y61 TD6 - Fumo preto a mais e difícil passar das 3000 rotaçõ

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y61 TD6 - Fumo preto a mais e difícil passar das 3000 rotaçõ

Mensagem por midnightlimb » 14 fev 2010, 02:31

Oi pessoal, tenho um y61 TD6 2.8 SE e preciso de ajuda:


antes de gastar dinheiro à toa gostava de pedir a opinião dos mestres do site:
- Tenho pneus equivalentes a 35" AT
- O meu motor foi reparado. Cabeça rectificada e ficou tudo bem...
- Tenho andado nas calmas e aparentemente estava tudo bem
- Comecei a notar que o carro fazia mais fumo do que devia: fumo preto
- Além disso, parece que lhe falta power para subir as rotações... não sei explicar bem! Estes motores são pastelões mas em quinta velocidade e mesmo em autoestrada em plano falta-me acelerador... Passo dos 120 km/h com dificuldade... claro que não quero o carro para corridas de velocidade mas é onde mais noto o problema!
- Parece que o regime de rotações não sobe de forma constante e que me falta acelerador...

Já experimentei com os pneus de origem e também a resposta, embora um pouco melhor, não é satisfatória. O meu carro não era assim! Pastelões são todos os Td6 em baixas, mas se eu precisasse andava. Chegava aos 170 Km/h sem problema se eu carregasse no pedal...

- Fiz alguns testes com um amigo que percebe alguma coisa disto e até trocámos o sensor de massa de ar... não resolveu!

O que poderá ser?
- problemas de gestão electrónica?
- Bomba injectora desafinada? penso que só justificaria o fumo...
- acelerador
- Turbo?

Alguém pode dar ideias ou ajudar? Obrigado!

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Re: y61 TD6 - Fumo preto a mais e difícil passar das 3000 rotaçõ

Mensagem por Anatol Bombom » 14 fev 2010, 09:44

Possivelmente ou acelerado ou bomba injectora. Boa oportunidade para meteres uma bomba mecânica.

 
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Re: y61 TD6 - Fumo preto a mais e difícil passar das 3000 rotaçõ

Mensagem por Pedrowolf » 14 fev 2010, 10:47

Verifica a valvula EGR (e até a podes eliminar) e mete um filtro d´ar novo numa 1ª fase :thumbsup:

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Re: y61 TD6 - Fumo preto a mais e difícil passar das 3000 rotaçõ

Mensagem por José M Barateiro » 14 fev 2010, 12:27

O melhor é levares à nissan para ligarem à "máquinqa" para ver se acusa alguma coisa

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Re: y61 TD6 - Fumo preto a mais e difícil passar das 3000 rotaçõ

Mensagem por midnightlimb » 14 fev 2010, 13:49

A válvula EGR já está tapada... vou mudar o filtro.

Falaram-me em ir à Nissan mas a Nissan daqui deixa-me renitente.. tenho uma Bosh car service perto de casa... eles têm as máquinas de diagnóstico, será que farão o mesmo?

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Re: y61 TD6 - Fumo preto a mais e difícil passar das 3000 rotaçõ

Mensagem por José M Barateiro » 14 fev 2010, 14:44

midnightlimb Escreveu:A válvula EGR já está tapada... vou mudar o filtro.

Falaram-me em ir à Nissan mas a Nissan daqui deixa-me renitente.. tenho uma Bosh car service perto de casa... eles têm as máquinas de diagnóstico, será que farão o mesmo?


Mas qual a razão de não quereres ir à nissan? aquilo é só ligar a ficha e acusa alguma coisa ou não acusa nada

 
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Re: y61 TD6 - Fumo preto a mais e difícil passar das 3000 rotaçõ

Mensagem por jorgenog » 15 fev 2010, 02:48

Boas, esses sintomas coincidiram com o tapar a EGR ou aconteceu muito depois??, vê lá se não te esqueceste da Trotle.

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Re: y61 TD6 - Fumo preto a mais e difícil passar das 3000 rotaçõ

Mensagem por midnightlimb » 16 fev 2010, 01:24

Não fui eu que tapei a EGR, já estava tapada e só agora descobri isso... como saberia se a a valvula de trotlle tivesse algum problema?

 
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Re: y61 TD6 - Fumo preto a mais e difícil passar das 3000 rotaçõ

Mensagem por jorgenog » 17 fev 2010, 03:20

midnightlimb Escreveu:Não fui eu que tapei a EGR, já estava tapada e só agora descobri isso... como saberia se a a valvula de trotlle tivesse algum problema?



Boas, esse "embrulho" de motor pode estar associado a facto de se tapar a EGR mas acontece em simultaneo e não algum tempo depois, dai a questão que coloquei. Acontece que no TD6 quando se tapa a EGR tem que se anular o mecanismo e abertura/fecho da borboleta da Trotle (existe aqui algures um topico sobre isso) pois se esta operação não se faz o que acontece é que entra pouco ar para o motor pois como a EGR não está a recircular tem que haver uma entrada livre e só dependente do ar da admissão exterior, ora se a borboleta da trotle que está associada a EGR está fechada e só a da admissão está aberta existe pouco ar para a combustão, tenta desmanchar e ver como fizeram a operação de tapar a EGR ou então tenta falar com quem fez o serviço para poderes excluir esta situação.

Cumps.

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Re: y61 TD6 - Fumo preto a mais e difícil passar das 3000 rotaçõ

Mensagem por midnightlimb » 18 fev 2010, 00:18

Vou analisar bem essa questão pois parece-me pertinente. Já sei qual é a borboleta de throttle de que falas e penso que a anulámos ( o meu amigo Pedro porque eu não percebo muito disso...) no sábado quando fizemos alguns testes, nomeadamente trocar o medidor de massa de ar com outro GR para ver poderia ser isso.

Entretanto fui à nissan falar com um amigo que trabalha lá... e há coisas do caneco!

O homem andou a ver... ligou à máquina e tinha dois erritos que tinham a ver com as experiências de sábado... O medidor de massa de ar parece bom e não havia nada de extraordinário...

Olhou para o filtro de gasóleo e viu que não era mesmo da Nissan! Resolveu tirar para espreitar e mostrou-me... não estava em condições! O original tem uma rede que impede o papel de subir e tapar o fluxo, aquele não tinha... Era um compatível de marca branca.

Trocámos aquilo e o carro parecia outro... O turbo a assobiar, o carro a desenvolver que parecia outro!

Puxei por ele e parece outro carro... amanhã vou até à Via do Infante experimentar a quinta a fundo pois não consegui fazê-lo bem em estrada nacional ( não convém abusar...). Voltei a ligar à máquina e relatório sem erro! Fantástico!

Não sei os pneus 35" terão parte (grande...) da culpa e vou experimentar de 5ª a fundo para ver quanto dá e se desenvolve bem!.

Em princípio estará resolvido... O fumo preto melhorou bastante mas ainda me parece que deita alguma coisa a mais... O meu amigo vai pôr-me a Bomba injectora no ponto.

Não quero o jipe para bater records de velocidade mas se alguém tiver uma máquina igual à minha de origem podia dar-me uma ideia de como ele deve andar com os 35" ( velocidade, rotações, etc...) pois não tenho termo de comparação... Todos os GR's que conheço estão chipados!

 
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Re: y61 TD6 - Fumo preto a mais e difícil passar das 3000 rotaçõ

Mensagem por jorgenog » 18 fev 2010, 02:56

Boas, ok ainda bem que resolveste o problema.

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Re: y61 TD6 - Fumo preto a mais e difícil passar das 3000 rotaçõ

Mensagem por José M Barateiro » 18 fev 2010, 11:28

Sempre ligas-te o Gr à máquina...ainda bem que se resolveu tudo :D

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Re: y61 TD6 - Fumo preto a mais e difícil passar das 3000 rotaçõ

Mensagem por midnightlimb » 18 fev 2010, 14:33

Ainda não tenho a certeza de que está tudo bem mas está muito melhor... o carro não subia de regime decentemente. Obrigado pela ajuda

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Re: y61 TD6 - Fumo preto a mais e difícil passar das 3000 rotaçõ

Mensagem por midnightlimb » 15 mai 2010, 20:46

A
Boas, esse "embrulho" de motor pode estar associado a facto de se tapar a EGR mas acontece em simultaneo e não algum tempo depois, dai a questão que coloquei. Acontece que no TD6 quando se tapa a EGR tem que se anular o mecanismo e abertura/fecho da borboleta da Trotle (existe aqui algures um topico sobre isso) pois se esta operação não se faz o que acontece é que entra pouco ar para o motor pois como a EGR não está a recircular tem que haver uma entrada livre e só dependente do ar da admissão exterior, ora se a borboleta da trotle que está associada a EGR está fechada e só a da admissão está aberta existe pouco ar para a combustão, tenta desmanchar e ver como fizeram a operação de tapar a EGR ou então tenta falar com quem fez o serviço para poderes excluir esta situação.

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A situação melhorou ao mudar os filtros mas voltou ao mesmo... intermitentemente, pois às vezes era melhor outras pior. O carro embrulhava. O mecânico falava-me no sensor de massa de ar mas ao trocar com outro sensor doutro TD6 vi que nada melhorava e esse MAF funcionava bem. Resolvi averiguar a situação (pedindo a juda a um amigo...) de tapar a EGR pois não fui eu que mandei fazer. Acontece que colocaram uma placa entre a EGR e o tubo anulando-a e até aí tudo bem... no entant,o a valvula de trotle à saída (ou entrada) do intercooler continuava solta e embrulhava o carro. Tapei o tubo que faz abrir e fechar a valvula, anulando-a e ficou sempre aberta. Agora já não embrulha e está muito melhor. Vou ver nos próximos dias. Sobe de regime muito mais rapidamente e já não faz o que fazia.

Peço aos entendidos que expliquem isto para eu perceber... Foi a dica do Jorge Nogueira que ajudou. Obrigado.

Já me queriam enfiar um sensor novo e mais uma serie de €€€...

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Re: y61 TD6 - Fumo preto a mais e difícil passar das 3000 rotaçõ

Mensagem por Manwell_Mayraids » 17 mai 2010, 10:30

jorgenog Escreveu:....
Acontece que no TD6 quando se tapa a EGR tem que se anular o mecanismo e abertura/fecho da borboleta da Trotle (existe aqui algures um topico sobre isso) ...

viewtopic.php?f=4&t=2126

MM :leiam:

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Re: y61 TD6 - Fumo preto a mais e difícil passar das 3000 rotaçõ

Mensagem por PedroMoita » 17 mai 2010, 17:25

a mim nunca me aconteceu logo não te posso ajudar :crybaby:
o meu vai até as 5000 rpm e fumo acredita o meu não faz nenhum :cool:
Organização de passeios- http://explorartt.com/
Surfoz loja de roupa e surf- http://surfoz.net/surfoz93/
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Re: y61 TD6 - Fumo preto a mais e difícil passar das 3000 rotaçõ

Mensagem por midnightlimb » 20 mai 2010, 11:55

Resolvido a 100%... era a borboleta do throttle

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Re: y61 TD6 - Fumo preto a mais e difícil passar das 3000 rotaçõ

Mensagem por José M Barateiro » 20 mai 2010, 13:44

midnightlimb Escreveu:Resolvido a 100%... era a borboleta do throttle


:okkk: :okkk: :okkk:


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