Boas pessoal.
Tenho um Patrol 260 que tem as seguintes alterções no motor:
-Cabeça da bomba de 12mm
-Tuches mecânicas
-Turbo TVG (KKK BV50) (proveniente de um Land Rover Discovery 3 TDV6 2.7)
-Saída de água do 6º cilindro
-Intercooler de um L200
-O bloco do motor é de um atmosférico (o de origem deu o berro e a troika não me deixou comprar um bloco de umRD28T), tive de abrir o buraco de descarga do turbo no mesmo sítio do de origem.
-Resistências de ignição de um Pajero (11V) com temporizador regulado para 8 segundos (o sistema de origem deu-me cabo do juízo!!)
O problema é o seguinte, o gajo consome meio litro de óleo a cada 500 km (velocidades entre 100 a 110 km/h), já lhe troquei o turbo porque pensava que o problema era esse mas não resolveu, e eu já começo a ficar f... porque não descubro a causa! Ele a frio deita fumo branco azulado mas depois de aquecer não deita fumo nenhum.
Fiz o teste de compressão (a frio) e deu entre 25 a 26 bar nos 6 cilindros (a pressão não está muito má e não é razão para esse consumo todo - Acho eu!), o turbo apesar de ser em 2ª mão tem uma folga radial do veio muito pequena, e não existe folga axial, o motor não tem fugas de óleo, quando está a trabalho no relanti sai muito pouco fumo pelo respiro da tampa das válvulas (tive de ligar um tubo ao respiro e afastar a outra ponta da ventoinha do radiador porque caso contrario não detetava esse fumo), e ainda com ele a trabalhar tiro a vareta do óleo e não vejo nada, nem salpicos nem fumos, o mesmo acontece com a tampa do óleo e o tubo de descarga do óleo do turbo está sem obstruções. O intercooler e os tubos estão sujos de óleo, mas pelo que pesquisei na net é normal.
Questões:
.Será que é do intercooler ser muito pequeno? (pressão o turbo - 1.5bar)
.Será que o filtro de origem é pequeno e provoca muito vácuo á entrada no turbo?
.Será que o snorkel "homemade" (tubo com 70mm de diâmetro) provoca muito estrangulamento, por sua vez muito vácuo?
.Será que o diametro do escape é muito pequeno? (63mm)
.Será os vedantes das válvulas?
.QUAL SERÁ A CAUSA!!?
Já não sei mais o que fazer!!
Abaixo segue um filme do fumo que o motor está a fazer.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=VDJHB_p65PM[/youtube]
Obrigado.