midnightlimb Escreveu:Oi amigo:
também tenho um y61 2.8 e sei do que falas mas atenção: há que saber conduzir este carro! É preciso, em certas situações como subidas íngremes ou de terra, subir um pouco o regime do motor para o carro arrancar em condições. Não penses que tens carro para largar a embraiagem em subida e ele começar a trepar (pelo menos com um 2.8 de origem). Tem de fazer um bom ponto de embraiagem, dar-lhe uma ou duas bombadas de acelerador para subir a rotação e às vezes ajudas com o travão de mão para compensar.
A bomba injectora electrónica também não lida muito bem com acelerações muito bruscas do tipo " Pôr prego ao fundo" assim de chapa com uma primeira engatada. A aceleração do TD6 é progressiva.
Pode-se andar no mato em picadas e subidas a baixas com mudanças altas mas tem de se saber e apanhar o feeling do carro.
Já tive um chip... ajuda um pouco mas não resolve! Ficas com cerca de 150/155 cv... é pouco para um longo!
Sabemos que este motor não é perfeito mas se se souber usá-lo ajuda muito.
Eu aprendi a usá-lo fazendo uns obstáculos de terra com uns ângulos manhosos que tenho perto de casa. No princípio deixava um cheiro a embraiagem que não te digo... Hoje faço aquilo a brincar e limpinho. Tens de gastar tempo para aprender a usar este carro que é muito bom e faz coisas fantásticas mesmo de origem.
Mas olha, se queres isso a bombar arranja uns euritos e vai ao Luís...
PS - deixa o 3.0 da mão se queres puxar pelo carro e ter noites descansadas. Tem um turbo de geometria que melhora as baixas bastante relativamente ao 2.8, acelera melhor mas anda o mesmo em velocidade de ponta e os 30 cv de diferença têm muitas chatices atrás. Não conheço ninguém que compita e use esse motor mas o 2.8 sendo trabalhado é uma boa base. Estala umas cabeças de houver uso muito abusivo mas...
Boas,
Não pude deixar de reparar neste "Post Script" e não deixar a minha opinião, pois não concordo muito (nada) com ela, é um facto que o 3.0 DI tem problemas de fiabilidade, disso já todos sabemos, tambem o 2.8 tem, agora dizer que a unica diferença é um TGV, uns cavalitos a mais e tem mais baixas, isso é um resumo muito incompleto, que tal um consumo de 10/11l aos 100, que tal um binario que numa subida banal não se tenha que mexer na caixa de vel., que tal recuperações mais rapidas, que tal ter uma saida de gases de escape que não parece a "chaminé da CUF"...
Quanto à competição tambem não concordo, pois não são poucos os Patroleiros com Y60 e Y61 a montar o motor da Cabstar, fica sabendo que o motor é o mesmo que equipa o 3.0 DI só a B. Inj. é diferente.
Eu tenho um 3.0 DI (já te deves ter aprecebido) e com algumas alterações basicas o motor é muito fiavél, acontece que eu dediquei muitas horas a ler estudos e teorias (com uma grande filtragem, claro) de pessoas que tiveram muitos dissabores com estes motores e tantaram fazer alguma coisa para os resolver/atenuar pois a Nissan sempre deu para trás, ao ponto de andar a chamar clientes para trocarem motores e a unica coisa que fazia (nos que ainda não estavam nas ultimas) era trocar a vareta no nivél de oleo por uma mais curta e adicionar mais 2.7 litros de oleo ao motor, ora os motores continuavam a partir, e ainda mais cedo, pois como deves saber o efeito de Blow-By fazia "cuspir" o oleo a mais para o intercooler que por sua vez fazia "papa" de carvão com os gases da EGR a recircularem e blá, blá, blá, blá....... chega de conversa fiada tanto que não sou mecanico nem precebo nada disso, só fui "obrigado" a ter que perceber do 3.0 DI para não ficar com a ideia dos 3.0 DI que tu tens.
Cumps.
Jorge Nogueira.