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Falha de motor (ligeiro soluçar...)

MensagemEnviado: 07 jun 2012, 08:29
por JCOSTA
Patroleiros

Tenho um problema no meu GR Y61 de 98 que não consigo perceber o que se passa e já procurei pelo fórum e não encontro uma descrição de avaria idêntica….

O motor tem uma ligeira falha entre as 1400 rpm e as 1700 rpm, (começa a soluçar) que é mais sentida, quando circulo em 4ª ou 5ª num ritmo constante (entre os 50km/h e os 60Km/h de velocidade) e mantenho o acelerador na mesma posição.

O que normalmente acontece é que o motor vai subindo de regime ligeiramente e naquela faixa de rotação começa a soluçar/falhar ligeiramente, e só desaparece quando a rotação acaba de passar as 1700 rpm, ou quando eu carrego mais no acelerado. Apesar de ser uma falha ligeira é desagradável para a utilização diária porque, quando acontece, tenho de reduzir de mudança para elevar a rotação, ou se a mudança aguentar, carregar mais no acelerador, situação delicada quando se circula (por exemplo) numa estada nacional, em fila, e o transito não permite circular a velocidades diferentes destas....

Quanto a manutenção, tenho tudo mudado (filtros todos, etc,…) e já fiz um teste à BI e não tem erros associados!
Equaciono uma avaria no acelerador eléctrico, ou no medidor de massa de ar, ou até mesmo na própria bomba de injecção, mas não queria começar a mexer à sorte, porque de resto o motor está muito bom e a puxar bem.

Quem pode ajudar neste desafio?

Re: Falha de motor (ligeiro soluçar...)

MensagemEnviado: 07 jun 2012, 09:41
por José M Barateiro
Já fos-te à nissan para ligar à maquina para ver se acusa algum erro?
Ou então...maf

Re: Falha de motor (ligeiro soluçar...)

MensagemEnviado: 07 jun 2012, 10:28
por midnightlimb
Esses injectores já foram limpos alguma vez?

Re: Falha de motor (ligeiro soluçar...)

MensagemEnviado: 07 jun 2012, 10:51
por JCOSTA
Agradecendo o interesse em ajudar, esclareço que ainda não foi à Nissan, mas já o liguei a uma maquina de diagnostico com as mesmas potencialidade e não registou nenhum tipo de avaria eléctrico/electrónico, fazendo um teste parado e em andamento.

Quanto aos injectores, nunca mexi, mas o GR tem poucos Km (115000) e não me parece estarem sujos porque tirando esta falha, o GR puxa bem, e não faz fumo preto....

O motor está 100% original e a unica alteração que fiz foi desligar a algum tempo a ERG e a Borboleta, bloqueando o tudo comum do vácuo. Acho que não tem a ver com este pormenor, mas.....

Re: Falha de motor (ligeiro soluçar...)

MensagemEnviado: 07 jun 2012, 15:04
por andremota77
JCOSTA Escreveu:Agradecendo o interesse em ajudar, esclareço que ainda não foi à Nissan, mas já o liguei a uma maquina de diagnostico com as mesmas potencialidade e não registou nenhum tipo de avaria eléctrico/electrónico, fazendo um teste parado e em andamento.

Quanto aos injectores, nunca mexi, mas o GR tem poucos Km (115000) e não me parece estarem sujos porque tirando esta falha, o GR puxa bem, e não faz fumo preto....

O motor está 100% original e a unica alteração que fiz foi desligar a algum tempo a ERG e a Borboleta, bloqueando o tudo comum do vácuo. Acho que não tem a ver com este pormenor, mas.....


vai a uma oficina da especialidade. alguem que conheça bem esses motores. é o melhor! :nod:

Re: Falha de motor (ligeiro soluçar...)

MensagemEnviado: 07 jun 2012, 21:21
por nuno toribio
a minha l200 faz o mesmo as vezes.... e de 2008. deste que a tenho.

nunca acharam anomalia nenhuma, mesmo quando na garantia foi mudado filtros tudo visto o o problema por vezes continua quando vou em especial em 5 so com um bocadinho de acelerador na calha dos 50 60.

prece momentaneas faltas de gasolio....... tem box de potencia na carrinha tanto faz com ela ligada como desligada. :angry: :angry: :angry: :angry: :angry:

Re: Falha de motor (ligeiro soluçar...)

