Página 1 de 1

Valvula de descarga do Turbo....

MensagemEnviado: 20 mar 2006, 15:14
por Mário Guedes
Caros amigos,
Gostaria de saber a vossa opinião sobre os efeitos benéficos e/ou maléficos que pode ter em retirar a valvula de descarga do Turbo...
Tive a oportunidade de falar com um amigo que tem um Y61 2.8 TD6 que tem chip e tirou a valvula e diz que o jipe anda e dispara muito bem....só tem um senão, não pode andar mais de 4/5 km a fundo.....
porque se o fizer a cabeça já era!
Desde já obrigado pela vossa opinião! [wink]

MensagemEnviado: 20 mar 2006, 15:52
por bruno queiros
Ora vamos lá esclarecer uma coisa. Quem construíu o motor, provavelmente alguns engenheiros e dos bons. Porque será que nós nos lembramos de ser melhores que eles, se calhar arranjamos emprego na Nissan ou até na Ferrari. É claro que estou a brincar, falando em coisas sérias, mas na realidade os carros são estudados e muito. Eu já chipei o meu com uma caixa de potência, mas não vou passar daí. Depois vão ser molas, amortecedores e pneus.

MensagemEnviado: 22 mar 2006, 13:49
por pedro simoes
+ coisa - coisa deve ser como esta

Imagem

e a verdade é que os engenheiros deram-nos a possibilidade de afinar esta valvula para atingir a pressão desejada ,no caso dos que tem injecção electronica penso que a centralina corta quando a pressão é maluca ....agora retirar a valvula não sei se vale a pena embora alguns especialistas em tuning a substituam e façam 30 por uma linha

MensagemEnviado: 22 mar 2006, 15:14
por MIGUEL BRAGA
a valvula de descarga nao é essa. nessa da para fazer um afinador para regularmos a pressao do turbo. mas a descarga nao é de todo essa.

MensagemEnviado: 22 mar 2006, 16:32
por BJ40
Imagem

Isto é a imagem da valvula de descarga no interior do turbo (tambem conhecida por wastegate). O objectivo da wastegate é fazer um "bypass" aos gases de escape para fazer com que nao haja aumento da pressao na admissao. O actuador é simplemente uma membrana com uma mola que está ligada com um tubo á saida do turbo. Com o aumento da pressao, o actuador move-se, empurrando ou puxando o tirante que liga á wastegate de modo a abrir a wastegate e assim limitar a pressao a X bar. Neste caso, o actuador e a wastegate sao coisas separadas, mas ha casos em que estao integrados numa unica peça. Nos modelos em que dá para afinar, a afinaçao apenas consiste em dar mais ou menos força á mola da membrana no actuador.
Imagem

MensagemEnviado: 22 mar 2006, 17:10
por Manwell_Mayraids
Pois mas o Y60, tem uma segunda valvula de descarga (segurança), no caso da Wastegate não funcionar (o que me já aconteceu ).

O Y61 não tenho a certeza se tem esta segunda valvula ou se é a centralina que corta imediatamente a injecção .

Logo à noite já vejo no manual.

MensagemEnviado: 22 mar 2006, 19:27
por pedro simoes
sim a foto é do actuador,não sei como é no gr ,nos que tem afinação é apertar para fazer força na mola para que seja necessario mais pressão na admição para actuar a menbrana e a consecutiva abertura da wastgate,nos que não tem afinação dá para colocar umas anilhas nos apoios do actuador para dar força a mola

em vez de tirar a valvula wastgate mais vale desligar o tubo que vem da admição para o actuador e tapar, que a wastgate já não abre

MensagemEnviado: 22 mar 2006, 20:00
por Manwell_Mayraids
O Y60 não tem centralina, nem bomba injectora electronica, pelo que não lê a pressão do turbo, dai ter a segunda valvula de descarga. Penso eu de que ........

Quanto ao Y61 2.8 td6 como não tem esta valvula de segurança, a que refere o Mario Guedes só pode ser a Wastegate.

Não consigo encontrar tb um sensor em que o Y61 2.8 td6 faça a leitura (electronica ) directa do turbo, mas somente posição do acelerador, temperatura do ar e temperatura de refrigeração, massa de ar, temperatura combustivel e outros o que me leva a crer que faz a "leitura" de modo indirecto.

Desligando a Wastegate, não me parece que seja motor para muito tempo, mas de qq modo acho que em algum momento a centralina deveria cortar parcialmente ou totalmente a injecção por leitura indirecta conforme já referi.

Fiquei curioso.

Alguem sabe explicar melhor como "controla" o Y61 2.8 td6 a pressão do turbo ?

MensagemEnviado: 22 mar 2006, 20:13
por Bruno Ferreira
Bem, eu acho que não é uma nem outra. No Y60 e no 260 a válvula de descarga fica no colector de admissão e chama-se "Dump valve" e serve para descarregar exesso de pressão no colector para o exterior nas trocas de mudanças e desacelarações.
Atingindo X pressão ela abre para o exterior.
Este já não tem a valvula, mas sim um tampão.






Imagem

MensagemEnviado: 22 mar 2006, 20:16
por pedro simoes
eu não sei,vou inventar um bocado ,mas penso que a centralina não controla a pressão do turbo ou a sua descarga, apenas tem um sensor da temperatura do ar na admição para calcular o combustivel a injectar que tambem detecta quando a pressão passa um certo limite e informa a centralina ,ou uma especie de maf na admição

MensagemEnviado: 22 mar 2006, 22:27
por Manwell_Mayraids
Bruno Ferreira Escreveu:Bem, eu acho que não é uma nem outra. No Y60 e no 260 a válvula de descarga fica no colector de admissão e chama-se "Dump valve" e serve para descarregar exesso de pressão no colector para o exterior nas trocas de mudanças e desacelarações.
Atingindo X pressão ela abre para o exterior.
Este já não tem a valvula, mas sim um tampão.

Penso que a "Dump Valve" que referes é a que eu chamo de segunda valvula de segurança e que no Y60, efectivamente está no colector de admissão superior.

Já tive um Y60 e o certo é que a tal segunda valvula, com o motor a altos regimes e ao fim de alguns segundos andava sempre a disparar. Levei-o a uma casa especializada e verificou-se que a Wastegate estava toda enferrujada (o que não era de admirar, pois o anterior dono vivia à beira mar), pelo que se encontrava "presa" e não estava a actuar. Depois de uma lubrificadela, ficou a funcionar na perfeição e a "segunda" deixou de fazer pfff.

Efectivamente o Y61 não tem esta segunda valvula, mas sim um tampão. Até aqui parece estarmos de acordo e se não é uma nem outra de que valvula está a falar o Mário Guedes ?

pedro simoes Escreveu:eu não sei,vou inventar um bocado ,mas penso que a centralina não controla a pressão do turbo ou a sua descarga, apenas tem um sensor da temperatura do ar na admição para calcular o combustivel a injectar que tambem detecta quando a pressão passa um certo limite e informa a centralina ,ou uma especie de maf na admição

Que a centralina do Y61 2.8 td6, não controla directamente a pressão do turbo, já eu referi. Mas de algum modo indirecto o deve fazer e poderá ser como sugeres. Insisto neste ponto porque quando ensaiei um kit potência da NTDD no meu Y61 2.8 td6, 2 das curvas programadas faziam com que o Patrol parecesse um Ferrari, mas quando chegava às 3000 rpm, a centralina de origem cortava totalmente a injecção (o motor ia abaixo) e apontava um erro qq de diagnostico que agora não me lembro.

Ora se a Wastegate deixar de funcionar no Y61 como já me aconteceu no Y60 ou como o amigo do Mario Guedes fez, não percebo porque refere que só pode andar 4/ 5 km a fundo, pois a centralina deveria actuar de algum modo a proteger o motor. :confused:

MensagemEnviado: 23 mar 2006, 10:03
por _InSaNe_
Boas ja agora quem te estava a tentar vender a box da nttd? é que a da minha strakar(ke veio de origem) tb é da nttd mas nao taa funcionar da melhor forma e queria ver se ma podiam "afinar"??

MensagemEnviado: 23 mar 2006, 10:41
por Manwell_Mayraids
_InSaNe_ Escreveu:Boas ja agora quem te estava a tentar vender a box da nttd? é que a da minha strakar(ke veio de origem) tb é da nttd mas nao taa funcionar da melhor forma e queria ver se ma podiam "afinar"??

Lusodiesel
Reparações de Bombas Injectoras Diesel e Electricas Lda.
Rua Dr. José Firmino, 66
4580-129 PAREDES
Tel. 255.780.620 Fax. 255.780.629
E-mail : lusodiesel@vizzavi.pt

MensagemEnviado: 23 mar 2006, 19:00
por Mário Guedes
Um amigo que o fez ao jipe dele (GR Y61 2.8TD ) disse-me para fazer no meu se quisesse que ele tivesse mais "gaz". Era chipa-lo e tirar essa valvula....Posso dizer-vos que o jipe dele tem um arranque brutal.... :confused:
Mas que devido a estar chipado e sem a valvula não pode andar a fundo, atenção que o andar a fundo para ele é a 190 km/h....Porque ele diz que o jipe dele esgota, o ponteiro chega ao digital. :confused:
Mas bebe uns vinte e tal a andar assim....e a andar a 80/100 cerca de 13lt minino....

Re: Valvula de descarga do Turbo....

MensagemEnviado: 15 dez 2011, 19:57
por joka
Boas

Mario quando te referes a essa valvula qual é?