Raul Costa Escreveu:Tirar o termostato não é de todo aconselhado, ele foi feito para manter a temperatura ideal, tanto que se tirarmos o termostato o carro simplesmente não aquece.
Se tiver a cabeça partida/estalada, mesmo sem termostato ele vai mandar a agua para o vaso de expansão e até mesmo deitar para fora, por sua vez ele vai aquecer por falta de água... o meu faz isso

Uma pequena correcção.
O termóstato não foi tirado fora, foi sim tirado o miolo. Aquilo tem uma cera que com o calor se expande.
Ex: quando o motor está frio a água faz o circuíto interno, mas quando a água aquece a tal cera expande-se abrindo o circuito vindo depois a água quente ao radiador.
O que ficou foi sempre a água a fazer o circuíto do radiador e dessa forma o motor mesmo subindo o Cabeço de Montachique a fundo, chegados lá na shell podiamos tirar a tampa do radiador e meter lá o dedo na boa.
Como já disse a temperatura não ia além dos 40º 45º.
Mas atenção que na estrada andava sempre perto dos 100km/h o que no mato é bem diferente e de certo que mesmo com o miolo do termóstato tirado aquecerá seguramente mais um pouco, pode até chegar a disparar a ventoínha.
O que fará estalar a cabeça pode ser o sobreaquecimento. Com o que eu fiz evita queimar a junta da cabeça, ainda mais nos GR´s o sexto cilindro sofre mais porque a água quando lá chega, já passou por 5 cilindros indo por isso muito quente.
Há quem tire a rela do sexto cilindro e adapte um tubo do radiador directo ao sexto cilindro para evitar chatices
Mas isto já todos vós sabeis
Ainda assim Raúl se fosse a ti tirava o miolo se der, se não der tirá-lo e fazer um by-pass.
Mas o dito é que é o mecanic men, ele sabe
