Pega de estalo mas fica a "mancar"

Melhoramentos, correcções e Afinações, está tudo aqui.

Registado: 24 set 2006, 15:10

Pega de estalo mas fica a "mancar"

Mensagem por Helder Branco » 17 jan 2010, 21:36

Boas pessoal.
O meu jipe (patrol 260 turbo) quando o ponho a trabalhar de manha fica a "mancar" durante cerca de 20 segundos ao mesmo tempo que deita fumo branco (cheira a gasoleo), tenho mesmo de acelerar um bocadinho senão o gajo desliga-se.
Ja fui ao electrecista e diz que as velas estão boas pois já as mediu e caso contrario tambem nao pegava logo de estalo. Depois disseram-me que talvez fosse a injecção atrasada, fui ver isso e tambem nao era.
Agora disseram-me que poder ser ar no gasoleo, será?
Ja alguem teve um problema parecido?

Registado: 13 jan 2010, 15:34

Re: Pega de estalo mas fica a "mancar"

Mensagem por Santana do Mato » 17 jan 2010, 21:49

Helder Branco Escreveu:Boas pessoal.
O meu jipe (patrol 260 turbo) quando o ponho a trabalhar de manha fica a "mancar" durante cerca de 20 segundos ao mesmo tempo que deita fumo branco (cheira a gasoleo), tenho mesmo de acelerar um bocadinho senão o gajo desliga-se.
Ja fui ao electrecista e diz que as velas estão boas pois já as mediu e caso contrario tambem nao pegava logo de estalo. Depois disseram-me que talvez fosse a injecção atrasada, fui ver isso e tambem nao era.

Ola amigo patroleiro! O teu perfil diz que és do Geres. O ar deve estar muito frio por aí, pelo que até as câmaras de combustão aquecerem faz esse barulho. eu moro na chamusca, perto de santarem e nos dias que cai geada tambem faz isso. mas é o motor 2.8 atmosférico. já tive uma nissan cabstar e fazia o mesmo. Abraço. :)
Nissan Patrol 260 atmósturbo.

Mensagem por Helder Branco » 17 jan 2010, 21:52

Sim é verdade está frio mas continuo a achar que nao devia fazer isso pois anteriormente nao o fazia.
Abraço!

Mensagem por Santana do Mato » 17 jan 2010, 22:02

O meu jipe "dorme" na rua. Se por acaso o teu tambem, experimenta pedir a alguém para o deixares numa garagem uma noite e faz o teste no outro dia de manha.

Registado: 05 dez 2005, 21:14

Mensagem por Pedrowolf » 17 jan 2010, 22:47

Aqui está uma questão que me baralha as ideias... ´já me aconteceu isso em vários Patrol: num 260 apenas substituí 2 velas queimadas, num Gr que tive fazia isso, as velas estavam boas, meti touches mecanicas e ficou a pegar de manhã sem fumo nenhum... + tarde no mesmo GR lembrei-me de revisionar os injectores e n é que ficou a fazer fumo branco de manhã!!!! não percebi.... segundo o técnico das bombas, pode ser de tudo: gasoleo que recua ao deposito durante a noite(por defeito na bomba do filtro ou na propria bomba injectora), água no gasoleo do deposito, touches cansadas (hidraulicas), velas queimadas, algum mau contacto na instalação... etc...etc...

Enfim... pode ser de tudo um pouco :thumbsup: e substituir tudo fica caro :sabe:

Registado: 13 jan 2006, 21:36

Mensagem por joao trapol » 18 jan 2010, 01:15

boas

isto sao dakelas coisas k por vezes é complicado ate para 1 bom mecanico...mas ja agora aki vai 1a ideia k m surgiu, os temporizadores das velas do patrol akecem as 6 velas X tempo depois o motor pega e ficam 3 delas durante 1 X tempo tb akecer julgo k akecer menos do k kando é para o por a trab. ou seja sera k o temporizador ta a fazer o 2º tempo ou sera k ta tudo bem ligadinho....

em relaçao ao avanço da bomba tb pode ser k esteja atrasada a minha ate anda 1 poukinho avançada[wink]
ou entao s o carros tivesse o debito mt "cortado" ,k calculo k nao seja isso.. mas s for isso se abrires o ar nao deveria fazer...

abraço..

