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Motor GR/ Motor cabstar

Enviado:
03 jan 2007, 12:59
por CFRS
Boas...
Gostava que me dessem uma opinião sobre uma questão, ou se alguem já a efectuou, que partilhe com todos tal operação.
Gostava de saber quais as alterações a efectuar de forma a poder trocar o motor 2800T do Gr, por o 3000T da Nissan Cabstar?
Ou seja, se será necessario outra caixa de velocidades, apoios do motor, etc?
Abraço a todos e um grande obrigado...

Enviado:
03 jan 2007, 16:11
por Raptor
O Gameiruz tá a fazer essa modificação no dele, podes ver aqui:
https://patrolaventura.pt/forum/viewtop ... highlight=
Ele é que te pode tirar essa duvida.


Enviado:
08 jan 2007, 18:51
por acrvr
O ideal é meteres o carro em quem sabe fazer essa alteração ou quem já fez umas poucas, há muitos pormenores que passam ao lado de quem faz a alteração pela primeira vez. Eu tenho no meu carro esse motor e ficou porreiro. Após a montagem, foi algo decepcionante o andamento dele, depois de ser mexido por que sabe aquilo ficou o diabo. Aconselho-te a contactar o cigano que já fez muitas alterações dessas e dá assistência a dois GR´s com motores desses no trofeu assador típico.
Gonçalo 918700215

Enviado:
08 jan 2007, 21:13
por miguelleal
eu tenho o motor da cabstar no meu gr, aconselho que procures alguem com experiencia para a montagem pois são necessarias algumas modificações, o cigano é uma boa opção.

Enviado:
08 jan 2007, 21:18
por Brunopajero
kual o teu objectivo com este motor? ja tens o teu muito alterado mas keres mais? ? ? ?
ou tens o teu motor 2.8 de origem ? se for este o caso tambem poderias equacionar o facto de k podes meter um turbo maior (normal ou de geometria variavel) e modificar a bomba injectora, injectores, admissao e escape
ja deve fazer uma diferença brutal mesmo no 2.8
eu tenho um pajero 2.5 com turbo a 1bar e bomba mexida + escape directo + filtro de admissao da KN e está bem melhor. mas ainda a semana passada fui andar no pajero do mecanico k mexe no meu e ele tem um turbo maior (de geometria fixa) e uma bomba injectora da bosch + injectores maiores e está uma brutalidade autentica, e ele tem pneus 33x13.5 r15
portanto ha toda uma serie de coisas k podes fazer ao teu motor k lhe poderao dar muita mais "saude" k akela k actualmente tem
ou entao ja fizeste isso tudo e eu tou so aki feito parvo a mandar bacoradas po boneco


Enviado:
09 jan 2007, 14:20
por CFRS
Desde já um muito OBRIGADO...
É verdade o meu motor já está bem mexido( claro que nada de turbos G.Variavel), até porque aqui na zona não conheço ninguem assim tão especializado para o fazer...
Vou tentar, com tempo, falar com pessoas entendidas aqui mencionadas e ver o que se arranja.
Abraço...

Enviado:
09 jan 2007, 22:39
por acrvr
Tudo depende para aquilo que queres o carro, se for para meter para o monte, aconselho mesmo o motor da cabstar, eu ando com pneus 35 no meu carro já nem me lembra de ter usado a 1ª

, nem em baixas nem em altas, para além disso o motor 4 cilindros têm uma menor tendência para aquecer que o 6 cilindros, como se não bastasse o 4 cilindros da cabstar vêm com colassa de ferro enquando o 6 cilindros trás uma de alumínio mais susceptível de empenar. Metes o teu motor á troca num sucateiro e pagas a diferença. Se bem que há quem consiga bastante potência dos motores 6 cilindros, há exemplos disso aqui no forum.

Enviado:
09 jan 2007, 23:15
por Carlos Novo
Isto é apenas uma opinião minha e em nada deve influenciar este tópico... não passa apenas de mais um post... Tudo isso é muito bom e ajuda a retirar o maior prazer do jipe.. mais potência é sempre bom e o motor da Cabstar realmente é bom e tem provas dadas montados em GR. é um 4 cilindros muito fiável mas... e o encanto de um 6 cilindros??? Eu como apaixonado e forte aficcionado (BMW 525TDS 6 em linha, Audi A6 2.5TDI V6 e agora Patrol GR 2.8TD 6 em linha) dos mesmo investiria tudo para tirar o máximo deste que acredite há sempre muito a fazer até se ter o máximo!!!
Cumprimentos e... bons investimentos!!!


Enviado:
10 jan 2007, 10:41
por GatoYzf
Bem como isto se trata de um post de opinioes entao vou dar a minha.
Pessoalmente penso que o facto de usarem os motores da cabstar deve-se ao facto de estes terem muito mais binario por serem motores de 4 cilindros, logo mais aptos para trial onde e necessario grande disponibilidade de força a menor rotação possivel.
bem se estiver enganado estejam a vontade e corrijam-me pois esta-se sempre a aprender.


Enviado:
10 jan 2007, 11:41
por PJHO
Eu cá nunca conduzi um motor Cabstar, mas concordo com o Carlos Novo... sou um apaixonado pelos 6 cilindros. Aquele barulho, até agora não ouvi igual.
Em suma, não ajudei em nada...
Abraço e boa sorte com as modificações.


Enviado:
10 jan 2007, 12:37
por CFRS
Boas...
Desde já, Obrigado pelas opiniões e apesar de ajudar ou não, estes "sitios" servem tambem para partilhar de tudo um pouco...
Abraço...

Enviado:
10 jan 2007, 15:42
por Carlos Novo
CFRS ainda bem que pensas assim... Embora não termos ajudado na questão em si... podemos ter-te despertado para uma coisa que ainda não tinhas pensado... Logo pouparás uns €€€.... GRande Abraço!!!
![wink [wink]](./images/smilies/icon_smile_wink.gif)

Enviado:
10 jan 2007, 15:46
por miguelleal
GatoYzf Escreveu:Bem como isto se trata de um post de opinioes entao vou dar a minha.
Pessoalmente penso que o facto de usarem os motores da cabstar deve-se ao facto de estes terem muito mais binario por serem motores de 4 cilindros, logo mais aptos para trial onde e necessario grande disponibilidade de força a menor rotação possivel.
bem se estiver enganado estejam a vontade e corrijam-me pois esta-se sempre a aprender.

tens toda a razão, o meu patrol em auto estrada não dá mais de 120/130, mas em fora de estrada tem força até mais não, só recomendo a montagem do cabstar a quem fizer uma utilização quase em exclusivo para o monte(meu caso), não recomendo este motor para quem fizer uma utilização mista(monte/estrada).


Enviado:
10 jan 2007, 18:43
por acrvr
Sim Miguel e segundo o que vi do teu carro na expoaventura, o teu motor está 100% de origem, o que nos cabstars representa a estarem a um décimo do seu rendimento, A tua opção é boa, melhores consumos e melhor fiabilidade, mas se algum dia quiseres dar uma afinadela nisso a diferença é abismal. Usaste no teu carro a caixa de origem ou a do patrol 4 cilindros, com a caixa de origem, fica com as relações mais adaptadas ao GR em sí.
Abraço
Antonio Rocha

Enviado:
11 jan 2007, 15:43
por miguelleal
acrvr Escreveu:Sim Miguel e segundo o que vi do teu carro na expoaventura, o teu motor está 100% de origem, o que nos cabstars representa a estarem a um décimo do seu rendimento, A tua opção é boa, melhores consumos e melhor fiabilidade, mas se algum dia quiseres dar uma afinadela nisso a diferença é abismal. Usaste no teu carro a caixa de origem ou a do patrol 4 cilindros, com a caixa de origem, fica com as relações mais adaptadas ao GR em sí.
Abraço
Antonio Rocha
Para o que eu faço chega perfeitamente(não pretendo fazer corridas com ele), em relação a caixa de velocidades eu tenho a de 4 cilindros, pois é a caixa que vem de origem com o motor cabstar.


Enviado:
11 jan 2007, 17:13
por PrimusBaro
GatoYzf Escreveu:Bem como isto se trata de um post de opinioes entao vou dar a minha.
Pessoalmente penso que o facto de usarem os motores da cabstar deve-se ao facto de estes terem muito mais binario por serem motores de 4 cilindros, logo mais aptos para trial onde e necessario grande disponibilidade de força a menor rotação possivel.
bem se estiver enganado estejam a vontade e corrijam-me pois esta-se sempre a aprender.

Esta dos motores de quatro cilindros terem por inerência mais binário que o de 6 ou mais cilindros é novidade para mim!!
Era daqueles que estava convencido que quantos mais cilindros, mais binário. Mas tambem que os 6 cilindros me parecem ser mais rotativos e/ou a terem a potência disponível a regimes de motor superior...
Sempre a aprender.

Enviado:
11 jan 2007, 17:43
por acrvr
Na escola faltaste ás aulas de física e depois queixas-te

com a mesma cilindrada e menos cilindros, vais ter pistões maiores, bielas mais compridas, logo mais binário, é a mesma coisa quando se vai buscar um tubo para enfiar numa chave para conseguires fazer mais força e desapertares um parafuso.

Enviado:
11 jan 2007, 17:47
por PrimusBaro

Enviado:
11 jan 2007, 17:57
por GatoYzf

Enviado:
11 jan 2007, 21:30
por acrvr
Pois... Um gajo na altura estava mais atento á colega do lado...


Enviado:
31 jan 2007, 00:54
por pjautomoveis

Enviado:
31 jan 2007, 01:02
por Carlos Novo

Enviado:
31 jan 2007, 09:46
por Miguel França
Boas PJ quem fala assim não é gago e mai nada.
Olha já agora qnd tem inicio o campeonato de trial e onde é a 1ª prova .
O do Mingos está todo bonitinho está quase no ponto.
Abraço


Enviado:
31 jan 2007, 15:07
por acrvr
Depois mandas um saltinho como em Freixo e caí-te os ferranchos todos ao chão.

A ver se te mando o meu patrocínio (meia dúzia de electrodos) para reforçares bem isso para ó ano que vêm.


Enviado:
31 jan 2007, 16:18
por Tó Mané
Boas
ò Tagim o teu motor RD28 tb ñ tá de origem homem... diz lá á malta que lhe metes-te os pistons oval com segmentos de cortiça
![big smile [bigsmile]](./images/smilies/icon_smile_big.gif)
até caga caliço
![approve [clap]](./images/smilies/icon_smile_approve.gif)
....
ò Tagim és uma máquina, ñ te chateis com o je...
Um Abraço
Tó Mané