por bnascimentomelo » 07 mai 2008, 23:39
Vamos lá ver se resolvemos isto de uma vez por todas.
O quadrante é alimentado com 12v. Do manómetro da temperatura, sai um fio em direcção à massa (sensor da temperatura). Os Patrol têm dois sensores de temperatura mas para o caso, apenas nos interessa o que tem um só terminal (o que está mais próximo do para-brisas do carro, creio).
Pois bem, se este fio que liga ao sensor de temperatura for ligado directamente à massa (bloco do motor, por exemplo) o ponteiro dentro do carro deverá subir para o máximo. Se assim for, o manómetro está ok.
Concluímos, portanto, que o sensor de temperatura funciona como uma resistência. Quando a resistência é máxima, o manómetro não tem o circuito de alimentação fechado e, consequentemente, o ponteiro não sobe. Quando o valor da resistência baixa (se aproxima dos zero ohms) o circuito é fechado e o ponteiro vai subir na razão inversa da resistência do sensor (+/-).
Para verificar o sensor de temperatura podemos usar uma lâmpada de ensaio. Ligamos o positivo da bateria a um pólo da lâmpada e o outro pólo ao terminal do sensor. A lâmpada ficará tão mais acesa quanto mais quente o motor estiver (se o sensor estiver bom). Podemos comparar o brilho da lâmpada com o seu brilho máximo (alternando a ligação deste segundo pólo com negativo da bateria em vez do terminal do sensor).
Se o carro só "aquece"(?) quando anda... tudo fica mais estranho porque quando anda até deveria arrefecer mais pelo fluxo de ar... e mecanicamente, qual é o comportamento do viscoso da ventoínha do radiador? Está atracado? isto é... a ventoinha gira a valer ou tem uma rotação lenta? Embora a ventoinha esteja sempre a girar, só quando o carro está mesmo quente é que a ventoinha está atracada ao veio através de um viscoso... pode ajudar a indicar se o motor está mesmo quente ou não.
Espero ter podido ajudar. Aguardo feed-back.
Bruno
PS - MUITO provavelmente não tens o sensor indicado para o teu carro... será?
Y61 TD6 de 1998
Frontera A VM2.5 de 1998