Bomba injectora - Y61 TD6

Melhoramentos, correcções e Afinações, está tudo aqui.

Registado: 17 ago 2007, 00:03

Bomba injectora - Y61 TD6

Mensagem por bnascimentomelo » 19 jul 2014, 13:08

Caros Patroleiros (e amigos),

Gostaria de, humildemente, iniciar um tópico que pudesse contar com os testemunhos e sabedoria dos proprietários e dos profissionais [apenas os interessados em participar neste fórum/tópico de forma construtiva e colaborativa] - respeito inteiramente quem queira fazer reserva do que sabe e assim defender o seu negócio. Não é isso que está em causa.

Gostaria de poder aprender e passar informações que já recolhi. Todas as informações [completas e sem meias verdades/meias mentiras e diz que há quem diga e faça] são bem vindas - as outras informações, não! :)

Sintomas/possíveis anomalias do meu carro:
- poucas baixas [mas não sei se é defeito ou se é feitio] porque não deixa de ir a lugar algum;
- dificuldade de arranque (pegar) em quente, apenas, em dias quentes (!).

Sei que a generalidade dos comentários serão do tipo: tira a bomba eléctrica e põe a bomba mecânica do Y60. Reparar essa bomba custa uma fortuna, bomba mecânica é que é bom, etc etc.

Contudo, gostaria de recolher os comentários e experiências de quem tenha passado por este tipo de anomalia/avaria. Notem que há muitos e bons carros a funcionar correctamente com bombas eléctricas e as vantagens que estas trazem são muitas.

Avanço do ponto estático da bomba
Fica já um PDF para um boletim técnico da Bosch Service - Austrália a apontar para uma solução
http://www.fortematica.pt/y61/V0011.pdf
Links para a compra/comentários da placa que tapa o cilindro onde trabalha o piston do avanço dinâmico da bomba:
https://www.google.pt/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&uact=8&ved=0CB4QFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.nissanpatrol.com.au%2Fforums%2Fshowthread.php%3F25949-nissan-patrol-2-8-gr-y61-fuel-pump-issue&ei=BMaZU8KfJIKx0QXyn4DoCQ&usg=AFQjCNHnTDyNV2D8KiYxF7AqL6_2GYABww
http://www.nizzbits.com.au/product_info.php?cPath=1_15&products_id=22

A ideia é avançar o ponto estático da bomba. IE, avançar o ponto de injecção. Os australianos dizem que ajuda. Alguém experimentou? Há relatos de experiências?

Comentários?

Afinação da bomba/limpeza/calibração de injectores, etc
Como é que é feita? Quem tem casas e preços de referência? Como ficou o trabalho? Como é e o que foi feito?

Vedantes da bomba
Todos os periféricos da bomba são vedados com o-rings. Será que merecem ser trocados, apesar de não haver fugas visíveis?

Avanço dinâmico da bomba
Esta bomba tem um solenoide que regula a passagem de gasóleo. Na verdade, é uma forma de podermos avançar a bomba. Se este solenóide não for alimentado o combustível pressurisado pressiona o embolo de avanço ficando no máximo do seu curso - avanço dinêmico máximo.

Enfim.. gostaria de recolher as vossas melhores opiniões e comentários mas sempre com um espírito aberto, tranquilo e de aprendizagem.

Abraços
Bruno
Y61 TD6 de 1998
Frontera A VM2.5 de 1998

Registado: 09 mar 2008, 21:47

Re: Bomba injectora - Y61 TD6

Mensagem por policia » 19 jul 2014, 13:52

Boas amigo, gostaria muito de te ajudar mas tenho o mesmo problema....
se tivesse dinheiro sei o que fazia mas sem dinheiro (e esta é a verdade nua e crua) na há amigos que me resolvam o problema... não é difícil solucionar isso , mas como há casas que fazem esse trabalho, é levares o carro para la e abrir a bolsa....
cumprimenTTos

Mensagem por bnascimentomelo » 19 jul 2014, 14:00

policia Escreveu:Boas amigo, gostaria muito de te ajudar mas tenho o mesmo problema....
se tivesse dinheiro sei o que fazia mas sem dinheiro (e esta é a verdade nua e crua) na há amigos que me resolvam o problema... não é difícil solucionar isso , mas como há casas que fazem esse trabalho, é levares o carro para la e abrir a bolsa....
cumprimenTTos

e o que é que fazias?
Y61 TD6 de 1998
Frontera A VM2.5 de 1998

Registado: 03 mai 2009, 22:28

Mensagem por kaothic » 20 jul 2014, 00:48

Deixo aqui algumas das minhas experiências sobre a tematica:

1. avanço na bomba - foi dada a "pancada na bomba" como se fazem nos tdi's 90. O comportamento é mto mais "directo", tem binário mais cedo e fica mto mais rapido a subir a rotação, porém, o relantim fica instavel.

2. Dificuldade em pegar - Limpeza da MAF, fica impecavel durante 2 meses mas é inevitável, volta ao mesmo, limpa outravez.

Neste momento estou a aplicar bomba mecânica no y61, espero que fique um canhaoooo :D

Registado: 24 abr 2012, 01:22

Mensagem por mariobfelix » 23 jul 2014, 08:59

O problema do arranque a quente tal como descobriste resolve-se com essa tampa, eu meti a minha à pouco mais de um mês e posso confirmar apenas:

-problema de arranque a quente completamente resolvido
-melhoria de resposta em baixas, do relatim até às 2000 aproximadamente. Não é uma melhoria substancial mas nessa faixa de rotação tão fraca faz a diferença.
-consumos mantiveram-se inalterados (entre 13-15 aos 100)
-ligeiro aumento do fumo, mas antes não deitava absolutamente nenhum
-relantim manteve-se idêntico

Consegui encontrar a placa no ebay inglês por cerca de 35 libras. Caso não consigas compensa comprar pelo australiano pois é uma reparação de valor incalculável.

Já agora quanto à MAF, tens maneira de testar isso com um multímetro procura nos mesmo foruns onde encontraste a placa de avanço. A forma tosca de testares é experimentares o motor com a ficha da maf ligada e depois desligada, se notares diferença podes tentar limpar. Tal como foi dito acima, quando começares a ter necessidade de limpar vai ter que ser regularmente pois é sinal qque está a dar o prego.

Adicionalmente tapei a EGR e os ganhos foram meramente psicológicos

Finalmente quanto a filtros, podes tentar limpar o filtro da entrada de gasóleo na bomba, procura por "banjo bolt" nos foruns australianos. No entanto isso parece ser mais provável para quem ande a usar gasóleos de qualidade reduzida, o que não é o caso em Pt.
============================
Mário Félix
Y61 td6 longuíssimo

Mensagem por bnascimentomelo » 23 jul 2014, 09:54

mariobfelix Escreveu:O problema do arranque a quente tal como descobriste resolve-se com essa tampa, eu meti a minha à pouco mais de um mês e posso confirmar apenas:

-melhoria de resposta em baixas, do relatim até às 2000 aproximadamente. Não é uma melhoria substancial mas nessa faixa de rotação tão fraca faz a diferença.
-consumos mantiveram-se inalterados (entre 13-15 aos 100)
-ligeiro aumento do fumo, mas antes não deitava absolutamente nenhum
-relantim manteve-se idêntico

Consegui encontrar a placa no ebay inglês por cerca de 35 libras. Caso não consigas compensa comprar pelo australiano pois é uma reparação de valor incalculável.

Já agora quanto à MAF, tens maneira de testar isso com um multímetro procura nos mesmo foruns onde encontraste a placa de avanço. A forma tosca de testares é experimentares o motor com a ficha da maf ligada e depois desligada, se notares diferença podes tentar limpar. Tal como foi dito acima, quando começares a ter necessidade de limpar vai ter que ser regularmente pois é sinal qque está a dar o prego.

Adicionalmente tapei a EGR e os ganhos foram meramente psicológicos

Finalmente quanto a filtros, podes tentar limpar o filtro da entrada de gasóleo na bomba, procura por "banjo bolt" nos foruns australianos. No entanto isso parece ser mais provável para quem ande a usar gasóleos de qualidade reduzida, o que não é o caso em Pt.

Este Mário é uma malha. Sempre foi assim (e já o conheço há algum tempo).

O avanço estático (a tal tampa com o degrau) pode ser feito em casa. uma anilha soldada a prata, por exemplo. Mas não queria fazer nada sem falar com alguém primeiro.

Relativamente à MAF, sim conheço o método de diagnóstico mas a MAF não é para aqui chamada: isto não é um 3.0! :anjo:
Contudo, uma recomendação: as MAF não se limpam. Trocam-se! :)

Grande abraço, Mário e até breve.

PS - acerca do avanço... já experimentaste andar com o conector do solenoide de avanço desligado??? (Recomendo a experiência).
Y61 TD6 de 1998
Frontera A VM2.5 de 1998

Mensagem por mariobfelix » 23 jul 2014, 14:36

Hehehe, conectores de solenoide não faço mínima, mas parece-me que irá fazer mais ou menos a mesma coisa que a placa faz ;)

Quanto à MAF o rd28ti usa disso infelizmente:
"RD28
There should be White, Black and Red Term 1,2 &3
With the car idling warmed up in nuetral with the AC off there should be the following
The 2 (B) Should be reading 0v
The 3 (R) should be reading 1.6 to 2.0v

With the car off disconnect the MAF plug and turn the ignition on
The 1 (W) should be the battery voltage

If they dont read the battery voltage of the approx 5v at those respective termianls there is most likely a short in the system so check the connectors harnesses and plugs if they don't read the voltages at idle then there is most likely a fault with the MAF."

No manual de oficina tens o procedimento de teste da MAF do rd28ti:
Imagem
Mário Félix
Y61 td6 longuíssimo

Mensagem por mariobfelix » 23 jul 2014, 14:49

Já agora meto aqui foto da placa de avanço para quem não sabe o que é:
Imagem
Imagem
Mário Félix
Y61 td6 longuíssimo

Registado: 11 ago 2005, 15:40

Mensagem por Manwell_Mayraids » 22 set 2014, 17:17

Vê este tópico :
viewtopic.php?p=366107

Já experimentei um y61 2.8 em que a centralina tinha esta referencia "23710-VB314" e efectivamente tinha um melhor comportamento que a minha VB313 (no arranque e não só). Nada de espectacular mas nota-se bem a diferença.

Agora se a diferença está só na centralina ou se existe mais alguma alteração também gostava de saber .
:hummm:
Curte o Passeio !

Mensagem por Manwell_Mayraids » 24 set 2014, 11:19

mariobfelix Escreveu:O problema do arranque a quente tal como descobriste resolve-se com essa tampa, eu meti a minha à pouco mais de um mês e posso confirmar apenas:

....

A colocação dessa tampa parece ser uma óptima solução pois resolve o mal de pegar a quente e melhora a resposta em baixas ! [clap]

O patrol que experimentei com a centralina VB314 também padecia desse mal de pegar mal a quente, pelo que será que se pode concluir que a bomba injectora deste não sofreu nenhum upgrade e o facto de ter melhor arranque se deve apenas a um melhor mapeamento com correcção do binário a baixas rotações ?

Cheguei até a experimentar a centralina VB314 no meu y61, mas o sistema NATS não permitiu e cortou a injecção de combustível. :D

Ao fazer essa alteração na bomba injectora, o sistema de corte antiroubo NATS fica violado/anulado ou permanece conforme de origem ? :hummm:
Curte o Passeio !

Mensagem por bnascimentomelo » 24 set 2014, 12:09

Manwell_Mayraids Escreveu:

....

Ao fazer essa alteração na bomba injectora, o sistema de corte antiroubo NATS fica violado/anulado ou permanece conforme de origem ? :hummm:

é uma alteração mecânica. permanece tudo conforme de origem. o que irás fazer é avançar o ponto estático da bomba. nada mais. há construtores que permitem esta afinação de origem.

Abraços
Bruno
Y61 TD6 de 1998
Frontera A VM2.5 de 1998

Mensagem por Manwell_Mayraids » 24 set 2014, 13:06

bnascimentomelo Escreveu:
é uma alteração mecânica. permanece tudo conforme de origem. o que irás fazer é avançar o ponto estático da bomba. nada mais. há construtores que permitem esta afinação de origem.

Abraços
Bruno

Obrigado Bruno e Mário Félix, pela colocação do tópico, complemento de informações e respostas . [wink]

Precisávamos era de muitos assim ! :okkk:

Bem-hajam para os dois . [clap] [clap] :sabe:

Manuel
Curte o Passeio !

Registado: 07 out 2013, 19:00

Mensagem por Batou » 20 nov 2014, 18:11

Boas,

Eu fiz um teste: avancei bomba injectora de origem do Y61 2.8TD6 por software (injector timing)
Avancei e recuei varios valores entre +15 e -15. :hummm: Tudo por software. Nada de bombas mecânicas. :D

Primeiro sintoma muito fumo. Depois pega muito mal!! Derreti uma bateria :angry: (já estava velha :rolleyes: )

Voltei a por zero porque não notei grande diferença de potência. Talvez porque tenho uma box da Dimsport.

Não fiz mais testes, no entanto fiquei com uma duvida: qual o valor a colocar para melhorar o binário? Não sei o que representa o +15 ou -15 (Inj timing).
Tenho que fazer mais testes. :hummm: Vou gravar uns gráficos da centralina para depois partilhar convosco.
Batou
Y61 2.8TD6

Registado: 15 dez 2014, 23:20

Mensagem por FabioC » 05 mar 2015, 20:15

Venho aqui "desenterrar" um pouco este tópico querendo perguntar ao bruno nascimento ou a mais algum membro se adquirio e montou a dita tampa e se notou ou não melhorias???? :help:
Infelizmente a minha ja esta para chegar a 3 semanas....

Cumprimentos....

Registado: 21 set 2007, 16:49

Mensagem por sotero » 15 mai 2015, 12:41

Grande Bruno.sempre presente com a sua sabedoria.ve la se ligas,estou ca por cima...gr abraco :bem: :sabe:

Mensagem por Batou » 20 mai 2015, 14:49

Boas,

Atualizo este assunto: o valor certo para o avanço do tempo de injeção por software é de 4 a 8º positivos.
No entanto alerto: pode haver dificuldades para o motor pegar com valores superiores a 8.
Recomendo 4-5 :hummm:

Nota importante: este avanço por software não se pode comparar ao avanço típico que se faz nas bombas mecânicas. A centralina continua a mandar apesar de estar "avançada". O controlo de emissões poluentes e poupança de combustível continua ativo :stupid: Maldita eprom!

Assim, instalar uma box externa continua a ser a melhor solução (com fiabilidade) para o aumento de potência no Y61 2.8TD6 com bomba de comando elétrico.
Batou
Y61 2.8TD6

Mensagem por bnascimentomelo » 20 mai 2015, 16:08

Batou Escreveu:Boas,

Atualizo este assunto: o valor certo para o avanço do tempo de injeção por software é de 4 a 8º positivos.
No entanto alerto: pode haver dificuldades para o motor pegar com valores superiores a 8.
Recomendo 4-5 :hummm:

Nota importante: este avanço por software não se pode comparar ao avanço típico que se faz nas bombas mecânicas. A centralina continua a mandar apesar de estar "avançada". O controlo de emissões poluentes e poupança de combustível continua ativo :stupid: Maldita eprom!

Assim, instalar uma box externa continua a ser a melhor solução (com fiabilidade) para o aumento de potência no Y61 2.8TD6 com bomba de comando elétrico.

Batou, viva

Algo está mal no teu post (creio). Julgo que deves considerar valores negativos e não positivos. Valores positivos só te vão gerar fumo.

É, no entanto, de louvar a participação.

Grato pelos comentários e sugestões,
Bruno
Y61 TD6 de 1998
Frontera A VM2.5 de 1998

Mensagem por Batou » 20 mai 2015, 20:53

Boas,

Finalmente alguém para discutir este assunto :D
(às vezes fico com a ideia que ninguém anda por este forum. Temos que dinamizar isto :hummm: )

O meu comentário tem como base 3 pontos:
1. para valores negativos o fumo é branco. Para valores positivos o fumo é preto. Testes que eu fiz.
2. os valores base são tirados da tabela em baixo, dada como confirmada pelos Australianos.
Imagem

3. O manual do motor RD28ETi (nosso Y61 TD6) diz o seguinte:
Imagem

@Bruno: tens a certeza que o avanço deve ser negativo?
Obrigado por proporcionares esta discussão :okkk:
Batou
Y61 2.8TD6

Mensagem por bnascimentomelo » 20 mai 2015, 22:51

Batou, antes de mais. Não tenho nada a ver com mecânica mas gosto muito e gosto de perceber as coisas.

Os valores que discutimos é o ângulo em que é feita a injecção Relativamente ao ponto superior do cilindro. Se metes gasoleo depois do ponto superior (valores positivos), o gasóleo não é queimado e sai pelo escape. Se metes gasoleo antes (bomba avançada - valores negativos), tens a mesma quantidade de gasóleo dentro do cilindro antes de haver pressão para o queimar, o que resulta numa mistura pobre - fumo branco.

Pretende-se não só adiantar o ponto de injecção como tambem injectar mais combustivel e durante mais tempo. O motor diesel funciona diferente do motora gasolina em que basta avançar a ignição para obter aceleração mais rapida...

Temas a abordar:
Avanço da bomba
Mais débito de combustivel
Mais tempo de injecção (talvez a bomba não tenha pernas para tal...) - talvez aqui seja necessária uma ajuda do homem da bomba (êmbolo maior).

Excelente tópico!

Abraços
Bruno
Y61 TD6 de 1998
Frontera A VM2.5 de 1998

Mensagem por Batou » 31 mai 2015, 20:59

Boas bnascimentomelo,

Acho que estamos ambos certos :D Tu no ponto de vista de "avanço mecânico" e eu no ponto de vista de "avanço eléctrico".

Y60: bomba injectora de comando mecânico. Acelarador mecânico;
Y61: bomba injectora de comando eléctrico pela centralina. Acelerador eléctrico.

O que escrevi tem a ver com o avanço numa bomba injectora com comando eléctrico. O software avança todo o mapa da centralina - ver primeira imagem. (só que em vez de ser temporário podemos tornar o avanço definitivo :D )
No entanto, como referi, os ganhos de potencia não se podem comparar ao avanço mecânico porque, apesar do avanço, a centralina continua a manter o controlo de emissões poluentes, a eficiência no consumo de combustível a proteger o motor de "cargas excessivas. Algo que só é possivel ignorar num Y61 com uma box ou com uma bomba de comando mecânico.

Dos testes que fiz resumo o seguinte:
- valor de avanço a +15º por software, primeira imagem com gráfico: noto o y61 "mais leve"
e de resposta rápida;
- valor de avanço a -15º por software, segunda imagem com gráfico: noto o andamento "morto" e por vezes parece que "embrulha";

Espero que me tenha explicado bem :confused:

Imagens:

Imagem

Com avanço a +15º
Imagem

Com avanço a -15º
Imagem
Batou
Y61 2.8TD6

Mensagem por Batou » 19 jun 2015, 11:09

Boas,

Y61 2.8TD6 substituição da Advance Timer Plate da bomba injetora

Gostava de agradecer ao Bruno por este tópico :okkk: Assim se resolve um dos pontos fracos do nosso Patrol :D Muito bom. Verdadeira partilha de conhecimento. Obrigado.

Quero partilhar a minha experiencia da instalação da dita chapa na bomba injectora: mandei vir a Timer Plate de Espanha. Custou 5 paus (com portes e despectivo oring, 20 paus).
Vale MESMO a pena instalar esta chapa na bomba injetora! :D
O meu Patrol tinha por vezes dificuldade em pegar. Confesso que era um pouco embaraçoso no meio do pessoal o Patrol estar com dificuldade para pegar mesmo a quente.
Ora eu fiz avanço na bomba injetora, o que tornou o pegar ainda mais difícil. Era sem duvida um problema. :confused:

Com a instalação da placa na bomba injetora o Patrol pega à primeira volta da cambota!! É surpreendente! :eek:
Recomendo esta alteração sem duvida nenhuma!

Imagem
Batou
Y61 2.8TD6

Mensagem por bnascimentomelo » 22 jun 2015, 18:43

Batou,

agradeço a deferência. Sabe quem me conhece (sotero, por exemplo) que sou por este tipo de partilha.

ainda bem que foi uma experiência feliz. ainda não montei no meu patrol mas preciso.

ajuda-me: como e onde compraste? era bom haver alguém com o "canal" criado para o fornecimento desta peça.

1 abraço
Bruno

Batou Escreveu:Boas,

Y61 2.8TD6 substituição da Advance Timer Plate da bomba injetora

Gostava de agradecer ao Bruno por este tópico :okkk: Assim se resolve um dos pontos fracos do nosso Patrol :D Muito bom. Verdadeira partilha de conhecimento. Obrigado.

Quero partilhar a minha experiencia da instalação da dita chapa na bomba injectora: mandei vir a Timer Plate de Espanha. Custou 5 paus (com portes e despectivo oring, 20 paus).
Vale MESMO a pena instalar esta chapa na bomba injetora! :D
O meu Patrol tinha por vezes dificuldade em pegar. Confesso que era um pouco embaraçoso no meio do pessoal o Patrol estar com dificuldade para pegar mesmo a quente.
Ora eu fiz avanço na bomba injetora, o que tornou o pegar ainda mais difícil. Era sem duvida um problema. :confused:

Com a instalação da placa na bomba injetora o Patrol pega à primeira volta da cambota!! É surpreendente! :eek:
Recomendo esta alteração sem duvida nenhuma!

Imagem
Y61 TD6 de 1998
Frontera A VM2.5 de 1998

Mensagem por Batou » 25 jun 2015, 16:39

Boas Bruno,

O meu Patrol continua a pegar à primeira - a frio ou a quente. :yesss:

Comprei a chapa a uma empresa de Espanha. Foi tudo tratado por email. Paguei por Paypal.

A empresa é: RUFRE http://www.rufre.com/
A timer plate é: http://www.rufre.com/DetalleArticulo.aspx/es/170474/
O email para solicitar o material é: info@rufre.com
Pessoa de contacto: Lucia (está de férias!)
As referências a pedir estão na imagem (timer plate + oring):
Imagem
Foram estas as peças que recebi e montei na minha bomba injectora.

Cuidado na montagem: retirar a chapa velha e o oring. Deixar sair um pouco de gasóleo sem limpar. Colocar o oring e depois a chapa nova com a parte saliente para dentro. Apertar os parafusos. Limpar.
Feito em +/-15 minutos.
Batou
Y61 2.8TD6

Mensagem por bnascimentomelo » 25 jun 2015, 18:14

Brilhante!

Só te falta saber o número a cor dos olhos da Lúcia! :)

abc
Bruno

Batou Escreveu:Boas Bruno,

Comprei a chapa a uma empresa de Espanha. Foi tudo tratado por email. Paguei por Paypal.

Imagem

Cuidado na montagem: retirar a chapa velha e o oring. Deixar sair um pouco de gasóleo sem limpar. Colocar o oring e depois a chapa nova com a parte saliente para dentro. Apertar os parafusos. Limpar.
Feito em +/-15 minutos.
Y61 TD6 de 1998
Frontera A VM2.5 de 1998

Mensagem por bnascimentomelo » 25 jun 2015, 18:19

*Brilhante!

Só te falta saber a cor dos olhos da Lúcia! O número já sabes!!!! :)

abc
Bruno

bnascimentomelo Escreveu:Brilhante!

Só te falta saber o número a cor dos olhos da Lúcia! :)

abc
Bruno

Batou Escreveu:Boas Bruno,

Imagem

Feito em +/-15 minutos.
Y61 TD6 de 1998
Frontera A VM2.5 de 1998

Próximo

Voltar para Motor

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 2 visitantes