Parafusos Elásticos

Enviado:
26 abr 2010, 20:05
por jocacap
Boas,
Queria deixar aqui uma questão pertinente para os gurus da matéria!...
Foi me dito que os parafusos que apertam a cabeça do motor dos nossos jipes, são elásticos
e devem ser substituídos sempre que se retira a cabeça!
Mas depois de ler o manual de reparação da Nissan diz qualquer coisa como isto!
Apertar por ordem os parafusos inicialmente com 2 nilton, depois com 11, de seguida desapertar todos e voltar
a apertar todos com 12 nilton!
Ora se apertamos e desapertamos e voltamos a apertar, lá se vai a elasticidade do parafuso, será que vale a pena gastar o dinheiro nos parafusos novos?
Saudações Patroleiras

Re: Parafusos Elásticos

Enviado:
26 abr 2010, 20:34
por lenhador
Boas, os parafusos com o calor dilatam e aumentam de volume...ou seja ficam mais compridos...
a razão de se meter novos, é para dar á cabeça o aperto certo....pois por vezes os parafusos estão demasiado
compridos e não permite um aperto correcto... atenção que pelo que sei nao é preciso em todos os motores...
se bem que é sempre aconselhável..ELASTICOS nao sao de certeza....

esta é meramente a minha
opinião !!
abraço
Re: Parafusos Elásticos

Enviado:
26 abr 2010, 20:39
por lenhador
a elasticidade do parafuso não se perde por andar a apertar e desapertar...
apenas com o calor...isso acontece !!
abraço
Re: Parafusos Elásticos

Enviado:
26 abr 2010, 22:11
por ruidesousa
Como o Marco disse, nalguns casos a marca aconselha a trocar os parafusos da cabeça.
Qualquer aço têm a sua ductilidade ( elasticidade), e é essa ductilidade que faz com que o aço não parta e não seja frágil. Sem a elasticidade o aço partia.
Lê aqui para melhor perceberes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/DuctilidadeAbraço
Rui de Sousa
Re: Parafusos Elásticos

Enviado:
27 abr 2010, 19:58
por jocacap
Boas,
Acredito que assim seja, mas para os nossos jipes Patrol LQ260 RD28 será mesmo necessário?
Se for mesmo não tenho problema em comprar os ditos parafusos, mas no geral parece-me que quase
ninguém põe!...
O meu problema não é dar 9,45 euros por cada parafuso, mas sim deitar 14 parafusos fora!

Re: Parafusos Elásticos

Enviado:
28 abr 2010, 13:04
por bnascimentomelo
Os parafusos que fixam a cabeça são expostos a grandes temperaturas e a sua carga deverá ser constante. Para além disso, são compridos pelo que sujeitos a vibrações fazem efeito fecha originando alterações na carga que suportam no material. Por estes motivos, existem diversos cuidados especiais de fabricante para fabricante, nomeadamente, aperto dinamométrico (força) e seguidamente angular, aperto e posterior re-aperto, aperto e posterior desaperto angular, etc.
Se queres seguir o aperto "by-the-book", tens de trocar de parafusos. Se não os trocares, as consequências serão imprevisíveis porque não consegues aferir o rigor do aperto aplicado à cabeça ou a sua resistência a factores externos (vibrações, aquecimentos, ...). Poderá ficar tudo ok, poderás perder compressão numa zona da cabeça e, ao limite, poderás empenar a cabeça e fazê-la estalar.
Contudo, como disse, pode não acontecer nada.
O procedimento para o aperto do TD6 é:
1st Tighten all bolts to 29 Nzm (3.0 kg-m, 22 ft-lb).
2nd Tighten all bolts to 113 Nzm (11.5 kg-m, 83 ft-lb).
3rd Loosen all bolts completely.
4th Tighten all bolts to 29 Nzm (3.0 kg-m, 22 ft-lb).
5th Tighten all bolts to 108 to 118 Nzm (11 to 12 kg-m, 80 to 87 ft-lb) or if you have an angle wrench, turn all bolts 89 to 92 degrees clockwise.
Concluí-se que o fabricante recomenda o aperto dinamométrico (29->113->0->29) e seguidamente um reaperto para 108 a 118 OU angular (1/4 de volta no sentido dos ponteiros do relógio) para a cabeça do TD6
Espero ter ajudado.
Bruno
PS - a unidade de medida são newton/metro (não são nilton ou niltons) equivalem em KG, à sua divisão por 9,8 (fg). IE, 29 nm = 29/9,8 = 2,959 Kgs
Re: Parafusos Elásticos

Enviado:
28 abr 2010, 21:21
por jocacap
Boas,
Obrigado pelo esclarecimento e peço desculpa pelos (nilton) mas foi o nome que me veio logo à cabeça!
Quanto ao meu motor é um RD28 atmosférico de 6 cilidros, confesso que me convenceste a comprar os
parafusos, mas agora levantaste outra questão ( aperto angular) este aperto aplica-se depois de 500 kilometros andados ou logo após a intervenção de aperto dinamométrico a 108?
Sempre ouvi dizer que depois de colocar uma cabeça ou junta, o carro deve rodar 500 ou 1000 km e depois fazer de novo um reaperto, será este a 1/4 de volta?
"Concluí-se que o fabricante recomenda o aperto dinamométrico (29->113->0->29) e seguidamente um reaperto para 108 a 118 OU angular (1/4 de volta no sentido dos ponteiros do relógio) para a cabeça do TD6"
Isto também é válido para o RD28 atmosférico?
Saudações Patroleiras

Re: Parafusos Elásticos

Enviado:
28 abr 2010, 23:39
por bnascimentomelo
Amigo, o mecânico deverá saber o que faz... se fores tu a fazer o trabalho, recomendo que leias um manual de oficina (
http://www.megaupload.com/?d=WSYZX1RX, por exemplo). Neste manual tens o procedimento descrito na página 4. Diz assim:
1ª fase: todos os parafusos a 2,9nm
2ª fase: todos os parafusos a 11,3nm
3ª fase: desapertar todos os parafusos
4ª fase: todos os parafusos a 2,9
5ª fase: todos os parafusos a 12-13nm OU um aperto angular de 100-105º
Não te esqueças da ordem de aperto (descrita no manual na página 9).
Abraço
Bruno
PS - esse preço por parafuso não está exagerado?
Re: Parafusos Elásticos

Enviado:
29 abr 2010, 20:29
por jocacap
Obrigado, pela tua disponibilidade ajudaste bastante!
Quanto ao valor dos parafusos foi o que me pediram na Nissan, se arranjares mais barato avisa!
A este preço só me fazem 10% de desconto, mas depois levo com mais 20% de iva!
Saudações Patroleiras

Re: Parafusos Elásticos

Enviado:
11 mai 2010, 02:10
por bnascimentomelo
Já há algum tempo era para ter escrito aqui. Segundo o autodata, não é necessária a substituição dos parafusos de aperto da cabeça dos nossos motores.
Cumprimentos
Bruno
Re: Parafusos Elásticos

Enviado:
11 mai 2010, 20:47
por lenhador
jocacap Escreveu:Boas,
Quem é o autodata?

um programa de p.c onde tem determinadas especificações técnicas...sobre motores...etc
cumprimentos
Re: Parafusos Elásticos

Enviado:
12 mai 2010, 21:00
por jocacap
Boas,
O Bruno Nascimento disse!
"Já há algum tempo era para ter escrito aqui. Segundo o autodata, não é necessária a substituição dos parafusos de aperto da cabeça dos nossos motores."
Será que alguém mais pode confirmar mesmo se isso é certo?

Re: Parafusos Elásticos

Enviado:
13 mai 2010, 13:56
por Gil
bnascimentomelo Escreveu:Os parafusos que fixam a cabeça são expostos a grandes temperaturas e a sua carga deverá ser constante. Para além disso, são compridos pelo que sujeitos a vibrações fazem efeito fecha originando alterações na carga que suportam no material. Por estes motivos, existem diversos cuidados especiais de fabricante para fabricante, nomeadamente, aperto dinamométrico (força) e seguidamente angular, aperto e posterior re-aperto, aperto e posterior desaperto angular, etc.
Se queres seguir o aperto "by-the-book", tens de trocar de parafusos. Se não os trocares, as consequências serão imprevisíveis porque não consegues aferir o rigor do aperto aplicado à cabeça ou a sua resistência a factores externos (vibrações, aquecimentos, ...). Poderá ficar tudo ok, poderás perder compressão numa zona da cabeça e, ao limite, poderás empenar a cabeça e fazê-la estalar.
Contudo, como disse, pode não acontecer nada.
O procedimento para o aperto do TD6 é:
1st Tighten all bolts to 29 Nzm (3.0 kg-m, 22 ft-lb).
2nd Tighten all bolts to 113 Nzm (11.5 kg-m, 83 ft-lb).
3rd Loosen all bolts completely.
4th Tighten all bolts to 29 Nzm (3.0 kg-m, 22 ft-lb).
5th Tighten all bolts to 108 to 118 Nzm (11 to 12 kg-m, 80 to 87 ft-lb) or if you have an angle wrench, turn all bolts 89 to 92 degrees clockwise.
Concluí-se que o fabricante recomenda o aperto dinamométrico (29->113->0->29) e seguidamente um reaperto para 108 a 118 OU angular (1/4 de volta no sentido dos ponteiros do relógio) para a cabeça do TD6
Espero ter ajudado.
Bruno
PS - a unidade de medida são newton/metro (não são nilton ou niltons) equivalem em KG, à sua divisão por 9,8 (fg). IE, 29 nm = 29/9,8 = 2,959 Kgs
temos engenheiro mecanico
bem hajas!

Re: Parafusos Elásticos

Enviado:
13 mai 2010, 20:47
por jocacap
Sim!
Mas depois de ter escrito isso postou isto!...
por bnascimentomelo » Terça Maio 11, 2010 3:10 am
Já há algum tempo era para ter escrito aqui. Segundo o autodata, não é necessária a substituição dos parafusos de aperto da cabeça dos nossos motores.
Cumprimentos
Bruno
E agora em que é que ficamos?
Será fiável esta informação da Autodata?

Re: Parafusos Elásticos

Enviado:
24 mai 2010, 21:01
por jocacap
Boas,
Já agora as juntas de cabeça dos nossos Patrol RD28 foram substituídas por uma nova junta de chapa
será que o sistema de aperto da cabeça se mantem ?
