4 .......

Re:

MensagemEnviado: 20 mai 2009, 03:24
por rddr
Cardini Escreveu:O meu meti-lhe 15w40...mas o manómetro..num mexe... :grrr:

Ou quinou ou tou a precisar de fazer um revisão ao motor!



Da-lhe uma pancadinha de amor quando tiver a trabalhar vais ver que volta logo ao sitio .

abraço