A saga das temperaturas!

Muitos têm falado da temperatura que os motores dos patrois atingem, muitos têm o mesmo problema em outras marcas como por exemplos os Toyotas, muitos já fizeram alterações atrás de alterações que vêm resolver o problema e que normalmente associam a algo como o radiador, ou alteração de turbo para TGV, outros dizem, resolvi, questiona-mos e o que fizestes?... “troquei o radiador, meti um TGV e ainda fiz o by-pass no bloco”, ficámos a saber que estas alterações todas juntas resolvem, a questão é se era necessário todas elas?!?!?... e a resposta é NÃO.
Assim vou contar a alteração que a minha viatura sofre e que acabou por completo com as temperaturas, aguardo ainda dias de mais calor para o teste ser feito até à exaustão e tudo se resolve com 1,5m de tubo, uma soldadura e 2 horas de mão de obra.
Efectivamente o que sempre tem sido associado às altas temperaturas que os motores atingem é a água proveniente do turbo e a prova é que alteram para turbos de geometria variável e o problema fica resolvido... será necessário mudar de turbo para resolver o problema???... NÃO
O nosso turbo é arrefecido com água proveniente do motor, agua essa que à passagem do turbo atinge temperaturas elevadíssimas (200º) e volta a entrar dentro do bloco, ora, se não a voltarmos a colocar dentro do motor, deixamos de ter aquecimento e foi essa mesma alteração que fiz, a água entra no turbo e a saída foi alterada, não para o bloco mas sim para o sítio da purga antes de entrar no radiador, trabalho este executado pela oficina XS5 (Xico do Sarge) e ficou tão perfeito mais parecia de origem.
Resultado do teste, primeiro foi levar um aquecimento a umas rampas que segundo o mecânico é a primeira vez que vai lá com um GR e que não aqueceu, mas, não fui eu que certifiquei, peguei no carrinho, entrei na Auto Estrada, circulei a uma velocidade de 120 / 130 e normalmente quando chegava às subidas mais longas e quase a chegar ao final, tinha de tirar um pouco pé para baixar um pouco a pressão do turbo porque a temperatura chegava aos 86º/88º, embora não fosse grave, era para evitar que a mesma continuasse a subir e estamos a falar com o turbo a fazer 0,4bar.
Desta vez e confiante no trabalho executado, antes mesmo das subidas, abri o turbo para 1,8bar e carreguei um pouco para circular a 130Km/h e o resultado final foi simplesmente fascinante, o carro não passou dos 75º!!!... simplesmente fantástico.
Velocidade normal, turbo a fazer 0,4/0,5 bar a temperatura anda nos 72º / 73º, não sobe nem desce, turbo a 1,8bar o máximo que consegui nas condições descritas... 75º!
Dou assim por terminada a saga das temperaturas e quem quiser ver com os próprios olhos é só combinar, não fiz qualquer outra alteração, não mexi em débitos... nada, somente isto.
Mais uma vez, um excelente trabalho do XS5 que fez todas as medições de temperatura após o primeiro teste, desde caudal e circulação de água do turbo, temperatura do turbo, bloco e tubagem... o resultado final é meus amigos excelente.
Este post não e para fazer publicidade nem a carros nem a oficinas, é simplesmente para ajudar todos os amantes dos jipes a resolver um problema que muitos tem atormentado.
Espero ter ajudado.
Assim vou contar a alteração que a minha viatura sofre e que acabou por completo com as temperaturas, aguardo ainda dias de mais calor para o teste ser feito até à exaustão e tudo se resolve com 1,5m de tubo, uma soldadura e 2 horas de mão de obra.
Efectivamente o que sempre tem sido associado às altas temperaturas que os motores atingem é a água proveniente do turbo e a prova é que alteram para turbos de geometria variável e o problema fica resolvido... será necessário mudar de turbo para resolver o problema???... NÃO
O nosso turbo é arrefecido com água proveniente do motor, agua essa que à passagem do turbo atinge temperaturas elevadíssimas (200º) e volta a entrar dentro do bloco, ora, se não a voltarmos a colocar dentro do motor, deixamos de ter aquecimento e foi essa mesma alteração que fiz, a água entra no turbo e a saída foi alterada, não para o bloco mas sim para o sítio da purga antes de entrar no radiador, trabalho este executado pela oficina XS5 (Xico do Sarge) e ficou tão perfeito mais parecia de origem.
Resultado do teste, primeiro foi levar um aquecimento a umas rampas que segundo o mecânico é a primeira vez que vai lá com um GR e que não aqueceu, mas, não fui eu que certifiquei, peguei no carrinho, entrei na Auto Estrada, circulei a uma velocidade de 120 / 130 e normalmente quando chegava às subidas mais longas e quase a chegar ao final, tinha de tirar um pouco pé para baixar um pouco a pressão do turbo porque a temperatura chegava aos 86º/88º, embora não fosse grave, era para evitar que a mesma continuasse a subir e estamos a falar com o turbo a fazer 0,4bar.
Desta vez e confiante no trabalho executado, antes mesmo das subidas, abri o turbo para 1,8bar e carreguei um pouco para circular a 130Km/h e o resultado final foi simplesmente fascinante, o carro não passou dos 75º!!!... simplesmente fantástico.
Velocidade normal, turbo a fazer 0,4/0,5 bar a temperatura anda nos 72º / 73º, não sobe nem desce, turbo a 1,8bar o máximo que consegui nas condições descritas... 75º!
Dou assim por terminada a saga das temperaturas e quem quiser ver com os próprios olhos é só combinar, não fiz qualquer outra alteração, não mexi em débitos... nada, somente isto.
Mais uma vez, um excelente trabalho do XS5 que fez todas as medições de temperatura após o primeiro teste, desde caudal e circulação de água do turbo, temperatura do turbo, bloco e tubagem... o resultado final é meus amigos excelente.
Este post não e para fazer publicidade nem a carros nem a oficinas, é simplesmente para ajudar todos os amantes dos jipes a resolver um problema que muitos tem atormentado.
Espero ter ajudado.