Touches Hidráulicas Vs Touches Mecânicas-Vale a pena trocar?

Melhoramentos, correcções e Afinações, está tudo aqui.

Vale efectivamente a pena trocar para touches mecânicas???

SIM, vale a pena trocar para touches mecânicas!
48
94%
NÃO, não vale a pena trocar para touches mecânicas!
3
6%

Total de votos : 51

Registado: 10 abr 2006, 19:48

Touches Hidráulicas Vs Touches Mecânicas-Vale a pena trocar?

Mensagem por PJHO » 14 mai 2008, 17:10

Caros amigos Patroleiros:

Há muito que ando a pescar vária informação de um lado e de outro, nomeadamente dos seguintes tópicos do PA:
touches mecanicas - https://patrolaventura.pt/forum/vie ... hp?t=11150
touches mecanicas - https://patrolaventura.pt/forum/vie ... php?t=9396
Tuches para Patrol - https://patrolaventura.pt/forum/vie ... hes#144415
Na verdade, considero que a informação destes tópicos está muito dispersa, que nalguns houve muitas mensagens que fugiram ao tema e que por isso causam alguma dificuldade na compreensão da matéria! :confused:

Assim sendo, continuo com várias dúvidas, nomeadamente:

Vale mesmo a pena trocar as touches hidráulicas por touches mecânicas?
Isto a título de melhoria/upgrade e não de reparação, ou seja, partindo do pressuposto que as touches hidráulicas ainda estão boas.

Valerá a pena o investimento para os ganhos dinâmicos e de prestação do jipe?
E já agora, a haver, quais são eles?

Em que consiste concretamente a operação de troca das touches?
É preciso abrir o motor, tirá-lo fora, sei lá que mais? :ups:

Como se escreve??? :grrr:
Touche/Tuche/Tuxe/Touxe? :ups: Já vi escrito de quase todas as formas e feitios!

E se calhar a dúvida mais importante de todas: o que são as touches e para que servem?
Já tenho umas luzes, mas penso que muitos companheiros não saberão ao certo o que isto é!

Decidi desta forma criar uma votação para averiguar se de facto vale a pena efectuar a alteração.
Peço a quem realmente domina a matéria e/ou que já tenha experimentado que contribua e partilhe o seu conhecimento e que cada votante justifique o seu voto, por favor.
Fico-vos desde já muito grato!
Obrigado.
:nod::thumbsup:

GRande abraço.
Pedro Oliveira

P.S.: Desde já agradecia que fossem o mais objectivos e específicos possível, de forma a evitar que se perca o rumo do tópico. :thumbsup:

Registado: 22 dez 2005, 11:00

Mensagem por cristiano » 14 mai 2008, 20:19

acho que se deve trocar qd começar a precisar...todos eles precisam em frio, mas depois de aquecer ficam ok...pra ja nao tenho queixa mas ja vi alguns a necessitar...
viewtopic.php?f=1&t=7231&st=0&sk=t&sd=a&start=575 »»»»O INICIO««««

http://WWW.TUFF4X4.COM " Loja Online " | " Armazem fafe " | " Oficina V.N.Famalicao "

Registado: 21 set 2007, 16:49

Mensagem por sotero » 14 mai 2008, 21:37

votam todos ,ou so quem ja tenha feito a alteraçao?senao vamos todos mandar bi-tokes... :D digo eu... :confused:

Mensagem por PJHO » 14 mai 2008, 21:52

sotero Escreveu:votam todos ,ou so quem ja tenha feito a alteraçao?senao vamos todos mandar bi-tokes... :D digo eu... :confused:

Companheiro Patroleiro:
Somos todos livres de votar! :nod::thumbsup: Temos é que saber no que estamos a votar! :sabe:
Eu por exemplo não votei! [wink]
Abraço.
Pedro

Registado: 21 set 2007, 16:49

Mensagem por sotero » 14 mai 2008, 22:00

...manda la umas fotos do Lobito,ou da Cuca... :D

Registado: 06 mai 2008, 14:24

Mensagem por ORP Off Road Power » 16 mai 2008, 11:15

boas,os impulsores hidráulicos mais conhecidos por (touxes)são responsáveis pela boa afinação das válvulas de admissão e escape , através da pressão de óleo este elemento vai eliminando a folga existente entre a válvula e a arvore de cames para que as válvulas possam abrir ao Max e tornar o motor mais silencioso.
aquando danificados são responsáveis pela falta de potencia no motor.
a falha existente nos motores rd28 derivada não pelos impulsores mas sim pela fadiga das molas de válvulas que vão ficando fracas com o decorrer dos km ,(o aumento da pressao do turbo contribui para que as molas fiquem com menos carga sobre o impulsor ) obrigando este a eliminar o espaço vazio que se vai formando com a reacçao tardia das molas acabando por ficar o motor a falhar pela não afinação correcta das válvulas , que só vem acontecer após os impulsores voltarem ao seu estado normal de funcionamento.

por esse motivo a troca de impulsores mecânicos são uma alternativa muito viável ,pois e uma alteração simples de fazer.
para troca de impulsores e necessário retirar tampa de válvulas correia de distribuição extrair arvore de cames .
trocar impulsores e toda a montagem prescrita anteriormente na desmontagem , efectuar afinação de válvulas montar tampa e já esta pronto a dar calor.

(alternativa menos dispendiosa reforçar força das molas das válvulas)

ATENÇÃO: ESTE SERVIÇO DEVERA SER EFECTUADO POR PESSOAL QUALIFICADO PARA O MESMO (POIS HÁ NECESSIDADE DE COMANDAR O MOTOR!!!!!!) :thumbsup: :thumbsup:

Registado: 07 out 2007, 18:13

Re: Touches Hidráulicas Vs Touches Mecânicas-Vale a pena trocar?

Mensagem por scummy » 20 jan 2010, 14:53

Ora boas
Antes que me comecem a chamar nomes , sim eu sei que fui desenterrar este tópico bem lá no fundo , mas já reparei que o PHJO abre tópicos bastante explícitos e procura informaçao bastante útil para todos nós , no entanto sem respostas concretas mesmo assim :angry:

Este assunto das touches interessa , porque é uma das fraquezas dos RD28T ..

Os entendidos que se cheguem a frente , quais as touches mecâncias utilizadas , pastilhas , etc , folgas adequadas para escape e admissão ?

Abraço

Mensagem por PJHO » 20 jan 2010, 14:59

Ora bem, estou em falha, uma vez que entretanto fiz esta alteração no GR de Portugal (Rodinhas).
As touches que montei são aos do Ford Fiesta 1.8D, se não estou em erro.
Noto de facto uma melhor resposta em baixas.
Ex.:
Em altas arranco com muito mais facilidade em 2ª e "embrulha" menos a desenvolver. Parece que desenvolve mais rápido a baixa rotação.
Em baixas não notei tanta diferença, porque é mais difícil ter essa percepção, mas acredito que esteja lá... Como pego no Rodinhas de 3 em 3 meses, não deu para perceber bem a diferença em baixas, mas acho que está melhor.

Se a alteração vale a pena?
Por cerca de 200€ (ou menos) faz-se a festa e de facto há algum resultado. Não fica super-canhão por causa disso, mas grão a grão, enche a galinha o papo. Um pó aqui e outro ali e é capaz de já começar a fazer a sua diferença, tudo somado. :okkk:
GRande abraço
Pedro Oliveira

Apresentação PA: viewtopic.php?f=1&t=1864&start=0

NÃO IMPORTA O TT QUE TENS, MAS O TT QUE PRATICAS!

Petição para o Dia Nacional do TT:
http://www.peticaopublica.com/?pi=P2010N2258

Registado: 22 dez 2005, 11:00

Mensagem por cristiano » 20 jan 2010, 16:54

o barulho do motor fica mais metalico...he he mas ele enche sem parar, e em frio nao embrulha....

abç
viewtopic.php?f=1&t=7231&st=0&sk=t&sd=a&start=575 »»»»O INICIO««««

http://WWW.TUFF4X4.COM " Loja Online " | " Armazem fafe " | " Oficina V.N.Famalicao "

Registado: 10 dez 2008, 19:55

Mensagem por lele_bcl » 31 jan 2010, 19:56

penso k a qualidade do oleo utilizado tb tem um bom peso no k diz respeito ao desempenho das touxes..

Registado: 23 ago 2005, 21:05

Mensagem por Eduardo » 31 jan 2010, 21:56

Boas

Pois eu tenho a ideia de que uma boa limpeza ao circuito do oleo, e um oleo de boa qualidade e espeçificações correctas pode meter isso a trabalhar em condições, em casos mais graves acreçe substituir/reparar/melhorar as tais molas que vão perdendo força, para quem procura performançe pode aproveitar de ter que mudar a distribuição e com mais uns trocos resolve de vez a coisa, aproveita e mete logo uma arvore cames Xpto...

Uma coisa que me intriga (isto é sem cinismos nem ironias, é pura ignorançia) por que raio foram os Japunas fazer este "upgrade" ao sistema convençional (mecanico)?? apenas pela capaçidade de afinação automatica do sistema ou há mais alguma coisa??
BoaSorTTe

Mensagem por PJHO » 01 fev 2010, 09:37

Eduardo Escreveu:Boas

Pois eu tenho a ideia de que uma boa limpeza ao circuito do oleo, e um oleo de boa qualidade e espeçificações correctas pode meter isso a trabalhar em condições, em casos mais graves acreçe substituir/reparar/melhorar as tais molas que vão perdendo força, para quem procura performançe pode aproveitar de ter que mudar a distribuição e com mais uns trocos resolve de vez a coisa, aproveita e mete logo uma arvore cames Xpto...

Uma coisa que me intriga (isto é sem cinismos nem ironias, é pura ignorançia) por que raio foram os Japunas fazer este "upgrade" ao sistema convençional (mecanico)?? apenas pela capaçidade de afinação automatica do sistema ou há mais alguma coisa??

Ora aí está uma questão muito pertinente.
:thumbsup:
Alguém pode contribuir com mais informações a este respeito?
[wink]
GRande abraço
Pedro Oliveira

Apresentação PA: viewtopic.php?f=1&t=1864&start=0

NÃO IMPORTA O TT QUE TENS, MAS O TT QUE PRATICAS!

Petição para o Dia Nacional do TT:
http://www.peticaopublica.com/?pi=P2010N2258

Registado: 03 fev 2009, 17:17

Mensagem por Anatol Bombom » 01 fev 2010, 10:59

Respectivamente à evolução das touches mecânicas para as hidráulicas, há a dizer que a última evolução desse motor, o RD28Ti que equipava os GR TD6, voltaram a aplicar-lhes as touches mecânicas.

Registado: 02 nov 2005, 22:15

Mensagem por CrazzyMax » 19 fev 2010, 23:53

Em que altura é que os motores sairam com as mecanicas e deixaram de sair?
Vpeliculas , Instalação de peliculas homologadas para automóveis e residencias
Orçamentos e marcações para tlm 91 427 01 56
Mail : sacavem@valdemarpeliculas.pt
http://vpeliculassjt.blogspot.com/

Registado: 30 jun 2008, 17:43

Mensagem por carlos mendes » 17 set 2010, 21:55

Boas amigo ORP. O que é necessário para reforçar a força das molas? já ouvi falar em meter umas anilhas, mas não sei as dimensões nem se a anilha se mete entre a mola e a cabeça ou se em cim da mola, entre a anilha existem-te e a mola? obrigado pelas respostas?
Quartel Aventura

Registado: 03 abr 2010, 19:57

Mensagem por CESAR GR » 17 set 2010, 22:44

carlos mendes Escreveu:Boas amigo ORP. O que é necessário para reforçar a força das molas? já ouvi falar em meter umas anilhas, mas não sei as dimensões nem se a anilha se mete entre a mola e a cabeça ou se em cim da mola, entre a anilha existem-te e a mola? obrigado pelas respostas?

Boas Carlos, o melhor mesmo é começar a procurar umas do FORD FIESTA 1800D :relax:
Um abraço
César Baptista

Mensagem por carlos mendes » 18 set 2010, 12:56

Boas amigos. Mas as molas ou as tuxes?

Obrigado.
Quartel Aventura

Registado: 13 mar 2009, 19:18

Mensagem por aburixne » 18 set 2010, 13:07

Sao as tuches do fiesta 1.8 qu normalmente se utiliza nos patrois amigo...

Cumprimnetos

Mensagem por CESAR GR » 18 set 2010, 13:19

aburixne Escreveu:Sao as tuches do fiesta 1.8 qu normalmente se utiliza nos patrois amigo...

Cumprimnetos

_ Sim as do 1800d [wink]
eu ainda lá tenho 4 que sobraram do meu posso vender.
Um abraço
César GR

Mensagem por carlos mendes » 18 set 2010, 21:45

Ok. Mas teêm de ser novas? E só metendo as tuxes do fiesta 1.8d, resolve o problema'? Ou também é necessário reforçar a pressão das molas?

Obrigado.
Cumprimentos.
Quartel Aventura

Mensagem por CESAR GR » 18 set 2010, 22:07

carlos mendes Escreveu:Ok. Mas teêm de ser novas? E só metendo as tuxes do fiesta 1.8d, resolve o problema'? Ou também é necessário reforçar a pressão das molas?

Obrigado.
Cumprimentos.

_ Eu meti usadas mas boas, penso que não é preciso reforçar as molas porque as tuches mecânicas são afinadas com umas pastilhas,mas isso é melhor perguntares a alguém com mais experiência, eu comprei as tuches e mandei meter numa rectificadora sempre ficou mais em conta [wink] e podes dar gás á vontade :D
Um abraço
César Baptista

Mensagem por carlos mendes » 18 set 2010, 22:29

Obrigado amigo César, pelas informações. Vou esperar para ver o que dizem os entendidos. Já agora no teu só isso resolveu a situação? No meu ainda tenho tudo de origem e ja´acontece isto, não vale pena dar pressão no turbo nem debito de gasoleo.

Obrigado.
Quartel Aventura

Mensagem por CESAR GR » 19 set 2010, 10:55

carlos mendes Escreveu:Obrigado amigo César, pelas informações. Vou esperar para ver o que dizem os entendidos. Já agora no teu só isso resolveu a situação? No meu ainda tenho tudo de origem e ja´acontece isto, não vale pena dar pressão no turbo nem debito de gasoleo.

Obrigado.

_Boas Carlos, se já começa a falhar com tudo de origem nem vale a pena dar mais pressão ao turbo ou debito de gasoleo se não ainda é pior, foi o que aconteceu ao meu, para mim é foi a melhor solução, dá uma olhadela nos tópicos de cima para tirares duvidas. De grão a grão é que a galinha enche o papo [wink]
Um abraço
César Baptista

Mensagem por carlos mendes » 19 set 2010, 11:29

Obrigado pelas informações amigo César.
Quartel Aventura

Registado: 20 mar 2006, 21:05

Mensagem por MANEL » 19 set 2010, 14:54

E QUAL O MELHOR OLEO PARA AS TUXES MECANICAS
PARA NAO SE NOTAR TANTO O BARULHO

Próximo

Voltar para Motor

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante