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Parafusos Elásticos

MensagemEnviado: 26 abr 2010, 20:05
por jocacap
Boas,
Queria deixar aqui uma questão pertinente para os gurus da matéria!... :sabe:
Foi me dito que os parafusos que apertam a cabeça do motor dos nossos jipes, são elásticos
e devem ser substituídos sempre que se retira a cabeça!
Mas depois de ler o manual de reparação da Nissan diz qualquer coisa como isto!
Apertar por ordem os parafusos inicialmente com 2 nilton, depois com 11, de seguida desapertar todos e voltar
a apertar todos com 12 nilton!
Ora se apertamos e desapertamos e voltamos a apertar, lá se vai a elasticidade do parafuso, será que vale a pena gastar o dinheiro nos parafusos novos? :sabe:

Saudações Patroleiras :okkk:

Re: Parafusos Elásticos

MensagemEnviado: 26 abr 2010, 20:34
por lenhador
Boas, os parafusos com o calor dilatam e aumentam de volume...ou seja ficam mais compridos...

a razão de se meter novos, é para dar á cabeça o aperto certo....pois por vezes os parafusos estão demasiado

compridos e não permite um aperto correcto... atenção que pelo que sei nao é preciso em todos os motores...

se bem que é sempre aconselhável..ELASTICOS nao sao de certeza.... :loool: esta é meramente a minha

opinião !!

abraço

Re: Parafusos Elásticos

MensagemEnviado: 26 abr 2010, 20:39
por lenhador
a elasticidade do parafuso não se perde por andar a apertar e desapertar...

apenas com o calor...isso acontece !!

abraço

Re: Parafusos Elásticos

MensagemEnviado: 26 abr 2010, 22:11
por ruidesousa
Como o Marco disse, nalguns casos a marca aconselha a trocar os parafusos da cabeça.
Qualquer aço têm a sua ductilidade ( elasticidade), e é essa ductilidade que faz com que o aço não parta e não seja frágil. Sem a elasticidade o aço partia.
Lê aqui para melhor perceberes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ductilidade

Abraço
Rui de Sousa

Re: Parafusos Elásticos

MensagemEnviado: 27 abr 2010, 19:58
por jocacap
Boas,
Acredito que assim seja, mas para os nossos jipes Patrol LQ260 RD28 será mesmo necessário? :sabe:
Se for mesmo não tenho problema em comprar os ditos parafusos, mas no geral parece-me que quase
ninguém põe!... :confused:
O meu problema não é dar 9,45 euros por cada parafuso, mas sim deitar 14 parafusos fora! :leiam:

Re: Parafusos Elásticos

MensagemEnviado: 28 abr 2010, 13:04
por bnascimentomelo
Os parafusos que fixam a cabeça são expostos a grandes temperaturas e a sua carga deverá ser constante. Para além disso, são compridos pelo que sujeitos a vibrações fazem efeito fecha originando alterações na carga que suportam no material. Por estes motivos, existem diversos cuidados especiais de fabricante para fabricante, nomeadamente, aperto dinamométrico (força) e seguidamente angular, aperto e posterior re-aperto, aperto e posterior desaperto angular, etc.

Se queres seguir o aperto "by-the-book", tens de trocar de parafusos. Se não os trocares, as consequências serão imprevisíveis porque não consegues aferir o rigor do aperto aplicado à cabeça ou a sua resistência a factores externos (vibrações, aquecimentos, ...). Poderá ficar tudo ok, poderás perder compressão numa zona da cabeça e, ao limite, poderás empenar a cabeça e fazê-la estalar.

Contudo, como disse, pode não acontecer nada.

O procedimento para o aperto do TD6 é:
1st Tighten all bolts to 29 Nzm (3.0 kg-m, 22 ft-lb).
2nd Tighten all bolts to 113 Nzm (11.5 kg-m, 83 ft-lb).
3rd Loosen all bolts completely.
4th Tighten all bolts to 29 Nzm (3.0 kg-m, 22 ft-lb).
5th Tighten all bolts to 108 to 118 Nzm (11 to 12 kg-m, 80 to 87 ft-lb) or if you have an angle wrench, turn all bolts 89 to 92 degrees clockwise.

Concluí-se que o fabricante recomenda o aperto dinamométrico (29->113->0->29) e seguidamente um reaperto para 108 a 118 OU angular (1/4 de volta no sentido dos ponteiros do relógio) para a cabeça do TD6

Espero ter ajudado.

Bruno

PS - a unidade de medida são newton/metro (não são nilton ou niltons) equivalem em KG, à sua divisão por 9,8 (fg). IE, 29 nm = 29/9,8 = 2,959 Kgs

Re: Parafusos Elásticos

MensagemEnviado: 28 abr 2010, 21:21
por jocacap
Boas,
Obrigado pelo esclarecimento e peço desculpa pelos (nilton) mas foi o nome que me veio logo à cabeça!
Quanto ao meu motor é um RD28 atmosférico de 6 cilidros, confesso que me convenceste a comprar os
parafusos, mas agora levantaste outra questão ( aperto angular) este aperto aplica-se depois de 500 kilometros andados ou logo após a intervenção de aperto dinamométrico a 108?
Sempre ouvi dizer que depois de colocar uma cabeça ou junta, o carro deve rodar 500 ou 1000 km e depois fazer de novo um reaperto, será este a 1/4 de volta?

"Concluí-se que o fabricante recomenda o aperto dinamométrico (29->113->0->29) e seguidamente um reaperto para 108 a 118 OU angular (1/4 de volta no sentido dos ponteiros do relógio) para a cabeça do TD6"

Isto também é válido para o RD28 atmosférico?

Saudações Patroleiras :okkk:

Re: Parafusos Elásticos

MensagemEnviado: 28 abr 2010, 23:39
por bnascimentomelo
Amigo, o mecânico deverá saber o que faz... se fores tu a fazer o trabalho, recomendo que leias um manual de oficina (http://www.megaupload.com/?d=WSYZX1RX, por exemplo). Neste manual tens o procedimento descrito na página 4. Diz assim:

1ª fase: todos os parafusos a 2,9nm
2ª fase: todos os parafusos a 11,3nm
3ª fase: desapertar todos os parafusos
4ª fase: todos os parafusos a 2,9
5ª fase: todos os parafusos a 12-13nm OU um aperto angular de 100-105º

Não te esqueças da ordem de aperto (descrita no manual na página 9).

Abraço
Bruno

PS - esse preço por parafuso não está exagerado?

Re: Parafusos Elásticos

MensagemEnviado: 29 abr 2010, 20:29
por jocacap
Obrigado, pela tua disponibilidade ajudaste bastante! :okkk:

Quanto ao valor dos parafusos foi o que me pediram na Nissan, se arranjares mais barato avisa! :leiam:

A este preço só me fazem 10% de desconto, mas depois levo com mais 20% de iva! :stupid:

Saudações Patroleiras :okkk:

Re: Parafusos Elásticos

MensagemEnviado: 11 mai 2010, 02:10
por bnascimentomelo
Já há algum tempo era para ter escrito aqui. Segundo o autodata, não é necessária a substituição dos parafusos de aperto da cabeça dos nossos motores.

Cumprimentos
Bruno

Re: Parafusos Elásticos

MensagemEnviado: 11 mai 2010, 20:45
por jocacap
Boas,

Quem é o autodata? :ups:

Re: Parafusos Elásticos

MensagemEnviado: 11 mai 2010, 20:47
por lenhador
jocacap Escreveu:Boas,

Quem é o autodata? :ups:


um programa de p.c onde tem determinadas especificações técnicas...sobre motores...etc

cumprimentos

Re: Parafusos Elásticos

MensagemEnviado: 12 mai 2010, 21:00
por jocacap
Boas, :)

O Bruno Nascimento disse! :nod:

"Já há algum tempo era para ter escrito aqui. Segundo o autodata, não é necessária a substituição dos parafusos de aperto da cabeça dos nossos motores."

Será que alguém mais pode confirmar mesmo se isso é certo? :okkk:

Re: Parafusos Elásticos

MensagemEnviado: 13 mai 2010, 13:54
por Gil
ruidesousa Escreveu:Como o Marco disse, nalguns casos a marca aconselha a trocar os parafusos da cabeça.
Qualquer aço têm a sua ductilidade ( elasticidade), e é essa ductilidade que faz com que o aço não parta e não seja frágil. Sem a elasticidade o aço partia.
Lê aqui para melhor perceberes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ductilidade

Abraço
Rui de Sousa




[clap] [clap] [clap]

Rui de Sousa :leiam:

Re: Parafusos Elásticos

MensagemEnviado: 13 mai 2010, 13:56
por Gil
bnascimentomelo Escreveu:Os parafusos que fixam a cabeça são expostos a grandes temperaturas e a sua carga deverá ser constante. Para além disso, são compridos pelo que sujeitos a vibrações fazem efeito fecha originando alterações na carga que suportam no material. Por estes motivos, existem diversos cuidados especiais de fabricante para fabricante, nomeadamente, aperto dinamométrico (força) e seguidamente angular, aperto e posterior re-aperto, aperto e posterior desaperto angular, etc.

Se queres seguir o aperto "by-the-book", tens de trocar de parafusos. Se não os trocares, as consequências serão imprevisíveis porque não consegues aferir o rigor do aperto aplicado à cabeça ou a sua resistência a factores externos (vibrações, aquecimentos, ...). Poderá ficar tudo ok, poderás perder compressão numa zona da cabeça e, ao limite, poderás empenar a cabeça e fazê-la estalar.

Contudo, como disse, pode não acontecer nada.

O procedimento para o aperto do TD6 é:
1st Tighten all bolts to 29 Nzm (3.0 kg-m, 22 ft-lb).
2nd Tighten all bolts to 113 Nzm (11.5 kg-m, 83 ft-lb).
3rd Loosen all bolts completely.
4th Tighten all bolts to 29 Nzm (3.0 kg-m, 22 ft-lb).
5th Tighten all bolts to 108 to 118 Nzm (11 to 12 kg-m, 80 to 87 ft-lb) or if you have an angle wrench, turn all bolts 89 to 92 degrees clockwise.

Concluí-se que o fabricante recomenda o aperto dinamométrico (29->113->0->29) e seguidamente um reaperto para 108 a 118 OU angular (1/4 de volta no sentido dos ponteiros do relógio) para a cabeça do TD6

Espero ter ajudado.

Bruno

PS - a unidade de medida são newton/metro (não são nilton ou niltons) equivalem em KG, à sua divisão por 9,8 (fg). IE, 29 nm = 29/9,8 = 2,959 Kgs



temos engenheiro mecanico :hummm:

bem hajas! :king:

Re: Parafusos Elásticos

MensagemEnviado: 13 mai 2010, 20:47
por jocacap
Sim! :okkk:

Mas depois de ter escrito isso postou isto!... :lotlol:

por bnascimentomelo » Terça Maio 11, 2010 3:10 am

Já há algum tempo era para ter escrito aqui. Segundo o autodata, não é necessária a substituição dos parafusos de aperto da cabeça dos nossos motores.

Cumprimentos
Bruno


E agora em que é que ficamos? :leiam:

Será fiável esta informação da Autodata? :sabe:

Re: Parafusos Elásticos

MensagemEnviado: 24 mai 2010, 21:01
por jocacap
Boas,

Já agora as juntas de cabeça dos nossos Patrol RD28 foram substituídas por uma nova junta de chapa :ups:

será que o sistema de aperto da cabeça se mantem ? :sabe: