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Aumento de pressão no Turbo

MensagemEnviado: 03 nov 2006, 18:27
por Wolfman
Muito apreciaria se alguém desse um comentário sobre o seguinte…
Montei uma torneira que regula o fluxo de ar na válvula do turbo, e agora em vez de o mesmo estar a debitar os miseráveis 600g como estava, pude afinar para 1,1 kg o Que me parece ser razoável.
Na realidade o processo é muito simples, a dita torneira apenas vai atrasar a abertura da válvula do turbo por restringir o vácuo da mesma. No entanto o motor do GR Y60 traz uma outra válvula de segurança montada no colector de admissão, e, que como seria de esperar esta a libertar o ar que recebe a mais.
O que pergunto é …
Posso remover a válvula e colocar um bujão sem problemas para o motor ou turbo?

Obrigado

MensagemEnviado: 03 nov 2006, 19:15
por MIGUEL BRAGA
sim. desde k nao cometas excessos tipo andar em AE mt tempo de pe no fundo.

eu meteria o turbo apenas a 1 bar.
abraço

Pressão do turbo

MensagemEnviado: 03 nov 2006, 19:21
por Wolfman
Obrigadão.
Já agora assim que puder por umas fotos ou esquema da torneira ponho pois já vi aqui muita malta a pedir pressão no turbo e posso garantir que resulta muito bem alem de podermos colocar a pressão que entendermos. Aprendi com a malta do Tuning. Claro está que toda fechada é a mesma coisa que eliminar a valvula e o turbo vai até 1,5 ou 1,7 o que, como é obvio vai dar mau resultado.

MensagemEnviado: 03 nov 2006, 23:57
por MIGUEL BRAGA
eu conheço isso. pois o meu irmao tem isso montado no dele :)
abraço

MensagemEnviado: 04 nov 2006, 12:15
por Eduardo
Boas

Já agora assim que puder por umas fotos ou esquema da torneira ponho pois já vi aqui muita malta a pedir pressão no turbo e posso garantir que resulta muito bem alem de podermos colocar a pressão que entendermos


Isso, isso.... :nod: :thumbsup:

Abraço
BoaSorTTe

MensagemEnviado: 05 nov 2006, 00:03
por Antonio Almeida
Olá

Venham essas fotos! Tb quero vêr como se faz.

O momento do disparo do turbo tb tem que ser objecto de análise... pois em TT precisamos de potência em baixas rpm . Qual é a vossa opinião?

MensagemEnviado: 05 nov 2006, 23:27
por fx-power
o momento do disparo do turbo fica igual essa torneira so permite o control da pressao do turbo a partir da cabine, sem ter que se andar apertar o parafuso,penso eu que seja assim, mas se estou enganado que digam :)

MensagemEnviado: 05 nov 2006, 23:59
por JSantos
fotos, fotod, fotos :unibrow: :unibrow: :unibrow:

MensagemEnviado: 06 nov 2006, 00:29
por Eduardo
Boas

Hummmm.......
potência em baixas rpm
.......
Isto pareçe o SantoGraal dos Cruzados Patroleiros :confused:
mas acho que tambem n é desta, embora me pareça uma boa ideia :thumbsup: .

Abraço
BoaSorTTe

MensagemEnviado: 06 nov 2006, 09:57
por Manwell_Mayraids
E um "radiozinho" [bigsmile] tipo bleed valve, para variar a pressão do turbo a partir do habitaculo, enganando a wastegate :

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em : http://www.team3s.com/FAQdsbcmanual.htm


E já agora as bleed valve (muito mais simples e barato), sendo estas colocadas no "motor" :

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ou melhor ainda, permitindo a regulação desde o habitáculo :

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em : https://patrolaventura.pt/forum/viewtop ... 7774#57774

MensagemEnviado: 06 nov 2006, 10:59
por Carlos Novo
Tenho disso por 90€ Turbo Timer com auto shift!!!!

Imagem

Não me façam é PERGUNTAS sobre isto... :rolleyes: :puke: :confused:

Pressão no Turbo

MensagemEnviado: 06 nov 2006, 20:08
por Wolfman
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Espero que com esta foto dê pois não tenho máquina digital.
A torneira é colocada no tubo que regula o ar da válvula do turbo (westgate) e é regulada de modo a atrasar a abertura dessa válvula o que por sua vez vai dar maior pressão de carga no Turbo.
Não esquecer que também é necessário dar um cheirinho na bomba injectora.
Aconselho a colocarem um manómetro de pressão do turbo para poderem controlar a carga pois de outro modo pode haver azar.
De facto o meu GR ficou muito bom em baixas pois está a carregar mais cedo.
Em rotações altas melhorou, mas podia melhorar mais isto devido a válvula que está montada no colector de admissão que liberta a carga quando ultrapassa + ou – 0.8b pelo que já pensei em colocar um bujão no seu lugar.
Realmente fica muito melhor mas é importante não tirar os olhos do manómetro nas subidas muito longas para o turbo não entrar em sub carga caso andem em pressões de 1,0b.
:nod:

MensagemEnviado: 06 nov 2006, 20:48
por SAMUEL SILVA
Onde se pode encontrar essas torneirinhas de controlar a pressao do habitaculo a venda? Resula mesmo?

MensagemEnviado: 06 nov 2006, 20:56
por MIGUEL BRAGA
SAMUEL SILVA Escreveu:Onde se pode encontrar essas torneirinhas de controlar a pressao do habitaculo a venda? Resula mesmo?


tens isso na vilauto competicoes. em vila real. eles adaptam isso nos BMW 330 diesel k fazem os nacionais de rampas.

ate desaparecem. o meu irmao tem isso e de facto fica com outra alma. no fim do TT desligas e fica como origem. divinal de facto.

abraço

MensagemEnviado: 06 nov 2006, 21:13
por SAMUEL SILVA
Obrigado mais uma vez...

Um abraço

MensagemEnviado: 06 nov 2006, 21:52
por Eduardo
Boas

Bem "engenhado" [clap] [clap]

Já agora, a quem soubér, fiquei com umas duvidas :confused: , o tirante da valvula n é preçiso alterar???, e no caso de montar a torneira no habitáculo, o aumento do comprimento do tubo n altera o resultado final??

Abraço
BoaSorTTe

MensagemEnviado: 06 nov 2006, 21:56
por MIGUEL BRAGA
Eduardo Escreveu:Boas

Bem "engenhado" [clap] [clap]

Já agora, a quem soubér, fiquei com umas duvidas :confused: , o tirante da valvula n é preçiso alterar???, e no caso de montar a torneira no habitáculo, o aumento do comprimento do tubo n altera o resultado final??

Abraço
BoaSorTTe

nao. a unica diferenca é k a torneirinha engana o wastegate. logo nem no tirante desta precisas de mexer. convem e manter pressoes no maximo 1.25bar. e tapar a valvula de descarga da admissao. ou entao colocar um passador. tipo no monte fechas e em AE abres. ;)

MensagemEnviado: 06 nov 2006, 22:03
por Eduardo
Boas

OK :thumbsup:

A que pressão dispara a valvula de descarga da admissao??

Vou Começar á procura de "torneirinhas" :unibrow:
Assim de repente lembrei-me de umas para regular o fluxo de água dos aquários, será que serve??? :D :D

Abraço
BoaSorTTe

MensagemEnviado: 06 nov 2006, 22:53
por Manwell_Mayraids
Os reguladores do turbo no "motor" custam à volta dos 30 euros e o do habitáculo à volta dos 50 euros e encontram-se em qq casa de acessórios de competição para automóveis.

Colocando qq um dos dois não é preciso mexer no tirante da wastegante, pois ou se faz uma coisa ou outra. Não tenho a certeza mas parece-me que com as "torneirinhas" hajam mais "perdas no circuito" , mas com a vantagem de ajustar a pressão com maior facilidade e a qq momento, sendo imprescindivel o manómetro do turbo para não fazer asneiradas.

MensagemEnviado: 07 nov 2006, 10:11
por Mr Guerra
Boas

Embora já tenha postado acerca deste assunto noutro tópico poderá haver alguém que ainda não tenha lido de qualquer maneira acho que envenenar o motor desta maneira produz muito as consequências abaixo descritas.


Turbo boost must be limited to keep detonation at bay, to preserve ceramic turbo internals, to prevent engine blow-up and to prevent cylinder head bolts from stretching,pistons from collapsing, and conrods and crankshafts from breaking.
Another reason to limit boost is to limit traction problems, particularly in lower gears on wet and greasy roads. Excessive boost can also cause the turbo to operate beyond its efficiency causing the inlet air to be excessively heated. Boost control is necessary to keep the turbo at max efficiency.


Atenção ao to prevent cylinder head bolts from stretching pois não é ficção nem imaginação é muito real.

MensagemEnviado: 07 nov 2006, 19:08
por Wolfman
Tal como falei no inicio, é preciso ter juizinho pois um amigo meu da CarTTauto) que trabalha em Nissans para competição disse-me que havendo um pouco de bom senso não tem problema nenhum e até 1.0b já se tem uma boa máquina. A partir dai é por conta e risco.
O meu está para 1,1b mas nas subidas um pouco longas não deixo a pressão andar muito tempo vou levantando o pé e tentando manter nos 0,8b.
Realmente fica muito bom em baixo regime bem como alto mas nas subidas se não tivermos cuidado ficamos com o motor ao colo. :crybaby: :crybaby: :crybaby:
A válvula do colector abre quando atinge 0,2b acima dos valores de fábrica ou seja 0,9b

MensagemEnviado: 07 nov 2006, 22:18
por Antonio Almeida
Boas

Se eu bem entendi, ao não mexermos na valvula situada no colector de admissão temos sempre o motor protegido. Correcto! Assim sendo não teremos problemas e sempre que precisarmos de power basta actuar na torneira (nomeadamente em baixas rpm)

A ideia parece excellente [clap]

MensagemEnviado: 07 nov 2006, 22:34
por Wolfman
Tal como já disse, o resultado é muito bom, mas exige cuidados. È como uma faca afiada que quando usada bem faz um trabalho espectacular mas se for mal usada…
Muito embora a válvula do colector faça a descarga, ainda assim eu jogo pelo seguro e evito cargas de 1,0b prolongadas.
[wink] :thumbsup:

MensagemEnviado: 20 dez 2006, 21:01
por helderj
Boas Wolfman,
por acaso o teu amigo da CarTTauto é o Nuno?

Abraços

Helder Mauricio

MensagemEnviado: 22 dez 2006, 12:05
por Wolfman
:thumbsup: Nuno Marques :thumbsup: