y61 TD6 - Fumo preto a mais e difícil passar das 3000 rotaçõ

Melhoramentos, correcções e Afinações, está tudo aqui.

Registado: 14 jun 2007, 16:09

y61 TD6 - Fumo preto a mais e difícil passar das 3000 rotaçõ

Mensagem por midnightlimb » 14 fev 2010, 02:31

Oi pessoal, tenho um y61 TD6 2.8 SE e preciso de ajuda:

antes de gastar dinheiro à toa gostava de pedir a opinião dos mestres do site:
- Tenho pneus equivalentes a 35" AT
- O meu motor foi reparado. Cabeça rectificada e ficou tudo bem...
- Tenho andado nas calmas e aparentemente estava tudo bem
- Comecei a notar que o carro fazia mais fumo do que devia: fumo preto
- Além disso, parece que lhe falta power para subir as rotações... não sei explicar bem! Estes motores são pastelões mas em quinta velocidade e mesmo em autoestrada em plano falta-me acelerador... Passo dos 120 km/h com dificuldade... claro que não quero o carro para corridas de velocidade mas é onde mais noto o problema!
- Parece que o regime de rotações não sobe de forma constante e que me falta acelerador...

Já experimentei com os pneus de origem e também a resposta, embora um pouco melhor, não é satisfatória. O meu carro não era assim! Pastelões são todos os Td6 em baixas, mas se eu precisasse andava. Chegava aos 170 Km/h sem problema se eu carregasse no pedal...

- Fiz alguns testes com um amigo que percebe alguma coisa disto e até trocámos o sensor de massa de ar... não resolveu!

O que poderá ser?
- problemas de gestão electrónica?
- Bomba injectora desafinada? penso que só justificaria o fumo...
- acelerador
- Turbo?

Alguém pode dar ideias ou ajudar? Obrigado!

Registado: 03 fev 2009, 17:17

Re: y61 TD6 - Fumo preto a mais e difícil passar das 3000 rotaçõ

Mensagem por Anatol Bombom » 14 fev 2010, 09:44

Possivelmente ou acelerado ou bomba injectora. Boa oportunidade para meteres uma bomba mecânica.

Registado: 05 dez 2005, 21:14

Mensagem por Pedrowolf » 14 fev 2010, 10:47

Verifica a valvula EGR (e até a podes eliminar) e mete um filtro d´ar novo numa 1ª fase :thumbsup:

Registado: 21 ago 2005, 20:54

Mensagem por José M Barateiro » 14 fev 2010, 12:27

O melhor é levares à nissan para ligarem à "máquinqa" para ver se acusa alguma coisa

Mensagem por midnightlimb » 14 fev 2010, 13:49

A válvula EGR já está tapada... vou mudar o filtro.

Falaram-me em ir à Nissan mas a Nissan daqui deixa-me renitente.. tenho uma Bosh car service perto de casa... eles têm as máquinas de diagnóstico, será que farão o mesmo?

Mensagem por José M Barateiro » 14 fev 2010, 14:44

midnightlimb Escreveu:A válvula EGR já está tapada... vou mudar o filtro.

Falaram-me em ir à Nissan mas a Nissan daqui deixa-me renitente.. tenho uma Bosh car service perto de casa... eles têm as máquinas de diagnóstico, será que farão o mesmo?

Mas qual a razão de não quereres ir à nissan? aquilo é só ligar a ficha e acusa alguma coisa ou não acusa nada

Registado: 08 set 2008, 12:37

Mensagem por jorgenog » 15 fev 2010, 02:48

Boas, esses sintomas coincidiram com o tapar a EGR ou aconteceu muito depois??, vê lá se não te esqueceste da Trotle.

Cumps.

Jorge Nogueira.
EX. PATROL 3.3 DV, DUAS TONELADAS DE PURO PRAZER.
PATROL GR 3.0 DI, DUAS TONELADAS E MEIA DE PURO PRAZER

Mensagem por midnightlimb » 16 fev 2010, 01:24

Não fui eu que tapei a EGR, já estava tapada e só agora descobri isso... como saberia se a a valvula de trotlle tivesse algum problema?

Mensagem por jorgenog » 17 fev 2010, 03:20

midnightlimb Escreveu:Não fui eu que tapei a EGR, já estava tapada e só agora descobri isso... como saberia se a a valvula de trotlle tivesse algum problema?

Boas, esse "embrulho" de motor pode estar associado a facto de se tapar a EGR mas acontece em simultaneo e não algum tempo depois, dai a questão que coloquei. Acontece que no TD6 quando se tapa a EGR tem que se anular o mecanismo e abertura/fecho da borboleta da Trotle (existe aqui algures um topico sobre isso) pois se esta operação não se faz o que acontece é que entra pouco ar para o motor pois como a EGR não está a recircular tem que haver uma entrada livre e só dependente do ar da admissão exterior, ora se a borboleta da trotle que está associada a EGR está fechada e só a da admissão está aberta existe pouco ar para a combustão, tenta desmanchar e ver como fizeram a operação de tapar a EGR ou então tenta falar com quem fez o serviço para poderes excluir esta situação.

Cumps.

Jorge Nogueira.

Mensagem por midnightlimb » 18 fev 2010, 00:18

Vou analisar bem essa questão pois parece-me pertinente. Já sei qual é a borboleta de throttle de que falas e penso que a anulámos ( o meu amigo Pedro porque eu não percebo muito disso...) no sábado quando fizemos alguns testes, nomeadamente trocar o medidor de massa de ar com outro GR para ver poderia ser isso.

Entretanto fui à nissan falar com um amigo que trabalha lá... e há coisas do caneco!

O homem andou a ver... ligou à máquina e tinha dois erritos que tinham a ver com as experiências de sábado... O medidor de massa de ar parece bom e não havia nada de extraordinário...

Olhou para o filtro de gasóleo e viu que não era mesmo da Nissan! Resolveu tirar para espreitar e mostrou-me... não estava em condições! O original tem uma rede que impede o papel de subir e tapar o fluxo, aquele não tinha... Era um compatível de marca branca.

Trocámos aquilo e o carro parecia outro... O turbo a assobiar, o carro a desenvolver que parecia outro!

Puxei por ele e parece outro carro... amanhã vou até à Via do Infante experimentar a quinta a fundo pois não consegui fazê-lo bem em estrada nacional ( não convém abusar...). Voltei a ligar à máquina e relatório sem erro! Fantástico!

Não sei os pneus 35" terão parte (grande...) da culpa e vou experimentar de 5ª a fundo para ver quanto dá e se desenvolve bem!.

Em princípio estará resolvido... O fumo preto melhorou bastante mas ainda me parece que deita alguma coisa a mais... O meu amigo vai pôr-me a Bomba injectora no ponto.

Não quero o jipe para bater records de velocidade mas se alguém tiver uma máquina igual à minha de origem podia dar-me uma ideia de como ele deve andar com os 35" ( velocidade, rotações, etc...) pois não tenho termo de comparação... Todos os GR's que conheço estão chipados!

Mensagem por jorgenog » 18 fev 2010, 02:56

Boas, ok ainda bem que resolveste o problema.

Cumps.

Jorge Nogueira.

Mensagem por José M Barateiro » 18 fev 2010, 11:28

Sempre ligas-te o Gr à máquina...ainda bem que se resolveu tudo :D

Mensagem por midnightlimb » 18 fev 2010, 14:33

Ainda não tenho a certeza de que está tudo bem mas está muito melhor... o carro não subia de regime decentemente. Obrigado pela ajuda

Mensagem por midnightlimb » 15 mai 2010, 20:46

A
Boas, esse "embrulho" de motor pode estar associado a facto de se tapar a EGR mas acontece em simultaneo e não algum tempo depois, dai a questão que coloquei. Acontece que no TD6 quando se tapa a EGR tem que se anular o mecanismo e abertura/fecho da borboleta da Trotle (existe aqui algures um topico sobre isso) pois se esta operação não se faz o que acontece é que entra pouco ar para o motor pois como a EGR não está a recircular tem que haver uma entrada livre e só dependente do ar da admissão exterior, ora se a borboleta da trotle que está associada a EGR está fechada e só a da admissão está aberta existe pouco ar para a combustão, tenta desmanchar e ver como fizeram a operação de tapar a EGR ou então tenta falar com quem fez o serviço para poderes excluir esta situação.

Cumps.

Jorge Nogueira.

A situação melhorou ao mudar os filtros mas voltou ao mesmo... intermitentemente, pois às vezes era melhor outras pior. O carro embrulhava. O mecânico falava-me no sensor de massa de ar mas ao trocar com outro sensor doutro TD6 vi que nada melhorava e esse MAF funcionava bem. Resolvi averiguar a situação (pedindo a juda a um amigo...) de tapar a EGR pois não fui eu que mandei fazer. Acontece que colocaram uma placa entre a EGR e o tubo anulando-a e até aí tudo bem... no entant,o a valvula de trotle à saída (ou entrada) do intercooler continuava solta e embrulhava o carro. Tapei o tubo que faz abrir e fechar a valvula, anulando-a e ficou sempre aberta. Agora já não embrulha e está muito melhor. Vou ver nos próximos dias. Sobe de regime muito mais rapidamente e já não faz o que fazia.

Peço aos entendidos que expliquem isto para eu perceber... Foi a dica do Jorge Nogueira que ajudou. Obrigado.

Já me queriam enfiar um sensor novo e mais uma serie de €€€...

Registado: 11 ago 2005, 15:40

Mensagem por Manwell_Mayraids » 17 mai 2010, 10:30

jorgenog Escreveu:....
Acontece que no TD6 quando se tapa a EGR tem que se anular o mecanismo e abertura/fecho da borboleta da Trotle (existe aqui algures um topico sobre isso) ...

viewtopic.php?f=4&t=2126

MM :leiam:

PS: search.php
Curte o Passeio !

Registado: 01 abr 2009, 15:10
Localização: tás a ver a casa do lado de lá da tua rua ??? não tem mesmo nada a ver com o sitio onde moro

Mensagem por PedroMoita » 17 mai 2010, 17:25

a mim nunca me aconteceu logo não te posso ajudar :crybaby:
o meu vai até as 5000 rpm e fumo acredita o meu não faz nenhum :cool:
Organização de passeios- http://explorartt.com/
Surfoz loja de roupa e surf- http://surfoz.net/surfoz93/
Monster Army- http://monsterarmy.hookit.com/members/monster/

Mensagem por midnightlimb » 20 mai 2010, 11:55

Resolvido a 100%... era a borboleta do throttle