Gostaria de, humildemente, iniciar um tópico que pudesse contar com os testemunhos e sabedoria dos proprietários e dos profissionais [apenas os interessados em participar neste fórum/tópico de forma construtiva e colaborativa] - respeito inteiramente quem queira fazer reserva do que sabe e assim defender o seu negócio. Não é isso que está em causa.
Gostaria de poder aprender e passar informações que já recolhi. Todas as informações [completas e sem meias verdades/meias mentiras e diz que há quem diga e faça] são bem vindas - as outras informações, não!

Sintomas/possíveis anomalias do meu carro:
- poucas baixas [mas não sei se é defeito ou se é feitio] porque não deixa de ir a lugar algum;
- dificuldade de arranque (pegar) em quente, apenas, em dias quentes (!).
Sei que a generalidade dos comentários serão do tipo: tira a bomba eléctrica e põe a bomba mecânica do Y60. Reparar essa bomba custa uma fortuna, bomba mecânica é que é bom, etc etc.
Contudo, gostaria de recolher os comentários e experiências de quem tenha passado por este tipo de anomalia/avaria. Notem que há muitos e bons carros a funcionar correctamente com bombas eléctricas e as vantagens que estas trazem são muitas.
Avanço do ponto estático da bomba
Fica já um PDF para um boletim técnico da Bosch Service - Austrália a apontar para uma solução
http://www.fortematica.pt/y61/V0011.pdf
Links para a compra/comentários da placa que tapa o cilindro onde trabalha o piston do avanço dinâmico da bomba:
https://www.google.pt/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&uact=8&ved=0CB4QFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.nissanpatrol.com.au%2Fforums%2Fshowthread.php%3F25949-nissan-patrol-2-8-gr-y61-fuel-pump-issue&ei=BMaZU8KfJIKx0QXyn4DoCQ&usg=AFQjCNHnTDyNV2D8KiYxF7AqL6_2GYABww
http://www.nizzbits.com.au/product_info.php?cPath=1_15&products_id=22
A ideia é avançar o ponto estático da bomba. IE, avançar o ponto de injecção. Os australianos dizem que ajuda. Alguém experimentou? Há relatos de experiências?
Comentários?
Afinação da bomba/limpeza/calibração de injectores, etc
Como é que é feita? Quem tem casas e preços de referência? Como ficou o trabalho? Como é e o que foi feito?
Vedantes da bomba
Todos os periféricos da bomba são vedados com o-rings. Será que merecem ser trocados, apesar de não haver fugas visíveis?
Avanço dinâmico da bomba
Esta bomba tem um solenoide que regula a passagem de gasóleo. Na verdade, é uma forma de podermos avançar a bomba. Se este solenóide não for alimentado o combustível pressurisado pressiona o embolo de avanço ficando no máximo do seu curso - avanço dinêmico máximo.
Enfim.. gostaria de recolher as vossas melhores opiniões e comentários mas sempre com um espírito aberto, tranquilo e de aprendizagem.
Abraços
Bruno