MensagemEnviado: 08 jun 2012, 00:50
por v.hunter
Grande Santana Do Mato!!! [bigsmile] [bigsmile] [bigsmile] [bigsmile]

Re: Falha de motor (ligeiro soluçar...)

MensagemEnviado: 08 jun 2012, 07:58
por JCOSTA
grandes receitas....[img][/img]

com esses remédios o paciente morrerá da cura! [img][/img]

Voltando ao tema do falhanço do motor, e na expectativa de que algum patroleiro percebe efectivamente da mecanica dos GR, mais sugestões serão bem-vindas...Já alguém teve problemas com o acelerador eléctrico? numa primeira abordagem inclino-me para o seu mau funcionamento.....[img][/img]

Re: Falha de motor (ligeiro soluçar...)

MensagemEnviado: 08 jun 2012, 10:06
por andremota77
JCOSTA Escreveu:grandes receitas....

com esses remédios o paciente morrerá da cura!

Voltando ao tema do falhanço do motor, e na expectativa de que algum patroleiro percebe efectivamente da mecanica dos GR, mais sugestões serão bem-vindas...Já alguém teve problemas com o acelerador eléctrico? numa primeira abordagem inclino-me para o seu mau funcionamento.....


eu continua a dizer-te o mesmo, consulta um mecanico bom nesta área, senão vais andar a comprar peças e andar a testar e depois já não podes devolver o material

até pode ser o acelarador, BI eletronica, centralina, etc.

Re: Falha de motor (ligeiro soluçar...)

MensagemEnviado: 08 jun 2012, 16:11
por cristiano
o ideal...é BI mecanica com embolo de 12 mm , injectores mecanicos, acelarador mecanico, acerto para o conta rotaçoes ficar ok e ta novo...

Re: Falha de motor (ligeiro soluçar...)

MensagemEnviado: 09 jun 2012, 17:46
por JCOSTA
cristiano Escreveu:o ideal...é BI mecanica com embolo de 12 mm , injectores mecanicos, acelarador mecanico, acerto para o conta rotaçoes ficar ok e ta novo...



Poderia ser uma solução, mas por enquanto, pretendo manter o GR a esse nível original. Também não tenho 100% certo que o problema seja da BI, e por o vejo nos comentários que vão chegando não é uma avaria comum. Tenho de continuar a pesquisar. Em todo o caso, agradeço a sugestão.

Re: Falha de motor (ligeiro soluçar...)

MensagemEnviado: 09 jun 2012, 18:09
por JCOSTA
nuno toribio Escreveu:a minha l200 faz o mesmo as vezes.... e de 2008. deste que a tenho.

nunca acharam anomalia nenhuma, mesmo quando na garantia foi mudado filtros tudo visto o o problema por vezes continua quando vou em especial em 5 so com um bocadinho de acelerador na calha dos 50 60.

prece momentaneas faltas de gasolio....... tem box de potencia na carrinha tanto faz com ela ligada como desligada. :angry: :angry: :angry: :angry: :angry:


Na realidade não é normal que este tipo de falha seja admissível quando uma viatura é nova. Na garantia deveriam ter feito alguma coisa para corrigir isso!

O meu caso, a anomalia na realidade parece falha momentaneamente de gasóleo como refere, mas não consegui descortinar ate ao momento a origem.... Apesar de não aparentar ser grave, é uma falha incomodativo quando se tem de circular a baixa velocidade.

Re: Falha de motor (ligeiro soluçar...)

MensagemEnviado: 09 jun 2012, 18:17
por JCOSTA
andremota77 Escreveu:
JCOSTA Escreveu:grandes receitas....

com esses remédios o paciente morrerá da cura!

Voltando ao tema do falhanço do motor, e na expectativa de que algum patroleiro percebe efectivamente da mecanica dos GR, mais sugestões serão bem-vindas...Já alguém teve problemas com o acelerador eléctrico? numa primeira abordagem inclino-me para o seu mau funcionamento.....


eu continua a dizer-te o mesmo, consulta um mecanico bom nesta área, senão vais andar a comprar peças e andar a testar e depois já não podes devolver o material

até pode ser o acelarador, BI eletronica, centralina, etc.


É o que me resta, será procurar algum mecânico mais familiarizado com estes motores, no entanto, na região de Aveiro, não vai ser fácil....

Este tipo de falhas, por experiência que tenho em outras viaturas que já tive é das mais chatas e difíceis de descobrir. Será uma questão de tempo, mas irei conseguido resolver.

Re: Falha de motor (ligeiro soluçar...)

MensagemEnviado: 09 jun 2012, 21:13
por nuno toribio
JCOSTA Escreveu:
nuno toribio Escreveu:a minha l200 faz o mesmo as vezes.... e de 2008. deste que a tenho.

nunca acharam anomalia nenhuma, mesmo quando na garantia foi mudado filtros tudo visto o o problema por vezes continua quando vou em especial em 5 so com um bocadinho de acelerador na calha dos 50 60.

prece momentaneas faltas de gasolio....... tem box de potencia na carrinha tanto faz com ela ligada como desligada. :angry: :angry: :angry: :angry: :angry:


Na realidade não é normal que este tipo de falha seja admissível quando uma viatura é nova. Na garantia deveriam ter feito alguma coisa para corrigir isso!

O meu caso, a anomalia na realidade parece falha momentaneamente de gasóleo como refere, mas não consegui descortinar ate ao momento a origem.... Apesar de não aparentar ser grave, é uma falha incomodativo quando se tem de circular a baixa velocidade.


eu sei bem o incomodo que é......... :bangg: :bangg: :bangg: ter um carro com garantia que agora ja acabou e nunca me resolveram nada deixei la a carrinha uma semana e tudo esprimentaram notaram por uma das vezes os sitomas eeeeeee :bem: :bem: :bem: nada porque nao liga luz do motor nao conseguiram descobri a avaria, ja ouve um mecanico que me disse tira o deposito do combustivel fora, manda limpar e vais ver que passa. :angry: :angry: carro novo nao me cheira deposito sujo, ate porque é dempre na calha da mesma velocidade.

Re: Falha de motor (ligeiro soluçar...)

MensagemEnviado: 09 jun 2012, 21:17
por nuno toribio
JCOSTA Escreveu:
andremota77 Escreveu:
JCOSTA Escreveu:grandes receitas....

com esses remédios o paciente morrerá da cura!

Voltando ao tema do falhanço do motor, e na expectativa de que algum patroleiro percebe efectivamente da mecanica dos GR, mais sugestões serão bem-vindas...Já alguém teve problemas com o acelerador eléctrico? numa primeira abordagem inclino-me para o seu mau funcionamento.....


eu continua a dizer-te o mesmo, consulta um mecanico bom nesta área, senão vais andar a comprar peças e andar a testar e depois já não podes devolver o material

até pode ser o acelarador, BI eletronica, centralina, etc.


É o que me resta, será procurar algum mecânico mais familiarizado com estes motores, no entanto, na região de Aveiro, não vai ser fácil....

Este tipo de falhas, por experiência que tenho em outras viaturas que já tive é das mais chatas e difíceis de descobrir. Será uma questão de tempo, mas irei conseguido resolver.


uma solucao que eu disse na mitsubish foi trocarem a centralina so para esprimentar, a resposta deles foi simples..... o motor nao revela avaria alguma quando ligado ao " computador de diagnostiscos". conclusao fiquei com ela assim :grrr: :grrr: :grrr: :grrr: se tivesses alguem com que trocar a centralina eu tenho uma fé que o problema vem dai.

Re: Falha de motor (ligeiro soluçar...)

MensagemEnviado: 09 jun 2012, 22:34
por cristiano
cristiano Escreveu:o ideal...é BI mecanica com embolo de 12 mm , injectores mecanicos, acelarador mecanico, acerto para o conta rotaçoes ficar ok e ta novo...

O problema deve tar por aqui...

Re: Falha de motor (ligeiro soluçar...)

MensagemEnviado: 10 jun 2012, 21:25
por nuno toribio
cristiano Escreveu:
cristiano Escreveu:o ideal...é BI mecanica com embolo de 12 mm , injectores mecanicos, acelarador mecanico, acerto para o conta rotaçoes ficar ok e ta novo...

O problema deve tar por aqui...


cris no caso da minha carrinha, com motor commorail nao posso meter bomba mecanica!!!! entao nao trabalha com bomba de alta pressao ou la o que é? :confused: :confused:

Re: Falha de motor (ligeiro soluçar...)

MensagemEnviado: 11 jun 2012, 09:47
por cristiano
nao conheco esses motores ... :oops:

Re: Falha de motor (ligeiro soluçar...)

MensagemEnviado: 13 jun 2012, 12:08
por Gil
cristiano Escreveu:
cristiano Escreveu:o ideal...é BI mecanica com embolo de 12 mm , injectores mecanicos, acelarador mecanico, acerto para o conta rotaçoes ficar ok e ta novo...

O problema deve tar por aqui...


Cris, uma pessoa que tenha um Patrol original e aconteça esse problema, tem de fazer essa alteração para ficar com o problema resolvido?! não creio... algo aí não está a bater bem, obvio que devido a uma avaria. mas a mesma não desaparece apenas e só se mudares estes componentes. ficava melhor sem duvida, e eu pessoalmente se tivesse esse motor procedia a tal alteração, mas vai por partes... que se isso começou a ter esse sintoma, em tempos não o teve e estava direito.

cumprimentos.

Re: Falha de motor (ligeiro soluçar...)

MensagemEnviado: 13 jun 2012, 17:32
por andremota77
Gil Escreveu:
cristiano Escreveu:
cristiano Escreveu:o ideal...é BI mecanica com embolo de 12 mm , injectores mecanicos, acelarador mecanico, acerto para o conta rotaçoes ficar ok e ta novo...

O problema deve tar por aqui...


Cris, uma pessoa que tenha um Patrol original e aconteça esse problema, tem de fazer essa alteração para ficar com o problema resolvido?! não creio... algo aí não está a bater bem, obvio que devido a uma avaria. mas a mesma não desaparece apenas e só se mudares estes componentes. ficava melhor sem duvida, e eu pessoalmente se tivesse esse motor procedia a tal alteração, mas vai por partes... que se isso começou a ter esse sintoma, em tempos não o teve e estava direito.

cumprimentos.



ó Gil, o Cristiano disse que o problema está por ai.

neste caso em algum deste componentes e claro que recomendou o que ele devia fazer para resolver o problema dos Y61

Re: Falha de motor (ligeiro soluçar...)

MensagemEnviado: 13 jun 2012, 19:05
por cristiano
correto andre... :okkk:

Re: Falha de motor (ligeiro soluçar...)

MensagemEnviado: 13 jun 2012, 21:17
por JCOSTA
Gil Escreveu:
cristiano Escreveu:
cristiano Escreveu:o ideal...é BI mecanica com embolo de 12 mm , injectores mecanicos, acelarador mecanico, acerto para o conta rotaçoes ficar ok e ta novo...

O problema deve tar por aqui...


Cris, uma pessoa que tenha um Patrol original e aconteça esse problema, tem de fazer essa alteração para ficar com o problema resolvido?! não creio... algo aí não está a bater bem, obvio que devido a uma avaria. mas a mesma não desaparece apenas e só se mudares estes componentes. ficava melhor sem duvida, e eu pessoalmente se tivesse esse motor procedia a tal alteração, mas vai por partes... que se isso começou a ter esse sintoma, em tempos não o teve e estava direito.

cumprimentos.



percebo o vosso ponto de vista e até imagino as eventuais vantagens de uma BI para determinado tipo de utilizações, mas não gosto dessa alteração o para o meu caso! Eventualmente no futuro pode ser uma solução a estudar caso venha a confirmar que o problema é efectivamente da Bomba.

Re: Falha de motor (ligeiro soluçar...)

MensagemEnviado: 02 jul 2012, 23:35
por pealcasi
a mim já me aconteceu. Medidor de massa ar.
penso que para o 6 cilindros custa cerca de 400€ + iva.
consegui que me reparassem o meu por 100€.

Re: Falha de motor (ligeiro soluçar...)

MensagemEnviado: 03 jul 2012, 14:13
por FilipeFalcão
cristiano Escreveu:o ideal...é BI mecanica com embolo de 12 mm , injectores mecanicos, acelarador mecanico, acerto para o conta rotaçoes ficar ok e ta novo...


Nada como motores á antiga!

Re: Falha de motor (ligeiro soluçar...)

MensagemEnviado: 08 jul 2012, 09:43
por JCOSTA
pealcasi Escreveu:a mim já me aconteceu. Medidor de massa ar.
penso que para o 6 cilindros custa cerca de 400€ + iva.
consegui que me reparassem o meu por 100€.



Na realidade também me inclino nesta 1ª fase para problemas no medidor de massa de ar. Temos que ir descobrindo por fases, até se solucionar o problema, faz parte do desafio....

A falha que tinha verificado no seu detectou-a através de teste em maquina, ou foi por tentativas?