Y61, ZD30. liquido refrigeracao, fugas, bomba avariada? help

Olá todo
Sempre quis ter um veículo durável, confiável e que leve quase todos o lado, tenho tratado o meu GR melhor que a mim mesmo!não me considero um zero em mecânica de garagem :-P mas sempre que faço eu as intervenções leio muito, procuro concelhos, uso os apertos todinhos dos manuais do fabricante etc... e levo o tempo que for preciso.
Hoje estou decepcionado, zangado, eu não sei ... Eu mudei recentemente do radiador usando peças originais Nissan incluindo o liquido refrigerante, também aproveitei e mudei o tensor da correia, correia, termóstato, encontrei uma fuga no colector de escape, desmontei tudo, novos parafusos, novos juntas ... etc. Tudo arrumadinho e bonitinho! Instalei um provent 200, e ja ha algum tempo tenho uma válvula de Dawes limitado a 0,9bar no maximo para poupar motor (não preciso de mais).
Isso foi feito cerca de um ou dois meses atrás, fiz cerca de 2.500 km e nunca tive qualquer problema com vazamento de líquido de arrefecimento anteriormente, exceto no momento em que o velho radiador morreu :-)
O carro tem andado tão bem, ficou tudo ok... tenho elogiado bastante a maquina pois esta muito porreirinha... mas acho q falei cedo de mais.
Ontem eu achei liquido de refrigeracao verde na garagem ...
Todas os tubos estão secos e limpos, exceto o de cima do motor (esquerda) que vai para o topo do radiador que eu reapertei.
Encontrado liquido verde em:
- Na parte do motor tubo que vai para o topo da radiador., eu voltei a apertar, mas parece que ainda tem sai qq coisa:
- Por cima da bomba de injecção. É possível haver ali fugas? Ou terei sorte e é a partir da mangueira em cima que cai ali? Não consigo descobrir exatamente: : (
- No outro lado do motor perto do alternador do lado do bloco do motor, parece haver uma junta que tem la vestigios de verde e liquido. Aquilo ali haverá junta do que? A bomba de agua vai até ali?:
- Debaixo de carro sobre o eixo dianteiro achei respingos, pinga da borda da junta do cárter... (??) Presumo que escorria de cima - eu espero. Será que a ali no cárter a junta tem canais de refrigeração da agua do motor?
É possível existir sobrepressão no circuito de arrefecimento? o que origina?
Quais são os sintomas comuns de falha da bomba de água, além de ruído ou vazamento a partir do furo habitual nas bombas de água?
tenho receio pq se for da bomba ja vi que ha muito para desmontar e acho q nao me vou meter nisso.
se for do raio do tubo da esquerda, q espalharia por ali o liquido estou com sorte, mas duvido pq nao vejo forma de o liquido do radiador vertendo da zona esquerda no bloco passar para a zona da direita no lado do alternador.
obrigado... agora vou ali chorar um bocado.
: (
Sempre quis ter um veículo durável, confiável e que leve quase todos o lado, tenho tratado o meu GR melhor que a mim mesmo!não me considero um zero em mecânica de garagem :-P mas sempre que faço eu as intervenções leio muito, procuro concelhos, uso os apertos todinhos dos manuais do fabricante etc... e levo o tempo que for preciso.
Hoje estou decepcionado, zangado, eu não sei ... Eu mudei recentemente do radiador usando peças originais Nissan incluindo o liquido refrigerante, também aproveitei e mudei o tensor da correia, correia, termóstato, encontrei uma fuga no colector de escape, desmontei tudo, novos parafusos, novos juntas ... etc. Tudo arrumadinho e bonitinho! Instalei um provent 200, e ja ha algum tempo tenho uma válvula de Dawes limitado a 0,9bar no maximo para poupar motor (não preciso de mais).
Isso foi feito cerca de um ou dois meses atrás, fiz cerca de 2.500 km e nunca tive qualquer problema com vazamento de líquido de arrefecimento anteriormente, exceto no momento em que o velho radiador morreu :-)
O carro tem andado tão bem, ficou tudo ok... tenho elogiado bastante a maquina pois esta muito porreirinha... mas acho q falei cedo de mais.
Ontem eu achei liquido de refrigeracao verde na garagem ...
Todas os tubos estão secos e limpos, exceto o de cima do motor (esquerda) que vai para o topo do radiador que eu reapertei.
Encontrado liquido verde em:
- Na parte do motor tubo que vai para o topo da radiador., eu voltei a apertar, mas parece que ainda tem sai qq coisa:
- Por cima da bomba de injecção. É possível haver ali fugas? Ou terei sorte e é a partir da mangueira em cima que cai ali? Não consigo descobrir exatamente: : (
- No outro lado do motor perto do alternador do lado do bloco do motor, parece haver uma junta que tem la vestigios de verde e liquido. Aquilo ali haverá junta do que? A bomba de agua vai até ali?:
- Debaixo de carro sobre o eixo dianteiro achei respingos, pinga da borda da junta do cárter... (??) Presumo que escorria de cima - eu espero. Será que a ali no cárter a junta tem canais de refrigeração da agua do motor?
É possível existir sobrepressão no circuito de arrefecimento? o que origina?
Quais são os sintomas comuns de falha da bomba de água, além de ruído ou vazamento a partir do furo habitual nas bombas de água?
tenho receio pq se for da bomba ja vi que ha muito para desmontar e acho q nao me vou meter nisso.
se for do raio do tubo da esquerda, q espalharia por ali o liquido estou com sorte, mas duvido pq nao vejo forma de o liquido do radiador vertendo da zona esquerda no bloco passar para a zona da direita no lado do alternador.
obrigado... agora vou ali chorar um bocado.
: (