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Problemas de aquecimento do motor

MensagemEnviado: 02 mar 2009, 00:43
por GGinó_PAJERO
Gostava que me dessem aqui umas opinioes, sobre o aquecimento do meu GR, hoje fui dar uma volta ao monte, e reparei que a temperatura do motor agora sobe constantemente para meio e ate mais um bocadinho, e cheira a queimado, mas nem sempre o faz... Por exemplo, em estrada aberta com o pé no fundo, umas vezes aquece, mas outras vezes nao, e o mesmo acontece devagar... :rolleyes: Eu tive problemas de alternador e uns fusiveis queimados recentemente, será que isso tem alguma coisa ver com este problema????!!! Ou será que é a cabeça que ta a dar o "berro"!?

Re: Problemas de aquecimento do motor

MensagemEnviado: 02 mar 2009, 09:42
por carlostavares
Se aquece só as vezes pode ser da vavula de temperatura tira-a :thumbsup: :thumbsup: :thumbsup:

Re: Problemas de aquecimento do motor

MensagemEnviado: 02 mar 2009, 11:14
por cristiano
qd poderes limpa o radiador, bomba de agua nove e refrigeraçao do sexto cilindro...

Re: Problemas de aquecimento do motor

MensagemEnviado: 02 mar 2009, 18:30
por Vendaval R Pereira
cristiano Escreveu:qd poderes limpa o radiador, bomba de agua nove e refrigeraçao do sexto cilindro...

e um termoestato novo tambem :nod:

Re: Problemas de aquecimento do motor

MensagemEnviado: 02 mar 2009, 18:31
por Vendaval R Pereira
cristiano Escreveu:qd poderes limpa o radiador, bomba de agua nove e refrigeraçao do sexto cilindro...

Re: Problemas de aquecimento do motor

MensagemEnviado: 02 mar 2009, 20:42
por GGinó_PAJERO
cristiano Escreveu:qd poderes limpa o radiador, bomba de agua nove e refrigeraçao do sexto cilindro...


O radiador tem 6 meses, é novo... E nao será problema na ventoinha!?!?

Re: Problemas de aquecimento do motor

MensagemEnviado: 03 mar 2009, 09:33
por carlostavares
Pode ser da embraiegem da ventoinha, que tem um produto vistoso que desaparece com o tempo
:dance: :dance: :dance: [}:)] :grrr: [bigsmile] [clap]

Re: Problemas de aquecimento do motor

MensagemEnviado: 03 mar 2009, 12:25
por cristiano
yap pega na ventuinha e ve se tem folga....faz outra coisa acelera ( cuidado com a ventuinha ) na bomba injectora e ve se a ventuinha atraca e desatraca de maneira manhosa???

Re: Problemas de aquecimento do motor

MensagemEnviado: 03 mar 2009, 19:42
por GGinó_PAJERO
cristiano Escreveu:yap pega na ventuinha e ve se tem folga....faz outra coisa acelera ( cuidado com a ventuinha ) na bomba injectora e ve se a ventuinha atraca e desatraca de maneira manhosa???



Ok ok! No fim de semana vou ver isso! :thumbsup: Só tenho medo é que seja a cabeça que ja tenha uma pequena estaladela :angry:

Re: Problemas de aquecimento do motor

MensagemEnviado: 06 mar 2009, 00:03
por Eduardo
Boas

A cabeça quando pifa n costuma andar com ameaças...

Podes ter é algum problema no circuito da agua, ou do oleo.... eu, no teu lugar fazia uma revisão/chekup a esses dois circuitos...

Re: Problemas de aquecimento do motor

MensagemEnviado: 06 mar 2009, 00:22
por GGinó_PAJERO
Eduardo Escreveu:Boas

A cabeça quando pifa n costuma andar com ameaças...

Podes ter é algum problema no circuito da agua, ou do oleo.... eu, no teu lugar fazia uma revisão/chekup a esses dois circuitos...


Pois!! Tenho de ver!! Ja agora a pressao do oleo, é para andar mais ou menos em que valores!?!? :rolleyes:

Re: Problemas de aquecimento do motor

MensagemEnviado: 06 mar 2009, 01:55
por joao henriques
Um conselho:

1º levas o carro até ele subir de temperatura (mais q o normal);

2º mal ele esteja sobreaquecido, páras, desligas o motor (tu desliga-me o carroooooooo) e vais à ventoinha e com o dedo vês se esta te faz pressão a rodar ou se está solta e facilmente roda;

3º se estiver solta, precisa dum acoplamento viscoso (a chamada embraiagem da ventoinha)...

4º se estiver bem presa... estás lixado, é outro problema qq... :unibrow:

Mas tenta fazer isto... são 10 min... :thumbsup:

Re: Problemas de aquecimento do motor

MensagemEnviado: 06 mar 2009, 20:17
por GGinó_PAJERO
joao henriques Escreveu:Um conselho:

1º levas o carro até ele subir de temperatura (mais q o normal);

2º mal ele esteja sobreaquecido, páras, desligas o motor (tu desliga-me o carroooooooo) e vais à ventoinha e com o dedo vês se esta te faz pressão a rodar ou se está solta e facilmente roda;

3º se estiver solta, precisa dum acoplamento viscoso (a chamada embraiagem da ventoinha)...

4º se estiver bem presa... estás lixado, é outro problema qq... :unibrow:

Mas tenta fazer isto... são 10 min... :thumbsup:


Amanha vou fazer isso!! Obrigado pela ajuda :thumbsup: :nod:

Re: Problemas de aquecimento do motor

MensagemEnviado: 06 mar 2009, 22:18
por MiguelGomes
Esse sintoma normalente é uma das duas coisas, ou acuplamento viscoso ou o termostacto que por vezes fica preso e não abre na totalidade.

cumprimenTTos
MiguelGomes

Re: Problemas de aquecimento do motor

MensagemEnviado: 08 mar 2009, 23:50
por GGinó_PAJERO
joao henriques Escreveu:Um conselho:

1º levas o carro até ele subir de temperatura (mais q o normal);

2º mal ele esteja sobreaquecido, páras, desligas o motor (tu desliga-me o carroooooooo) e vais à ventoinha e com o dedo vês se esta te faz pressão a rodar ou se está solta e facilmente roda;

3º se estiver solta, precisa dum acoplamento viscoso (a chamada embraiagem da ventoinha)...

4º se estiver bem presa... estás lixado, é outro problema qq... :unibrow:

Mas tenta fazer isto... são 10 min... :thumbsup:



Hoje fiz esse "teste", apertei com ele, foi ate um pouco mais de meio na temperatura, parei, e fui rodar a ventoinha, e estava completamente solta, com a minima força, rodou logo... Sendo assim deve ser o viscoso, certo!?!?

Re: Problemas de aquecimento do motor

MensagemEnviado: 09 mar 2009, 09:22
por cristiano
yap viscoso custa uns 88 €€€

Re: Problemas de aquecimento do motor

MensagemEnviado: 09 mar 2009, 09:34
por Raul Costa
E a água do radiador por acaso não passa para o vaso de expansão???... ou está tudo a nível????

Re: Problemas de aquecimento do motor

MensagemEnviado: 09 mar 2009, 13:51
por Francisco
Tive uma MAZDA 2200 que quando chegava ao Cabeço de Montachique começava a apitar!!!! dizia o meu sócio para mim:
-Lá tenho que ir dar água à mula :grrr: :grrr: :grrr: :stupid: :stupid: :stupid: .

Limpámos o radiador e tirámos o termóstato fora, ficou um mimo :dance: :dance: :dance:

Podiamos vir no prego de onde quer que fosse, pararmos e emediatamente tirarmos a tampa do radiador e meter o dedo lá dentro :eek: :eek: :eek: O meu sócio dizia que eu era maluco e eu respondi, então mete tu lá o teu dedo, experimentou nem queria acreditar.

Não devia ultrapassar os 40º 45º.

Nunca mais foi preciso dar água à mula :dance: :dance: :dance: :dance:

Experimenta tirar o termóstato fora e depois vê o resultado :cool:

Re: Problemas de aquecimento do motor

MensagemEnviado: 09 mar 2009, 14:04
por Raul Costa
Tirar o termostato não é de todo aconselhado, ele foi feito para manter a temperatura ideal, tanto que se tirarmos o termostato o carro simplesmente não aquece.

Se tiver a cabeça partida/estalada, mesmo sem termostato ele vai mandar a agua para o vaso de expansão e até mesmo deitar para fora, por sua vez ele vai aquecer por falta de água... o meu faz isso :crybaby:

Re: Problemas de aquecimento do motor

MensagemEnviado: 09 mar 2009, 18:08
por Francisco
Raul Costa Escreveu:Tirar o termostato não é de todo aconselhado, ele foi feito para manter a temperatura ideal, tanto que se tirarmos o termostato o carro simplesmente não aquece.

Se tiver a cabeça partida/estalada, mesmo sem termostato ele vai mandar a agua para o vaso de expansão e até mesmo deitar para fora, por sua vez ele vai aquecer por falta de água... o meu faz isso :crybaby:


Uma pequena correcção.
O termóstato não foi tirado fora, foi sim tirado o miolo. Aquilo tem uma cera que com o calor se expande.
Ex: quando o motor está frio a água faz o circuíto interno, mas quando a água aquece a tal cera expande-se abrindo o circuito vindo depois a água quente ao radiador.
O que ficou foi sempre a água a fazer o circuíto do radiador e dessa forma o motor mesmo subindo o Cabeço de Montachique a fundo, chegados lá na shell podiamos tirar a tampa do radiador e meter lá o dedo na boa.
Como já disse a temperatura não ia além dos 40º 45º.

Mas atenção que na estrada andava sempre perto dos 100km/h o que no mato é bem diferente e de certo que mesmo com o miolo do termóstato tirado aquecerá seguramente mais um pouco, pode até chegar a disparar a ventoínha.

O que fará estalar a cabeça pode ser o sobreaquecimento. Com o que eu fiz evita queimar a junta da cabeça, ainda mais nos GR´s o sexto cilindro sofre mais porque a água quando lá chega, já passou por 5 cilindros indo por isso muito quente.
Há quem tire a rela do sexto cilindro e adapte um tubo do radiador directo ao sexto cilindro para evitar chatices :)
Mas isto já todos vós sabeis :cool:

Ainda assim Raúl se fosse a ti tirava o miolo se der, se não der tirá-lo e fazer um by-pass.
Mas o dito é que é o mecanic men, ele sabe :nod:

Re: Problemas de aquecimento do motor

MensagemEnviado: 09 mar 2009, 20:15
por GGinó_PAJERO
Raul Costa Escreveu:E a água do radiador por acaso não passa para o vaso de expansão???... ou está tudo a nível????


Nada, está tudo a nivel...

Re: Problemas de aquecimento do motor

MensagemEnviado: 10 mar 2009, 12:14
por Raul Costa
Ainda bem... que assim continue.

Re: Problemas de aquecimento do motor

MensagemEnviado: 26 mai 2009, 21:54
por GGinó_PAJERO
E o Gr continua com problema de aquecimento, :crybaby: Já levou viscoso da ventoinha, o radiador ja foi limpo por dentro e por fora, bem ja nao sei que mais fazer :confused: E a agua está sempre a nivel, o motor nao perde força, e assim que o ponho um pouco ao relantim, ele arefece imediatamente.. acham que posso começar a abrir lhe a cabeça!?!?! :confused: :confused:

Re: Problemas de aquecimento do motor

MensagemEnviado: 26 mai 2009, 22:49
por dartist
boas o teu é o 2.8 td Não é?
Desde que meti um intercooler nunca mais tive problemas de temperatura... não sei, pode ter sido coincidência... não percebo grande coisa de mecânica.... boa sorte

Re: Problemas de aquecimento do motor

MensagemEnviado: 26 mai 2009, 22:52
por GGinó_PAJERO
dartist Escreveu:boas o teu é o 2.8 td Não é?
Desde que meti um intercooler nunca mais tive problemas de temperatura... não sei, pode ter sido coincidência... não percebo grande coisa de mecânica.... boa sorte


Sim é o 2.8Td! Pois tambem penso meter um daqui a uns tempos, mas ele dantes nao aquecia quase nada, e agora é que começou a aquecer... :confused:
obrigado