efeito corrosivo de electrolise na "agua do motor"

Melhoramentos, correcções e Afinações, está tudo aqui.

Registado: 26 ago 2005, 16:44

efeito corrosivo de electrolise na "agua do motor"

Mensagem por rs2 » 30 jun 2013, 23:15

este é o estado que tinha a minha saida da agua do motor para o tubo do radiador:

a peça é de aluminio, tinha tipo sal e ao remover tinha comido tmb parte do aluminio

ora ca está a tal peça depois de limpa, até perdeu a forma
vou ter de mandar refazer o rebordo ou comprar outra peça (90,00€+iva NISSAN)

com esta história toda aprendi uma coisa nova que nunca me ocorreu, efeito de electrolise atraves do liquido de refrigeração, que pode acontecer principalmente quando o liquido do radiador é velho
acho q nao custa nada mudar o liquido de 2 em 2 anos (ou 3) completamente pelo recomendado pela marca e nao inventar

no google encontra-se alguma informacao sobre este efeito que nao é de negligenciar

Registado: 27 jul 2009, 10:14

Re: efeito corrosivo de electrolise na "agua do motor"

Mensagem por Edu » 02 jul 2013, 21:16

Já tinha ouvido falar nos efeitos que a electrolise pode ter nas partes de alumínio do motor. Julgo que o liquido da Nissan tem um químico especifico para evitar isso. Tenho ideia de ter lido que esse químico se ia "gastando" com o tempo e o ph do anticongelante ia passando a acido. Os cascos dos navios e comportas sujeitas a águas salgadas também levam ânodos de zinco agarrados que se vão desfazendo e evitam que o aço oxide. No nosso caso o ânodo circula no liquido do radiador e vai-se sacrificando para poupar o alumínio, o sal de que falas é óxido de alumínio.
Quando troquei o meu radiador por acaso não mexi nessa abraçadeira e se algum dia precisar prefiro desapertar os parafusos da flange... :zumm:

Se levares a peça a um serralheiro que tenha uma maquina de soldar TIG que faça alumínio, ele consegue acrescentar um cordão a toda a volta e refazer o rebordo onde a abraçadeira empanca.

Cumps,

Eduardo

Mensagem por rs2 » 02 jul 2013, 23:27

Pois, quando mudei o radiador da primeira vez (o de origem tinha defeito q so descobri aos 90.000 mas ja fora da garantia), nao fui eu q o fiz. Confiei na experiência do mecânico e na conversa de q me aproveitou os cabeçotes do radiador e reconstruiu-o com um de cobre. No fim ficou quase ao preco do de origem. O liquido q usou garantidamente nao deveria se Nissan. Com o tempo lá foi ficando esse. E agora esse radiador deu o berro e decidi fazer eu tudo, mas com tudo de origem.

Moral: usar sempre liquido refrigerador de origem e muda-lo de 3 em 3 anos pelo menos.
O q tenho aprendido ao longo dos tempos, manutenções cuidadas é que dão razão a fama de se fazer muito kms e nao coisas do tipo "comprei barato e é a mesma coisa"... Ou inventar demasiado.

Registado: 27 jul 2009, 10:14

Mensagem por Edu » 03 jul 2013, 21:22

Outra coisa que me lembrei, o facto de teres tido um radiador em cobre pode ter ajudado já que tens dois metais diferentes (cobre e alumínio) no mesmo electrólito (liquido do radiador), o que vai dar origem a uma pequena diferença de potencial (tensão) e poderá provocar a corrosão do aluminio.

Mensagem por rs2 » 03 jul 2013, 21:41

Edu Escreveu:Outra coisa que me lembrei, o facto de teres tido um radiador em cobre pode ter ajudado já que tens dois metais diferentes (cobre e alumínio) no mesmo electrólito (liquido do radiador), o que vai dar origem a uma pequena diferença de potencial (tensão) e poderá provocar a corrosão do aluminio.

pois, é inventar... alem de que uma altura tive umas lampadas de Xenon que apesar de ter feito uma instalacao de que me babei todo, parecia de origem e nao estraguei nada, os Xenon nao valiam um centavo, os balastros andavam marados e ate perceber q era culpa deles avariei 2 alternadores, por fim no 3º o instalador disse-me q tinha de fazer uns testes viu que quando acendia os xenon tinha picos de 100v no circuito! e que nao os tirasse ja nao me podia mais dar garantias e tirei... por azar estavam numa caixa q a mulher a dias deitou ao lixo sem querer eheh
isto ja foi ha uns anos e foi durante pouco tempo mas lembro-me q ja tinha o radiador de cobre
mais uma prova q mais vale estar quieto

a pouco la removi o termoestato novamente pois podia estar entupido, sei lá... mas aproveitei pois tinha tudo desmontado.
drenei o liquido do radiador (q é novo) para um deposito limpo, penso q nao tem mal reaproveitar... é que é uma pipa de massa.
encontrei um parafuso q poderia estar a sair por ali qq coisa, percebi q esse parafuso esta a tapar onde era a puxada de agua para o turbo. este turbo novo q tenho é o mesmo modelo mas nao é arrefecido a agua. na garret garantiram-me q é o modelo q esta a substituir o antigo turbo arrefecido a agua.
tirei esse parafuso e apliquei um silicone de juntas q tenho que é mesmo da nissan, alaranjado.

a saida da agua para o radiador esta ja numa casa aqui perto onde trabalham com soldadura de aluminio e que vao fazer um rebordo novo, mas so la para segunda :-(

Registado: 08 jun 2009, 23:08

Mensagem por andremota77 » 04 jul 2013, 08:49

que grande aventura.

Mensagem por rs2 » 05 jul 2013, 17:45

rs2 Escreveu:
Edu Escreveu:Outra coisa que me lembrei, o facto de teres tido um radiador em cobre pode ter ajudado já que tens dois metais diferentes (cobre e alumínio) no mesmo electrólito (liquido do radiador), o que vai dar origem a uma pequena diferença de potencial (tensão) e poderá provocar a corrosão do aluminio.

pois, é inventar... alem de que uma altura tive umas lampadas de Xenon que apesar de ter feito uma instalacao de que me babei todo, parecia de origem e nao estraguei nada, os Xenon nao valiam um centavo, os balastros andavam marados e ate perceber q era culpa deles avariei 2 alternadores, por fim no 3º o instalador disse-me q tinha de fazer uns testes viu que quando acendia os xenon tinha picos de 100v no circuito! e que nao os tirasse ja nao me podia mais dar garantias e tirei... por azar estavam numa caixa q a mulher a dias deitou ao lixo sem querer eheh
isto ja foi ha uns anos e foi durante pouco tempo mas lembro-me q ja tinha o radiador de cobre
mais uma prova q mais vale estar quieto

a pouco la removi o termoestato novamente pois podia estar entupido, sei lá... mas aproveitei pois tinha tudo desmontado.
drenei o liquido do radiador (q é novo) para um deposito limpo, penso q nao tem mal reaproveitar... é que é uma pipa de massa.
encontrei um parafuso q poderia estar a sair por ali qq coisa, percebi q esse parafuso esta a tapar onde era a puxada de agua para o turbo. este turbo novo q tenho é o mesmo modelo mas nao é arrefecido a agua. na garret garantiram-me q é o modelo q esta a substituir o antigo turbo arrefecido a agua.
tirei esse parafuso e apliquei um silicone de juntas q tenho que é mesmo da nissan, alaranjado.

a saida da agua para o radiador esta ja numa casa aqui perto onde trabalham com soldadura de aluminio e que vao fazer um rebordo novo, mas so la para segunda :-(

Voltar para Motor

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes