Y61 3.0Di - Ler códigos de erro (zd30)

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Y61 3.0Di - Ler códigos de erro (zd30)

Mensagem por rs2 » 26 fev 2009, 23:45

Ler os códigos de erros registados na centralina atraves da consola usando apenas um fio.
Se alguém precisar, mesmo, estas dicas em português diga. É que ja estou meio a dormir agora...

1.Ensure that the battery is fully charged and that the engine is at normal operating temperature.

2.Ensure all accessories are switched off.

3.Switch the ignition On but do not start the engine.

4.Bridge terminals 8 (IGN) and 1 (CHK) on the diagnosis connector. The engine waring lamp should extinguish.

Connector diagram (looking front on) it looks like a wiring plug rectangle shape.

Top row
16,15,14,13,12,11,10,9
8,7,6,5,4,3,2,1
Bottom row

Bridging 8 (IGN) and 1 (CHK) with piece of wire (just push it into the slot)

5.Wait at least 2 seconds and then remove the wire bridging the terminals of the diagnosis connector. Any stored fault codes should now be able to be read.

6.Read the codes by counting the number of flashes of the Check Engine warning lamp. The code numbers are displayed as sets of separated by a 2.1 second pause. Each set comprises a series of 0.6 second flashes, a 0.9 second pause and a further series of 0.3 second flashes. The first set represents the first 2 digits of the code and the second set represents the last 2 digits.

Example 1. Code 0102 (Air Flow sensor) would be shown as one 0.6 second flash, a 0.9 second pause and two 0.3 second flashes.

Example 2. Code 1004 (Injection Pump fuel cut out system) would be shown as ten 0.6 second flashes, a 0.9 second pause and four 0.3 second flashes.

Note: To cease retrieving codes or to read codes again, turn the ignition Off and wait at least ten seconds before restarting the above procedure if necessary.
-----------------------------------------------------
Clearing Fault Codes:

1.After reading the fault codes as described, reconnect the wire bridging terminals 8 (IGN) and 1 (CHK) while the ignition is still On.

2.Wait at least two seconds and then remove the wire bridging the terminals. Any stored codes should now be erased.

Note: Fault codes are also erased if the battery is disconnected for more than 24 hours.

3.Road test the vehicle and check that there are no fault codes stored.

Fault codes
0102 Air Flow Sensor
0103 Coolant temp sender
0104 Vehicle speed sensor
0203 Throttle pedal switch
0208 Cooling Fan control
0301 Engine ECU
0402 Fuel temperature sensor
0403 Throttle pedal position sensor
0406* Intake air volume VNC system
0407 Crankshaft position sensor
0502* Battery voltage
0504 Auto Trans communication line
0701 Injection Pump –cam ring position sensor
0702 Injection Pump –TDC pulse sensor
0703 Injection Pump communication line
0704 Injection Pump –spill valve
0705 Injection Pump –ECU
0706 Injection Pump –spill valve
0707 Injection Pump injection timing control
0802 Engine ECU
0804* Engine ECU
0807 Stop lamp switch
0901 Engine ECU
0902 Engine ECU relay
0903* Engine ECU
0905 Intake air pressure sensor
1003 EGR volume control valve
1004 Injection Pump –fuel cut out system

* These codes do not illuminate the Check Engine warning lamp.

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Re: Y61 3.0Di - Ler códigos de erro (zd30)

Mensagem por McM » 18 nov 2010, 18:13

Funciona?

Eu cá não consegui fazer isso no meu.
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Re: Y61 3.0Di - Ler códigos de erro (zd30)

Mensagem por rs2 » 18 nov 2010, 18:38

funciona. o teu gr é um 3.0di certo? de d que ano?

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Re: Y61 3.0Di - Ler códigos de erro (zd30)

Mensagem por Bruno Coelho » 18 nov 2010, 19:59

Boas

Eu tentei mas também não consegui e gostava que me desses umas dicas.
O meu jipe tem um problema acende a luz do motor mas apaga assim que eu o desligo, só acende se eu for em quinta perto das 3000 rotaçoes mas nem sempre. Já foi com ele a nissan mas nada não sabem dar a certeza do que é, dizem que deve ser do medidor de massa de ar. Mandei vir e esperei 8 dias e nada de medidor mandei-os dar uma volta e estou a espera para mandar vir de inglaterra mas tambem estou a espera da referencia certa.
Se me poderes dar uma ajuda agradecia uma vez que já deves infelizmente ter experiência.

Obrigado

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Re: Y61 3.0Di - Ler códigos de erro (zd30)

Mensagem por rs2 » 18 nov 2010, 20:47

Olá. Se fores de Lisboa posso-te ajudar mais facilmente. Quando ao medidor tens de pedir com um referencia, que e os o elemento da Maf. São 150€ se não me engano. Procura aqui no fórum pois em tempos deixei ca a referencia.
Quando a luz pode ser qq coisa. Tens manómetro do turbo? Coloca um, não custa nada. Pode ser do turbo, pode ter a geometria do turbo presa... Há uma serie de pquenos testes q sr podem fazer para despistar.
Sentes o carro a perder reposta quando isso acontece?

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Re: Y61 3.0Di - Ler códigos de erro (zd30)

Mensagem por rs2 » 18 nov 2010, 20:58

Ao agora que reparei q pelo teu avatar és do norte. Deixa-me cm mais calma ver se te ajudo. É q estou no telemvel. a tua matricula nao é 62-74-QQ?

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Re: Y61 3.0Di - Ler códigos de erro (zd30)

Mensagem por Bruno Coelho » 18 nov 2010, 21:40

boas

Não a minha matricula é 94-95-Qt quanto a referencia eu já tenho uma 22680-AD21A mas a antiga era 22680-AD201 agora precisava de saber a certo se esta nova dá.
Quanto ao meu jipe o que acontece é o seguinte o motor parece que corta e eu fico sem pedal de acelerador mas deixo de acelerar e ele volta ao normal.
Eu comprei o meu jipe com cerca de 70000 km reais uma vez que tinha livro de revisões o dono era meu conhecido e agora tem a volta de 78000km o que é pouco. Ha o motor já foi trocado mal ele o comprou. Quanto a potencia eu as vezes pergunto onde é que estam os cavalos.

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Re: Y61 3.0Di - Ler códigos de erro (zd30)

Mensagem por rs2 » 18 nov 2010, 22:59

a 22680-AD21A é a nova e é a que eu tenho, acho que é uma versão melhorada. aparentemente avaria menos.
comprei na nissan e custou acho que 160 euros, teve de se encomendar. No ebay tmb encontras, é usada tambem noutros modelos de carros. alias se procurares por 22680-AD21A no ebay encontras... eu preferi comprar na Nissan por causa das tosses...

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Re: Y61 3.0Di - Ler códigos de erro (zd30)

Mensagem por Bruno Coelho » 21 nov 2010, 23:53

boas

ja consegui ler as avarias com o cabo como tu explicas e realmente acusa medidor de massa de ar só não precebo como na nissan não conseguiram!!!!! :stupid: :stupid: :stupid:
Quanto ao medidor mandei vir hoje e vamos lá ver o que dá.

Obrigado eu assim que tenha dou noticias

 
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Re: Y61 3.0Di - Ler códigos de erro (zd30)

Mensagem por Canais » 03 dez 2010, 21:11

Bruno Coelho Escreveu:Boas

Eu tentei mas também não consegui e gostava que me desses umas dicas.
O meu jipe tem um problema acende a luz do motor mas apaga assim que eu o desligo, só acende se eu for em quinta perto das 3000 rotaçoes mas nem sempre. Já foi com ele a nissan mas nada não sabem dar a certeza do que é, dizem que deve ser do medidor de massa de ar. Mandei vir e esperei 8 dias e nada de medidor mandei-os dar uma volta e estou a espera para mandar vir de inglaterra mas tambem estou a espera da referencia certa.
Se me poderes dar uma ajuda agradecia uma vez que já deves infelizmente ter experiência.

Obrigado


boas
ja vou um bocado tarde
mas o meu fazia o mesmo
levou o famoso MAF mas a maquina da nissan deu com ele
tambem mudei o filtro de combustivel
deixou de fazer

mas
eu comprei o MAF pela referencia mas ainda hoje eles dizer que aquele MAF nao é para aquele carro
queriam vender completo por 500e mais iva
a verdade é que a luz apagou
Joao Canais
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http://terraclubevco.blogspot.com/

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Re: Y61 3.0Di - Ler códigos de erro (zd30)

Mensagem por Bruno Coelho » 03 dez 2010, 22:08

boas

ja comprei a maf mas foi pelo ebay e valeu a pena porque custou só 70 euros e o jipe puxa como nunca puxou, mas agora parece que a bruxedo ainda não acabou o turbo esta a fazer pressão a mais.
Só gostava de saber se já aconteceu semelhante a alguem. :angry:
Obrigado pela ajuda.

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Re: Y61 3.0Di - Ler códigos de erro (zd30)

Mensagem por McM » 10 dez 2010, 17:52

O meu só apagou a luz depois de mudar o MAF, filtro de gasóleo e ir á máquina fazer o reset.

Pena não ter conseguido com manha do cabo, mas é uma necessidade conseguir interpretar os erros na hora.

Andei a pesquisar e achei esta solução bastante interessante e em conta. http://www.ecutalk.com/
Devagar devagarinho, parado!

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Re: Y61 3.0Di - Ler códigos de erro (zd30)

Mensagem por Bruno Coelho » 10 dez 2010, 22:10

boas

O meu consegui resolver com o cabo e meti uma maf nova vinda de inglaterra pelo ebay, e só custou 70 euros.
Mas o pior ainda veio depois, o jipe continuava a falhar e eu montei um medidor de pressão do turbo e por meu espanto o jipe debitava cerca de 2 bar de pressão e por isso entrava em modo de segurança. depois de dar cabo da cabeça e quiemar os dedos afinei o turbo e para já parece que esta tudo bem.
Só não consigo preceber como é que o turbo de um momento para outro começa a debitar assim esta pressão.
So pode ser de tirar o catalizador e esta maf ser melhor.
Gostava quem tenha manometro me diga as pressões normais deste motor.

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Re: Y61 3.0Di - Ler códigos de erro (zd30)

Mensagem por rs2 » 11 dez 2010, 13:09

Bruno Coelho Escreveu:boas

O meu consegui resolver com o cabo e meti uma maf nova vinda de inglaterra pelo ebay, e só custou 70 euros.
Mas o pior ainda veio depois, o jipe continuava a falhar e eu montei um medidor de pressão do turbo e por meu espanto o jipe debitava cerca de 2 bar de pressão e por isso entrava em modo de segurança. depois de dar cabo da cabeça e quiemar os dedos afinei o turbo e para já parece que esta tudo bem.
Só não consigo preceber como é que o turbo de um momento para outro começa a debitar assim esta pressão.
So pode ser de tirar o catalizador e esta maf ser melhor.
Gostava quem tenha manometro me diga as pressões normais deste motor.


Olá. Ha uns anos tive um problema idêntico.
Deixei o GR carro na nissan para me dizerem q tinha 32psi de pressão... fazia o mesmo. Entrava em modo segurança, depois disso montei um manómetro de pressão e afinei. Sim pq acabei por trazer o carro da nissan assim mesmo - esteve la 1 mes e meio e nao tinham ainda feito nada para alem de um diagnostico.
Depois de afinar tmb pus uma maf nova, q mais tarde troquei novamente pq avariou-se.
Quanto as pressoes, pelo q me disseram aqui perto numa casa especializada em turbos e injectores, este turbo aguenta bem até 1,5 bar de pressao sem problemas, o fabricante do motor é q devera "dizer" se o motor em si aguentara o stress de 1,5.
1,5 é excessivo a meu ver. alias a picar os 1,5 ja acende a luzina tambem. no meu fica em media 0,8bar quando em carga e as vezes tem picos de 1,2 mas a geometria la faz aquilo flutuar.

no meu caso acho q o meu turbo ja precisa de uma revisao (193000km)... a frio ja grila um pouco - tem uma fuga qq no colector, saida de escapes.

mas nao sei se o teu faz flutuacoes de pressão aquando mantendo a mesma aceleracao. disseram-me na nissan q era assim mesmo devido a EGR ser do tipo progressiva e a centralina ir fazendo ajustes a geometria do turbo.
faz sentido pq experimentei uma centralina de um terrano 3.0Di e nao fazia flutuacoes, era certinho e ganhava pressao consuante o pedal q davas - o terrano tem uma EGR de abrir e fechar.

de qq forma nao notei ganhos de potencia visiveis, sendo progressivos ou cm flutuacoes, ou ate mesmo variacoes na potencia... estranho.

outra coisa estranha q nao sei se é do meu turbo estar "velho" (ve se o teu tmb faz isso) mas por exemplo em autoestrada, em 5a, a 130km/h, largas o acelerador (tipo vais sair numa saida), a pressao vai caindo, mas quando a rotacao (decaindo tmb) passa entre 2700 ou 2300 rpms o turbo, e sem tocar no acelerador, ganha pressao novamente - aí uns 0,3bar - e depois acaba por chegar a zero... nao sei se é defeito ou mesmo assim, mas de qualquer forma isto tmb prova uma coisa q ja tinha lido tmb q este turbo/centralina depois das 2700rpm deixa de ser controlado pela centralina...

Mas deixando nos 0,8 como a media maxima é bom.

Cheguei a ter o turbo afinado (no afinador batente mais escondido) de forma que com 1100 rpms ja tinhas 0,5 bar de pressao... muito bo. o probema era q em auto estrada quando mudavas de mudanca e comecavas a acelerar novamente aquilo subia la para 1,4... é tramado arranjar um compromisso. dai que visto q tambem nao tinha ganhos deixei pelos 0,8. agora na revisao do turbo vou pedir para deixar tudo de origem.

ah... tenho o catalizador ainda. quando removeste o teu notaste se havia algum sensor la ligado?

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Re: Y61 3.0Di - Ler códigos de erro (zd30)

Mensagem por Bruno Coelho » 12 dez 2010, 14:36

boas

Obrigado pela ajuda mais uma vez, parece que somos os unicos a ter este tipo de problemas uma vez que mais ninguem responde :angry:
O meu turbo ainda não esta afinado de vez, ainda esta a fazer pressoes de 1 a 1.1 bar por isso entra em modo de segurança. Não sabia que estes motores só faziam 0.8 sempre pensei que era 1.2, mas de 1.2 e só picos pelo vistos. Segundo o que li para afinar a pressão constante é no parafuso mais pequeno porque a "aste" so controla a geometria corrige se eu estiver enganado.
Vou tapar a egr porque no forum françes eles aconselham perante as fotos aquilo assusta.
O catalizador eu retirei o meu e não tem nenhuma sonda agarrada por isso estas a vontade. Vale apena.

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Re: Y61 3.0Di - Ler códigos de erro (zd30)

Mensagem por rs2 » 12 dez 2010, 15:26

Bruno Coelho Escreveu:boas

Obrigado pela ajuda mais uma vez, parece que somos os unicos a ter este tipo de problemas uma vez que mais ninguem responde :angry:
O meu turbo ainda não esta afinado de vez, ainda esta a fazer pressoes de 1 a 1.1 bar por isso entra em modo de segurança. Não sabia que estes motores só faziam 0.8 sempre pensei que era 1.2, mas de 1.2 e só picos pelo vistos. Segundo o que li para afinar a pressão constante é no parafuso mais pequeno porque a "aste" so controla a geometria corrige se eu estiver enganado.
Vou tapar a egr porque no forum françes eles aconselham perante as fotos aquilo assusta.
O catalizador eu retirei o meu e não tem nenhuma sonda agarrada por isso estas a vontade. Vale apena.



se fores daqui da zona de lisboa, recomendo-te uma casa aqui perto (Turbo Maroitas). se fores so tu a fazer convem perceber o que fazem os dois afinadores.
Se o turbo nunca foi mexido é estranho estar assim, no entanto de qq forma:
o afinador da aste, (podes ate marcar o parafuso para perceberes onde estava inicialmente) afina o comprimento e extensao da aste q vai influenciar a inclinacao minima da geometria. esta é responsável como se tratasse de uma wastegate. em caso de estar com muita pressao a aste move-se para baixo para a diminuir.
or se tiveres a aste afinada muito curta poderas nunca conseguir tirar a pressao toda mantendo assim mais pressao. isto pode ser indesejavel...

depois é um afinador - um batente - q basicamente afina a inclinacao inicial da geometria. se esse praafuso estiver muito para cima, podes ter logo pressoes as 1100rpms tipo já com 0,5 bar mas depois cuidado pq continuando a acelerar e a ter mais carga no motor a pressao aumenta mtui rapidamente

so que isto depois é um compromisso do caneco, ter estes dois afinadores em compromisso

primeiro convinha perceber se por exemplo o excesso de presso aparece-te logo na aceleracao inicial ou se é depois a medida q vais aumentando a carga de acelerador.
se for no inicio - tipo tocas no acelerador para arrancar e o ponteiro da presso sobe logo, tens de desafinar um pouco o tal parafuso batente... alias tens de o apertar um pouco.

basicamente se perceberes que esse tudo movendo para baixo a aste diminui pressao e movendo para cima aumenta, facilemente precebes o que devem fazer esses dois afinadores. um limita o ponto maximo outro limita o ponto minimo...

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Re: Y61 3.0Di - Ler códigos de erro (zd30)

Mensagem por Bruno Coelho » 12 dez 2010, 18:26

boas

Agora depois de ter lido fiquei confuso eu tenho o turbo a debitar mais pressão do que devia por isso segundo o que li tenho que apretar o parafuso pequeno porque este controla a pressão maxima e a aste controla abertura e o feixo da geometria ou seja se o turbo carrega mais cedo ou mais tarde.
Eu sou do Porto e aqui tambem existe pessoal a mexer bem mas acho que com alguma paciencia e queimadelas isto vai lá- O turbo estava a debitar no maximo cerca de 1.8 a 2 e agora só debita no maximo cerca de 1 a 1.2 com calma isto vai, depois e afinar a aste para ele abrir mais cedo ou não depende como ficar.
Já agora o teu começa a carregar desde que rotação?
O meu só começa por volta 1800 a 2000 rpm.

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Re: Y61 3.0Di - Ler códigos de erro (zd30)

Mensagem por rs2 » 12 dez 2010, 22:51

Bruno Coelho Escreveu:boas

Agora depois de ter lido fiquei confuso eu tenho o turbo a debitar mais pressão do que devia por isso segundo o que li tenho que apretar o parafuso pequeno porque este controla a pressão maxima e a aste controla abertura e o feixo da geometria ou seja se o turbo carrega mais cedo ou mais tarde.
Eu sou do Porto e aqui tambem existe pessoal a mexer bem mas acho que com alguma paciencia e queimadelas isto vai lá- O turbo estava a debitar no maximo cerca de 1.8 a 2 e agora só debita no maximo cerca de 1 a 1.2 com calma isto vai, depois e afinar a aste para ele abrir mais cedo ou não depende como ficar.
Já agora o teu começa a carregar desde que rotação?
O meu só começa por volta 1800 a 2000 rpm.


a tua frase diz tudo certo, ate quase ao fim:
"...tenho que apretar o parafuso pequeno porque este controla a pressão maxima e a aste controla abertura e o feixo da geometria..."

o parafuso é que te vai fazer começar a debitar mais cedo ou mais tarde.

senão experimenta (conta sempre as voltas para poderes voltar como estava) e desaperta-o... ao fazer isto o batente (q basicamente é esse parafuso) vai permitir aquela alavanca possa chegar mais para cima, deixando q a aste suba mais essa alavanca. Repara que essa alavanca levanta assim q ligas o motor, coloca a geometria numa posicao q aproveita ao maximo o fluxo do escape.
se desapertares vai provocar uma subida de pressão mais repentina. so que pode chegar a uma pressão mais alta rapidamente e a centralina reage e baixa a aste (e a alavanca q controla a geometria) para uma posicao mais baixa q fará a geometria ficar menos generosa para os escapes - isto faz a vez de uma wastegate num outro turbo por exemplo.
esta aste se estiver afinada de forma q fique muito curta mesmo baixando pode deixar a geometria ainda numa posicao generosa e nao deixando assim diminuir a pressão.

to no teu caso experimenta baixar o batente (parafuso) mas nota q se ja so comecas a ganhar pressao la perto das 2000 acho q nao deve ser daí pois o meu ganha pressao logo perto das 1300 (nao totalmente mas ai uns 0,3 ou 0,4)

a afinacao podera estar na aste que poderas der de alongá-la mais pois pode estar a acontecer q o turbo tem muita pressao mas nao esta a conseguir diminui-la pq nao consegue baixar a alavanca o suficiente.


é triki

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Re: Y61 3.0Di - Ler códigos de erro (zd30)

Mensagem por Bruno Coelho » 13 dez 2010, 02:30

pois até tens razão mas o problema é que aste ja está muito alongada por isso eu ter escrito que precisava de mexer no parafuso.
estive a ler no forum frances que para baixar a pressão eles só mexem no parafuso, li no documento que eles tem para eliminar a egr.
Assim que eu tiver tempo vou colocar fotos da minha aste para tu preceberes o que eu digo de qualquer maneira agardeço a tua ajuda :cool:

 
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Re: Y61 3.0Di - Ler códigos de erro (zd30)

Mensagem por jorgenog » 13 dez 2010, 02:46

Boas,
Para colocar esse motor a fazer mais que 1.1 bar em constante é necessário mudar a calibragem do sensor de pressão de turbo que se encontra por cima do intercooler, pois este de origem limita o turbo a 1.0/1.1 bar (consoante o erro do manometro).

Em relação a retirar kat. , tapar EGR e linhas de escape directas, atenção pois estas operações fazem disparar a pressão e torna-se dificil conseguir um bom compromisso de afinação no parafuso da VNT. O que acontece é que para retirarmos a pressão que esta em excesso apertamos + ou - 3/4 de volta (no meu caso) do referido parafuso e ficamos sem corte de turbo, mas depois quando precisamos de pisar como deve de ser a EGR supostamente deveria fechar por ordem do selenoide, mas como esta já está definitivamente fechada por nós o turbo não enche.

Outro assunto a ter em atenção é o EGT, os motores ZD30 não gostam muito (nada) de calor, por isso atenção aos "Over Fueling" pois quando o turbo corta o motor move-se à conta de mais gasoleo, depois Bang.

Cumps. e boa sorte com essas afinações.

Jorge Nogueira.

PS
Quem percebe muito do que aqui se fala são os Australianos do Patrol4x4.com, experimenta a passar por lá que vais aprender muito, apanhei esta dica num topico do RS2 à um ano e pouco e meu 3.0 DI nunca mais foi o mesmo, tenta analisar o que é uma "DawesValve e uma "NeedleValve" que deixas de ter problemas de afinação de turbo.
EX. PATROL 3.3 DV, DUAS TONELADAS DE PURO PRAZER.
PATROL GR 3.0 DI, DUAS TONELADAS E MEIA DE PURO PRAZER

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Re: Y61 3.0Di - Ler códigos de erro (zd30)

Mensagem por Bruno Coelho » 14 dez 2010, 20:26

boas

as duas coisas que não precebi

a egr tapada o turbo não enche mais depressa uma vez que não faz circulação?
como e que se troca o respetivo sensor? Faz-se uma repro ou ha sensores a venda para debitar mais pressão?
E tu que alteraçoes fizeste no teu jipe?

 
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Re: Y61 3.0Di - Ler códigos de erro (zd30)

Mensagem por jorgenog » 15 dez 2010, 15:58

Bruno Coelho Escreveu:boas

as duas coisas que não precebi

a egr tapada o turbo não enche mais depressa uma vez que não faz circulação?
como e que se troca o respetivo sensor? Faz-se uma repro ou ha sensores a venda para debitar mais pressão?
E tu que alteraçoes fizeste no teu jipe?



Boas,

Para tentar esclarecer as tuas duvidas aqui vão alguns dos meus conhecimentos (muito vagos); é um facto que o turbo enche mais rapido e mais quando tapas as EGR, removes intercooler ou linha de esc. directa, mas para que te serve tudo isso se depois tens que retirar pressão ao turbo para a centralina não colocar o motor em "safe Mode". A EGR do 3.0 DI funciona da seguinte forma, quando andas em velocidades cruzeiro ou calmamente o selenoide que comanda o actuador da geometria dá informação ao turdo de fecho da mesma pois existem poucos gases à saida do colector derivado à EGR estar a recircular( normas anti-poluição), quando solicitas o acelarador para alguma manobra que necessitas de mais potencia, a EGR fecha e deixa de recircular para que todos os gase se dirijam para o turbo e ai o selenoide actua de forma contraria para teres pressões maximas mas que não levem o motor a corte (de origem 0,8/0,9 bar) por isso, e se reparares, quando aceleras derrepente o manometro mostra por alguns segundos leituras de 1,5/1,7 bar e depois corta para as leituras normais mas sempre a encher. Quando alteras as pressões maximas em qualquer um dos modos (em velocidades Constantes) o medidor de pressão do turbo dá informação de corte de gasoleo dai sentires o carro a morrer e teres que levantar o pé do acelarador para fazeres reset a centralina, por isso junta os meus dois post e tira as tuas conclusões.

Os Australianos resolveram este problema dos picos do turbo anulando o selenoide do actuador da geometria (vulgo Westgate) através da instalação de uma "Dawes Valve" e uma Needle Valve", logo ficas com uma turbo de geometria comamdado mecanicamente e não electronicamente.

Em relação ao MAP que soporte leituras superiores ou alteração atraves de "repro" não sei pois nunca perdi tempo com isso uma vez que o meu GR está outro depois destes "gadget's" e como tenho o turbo a fazer leituras de 0,3/0,5 apartir das 1200 RPM imagina o binario, como tal não tenho necessidade de ter pressões de 1,5 ou mais para ter prestaçãoes em altas quando as tenho logo desde o arranque, depois intercalas isto tudo com uma "Rapid", intercooler do 320d, e mais algumas coisitas e voilá venham de lá os TD6 e os Y60 com aqueles truques todos a largarem gasoleo pelo escape que depois ........

Quanto às alterações que fiz no meu, foram todas executadas por mim, e passam por:

-Retirar catalizador (deixar panela)
-Linha de escape directa (deixar panela)
-Rapid da DimSport com consola de programação
-Anulação do selenoide do actuador
-Intercooler 320d
-Reservatorio de oleo para evitar oleos no colector de admissão
-E mais alguns truquesitos

Em suma tudo o que vem publicado aqui
http://www.patrol4x4.com/forum/nissan-p ... ere-31418/

faz o download e dá uma vista de olhos.

Cumps e boa sorte

Jorge Nogueira.
EX. PATROL 3.3 DV, DUAS TONELADAS DE PURO PRAZER.
PATROL GR 3.0 DI, DUAS TONELADAS E MEIA DE PURO PRAZER

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Re: Y61 3.0Di - Ler códigos de erro (zd30)

Mensagem por Bruno Coelho » 15 dez 2010, 19:49

boas jorge

Sim senhor, assim da gosto ver partilhar conhecimentos!!!!
Vou primeiro afinar o meu turbo com egr normal.
Tu só trocaste a selenoide do trubo o tambem tapaste a egr?
Segundo o que precebi a selenoide e peça que faz atuar a geometria do turbo?
Desculpa tar a ser chato mas quando não se sabe.....
Obrigado

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Re: Y61 3.0Di - Ler códigos de erro (zd30)

Mensagem por Bruno Coelho » 15 dez 2010, 22:38

boas Jorge

Já andei a pesquisar e começo a preceber do que falas :som:
Onde é que compras te a tua dawes Valve?
Isso segundo eu percebi vais eliminar uma peça que esta ao lado do intercoler que faz regular o turbo...

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Re: Y61 3.0Di - Ler códigos de erro (zd30)

Mensagem por RG » 10 ago 2012, 20:20

Caro RS2,

Quando te encontrar tenho obrigatóriamente de te pagar um copo, ou até mesmo um almoço ou jantar.

Hoje precisei de ligar o patrol à máquina para fazer um diagnóstico e saber qual o erro que tinha, para fugir à Nissan, fui á Norauto, Precizion de Benfica e do Saldanha, Bosch car service e em nenhuma delas as máquinas conseguiram "entrar" na centralina do Bicho.... cheguei a casa, google e o primeiro resultado foi este teu tópico.... Resultado, imprimir, cortar uma ponta de fio e voilá, lista de códigos de erro.

Mt útil esta tua informação, amanhã já vou ver o que se passa com o sensor da cambota :clapp: :clapp: :clapp: :clapp:

E fica prometido o almoço, jantar ou um copo, dependendo da ocasião.

Muito Obrigado!

Cumprimentos

RG
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