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A saga das temperaturas!

MensagemEnviado: 19 mai 2011, 21:41
por Raul Costa
Muitos têm falado da temperatura que os motores dos patrois atingem, muitos têm o mesmo problema em outras marcas como por exemplos os Toyotas, muitos já fizeram alterações atrás de alterações que vêm resolver o problema e que normalmente associam a algo como o radiador, ou alteração de turbo para TGV, outros dizem, resolvi, questiona-mos e o que fizestes?... “troquei o radiador, meti um TGV e ainda fiz o by-pass no bloco”, ficámos a saber que estas alterações todas juntas resolvem, a questão é se era necessário todas elas?!?!?... e a resposta é NÃO.

Assim vou contar a alteração que a minha viatura sofre e que acabou por completo com as temperaturas, aguardo ainda dias de mais calor para o teste ser feito até à exaustão e tudo se resolve com 1,5m de tubo, uma soldadura e 2 horas de mão de obra.

Efectivamente o que sempre tem sido associado às altas temperaturas que os motores atingem é a água proveniente do turbo e a prova é que alteram para turbos de geometria variável e o problema fica resolvido... será necessário mudar de turbo para resolver o problema???... NÃO

O nosso turbo é arrefecido com água proveniente do motor, agua essa que à passagem do turbo atinge temperaturas elevadíssimas (200º) e volta a entrar dentro do bloco, ora, se não a voltarmos a colocar dentro do motor, deixamos de ter aquecimento e foi essa mesma alteração que fiz, a água entra no turbo e a saída foi alterada, não para o bloco mas sim para o sítio da purga antes de entrar no radiador, trabalho este executado pela oficina XS5 (Xico do Sarge) e ficou tão perfeito mais parecia de origem.

Resultado do teste, primeiro foi levar um aquecimento a umas rampas que segundo o mecânico é a primeira vez que vai lá com um GR e que não aqueceu, mas, não fui eu que certifiquei, peguei no carrinho, entrei na Auto Estrada, circulei a uma velocidade de 120 / 130 e normalmente quando chegava às subidas mais longas e quase a chegar ao final, tinha de tirar um pouco pé para baixar um pouco a pressão do turbo porque a temperatura chegava aos 86º/88º, embora não fosse grave, era para evitar que a mesma continuasse a subir e estamos a falar com o turbo a fazer 0,4bar.

Desta vez e confiante no trabalho executado, antes mesmo das subidas, abri o turbo para 1,8bar e carreguei um pouco para circular a 130Km/h e o resultado final foi simplesmente fascinante, o carro não passou dos 75º!!!... simplesmente fantástico.

Velocidade normal, turbo a fazer 0,4/0,5 bar a temperatura anda nos 72º / 73º, não sobe nem desce, turbo a 1,8bar o máximo que consegui nas condições descritas... 75º!

Dou assim por terminada a saga das temperaturas e quem quiser ver com os próprios olhos é só combinar, não fiz qualquer outra alteração, não mexi em débitos... nada, somente isto.

Mais uma vez, um excelente trabalho do XS5 que fez todas as medições de temperatura após o primeiro teste, desde caudal e circulação de água do turbo, temperatura do turbo, bloco e tubagem... o resultado final é meus amigos excelente.

Este post não e para fazer publicidade nem a carros nem a oficinas, é simplesmente para ajudar todos os amantes dos jipes a resolver um problema que muitos tem atormentado.

Espero ter ajudado.

Re: A saga das temperaturas!

MensagemEnviado: 19 mai 2011, 21:50
por Santana do Mato
É claro que ajuda. Já fiquei com a ideia e decerto que que tenho que fazer a passagem na traseira do 6 cilindro e por acaso quando o meu motor foi reparado, como não percebo muito de mecânica, fui sempre fazendo perguntas de como funcionavam as peçes que se ia montado e fiquei na ideia que a agua vai do turbo para o bloco sem arrefecimento. Ora aí está uma boa resolução que talvez já alguém tenha feito mas não se descose.


:respct: :respct: :respct: :respct:

Re: A saga das temperaturas!

MensagemEnviado: 19 mai 2011, 21:56
por Raul Costa
Santana do Mato Escreveu:É claro que ajuda. Já fiquei com a ideia e decerto que que tenho que fazer a passagem na traseira do 6 cilindro e por acaso quando o meu motor foi reparado, como não percebo muito de mecânica, fui sempre fazendo perguntas de como funcionavam as peçes que se ia montado e fiquei na ideia que a agua vai do turbo para o bloco sem arrefecimento. Ora aí está uma boa resolução que talvez já alguém tenha feito mas não se descose.


:respct: :respct: :respct: :respct:


Um pequeno à parte, a água vai do turbo para o bloco, mas deixa de ir... vai diretinha para depois do motor, esquece o by-pass e essas coisas, não é necessário nada disso, esta alteração não deve custar em material, 20€ e em mão de obra uns 30€ sei lá... ou seja, com um valor tão baixo não façam outra coisa, querem ir medir o meu, combinem... experimentem e digam algo.

Re: A saga das temperaturas!

MensagemEnviado: 19 mai 2011, 22:00
por andremota77
o teste até pode ser a subida da A8 em direcção a Montachique. vou tratar disso o quanto antes, pois o meu com os 35" fica logo de boca aberta :okkk:

Re: A saga das temperaturas!

MensagemEnviado: 19 mai 2011, 22:01
por Raul Costa
Outra coisa, os carro de origem vêm assim porque não era suposto andar-mos com os turbos a debitar 1,8bar, a bombas a debitar este mundo e o outro e pneus que parecem tractores... queremos alterar os carros, teremos de adaptar a mecânica para tais alterações.

Obviamente que se tiverem um radiador todo tapado, o termostato trancado etc, não há alteração que funcione e por fim, a minha sugestão, não façam esta alteração sem termostato, se não o têm, coloquem-no.

Re: A saga das temperaturas!

MensagemEnviado: 19 mai 2011, 22:03
por Santana do Mato
Raul Costa Escreveu:
Santana do Mato Escreveu:É claro que ajuda. Já fiquei com a ideia e decerto que que tenho que fazer a passagem na traseira do 6 cilindro e por acaso quando o meu motor foi reparado, como não percebo muito de mecânica, fui sempre fazendo perguntas de como funcionavam as peçes que se ia montado e fiquei na ideia que a agua vai do turbo para o bloco sem arrefecimento. Ora aí está uma boa resolução que talvez já alguém tenha feito mas não se descose.


:respct: :respct: :respct: :respct:


Um pequeno à parte, a água vai do turbo para o bloco, mas deixa de ir... vai diretinha para depois do motor, esquece o by-pass e essas coisas, não é necessário nada disso, esta alteração não deve custar em material, 20€ e em mão de obra uns 30€ sei lá... ou seja, com um valor tão baixo não façam outra coisa, querem ir medir o meu, combinem... experimentem e digam algo.



Já tinha percebido o raciocinio. Então quer dizer que o turbo aquece a agua de CARA###! e depois não arrefece o bloco em condições.

Por acaso tenho andado esta semana para esses lados, mas ia mas era medir a temperatura das minis. :D

Re: A saga das temperaturas!

MensagemEnviado: 19 mai 2011, 22:06
por Raul Costa
andremota77 Escreveu:o teste até pode ser a subida da A8 em direcção a Montachique. vou tratar disso o quanto antes, pois o meu com os 35" fica logo de boca aberta :okkk:


André, só estou à espera de um dia bem quente para acreditar, pois a temperatura exterior devia rondar os 26º e o carrito não passou dos 75º, quero voltar à A8 com temperaturas acima dos 32º.

De qualquer das formas, no estado normal aquecia mais... :nhnhn:

Re: A saga das temperaturas!

MensagemEnviado: 19 mai 2011, 22:08
por Raul Costa
Santana do Mato Escreveu:

Já tinha percebido o raciocinio. Então quer dizer que o turbo aquece a agua de CARA###! e depois não arrefece o bloco em condições.

Por acaso tenho andado esta semana para esses lados, mas ia mas era medir a temperatura das minis. :D


Quer dizer que o turbo leva a água a temperaturas extremas, que por sua vez entra dentro do bloco e se junto com a água quente do motor, formando assim uma temperatura média elevada.

Re: A saga das temperaturas!

MensagemEnviado: 20 mai 2011, 09:47
por Filipe Loureiro
Obrigado pelo testemunho Raul :olaaaa:

Entre outras é esta a razão de ser de um fórum/comunidade :nod:

GD Abraço :okkk:

Re: A saga das temperaturas!

MensagemEnviado: 20 mai 2011, 09:59
por PJHO
Obrigado Raúl!
Excelente contributo. :respct:
Eu era céptico quanto a essa alteração ter efeitos profundos, mas pelos vistos, valeu a pena.
No meu caso com o TGV é que começou a aquecer, mas havia outras invenções...
Obrigado, companheiro!
:clapp:

Re: A saga das temperaturas!

MensagemEnviado: 26 mai 2011, 16:19
por NSF
E umas "fotitas" não se arranja? :fiuu:

Re: A saga das temperaturas!

MensagemEnviado: 26 mai 2011, 18:18
por Sergio F
NSF Escreveu:E umas "fotitas" não se arranja? :fiuu:

Pois isso é que era de valor, mas na mesma muito obrigado por partilhar. Vou fazer isso no meu.

Re: A saga das temperaturas!

MensagemEnviado: 26 mai 2011, 22:24
por father
epa desculpa la mas isso ja nao e novidade.

eu ja a 5 anos que sei da existencia desse metodo, foi o que fiz no honda para nao haver sodre aquecimento da agua bem como do oleo que em vez de fazer retorno ao carter ia direto ao radiador de oleo

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sory as fotos no teu topico


mas euma coisa banal nos tunings :)[/quote]

Re: A saga das temperaturas!

MensagemEnviado: 26 mai 2011, 22:24
por father
claro que resulta :)

ha pequenas coisas qu adianta muito e a malta nao liga


quer tudo baixar a temperatura da agua mas esquece do oleo :)

do tipo a agua anda a 70 graus o oleo passa 3 milimetros mais ao lado a 180 ou 200, mas isso ta-se bem.

por iso e que as cabeças estalao sem aquecer.

se a malta pensar em arrefecer o oleo a agua por sua vez tambem baixa, ha gajos a meter radiadores maiores, relas ao 6 cilindro,bombas eletricas.etc etc

e nem radiador de oleo tem, ou entao tem coisas miniaturas.

isso ja foi aplicado em aguns patrois so que nunc aqui foi comentado.

porque o segredo e a alma do negocio, porque o que e de todos nao e de ninguem.

sao essas pequenas diferenças de conhecimentos que nos torna diferentes, e que se todos forem mecanicos, morrem todos a fome :) lolololool

por isso e que ha patrois que vao a 160/170 na auto estrada e nao aquecem, outros acima dos 120 começao logo a aquecer[/quote]

Re: A saga das temperaturas!

MensagemEnviado: 26 mai 2011, 22:25
por father
alm disso existe outro sistema diferente do todos esses

que era o caso do honda

radiador de agua com circuito independente do resto do motor, ou seja


interculer ar/agua/oleo arrefecido eletronicamente por uma bomba de rifregiraçao, onde o circuito de agua do turbo era alimentado, que por sua tinha palhetas intercaladas onde passa o oleo para tambem ser arrefecido.

radiador de arrefecimento de combustivel,
injeçao de agua para arrefecimento dos pistons e aumento de potencia,visto a agua ter oxigenio e hidrogenio, o que aumenta a potencia do motor

injeçao de agua direta sobre a superficie do interculer:exemplo

no filme fast as furios ha la uma parte em que aparece um carro a deitar agua dos lados, isso e injeçao de agua direta sobre os interculer ou radiadores de arrefecimento

isto e interculer ar/agua

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radiador de oleo areffecido a agua

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sistema de arrefecimento da agua que alimenta o interculer e o radiador de oleo para manter a temperatura imovivel,tanto con injeçao de nitro ou turbinado

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e muito mais material para controlar a temperatura[/quote]

Re: A saga das temperaturas!

MensagemEnviado: 26 mai 2011, 22:25
por father
sistema independente de alimentaçao de agua ao turbo

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tambem pode ser utilizado comco injeçao de agua aos pistons[/quote]

Re: A saga das temperaturas!

MensagemEnviado: 26 mai 2011, 22:26
por father








como podem ver existe maneira de contronao o problema de temperatura ao patrol.

ou seja isso nao e problema, o problema e andarem todos atraz de conversas uns dos outros e nao tentaem obter respostas.


o jipe e um carro tunnig mas em vez de ser para estrada e para monte

ou seja os procedimentos a ter sao os mesmos de um carros de corridas de rua


mais potenci , travoes melhores e fiabilidade

ou seja civic 1600 com 523 cv sem nitro e 700 com nitro

[/quote]

Re: A saga das temperaturas!

MensagemEnviado: 27 mai 2011, 10:49
por Edgar Ferreira
Granda Father! :clapp:

Re: A saga das temperaturas!

MensagemEnviado: 29 mai 2011, 14:07
por Santana do Mato
Quem sabe, sabe! :king:

Re: A saga das temperaturas!

MensagemEnviado: 01 jun 2011, 16:45
por Gil
Edgar Ferreira Escreveu:Granda Father! :clapp:


bem este topico já cá devia estar há bem mais tempo! [hum]
e como se diz, estamos sempre a aprender :sabe:

sobre o Father e mais alguns que aqui param, :respct: eles :sabe: !

Re: A saga das temperaturas!

MensagemEnviado: 01 jun 2011, 17:55
por father
SE ESTE TOPICO ESTIVESSE AQUI HA MAIS TEMPO EU NA TINAH FEITO EUROS A FAZER ESSAS ALTERAÇOES LOLLOLOLO

Re: A saga das temperaturas!

MensagemEnviado: 01 jun 2011, 18:14
por pedroarca
antes de mais parabens raul por compartilhares a informaçao..


felizmente nunca tive problemas da aquecimento no meu faisca :dance: :dance: :dance: :dance: mas essa peça que father mostra que arrefeçe o oleo penso que se chama bostercooler , o meu toy vai leva le antes de qualquer upgrade no motor, que axam disso os entendidos? ja ha um aplicado aki num toy e possovos dizer que autoestrada a malhar a 160 mais de 100km seguidos e o toy nem mexe a temperatura, haver se da resultado no meu :clapp: :clapp: :clapp: :clapp: :clapp: :clapp:

Re: A saga das temperaturas!

MensagemEnviado: 01 jun 2011, 18:29
por father
mas atençao que o vx estala cabeças sem aquecer loloolol

Re: A saga das temperaturas!

MensagemEnviado: 01 jun 2011, 19:31
por pedroarca
esplica la isso father que eu nao entendi mesmo sao fracas? a algo para reforçar?

se puderes nao quero estragar o negocio a ninguem

abraço :olaaaa: :olaaaa: :olaaaa: :olaaaa: :olaaaa:

Re: A saga das temperaturas!

MensagemEnviado: 01 jun 2011, 19:52
por father
lloloolol nao ha nada apra melhorar mas tem defeito no 4 cilindro hihihihi e mal de nascença

a unica soluçao e meter um radiador so ao 4 cilindro