Mensagem por Helder Branco » 18 jan 2010, 09:22

Obrigado pelas vossas opiniões malta.
Ja falaram aqui em coisas que tambem ja tinha ouvido.
Quanto ao dormir na rua isso nao acontece pois o patrol dorme na garagem e mesmo assim o problema mantem-se.
O gasoleo recuar durante a noite tambem já me colocaram essa hipotese e se calhar vou colocar uma valvula anti retorno pra evitar tal situação.
Quanto ao temporizador.... Aqui ha tempos a luz das velas ficava a piscar e o electrecista resolveu o problema dizendo-me que era o temporizador. Nao faço ideia do que ele fez mas a luz deixou de piscar, sera que não está bom como diz o Trapol?

Mensagem por Santana do Mato » 18 jan 2010, 14:30

Quando adquiri o meu "cacilheiro", 260 2.8 6 cilindros atmosférico, ele estava parado à muito tempo. Nos primeiros dias ele fazia esse mancar em frio mas passou, já não faz. Seria injectores sujos? Talvez, porque nos primeiros dias nunca passei das 2500 rpm por não ele andar à muito tempo, mas depois dei-lhe uns apertões valentes em desde 1ª até à 4ª mudança até as 4000, 4500 rpm!!! Fumava que não via as luzes dos carros de noite atrás de mim e era ver o ponteiro do gasóleo a descer!!!. Noto o motor com um pouco mais de desenvolvimneto, mais solto e nunca mais fez esse barulho

Registado: 26 ago 2005, 16:44

Mensagem por rs2 » 18 jan 2010, 14:52

Helder Branco Escreveu:Boas pessoal.

eu apostava numas velas novas.

Mensagem por Helder Branco » 18 jan 2010, 14:56

eu apostava numas velas novas.[/quote]

Isso foi a 1º coisa que me veio a cabeça mas o electrecista diz que estao boas.
Vou pedir a opiniao a outro electrecista.
:thumbsup:

Mensagem por joao trapol » 18 jan 2010, 19:42

Helder Branco Escreveu:eu apostava numas velas novas.

Isso foi a 1º coisa que me veio a cabeça mas o electrecista diz que estao boas.
Vou pedir a opiniao a outro electrecista.
:thumbsup:[/quote]

olha eu no teu lugar fazia o seguinte começava pelo mais barato e comodo..o eletrecita k t verifike a instalaçao das velas olha o teu carro tem 2as "reguas" nas velas 1 para as 6 e outra para as 3 certo?
ou entao certeza k consseges arranjar por ai alguem k t empreste 1 temporizodor do patrol...

abraço.

Mensagem por Helder Branco » 19 jan 2010, 09:15

Falaram-me num tal ralé que faz a conversão da corrente de 12 para 7 volts ou coisa parecida e faz com que como diz o trapol algumas velas fiquem a aquecer um bocadinho já depois do jipe pegar.
Vou ver se vejo isso, logo que hajam novidades aviso. :thumbsup:

Mensagem por Helder Branco » 21 jan 2010, 20:49

joao trapol Escreveu:boas

... os temporizadores das velas do patrol akecem as 6 velas X tempo depois o motor pega e ficam 3 delas durante 1 X tempo tb akecer julgo k akecer menos do k kando é para o por a trab. ou seja sera k o temporizador ta a fazer o 2º tempo ou sera k ta tudo bem ligadinho....

Lembrei-me agora que ha tempos o canhão da ignição tinha qualquer ploblema, aliás a luz das velas piscava e o electrecista fez qq coisa com os fios do canhão e a luz deixou de piscar.
Agora pergunto eu, não será que o canhão da ignição tem uma qualquer função de transmitir ao temporizador que 3 das velas devem ficar a fazer o 2º tempo?

Mensagem por joao trapol » 21 jan 2010, 21:34

Helder Branco Escreveu:
joao trapol Escreveu:boas

... os temporizadores das velas do patrol akecem as 6 velas X tempo depois o motor pega e ficam 3 delas durante 1 X tempo tb akecer julgo k akecer menos do k kando é para o por a trab. ou seja sera k o temporizador ta a fazer o 2º tempo ou sera k ta tudo bem ligadinho....

Lembrei-me agora que ha tempos o canhão da ignição tinha qualquer ploblema, aliás a luz das velas piscava e o electrecista fez qq coisa com os fios do canhão e a luz deixou de piscar.
Agora pergunto eu, não será que o canhão da ignição tem uma qualquer função de transmitir ao temporizador que 3 das velas devem ficar a fazer o 2º tempo?

boas é bem provavel..mas eu desconheço s tera ou nao... ja experimentas t as trocas?? [wink]

abraço..

Mensagem por Helder Branco » 22 jan 2010, 10:03

Ainda nao pude experimentar, tenho de esperar que o Gonçalo me empreste o dele.
Abraço

Registado: 17 ago 2007, 00:03

Mensagem por bnascimentomelo » 22 jan 2010, 12:07

Figa-se que é só académicos.

Procurem um tópico que iniciei sobre isto. A solução é, invariavelmente, simples e barata. Peguem numa ponta e acabem na outra.

Não há nenhum relé que faça a conversão de 12v para 7v.
Há, sim, 2 relés que têm a função de alimentar as velas que, normalmente estão queimados (partidos) porque o pessoal já tirou uns fios termo-fusiveis à saída da bateria e, quando colocaram as velas da concorrência (para pouparem 50 euros), queimaram porque se esqueceram de reparar que as velas da concorrência têm (ainda não vi nenhumas que não tenham) a ponta ligeiramente mais larga e tocam nas paredes da câmara de turbulência (na cabeça do motor) ficando em curto circuíto (basta ficar uma).

Solução:
a) verificar se todas as velas estão boas: (com as velas desmontadas)
-as velas de um só pólo fazem massa no próprio corpo; as velas de 2 polos NÃO PODEM FAZER MASSA NO PRÓPRIO CORPO, devendo fazer massa num dos pólos; devem acender (ficar bem incandescentes) quando alimentadas com 12v (atenção para não se queimarem);
se alguma vela estiver má, IR À NISSAN COMPRAR VELAS (se possível as 6, e ficamos com o assunto arrumado).

b) instalar as velas:
- as velas de 2 pólos são para os cilindros 4, 5 e 6 (junto à cabine); as velas de 1 polo são para os cilindros 1, 2 e 3.
Certifiquem-se de instalar as anilhas isolantes entre os polos das velas dos cilindros 4, 5 e 6.

c) verificar a instalação eléctrica: (aqui o caso muda de figura)
- há um cabo que deverá ter massa no estado de repouso; este cabo deverá ser ligado no barramento mais pequeno (velas de 2 polos); se este cabo não tiver massa, verifiquem os cabos que estão ligados ao relé maior. Esta massa é feita próximo da bateria (por vezes o cabo tb está derretido;
- o outro cabo (que ainda não ligámos) deverá ter 12v por uns breves segundos quando ligamos a ingnição - este cabo deverá ser ligado no barramento maior, alimentando a 12v todas as velas (as dos cilindros 1, 2 e 3 com massa ao bloco do motor e as dos cilindros 4, 5 e 6 com massa no cabo que já ligamos). Se este cabo não tiver 12v, verifiquem o relé mais pequeno porque é de lá que vem os 12v.

Neste momento já terão descoberto o problema... FDP do relé está queimado. Os relés não devem ser soldados (porque a malta não sabe soldar e depois o relé fica colado e as velas ficam alimentadas constantemente e depois a bateria vai-se, as velas queimam-se etc etc... uma maçada.

Vamos a uma sucata e compramos uns relés iguais ou... um relé qualquer (SÃO TODOS IDÊNTICOS NO SEU MÉTODO DE FUNCIONAMENTO). No meu montei um de uma Hilux. O Father tem relés de origem para vender (são mais fáceis de instalar porque é tirar um e montar o outro...). Cada um sabe de si.

- passado uns breves segundos, o cabo do barramento maior deixará de ter os 12v e o relé maior envia para o cabo de barramento mais pequeno 12v... estes 12v entram num dos polos das velas de 2 polos (cilindros 4, 5 e 6) e como a massa é feita no bloco do motor das velas 1, 2 e 3, a tensão divide-se por dois (são resistências ligadas em série) ficando, assim, as velas alimentadas a 6v durante uns momentos até que o motor atinja a sua temperatura normal de funcionamento.

O que faz os relés trabalharem é a tensão (12v) recebida nas fichas mais pequenas destes. Estas tensões são comandadas pela unidade de comando que está sobre o volante. Nunca vi uma unidade estragada mas... pode acontecer (dificilmente).

Só para baralhar mais um pouco, se o motor estiver acima dos 70ºC, quando ligamos a ignição, as velas não são alimentadas (não é preciso)... logo, se o vosso sensor de temperatura (na cabeça) estiver estragado (em curto-circuito)... as velas nunca serão alimentadas... mas isto vocês vêm no ponteiro da temperatura dentro do carro.

Espero ter ajudado.
Aquele abraço
Bruno

PS - este tópico deveria estar na electricidade.
Y61 TD6 de 1998
Frontera A VM2.5 de 1998

Registado: 10 ago 2005, 20:07

Mensagem por MIGUEL BRAGA » 22 jan 2010, 12:11

bnascimentomelo Escreveu:Figa-se que é só académicos.

:cool:

A malta tenta-se desenrascar como pode [wink]

Mensagem por Helder Branco » 25 jan 2010, 19:53

MIGUEL BRAGA Escreveu:
bnascimentomelo Escreveu:Figa-se que é só académicos.

:cool:

A malta tenta-se desenrascar como pode [wink]

:thumbsup:

Mensagem por Helder Branco » 30 jan 2010, 18:20

Pois é amigos o problema mantem-se :crybaby:
Já meti velas todas originais, motor de arranque novo e tambem os 2 ralés que a malta diz que dão problemas.
Só me falta mesmo trocar o temporizador e se não for isso já nao sei mais o que experimentar.
Um tecnico de bombas disse-me que a bomba pode tar a precisar de ir a maquina para afinar.. Que acham disto?

Mensagem por bnascimentomelo » 30 jan 2010, 21:39

Não.
Y61 TD6 de 1998
Frontera A VM2.5 de 1998

Mensagem por Helder Branco » 31 jan 2010, 14:15

bnascimentomelo Escreveu:Não.

Achas que não tem nada a ver?
E Tuxes poderá ser?
Abraço

Mensagem por bnascimentomelo » 31 jan 2010, 15:46

Pode.
Y61 TD6 de 1998
Frontera A VM2.5 de 1998

Registado: 10 dez 2008, 19:55

Mensagem por lele_bcl » 31 jan 2010, 19:30

boas...
e tb pode ser um injector preso...
se deres uma ligeira acelaradela nao deixa d mancar???
experimenta dar umas voltas com um gasoleo bom tipo ultimate ou gforce ate um aditivo de limpeza de injectores diesel....

Mensagem por Helder Branco » 31 jan 2010, 20:33

lele_bcl Escreveu:boas...
e tb pode ser um injector preso...
se deres uma ligeira acelaradela nao deixa d mancar???
experimenta dar umas voltas com um gasoleo bom tipo ultimate ou gforce ate um aditivo de limpeza de injectores diesel....

Quando o ponho a trabalhar tenho de acelerar um pouco senão o jipe desliga-se.
Ao fazer isso ele deita ainda mais fumo de gasoleo e realmente parece que ta um pouco preso. Istio dura apenas uns segundos depois o fumo para e fica a trabalhar normalmente.
Mas se fosse um injector ou tuxes os sintomas tambem se verificariam depois a quente ou nao?
Isto so acontece de manha cedo com a temnperatura exterior muito baixa.

Mensagem por Helder Branco » 04 fev 2010, 16:04

Malta acho que o problema é mesmo do temporizador.
Fiz um teste: Pus o jipe a trabalhar e o Electrecista encostou logo um cabo da bateria ao fio das velas e eis que o jipe parou de mancar e de deitar fumo.
Como ja troquei os ralés so pode ser o temporizador que nao está a fazer a sua função :thumbsup:

Próximo

Voltar para Motor

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante