Como funcionam os sistemas de arrefecimento dos carros

Melhoramentos, correcções e Afinações, está tudo aqui.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2078
Registado: 10 abr 2006, 19:48
Localização: Viseu

Como funcionam os sistemas de arrefecimento dos carros

Mensagem por PJHO » 05 nov 2010, 19:26

Aconselho seriamente a leitura atenta do conteúdo deste site.

http://carros.hsw.uol.com.br/sistemas-de-arrefecimento-dos-carros.htm

Já aprendi mais qualquer coisa. Ou melhor esclareci as dúvidas.
Este ponto é de especial interesse:
http://carros.hsw.uol.com.br/sistemas-de-arrefecimento-dos-carros3.htm

Conclui/consolidei:
1 - Pressão qb no circuito de arrefecimento é favorável porque faz aumentar o ponto de ebulição do líquido de arrefecimento.
2 - Indiscutivelmente que é melhor um bom líquido de arrefecimento (vulgo anti-congelante) do que água, seja ela da torneira ou pura, puríssima. Os líquidos de arrefecimento próprios (vulgarmente C2H6O2/Água) têm pontos de congelamento (até -25ºC) e ebulição melhores para o efeito desejado (até 113º contra os 100º da água pura à pressão atmosférica). Sob alguma pressão o ponto de ebulição pode ainda aumentar. Em suma, esqueçam em definitivo a água no radiador. Só para desenrascar!


A água é um dos fluidos mais eficazes na conservação de calor, mas ela congela numa temperatura muito alta para ser usada em motores de automóveis. O fluido que a maioria dos carros usa é uma mistura de água e etileno-glicol (C2H6O2), também conhecido como aditivo de radiador ou anticongelante. Adicionando-se etileno-glicol à água, os pontos de ebulição e de congelamento melhoram significativamente.


A temperatura do líquido de arrefecimento pode chegar, às vezes, de 121º C a 135º C. Mesmo com a adição do etileno-glicol, essas temperaturas ferveriam o líquido de arrefecimento; logo, algo mais tem de ser feito para elevar o ponto de ebulição.

O sistema de arrefecimento usa pressão para elevar ainda mais o ponto de ebulição do líquido de arrefecimento. Assim como a temperatura de ebulição é mais alta numa panela de pressão, a temperatura do líquido de arrefecimento ficará mais alta se o sistema for pressurizado. A maioria dos carros tem um limite de pressão de 14 a 15 libras por polegada quadrada (lb/pol²), ou 0,96 a 1,03 bar, o que aumenta o ponto de ebulição outros 25º C, permitindo que o líquido de arrefecimento suporte as altas temperaturas.

O anticongelante também contém aditivos para resistir à corrosão.


Alguma pressão nos tubos de água é favorável... Se a tampa do radiador estiver boa e se não houveram outros problemas mecânicos, até 0.9 / 1.0 Bar de pressão é normal.

Boa sorte com os "esquentamentos". :D
:okkk:
GRande abraço
Pedro Oliveira

Apresentação PA: viewtopic.php?f=1&t=1864&start=0

NÃO IMPORTA O TT QUE TENS, MAS O TT QUE PRATICAS!

Petição para o Dia Nacional do TT:
http://www.peticaopublica.com/?pi=P2010N2258

Voltar para Motor

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes