a EGR encurta a vida do motor, é a CAT que diz!!!!

Melhoramentos, correcções e Afinações, está tudo aqui.

Registado: 26 ago 2005, 16:44

a EGR encurta a vida do motor, é a CAT que diz!!!!

Mensagem por rs2 » 04 mar 2009, 17:59

Isto já tem algum tempo, mas dei com esta informacao hoje. Afinal a EGR pode encurtar a vida de um motor...!?

do forum patrol4x4 com o link do artigo:

Ive probably said this before but CAT, after spending a billion bucks, on EGR systems came to the conclusion that EGR shortens engine life, increases maintenace and increases fuel consumption. They then went a found a proper engineering solution to the emmisions hoopla; twin turbos, high boost, electronic injectors and massive aftercooling to meet Euro IV, to meet Euro V they will have an urea injection system (marketing mod call it "AdBlue") to neutralise nitroux oxides. Exhausts post urea injection are stainles due its corrosive nature when in contact with mild steel.

http://findarticles.com/p/articles/m...1/ai_n14700942

Just make sure when he kills the (insert repeated adjectives here) system, be sure he also disables the Intake Restrictor Butterfly. Other here may have pics for a 4.2 but for me it was a simple as plugging the vacuum hose that runs to the assembly.

no link a certa altura lê-se:

"Cat continued to dismiss cooled EGR, indicating that by taking unfiltered exhaust gas and putting it back into the engine, acid and soot can be deposited on engine surfaces, causing premature wear and reducing engine durability and reliability. The company said it performed several engine teardowns, comparing ACERT engines to competitive products equipped with cooled EGR. "

Registado: 14 out 2008, 19:42

Re: a EGR encurta a vida do motor, é a CAT que diz!!!!

Mensagem por RUIMTFERNANDES » 04 mar 2009, 18:03

Desculpa a ignorancia mas o que raio é a CAT???
A aventura começa quando a estrada acaba
Rui Fernandes

Registado: 12 set 2008, 10:48

Mensagem por fabioquerido » 04 mar 2009, 18:12

Visto que o meu motor teve que ser todo aberto, reparei que a EGR tinha tanto, mas tanto carvão, e um motor com apenas 80.000Km... fiquei mesmo :eek:
então ao fechar o motor limpei aquilo td bem limpinho e tapei logo a EGR, agora não sei se com ela o carro puxa mais ou menos pk... mas tb não me posso queixar pk ele responde bem!
ah e não cheguei a tocar na pressão do turbo, que ainda não percebi bem se o ppl quando tapa a EGR aumenta ou diminui a pressão do turbo...

Abraço

Mensagem por rs2 » 05 mar 2009, 10:39

é verdade, CAT = CATERPILLAR

http://www.cat.com

é que como estava a ler o artigo lem me lemrei que assim de repente nao parecia nada.

Mensagem por rs2 » 05 mar 2009, 10:50

fabioquerido Escreveu:Visto que o meu motor teve que ser todo aberto, reparei que a EGR tinha tanto, mas tanto carvão, e um motor com apenas 80.000Km... fiquei mesmo :eek:
então ao fechar o motor limpei aquilo td bem limpinho e tapei logo a EGR, agora não sei se com ela o carro puxa mais ou menos pk... mas tb não me posso queixar pk ele responde bem!
ah e não cheguei a tocar na pressão do turbo, que ainda não percebi bem se o ppl quando tapa a EGR aumenta ou diminui a pressão do turbo...

Abraço

foi como no meu. li num forum australiano que a Nissan lá recomenda mudar a EGR de 80.000 em 80.000 e esta???
é que pelo que parece (e isto está muito discutido no patrol4x4.com australiano) que muitas das falhas de pistons ter a ver com a EGR a funcionar e a MAF dar o berro. Ou seja na altura que a EGR abre e fecha (alias a do GR é progressiva - outra manhozice neste motor no GR pois no terrano e pickups é apenas torneira a vacuo) altera os volumes e com uma MAF marada pode, dependendo da avaria da MAF, erriquecer a mistura demasiado... e etc.

o diminuir um pouco é que o turbo do GR sendo de geometria variavel e gerido pela centralina; e existem picos de pressao para poder vencer a valvula; ou recuperar uma perda de pressao propositada apos uma abertura de valvula. ora se esta tudo tapado (a centralina nao sabe que está) faz essas compensasoes e picos a mesma so que poderas gerar um overboost. as vezes o over boost nao regista na centralina nenhum codigo. acontece apenas que derepente ficas sem aceleracao e so levantado o pedal (fazendo reset) por mais de 1s volta a ficar bom na mesma, mas estas a gerar um overboost.
Ve o manual PDF que tenho postado aqui no forum q remete para um site, é um guia de referencia e fala la dessa questao do overboost.
viewtopic.php?f=9&t=9894

mais importante ainda é teres um manometro de pressao de turbo instalado.

Voltar para Motor

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 14 visitantes