ponteiro da temperatura no vermelho

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ponteiro da temperatura no vermelho

Mensagem por marante » 07 mai 2008, 12:53

boas a todos, tenho um patrol de 6 cilindros turbo de1990,tododeorigem inclusive medidadepneumaticos, com 386500km, juntas,culassa,valvula da temperatura mudados aos 384300km, contudo o ponteiro da temperatura, logo que o motor entra em funcionamento e anda 1000 metros sobe para o vermelho.
agradeço as vossas opniões e e sugestões
um abraço :thumbsup:

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Mensagem por TTGRY60 » 07 mai 2008, 16:10

boas

ja verificas-te se o termostato esta abrir??talvez n te esteja a abrir o circuito do radiador.....

 
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Mensagem por sotero » 07 mai 2008, 16:11

se a agua nao sta quente,tens problema electrico.massa,sensor da temperatura ,manometro,etc.nao deve ser grave... :D

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Mensagem por Vendaval R Pereira » 07 mai 2008, 18:10

1000 metros anda ele sem agua e aquece pouco.
verifica a valvula da temperatura que está na cabeça.
quando ele estiver quente esperimenta desligar e ve se continua igual.
Saudaçoes TT...
Duarte Pereira. Alentejo profundo

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Mensagem por bnascimentomelo » 07 mai 2008, 18:30

sotero Escreveu:se a agua nao sta quente,tens problema electrico.massa,sensor da temperatura ,manometro,etc.nao deve ser grave... :D


Isso! Tens a válvula estragada. Isso é barato e troca-se bem.


Bruno
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adicionando mais informação

Mensagem por marante » 07 mai 2008, 21:38

hoje da parte da tarde depoisde ter aberto este topico fiz o seguinte.
despejei o circuito da agua, durante uma hora tive uma mangueira no radiador sempre ligada para fazer uma lavagem completa, ao interior,de vez enquando ligava o motor durante algum tempo e o ponteiro da temperatura subia até ao meio, com o circuito aberto e a despejar agua.no final fechei o o circuito com o respectivo liquido, liguei o motor e fiz-me a estrada, andei 200 metros e o ponteiro ja estava no vermelho.
[:p] :crybaby:

Já ponderei ir á bruxa, mas não sei se ela fala a mesma lingua que ao meu Patrolzinho!!! :D

obrigados

Abraço

 
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valvula temperatura

Mensagem por marante » 07 mai 2008, 21:41

já mudei novamente em abril, o electricista disse que não passava massa. não percebo.

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Mensagem por comman » 07 mai 2008, 21:43

verificaste o termostato?
quando está no vermelho, confirmas que a temperatura do radiador e do motor tb está MUITO quente???

 
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Mensagem por marante » 07 mai 2008, 22:32

não esta muito quente, visto que logo que faço os primeiro metros, vai logo para o vermelho, mesmo estando para e frio. :angry:

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Mensagem por bnascimentomelo » 07 mai 2008, 23:39

Vamos lá ver se resolvemos isto de uma vez por todas.

O quadrante é alimentado com 12v. Do manómetro da temperatura, sai um fio em direcção à massa (sensor da temperatura). Os Patrol têm dois sensores de temperatura mas para o caso, apenas nos interessa o que tem um só terminal (o que está mais próximo do para-brisas do carro, creio).

Pois bem, se este fio que liga ao sensor de temperatura for ligado directamente à massa (bloco do motor, por exemplo) o ponteiro dentro do carro deverá subir para o máximo. Se assim for, o manómetro está ok.

Concluímos, portanto, que o sensor de temperatura funciona como uma resistência. Quando a resistência é máxima, o manómetro não tem o circuito de alimentação fechado e, consequentemente, o ponteiro não sobe. Quando o valor da resistência baixa (se aproxima dos zero ohms) o circuito é fechado e o ponteiro vai subir na razão inversa da resistência do sensor (+/-).

Para verificar o sensor de temperatura podemos usar uma lâmpada de ensaio. Ligamos o positivo da bateria a um pólo da lâmpada e o outro pólo ao terminal do sensor. A lâmpada ficará tão mais acesa quanto mais quente o motor estiver (se o sensor estiver bom). Podemos comparar o brilho da lâmpada com o seu brilho máximo (alternando a ligação deste segundo pólo com negativo da bateria em vez do terminal do sensor).

Se o carro só "aquece"(?) quando anda... tudo fica mais estranho porque quando anda até deveria arrefecer mais pelo fluxo de ar... e mecanicamente, qual é o comportamento do viscoso da ventoínha do radiador? Está atracado? isto é... a ventoinha gira a valer ou tem uma rotação lenta? Embora a ventoinha esteja sempre a girar, só quando o carro está mesmo quente é que a ventoinha está atracada ao veio através de um viscoso... pode ajudar a indicar se o motor está mesmo quente ou não.



Espero ter podido ajudar. Aguardo feed-back.
Bruno


PS - MUITO provavelmente não tens o sensor indicado para o teu carro... será?
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Mensagem por sotero » 08 mai 2008, 09:27

nao aqueces 12 litros de agua,nesse espasso de tempo,nem num forno a lenha.tens problema ELECTRICO,compra um manometro tunning e experimenta... :D abr

 
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Mensagem por Gonçalo F. » 08 mai 2008, 18:37

sotero Escreveu:nao aqueces 12 litros de agua,nesse espasso de tempo,nem num forno a lenha.tens problema ELECTRICO,compra um manometro tunning e experimenta... :D abr


Completamente de acordo.

Não existe qualquer sobre aquecimento real do motor, não existe qualquer problema com o termostato, pois este não abre em tão pouco espaço percorrido.

O problema é eléctrico, com toda a certeza :unibrow:

Por exmplo:
Problemas de massa (fraca); Fios trocados entre ambos os sensores que estão lado-a-lado do tubo da chauffage do 4.º cilindro; manómetro do quadrante "marado".....

 
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Mensagem por sotero » 08 mai 2008, 22:04

...eu ja vi varios,inclusive um land cruiser que mal ligava a chave,subiam todos os ponteiros para o maximo...era massa.... :D tira a valvula ligas uma lampada,poes numa lata ao lume,e quando a agua aquecer,a luz acende e ,se for o caso tens a valvula boa....mas isso e massa,pouca massa,pode ter e ser pouca,ja faz isso.abr :D


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