Torneira pressão turbo e manómetro

Melhoramentos, correcções e Afinações, está tudo aqui.

Registado: 03 set 2009, 22:59

Torneira pressão turbo e manómetro

Mensagem por serip » 22 nov 2009, 03:21

Torneira pressão turbo e manómetro pressão turbo em patrol 2.8 turbo.

Boas, coloquei uma torneira para regular a pressão de funcionamento do turbo.
Coloquei a torneira no tubo que vai à Wastegate e liguei o manómetro no tubo que vai para a bomba injectora.
Antes de colocar a torneira testei dois manómetros e verifiquei que turbo estava a 0,8 bar de pressão.
Após colocar a torneira verifiquei que o turbo aumenta de carga mais rapidamente mas continua a não ultrapassar os 0,8 bar, facto que me levou a pensar que efectivamente o turbo esteja a gerar mais carga mas a mesma não esteja a ser lida pelo manómetro nem aproveitada pelo motor por causa da válvula de descarga do colector de admissão de ar, que poderá estar a abrir e expelir o ar em “excesso”.

Pedia então opiniões aos entendidos e a quem já tenha feito esta alteração a vossa opinião.

Também já pensei que a torneira não tenha descarga suficiente para que provoque o atraso de actuação da válvula Wastegate.

Cpts
Pires
Patrol é Patrol.

Registado: 19 mar 2007, 19:51

Re: Torneira pressão turbo e manómetro

Mensagem por father » 22 nov 2009, 10:59

tens e isso mal montado lolol

com turneira fica a fazer 1.6 se te descuidares

Registado: 16 abr 2008, 00:03

Mensagem por lenhador » 22 nov 2009, 12:08

Boas, podem ser varias questoes....

a torneira extregada...má montagem, torneira ao contrario, torneira nao extanque, etc etc.

Mexer no turbo, sem mexer no L.D.A as diferenças sao minimas......precisas de debito de gasol,

um toque no pistao do L.D.A e no debito a baixa rotaçao....

só assim se consegue resultados, na minha opiniao as torneiras que andam por ai, nao sao progrecivas,

ou abrem ou fexam.....faz o seguinte, deixa a torneira aberta, dá-lhe um pouco de debito que isso

por si só fará diferenças....fará xegar aos 0.9..tens a torneira dentro do carro, ou perto do turbo ?

meti o meu gr a fazer 1.6...facilmente, mas como achei demais, está agora com 1 bar..fica a andar bem

e fico mais descançado, existe rd28-t, que devido ao desgaste, etc nao fazem mais que 1.2, pois as tuxes

nao aguentam, e desferram perdendo preçao de oleo e com isso embrulhando o motor...nao tem nada

a haver com o teu caso, mas serve p outros :sabe:

RESUMO penso que deste preçao de turbo, sem gasol, e ainda por cima tens a valvula do coletor da admiçao

lá montada, o turbo xega rapido aos 0,8 a torneira nao é extanque e a descarga é feita a partir da valvula

wastegate e da do

do coletor da admiçao....nao passando daí :) podia dizer como fazeres, e ele fica canhao, espero que

nao leves a mal, apenas nao o faço pois as vezes á quem o vá fazer, fazem-no mal e isso dará consequencias

negativas, e depois dizem li no forum X, FULANO X e etc etc.....espero que compreendas o ponto de vista,

e nao leves a mal...!! de qualquer maneira dá para ter uma ideia...existe ai no forum muitos experts e muitas dicas !!

que se xeguem á frente :okkk:

LENHADOR :unibrow:

Mensagem por lenhador » 22 nov 2009, 12:13

ATENÇAO nao sou expert, e isto nao passa da minha modesta opiniao..

lenhador

Registado: 23 ago 2005, 21:05

Mensagem por Eduardo » 22 nov 2009, 14:34

Boas

Há muita coisa a dizer, mas antes de mais, como fizes-te para "testar" a pressão?? isso tem que ser feito em andamento...
BoaSorTTe

Mensagem por serip » 23 nov 2009, 00:13

Boas,

A pressão foi testada em andamento.
A torneira julgo estar bem ligada, amanha vou retirar e avaliar a mesma.
Em relação à minha bomba já aumentei o débito e rodei o diafragma no sentido dos ponteiros do relogio tres voltas completas.
O motor sobe as rotações com facilidade e sem embrulhar.
Tenho que ter a certeza que a torneira esta a fazer a descarga e a fazer com que atrase a actuação da wastegate.
A válvula de descarga do colector de admissão de ar depois de ter instalado a torneira borra tudo de ar misturado com óleo, o que me leva a pensar que muita da pressão gerada esteja a ser expelida.

A forma como eu liguei a torneira e manómetro foi a seguinte:

O manómetro liguei no tubo que vai para a bomba injectora, aproximadamente a 15 cm do T que esta colocado no tubo que vai à Wastegate e onde liga o referido tubo que vai à bomba. Cortei o tubo que vai à bomba, coloquei um T e liguei ao manómetro.

A torneira liguei da seguinte forma:
Liguei um tubo na saída do T que vai para a wastegate, esse tubo vai até à entrada da torneira que esta no interior, da torneira que esta no interior sai o tubo que vai entrar na wastegate.
N torneira tem ainda o 3º tubo que vai expelir o ar quando a torneira esta aberta.

A torneira que eu tenho é da Forge
http://www.forgemotorsport.com/content. ... t=FMICB051

Também tenho pensado que se o motor quando atinge os 0,8 bar já esta em regime alto e não tem mais para dar, como vai o turbo continuar a evoluir se não poderá existir acréscimo de gases de escape uma vez que já esta no fim das rotações, a não ser que exista alguma forma de fazer aumentar a quantidade e pressão dos gases de escape.

Também julgo que após tapar a válvula de descarga do colector de admissão de ar a pressão vai aumentar.

O que também vou ver amanha é se o facto de a torneira estar liga com T pelo meio, que é o que leva pressão à bomba injectora, provoca alguma alteração no funcionamento da torneira.

No meu caso o manómetro e o tubo que vai à bomba estão ligados antes do by pass que faz passar o ar na torneira, mas poderia ter montado de forma a primeiro ir à torneira sem qualquer interferência e só depois no tubo que vem torneira já para a wastegate é que ligava o T que vai para a bomba e aí ligada o manómetro.

Sei que alguma coisa não esta bem ou que com apenas as alterações que eu tenho a coisa não resulta muito bem, mas com ajuda e alguma paciência alguma coisa vou conseguir nem que mais não seja um TURBO novo ou até um motor esgalhado, quem
sabe.
Patrol é Patrol.

Mensagem por serip » 23 nov 2009, 01:26

Boas,

Em relação ao facto de o motor já estar em regimes altos quando atinge os 0.80 bar, a pressão gerada pelo turbo deveria continuar a aumentar logo que a válvula Wastegate não actuasse, por isso retiro o que disse em relação ao facto do turbo não evoluir, corrijam-me se estou errado.

Apenas vejo então as seguintes possibilidades:

A válvula Wastegate esta em funcionamento mesmo com a torneira, por esta estar mal ligada ou esta estragada, o que eu duvido.

Outra possibilidade que eu considero possível é a torneira estar a fazer o seu trabalho e a pressão não ultrapassa os 0.80 porque é expelida pela válvula de descarga do colector de admissão de ar.

Cpts

Pires
Patrol é Patrol.

Mensagem por serip » 23 nov 2009, 10:07

Boas

Já tenho novidades, já testei sem torneira, isto é, com o tubo que vai dar entrada de torneira tapado, logo a wstegate não pode se quer funcionar, desta forma o turbo já vai aos 1,1 bar e mais se eu tivesse continuado a dar mel ao motor.

Conclusão:
A torneira não faz descarga suficiente e a Wastegate entre em funcionamento quase como se não tivesse torneira instalada.
A torneira não tem caudal de libertação do ar e a wastegate funciona normalmente com a torneira.

Vou trocar a torneira e alterar a válvula de descarga do colector de admissão de ar e entretanto já dou noticias.

Ainda vou ficar Pro em Patrol : :D

Cpts

Pires
Patrol é Patrol.

Mensagem por lenhador » 23 nov 2009, 19:50

serip Escreveu:Boas

Já tenho novidades, já testei sem torneira, isto é, com o tubo que vai dar entrada de torneira tapado, logo a wstegate não pode se quer funcionar, desta forma o turbo já vai aos 1,1 bar e mais se eu tivesse continuado a dar mel ao motor.

Conclusão:
A torneira não faz descarga suficiente e a Wastegate entre em funcionamento quase como se não tivesse torneira instalada.
A torneira não tem caudal de libertação do ar e a wastegate funciona normalmente com a torneira.

Vou trocar a torneira e alterar a válvula de descarga do colector de admissão de ar e entretanto já dou noticias.

Ainda vou ficar Pro em Patrol : :D

Cpts

Pires

Boas, assim sim já se começa a chegar a algum lado.....mal eleminares a valvula da admiçao ele faz 1.5...

isso de torneiras tem muito que se lhe diga :unibrow: :unibrow: :unibrow:

abraço lenhador

Mensagem por serip » 23 nov 2009, 20:58

Boas

Já rola a 200 %.

1º - Não se pode ligar o manómetro no tubo que vai à bomba injectora quando se tem uma torneira, isto porque quando se abre a torneira à uma alteração da pressão e o manómetro não analisa correctamente a pressão.

2º Liguei o manómetro no colector de admissão de ar.

3º Na torneira alarguei a saída de descarga para que exista maior perda de pressão e melhor controlar a pressão que chega à Wastegate.

4º Após estas alterações já fazia 1.2 bar.

5º Coloquei uma torneira antes da válvula do colector de admissão, para que possa fechar e esta não deixe escapar compressão a partir dos 0,9 bares (aproximadamente).

6º Com a válvula do colector de admissão anulada (torneira fechada), faz 1,8 bar.

7º Em relação à bomba, aumentei o debito e rodei o diafragma 3 voltas.

Como é óbvio não vou andar com o turbo a 1,8 nem a torneira do colector fechada, para poupar o material.
Mas quando for necessário potencia, esta preparado para não me deixar mal. :king:

Quero agradecer a todos os que me ajudaram a efectuar o trabalho.

Cpts
Pires
Patrol é Patrol.

Registado: 02 dez 2007, 22:33

Mensagem por a c » 24 nov 2009, 00:01

e tens gasoleo que chegue para os 1.8bars? duvido mas pode ser que tenhas sorte :thumbsup:

Mensagem por lenhador » 25 nov 2009, 20:17

a c Escreveu:e tens gasoleo que chegue para os 1.8bars? duvido mas pode ser que tenhas sorte :thumbsup:

Boas, concordo com o AC, com uma cabeça de bomba de 9 mm fazer 1.8 hum :confused:

algo pode nao estar bem....na tua mensagem fiquei sem perceber ao certo onde meteste a torneira ?!!

mete uma foto, gostava de ver !!!

uma pequena correçao, nao rodaste o diafragma 3 voltas mas sim, o debito a baixa rotaçao, deves estar

a falar da roda dentada preta...e claro deves ter eleminado o casquilho branco [wink]

o diafragma roda junto com o pistao do L.D.A....e basta uns toques :unibrow:

o maximo que consegui com o meu foi o ponteiro a querer tocar nos 1.6....

1.8 é obra......será ? ve bem isso !!!

abraço lenhador

Registado: 23 ago 2005, 21:05

Mensagem por Eduardo » 25 nov 2009, 23:54

Boas

deves estar a falar da roda dentada preta
Hã???.....A minha não é preta!! será que fui enganado :confused: ..... :D

O veio escentrico numa posição dá mais carga ao longo de todo o curso... noutra é mais progressivo, mas no "pico" é identico, nas outras posições posições todas é algures entre uma destas situações....
BoaSorTTe

Mensagem por serip » 26 nov 2009, 02:20

lenhador Escreveu:
a c Escreveu:e tens gasoleo que chegue para os 1.8bars? duvido mas pode ser que tenhas sorte :thumbsup:

Boas, concordo com o AC, com uma cabeça de bomba de 9 mm fazer 1.8 hum :confused:

algo pode nao estar bem....na tua mensagem fiquei sem perceber ao certo onde meteste a torneira ?!!

mete uma foto, gostava de ver !!!

uma pequena correçao, nao rodaste o diafragma 3 voltas mas sim, o debito a baixa rotaçao, deves estar

a falar da roda dentada preta...e claro deves ter eleminado o casquilho branco [wink]

o diafragma roda junto com o pistao do L.D.A....e basta uns toques :unibrow:

o maximo que consegui com o meu foi o ponteiro a querer tocar nos 1.6....

1.8 é obra......será ? ve bem isso !!!

abraço lenhador

Boas

Afirmativo, rodei a roda dentada 3 voltas e o diafragma aproximadamente 30 graus.

Em relação à torneira, liguei no tubo que liga à wastegate e o manómetro coloquei no colector de admissão de ar.

Na torneira fiz uma pequena alteração que foi aumentar o diâmetro da descarga para melhor controlar o “ atraso “ da válvula wstegate.

Uma coisa vos garanto, interceptar o tubo que vai à wastegate para meter a torneira e colocar o manómetro no tubo que vai para a bomba injectora não funciona a 100% e provoca alteração de pressão no manómetro, porque quando se abre a torneira para o ar ser expelido e chegar menos pressão à wastegate para que esta demore mais a actuar vai fazer com que a pressão que se encontra no tubo que vai à bomba Injectora e consequentemente no manómetro diminua, logo o manómetro marca menos pressão do que aquela que esta ser gerada pelo turbo induzindo em erro. ( esqueci-me de dizer que o tubo que vai à bomba esta ligado ao tubo que vai para a wastegate através de um T).

Se colocarmos o manómetro no colector de admissão de ar o facto de abrirmos a torneira do turbo não vai influenciar nem alterar a leitura de pressão.

Se tiverem o manómetro montado no tubo que vai à bomba experimentem tapar o tubo que trás o ar para a torneira fazendo com que não chegue ar nenhum à Wastegate e com que a mesma não chegue a funcionar, desta forma não vai existir perda de pressão no tubo que vai à bomba e no manómetro, se fizerem isso vão verificar a pressão correcta que o turbo esta a gerar, cuidado é para o turbo não esgalhar porque a wastegate não vai desviar os gases do turbo e este vai trabalhar até onde puder, se fizerem isto a única coisa que vos pode enganar é a válvula de descarga do colector de admissão de ar que pode estar a mandar o ar fora e provocar perda de pressão, se tiverem esta anulada aí vêm mesmo a pressão real atingida.

Outra coisa que acontece, mas isso julgo que não tem solução, é que quando coloca-mos torneira e ao abrirmos também perde pressão no tubo que vai à bomba o que prejudica o funcionamento da mesma, ( penso eu … )

Outra coisa que vos queria dizer é que existe uma diferença considerável de pressão no colector de admissão de ar com a válvula de descarga fechada.

Em relação aos 1.8 é o que marca o manómetro e o manómetro não é fraca qualidade, quando o meti sem qualquer alteração o turbo fazia 0,8 e neste momento consigo fazer 1.8.

Logo que tenha tempo vou ver se consigo tirar fotos ou filmar para verem as alterações e resultado.

Tudo o que estou a dizer são conclusões que eu tirei e posso estar errado até porque eu não sou mecânico, apenas sou curioso e gosto de estragar.

Cpts

Pires
Boas

Afirmativo, rodei a roda dentada 3 voltas e o diafragma aproximadamente 30 graus.

Em relação à torneira, liguei no tubo que liga à wastegate e o manómetro coloquei no colector de admissão de ar.

Na torneira fiz uma pequena alteração que foi aumentar o diâmetro da descarga para melhor controlar o “ atraso “ da válvula wstegate.

Uma coisa vos garanto, interceptar o tubo que vai à wastegate para meter a torneira e colocar o manómetro no tubo que vai para a bomba injectora não funciona a 100% e provoca alteração de pressão no manómetro, porque quando se abre a torneira para o ar ser expelido e chegar menos pressão à wastegate para que esta demore mais a actuar vai fazer com que a pressão que se encontra no tubo que vai à bomba Injectora e consequentemente no manómetro diminua, logo o manómetro marca menos pressão do que aquela que esta ser gerada pelo turbo induzindo em erro. ( esqueci-me de dizer que o tubo que vai à bomba esta ligado ao tubo que vai para a wastegate através de um T).

Se colocarmos o manómetro no colector de admissão de ar o facto de abrirmos a torneira do turbo não vai influenciar nem alterar a leitura de pressão.

Se tiverem o manómetro montado no tubo que vai à bomba experimentem tapar o tubo que trás o ar para a torneira fazendo com que não chegue ar nenhum à Wastegate e com que a mesma não chegue a funcionar, desta forma não vai existir perda de pressão no tubo que vai à bomba e no manómetro, se fizerem isso vão verificar a pressão correcta que o turbo esta a gerar, cuidado é para o turbo não esgalhar porque a wastegate não vai desviar os gases do turbo e este vai trabalhar até onde puder, se fizerem isto a única coisa que vos pode enganar é a válvula de descarga do colector de admissão de ar que pode estar a mandar o ar fora e provocar perda de pressão, se tiverem esta anulada aí vêm mesmo a pressão real atingida.

Outra coisa que acontece, mas isso julgo que não tem solução, é que quando coloca-mos torneira e ao abrirmos também perde pressão no tubo que vai à bomba o que prejudica o funcionamento da mesma, ( penso eu … )

Outra coisa que vos queria dizer é que existe uma diferença considerável de pressão no colector de admissão de ar com a válvula de descarga fechada.

Em relação aos 1.8 é o que marca o manómetro e o manómetro não é fraca qualidade, quando o meti sem qualquer alteração o turbo fazia 0,8 e neste momento consigo fazer 1.8.

Logo que tenha tempo vou ver se consigo tirar fotos ou filmar para verem as alterações e resultado.

Tudo o que estou a dizer são conclusões que eu tirei e posso estar errado até porque eu não sou mecânico, apenas sou curioso e gosto de estragar. :yesss:

Cpts

Pires
Patrol é Patrol.

Mensagem por lenhador » 26 nov 2009, 20:17

Boas, existe aqui na minha opiniao varias coisas mal explicadas e sem compreençao

da minha parte....( AUMENTAR DIAMETRO DESCARGA DA TORNEIRA ) :rolleyes: :rolleyes:

A preçao enviada ao manometro, seja pela tubo do L.D.A seja pelo colector é igual.... :nod: :nod:

se reparares o tubo que sai do L.D.A ou seja da bomba liga ao colector..etc... :unibrow:

resumo preçao igual, atençao já fiz a expiriencia varias vezes e em varios xarutos :unibrow:

em relaçao as torneiras, isso e como já disse tem muito que se diga...apenas na hidralica se consegue

valores de referencia..etc...isso de xuninguises é para pópós heheh sem ofença a ninguem... :D

abraço lenhador

Registado: 31 out 2008, 21:06

Mensagem por toymen » 26 nov 2009, 22:26

serip Escreveu:Boas

Já rola a 200 %.

1º - Não se pode ligar o manómetro no tubo que vai à bomba injectora quando se tem uma torneira, isto porque quando se abre a torneira à uma alteração da pressão e o manómetro não analisa correctamente a pressão.

2º Liguei o manómetro no colector de admissão de ar.

3º Na torneira alarguei a saída de descarga para que exista maior perda de pressão e melhor controlar a pressão que chega à Wastegate.

4º Após estas alterações já fazia 1.2 bar.

5º Coloquei uma torneira antes da válvula do colector de admissão, para que possa fechar e esta não deixe escapar compressão a partir dos 0,9 bares (aproximadamente).

6º Com a válvula do colector de admissão anulada (torneira fechada), faz 1,8 bar.

7º Em relação à bomba, aumentei o debito e rodei o diafragma 3 voltas.

Como é óbvio não vou andar com o turbo a 1,8 nem a torneira do colector fechada, para poupar o material.
Mas quando for necessário potencia, esta preparado para não me deixar mal. :king:

Quero agradecer a todos os que me ajudaram a efectuar o trabalho.

Cpts
Pires

já aguenta a 1ª baixa a descer??? :dance: :dance: :dance: :dance:

Registado: 05 jan 2010, 07:30

Mensagem por miguerios » 07 mar 2010, 16:43

gostava de saber onde posso comprar a torneira e se sabem de alguem que a apliquem
934804562 :okkk:

Registado: 02 dez 2007, 22:33

Mensagem por a c » 07 mar 2010, 21:28

miguerios Escreveu:gostava de saber onde posso comprar a torneira e se sabem de alguem que a apliquem
934804562 :okkk:

qualquer loja de ferragens ferramentas, hidraulica, ebay, miaupt, eu mesmo :D
:clapp: :clapp: :clapp: :clapp:

cump.

Voltar para Motor

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes