Página 1 de 1

Y61 2.8 TD6i - Aumentar potência

MensagemEnviado: 22 jan 2006, 14:44
por Yardbird
Boas!

Gostava de saber se alguém tem experiência em reprogramação ou utilização de chip no td6 2.8. Tenho alguns receios em relação à perda de fiabilidade por causa do problema de refrigeração do 6º cilindro. O objectivo principal era diminuir o consumo, mas tb aumentar a força em baixas, de preferência sem deitar mais fumo! :) Não queria aumentar mais de 15 ou 20 cv. Quanto é que isso me poderá custar?

Muito obrigado!

Abraços

MensagemEnviado: 22 jan 2006, 23:02
por tuaregue
Antes de mais, seja bem vindo!!! :thumbsup:

E prontos, n posso ajudar mais pq n sei como reprogramar!

So vim para dizer boas vindas! :D

MensagemEnviado: 23 jan 2006, 10:20
por Manwell_Mayraids
Acho que só as centralinas do tipo eprom 2 é que dão para reprogramar e a do Y61 2.8 td6, acho que é eprom 1.

Tens é que meter uma centralina adicional (kit de potência) que faça a gestão da bomba injectora e existem essencialmente 2 tipos : as de actuação permanente e as temporarias que dão para ligar e desligar (dentro do habitaculo) conforme as necessidades e a "vontade" do condutor, podendo ainda neste caso estar sempre ligadas se assim o quisermos, sem qq inconveniente sem ser o do consumo ..........

Manwell_Mayraids Escreveu:Quanto aos kit de potencia:

-NTDD : começei por experimentar um da NTDD, mas deitava-me o motor "abaixo" às 3000 rpm, pelo que experimentei em seguida o da Rapid da DimSport
-DimSport (Rapid) : funciona muito bem, mas quando o turbo começa a ter força ou seja a partir das 1800 rpm (mesmo assim é das que começa a actuar mais cedo de acordo com ensaios da revista soloauto4x4). Ainda não ensaiei num banco de ensaios, mas supostamente com mais 25 CV deveria ter presentemente 155 CV.
-PowerSystem : conheço quem experimentou com resultados não satisfatorios ou seja com algum acrescimo de potencia mas com muito fumo
-PowerBox: desconheço o comportamento, mas ao que parece segundo informações de terceiros, com tendencia a deixar de ser importada para Portugal pelo representante que será o mesmo da DimSport ( http://www.demestre.pt/ contacto : paulosantos@demestre.pt )

sites:

http://www.dimsport.com/index.htm
http://www.ntdd.net/
http://www.powersystem.fr

outras :

http://www.demac.es/demac/home.htm
http://www.dtronic.com/dtronic/dtronic.htm
http://www.seranimotorsport.it/rapid.htm
http://www.tunit.co.uk/
http://www.upsolute.com/ger/
http://www.zagoelectronica.es/
http://www.eurosil.es/
http://www.creative-car-gillet.com/prod ... nissan.htm


As da Rapid e da NTDD, são do tipo temporario (ligar e desligar) as outras já não me lembro.

A minha é uma Rapid da DimSport, não faz "fumo", dá para definir (no agente) essencialmente 2 parâmetros (inicio de actuação e débito de gásoleo, em função da pressão medida no turbo) e .................. estou muito satisfeito. :nod: :thumbsup:

MensagemEnviado: 24 jan 2006, 18:10
por Yardbird
Ok! Muito obrigado pela excelente informação! Este forum está impecável!

Cumprimentos!

MensagemEnviado: 05 abr 2006, 21:12
por Navegador
Manwell_Mayraids escreveu:

Quanto a centralina da Rapid custa à volta dos 500 euros, mas em rotações baixas esta não faz milagres, vejam este post :

Em https://patrolaventura.pt/forum/viewtopic.php?t=1249

Manwell_Mayraids escreveu:

O turbo devia começar a actuar pelas 1800 / 1900 r.p.m. pelo que algo não está bem nesse Y61. O valor maximo de pressão de origem deverá andar pelos 0,8 bar, ao que sugiro que se aumente a pressão até 1,0 bar.

O meu agora tem 0,9 bar e com a nova centralina, obtem-se um andamento muito bom, mas atenção que não há nenhum kit de potencia que resolva o problema do fosso de que falas, pois estas só actuam depois do turbo "entrar" e de um ensaio que li na soloauto4x4, a Rapid da Dimsport é a que começa a actuar mais cedo precisamente quando "entra" o turbo.

Esse motor de fraco não tem nada, só que contra factos não há argumentos, pois estamos a falar de uma diferença no minimo de 300 kg do Y60 para o Y61. Há muitos patroleiros que dizem que o Y60 tem melhor arranque. Pois metam 5 pessoas dentro de um Y60 e 1 apenas num Y61 (ambos com motor 2.8 td6) e aposto em como o arranque dos dois é quase identico.

Há outro pormenor que a malta se esquece, é que os Y60 mais antigos não tem EGR e os que já tem não são tão limitativos em termos de emissões de gases nocivos como no Y61, pois este tem a agravante de ter uma valvula de throttle (ao ralenti) que quase fecha, obrigando a admitir maior quantidade de gases queimados do que no Y60, isto tudo consequencia da crescente severidade a que todas as marcas têm sido obrigadas em termos de poluição ao longo dos anos.

Manda limpar o colector de admissão, tapa-lhe a EGR, abre a valvula de throttle (é só mexer num parafuso) à saida do intercooler ou se não quiseres mexer em nada disto é tão somente desligar-lhe os tubinhos de vacuo que controlam estes dois sistemas e tapa-los e notarás a diferença.

Verifica tb o estado da bomba injectora que pode já não estar nas melhores condições ou estar demasiado avançada.

Bom e depois de tudo isto podes sempre mexer ou meter um turbo maior, mas cuidado com as subidas de temperatura do motor, mas que não vai resolver o problema de falta de binario nas baixas rotações como já expliquei e se queres fazer trial, só há duas soluções ou meter uma redutora ainda mais reduzida ou meter um grupo de diferenciais mais reduzidos, perdendo neste caso em velocidade de ponta.

Ressalvo mais um vez que estou a falar sempre do motor 2.8 td6 (RD28T) pois desconheço como funciona o Y61 3.0 di, mas daquilo que já observei este tem um tubo ainda maior a ligar à EGR, logo ainda mais penalizador no arranque ......... e é caso para dizer que com tantas PENALIZAÇÕES não há motor que faça milagres, pelo que em minha opinião os técnicos da Nissan deveriam-se ter preocupado no minimo, em reduzir o peso e não o contrario.


Mas vale a pena meter o kit. É uma diferença ................. :thumbsup:

Os parâmetros de fábrica são 10 e 15, tendo o primeiro algo a ver com o tempo para começar a actuar e o segundo com o débito de gásoleo. Em minha opinião o primeiro pode ser reduzido até 5 e o segundo aumentado até 20. Mas troquem opiniões com o tecnico que faz a montagem e façam ensaios.


Se colocar um turbo de geometria variavel não resolveria o problema de falta de potência a baixa rotação?

MensagemEnviado: 22 ago 2006, 13:57
por Manwell_Mayraids
Acho que tás-te a referir à falta de binario a baixas rotações.

Com um turbo de geometria variavel, penso que melhora bastante, pois não ha tanta inercia inicial, mas para resolver o problema a 100 % é meter uns grupos cónicos mais reduzidos.

MensagemEnviado: 22 ago 2006, 13:58
por Manwell_Mayraids
O RD28T do Y60 tem uma bomba injectora mecânica, com débito de gasóleo enviado aos injectores por efeito da pressão do turbo e com válvula de segurança de descarga para as pressões exageradas.

Ora no RD28Ti do Y61 a bomba injectora é controlada electronicamente, mas sem efeito da pressão do turbo, sem qq tipo de sensor da pressão do turbo e sem válvula de descarga de segurança.

Então como controla o excesso de pressão do turbo se existir ?

Penso que o faz de modo indirecto comparando os valores lidos de outros sensores tais como temperatura do liquido refrigerante, temperatura do ar na admissão, MAF, ... e comparando com os valores que tem em memoria, faz a gestão da "segurança" .

Bom e dizem vocês qual o interesse deste texto ?

É que no caso de optarem por meterem um kit de potência (centralina adicional) convém que esta faça a leitura da pressão do turbo (normalmente no colector de admissão) para melhor gestão do débito de gasóleo.

Alguns kits não medem os valores da pressão e baseiam-se apenas nas informações que a centralina de origem recebe, nomeadamente nos valores da MAF, pelo que existem em alguns momentos uma fumarada (gasóleo a mais/ar a menos) devido à diferença entre o caudal de ar medido e à pressão a que deveria corresponder e que por vezes não corresponde.

A DimSport tem um kit (Rapid) com um tubinho que vai ler directamente a pressão do turbo à admissão e corrige o débito de gasóleo assim sem interferir na centralina de origem. Já outras dão valores errados à centralina de origem dos valores da MAF para que esta aumente ao debito de gasóleo ou lêem os valores de origem da MAF e alteram o débito de gasóleo à posteriori, mas com umas fumaradas exageradas pelas razões atrás já explicadas.

Eh pá não pensem que sou agente da Rapid. Outras que meçam a pressão do turbo tb serão eficientes. Penso até que no 3.0Di, qq kit funcione bem, por este já ler de origem o valor da pressão do turbo.

Que pensam acerca disto ? Se estiver a dizer alguma asneira façam o favor de me corrigir. [wink]

Já agora alguém sabe se tem a centralina versão 1.1 de origem da Nissan com correcção do problema do binário a baixos regimes para o RD28Ti ?

MensagemEnviado: 15 set 2006, 05:41
por psergio
Manwell_Mayraids Escreveu:...
Quanto aos kit de potencia:
-NTDD : começei por experimentar um da NTDD, mas deitava-me o motor "abaixo" às 3000 rpm, pelo que experimentei em seguida o da Rapid da DimSport ...


Boas Manuel,

Eu coloquei agora um NTDD no meu 3.0 e embora ainda ande a experientar não noto que me mande o motor abaixo às 3000 rpm. No entanto estou tb um pouco desildudio, pois pensava que lhe fosse dar mais alma. Se em 1ª, 2ª e 3ª a resposta até se pode considerar satisfatória (sublinho que tenho montados uns BF Goodrich 33/ 12.5 R15 Mud Terrain) a fazer as 4000 / 4200 rpm num abrir e fechar de olhos, quando meto a 4ª e 5ª aí já muda de figura... torna-se muito mais lento. Ou seja parece-me faltar-lhe cv's, embora vá até às 4000 rpm e o consiga levar aos 160 kms/hr.
Parece-me tb o motor subiu 500 rpm para atingir as mms velocidades, embora não tenha a certeza se foi da centralina se foi de lhe ter tirado as 2 panelas de escape. Ou seja, às 3500 rpm/ 140km, às 3800rpm/150 kms e às 4000 rpm/160kms, quando antigamente (com os pneus de origem e escape completo) às 3500rpm /160km e depois de mto "embalado" às 3700rpm/170kms.
Agora no máximo em auto-estrada atinge os 160 kms/hr com alguma facilidade a direito embora não consiga manter se houver uma subida ligeira (qd digo ligeira, é ligeira mesmo)!
Gostava de saber se conheces alguem com um 3.0 que tenha colocado centralina adicional tb e o que achas destes valores. Pois eles ao colocarem-me esta centralina dissera-me que só havia uma programação para este motor, pelo o que não podiam fazer mais ajustes!

abrç
psergio

:D :D ps: Ontem á noite fui experimentá-lo á Marateca (estradas arenosas) e até à 3ª, ou seja, quaze 100 kms/hr o "bicho" CAVA! Até tive que lhe ligar a tracção total, pois estava a ver que ia pudar umas vinhas que estavam á volta! :D :D
MENOS MAL, agora só tenho que adicionar outra Ntdd para a 4ª e 5ª velocidade...eh!eh!eh!

MensagemEnviado: 15 set 2006, 10:26
por Manwell_Mayraids
O kit da NTDD que experimentei no meu 2.8td6 de certeza que não é igual ao do 3.0Di, pelo que desconheço como funciona nesse motor.

Atenção que não digo que não funcione no 2.8td6, mas somente relato a minha experiencia.

Para saberes a velocidade real só com um terratrip ou GPS e com pneus de diâmetro maior atinges a mesma velocidade real a menor r.p.m.

Não esquecer também que velocimetro de origem está calibrado para os pneus de origem e mesmo assim com algum erro por excesso de 3 ou 4 % para que o fabricante não seja culpabilizado no caso de haver uma autuação por limite de velocidade.

Pneus de diâmetro maior implicam maior velocidade de ponta (plano/descer) mas tb maior esforço na mecânica, maior consumo, falta de binario no arranque, menor aceleração ...

E para repor os valores de origem :

https://patrolaventura.pt/forum/viewtopic.php?t=974

https://patrolaventura.pt/forum/viewtopic.php?t=2588

MensagemEnviado: 15 set 2006, 22:22
por psergio
Obrigado pelas explicações Manuel, como por aqui se diz:

És uma verdadeira enciclopédia!

Pode ser que amanhã nos cruzemos, pois vou aí montar uns xoques GRnas ao Guilherme.

um abrç
psergio

MensagemEnviado: 18 set 2006, 11:14
por Manwell_Mayraids
...
Pois eles ao colocarem-me esta centralina dissera-me que só havia uma programação para este motor, pelo o que não podiam fazer mais ajustes!
....

Para o 2.8td6 a NTDD propunha o Kit DZT NIG1, tendo experimentado sem sucesso, pelo que em seguida experimentei por indicação deles a D UNIG G1. Ambos permitiam estabelecer 32 curvas de potência/binario e não fiquei satisfeito com nenhuma, muito fumo e com binario somente a partir das 2500 rpm. Inclusiver a D UNIG G1 em algumas curvas, fazia com que a centralina desligasse o motor às 3000 rpm.

Para o 3.0Di acho que a NTDD, aconselha a colocação do kit DVP G5 e é estranho que só permita uma programação ... :confused:

Bom e como estamos a falar da Rapid e da NTDD, aqui ficam uns artigos em :

http://www.dimsport.es/web/modules/xgal ... nsa&page=2

Dos quais destaco :

Imagem

Imagem

Mas como já referi existem muitas outras marcas (ver acima) .....

MensagemEnviado: 18 set 2006, 22:01
por psergio
:confused: :confused: :confused:
Boas Manuel,

Ainda sobre a programação da centralina e como não fui eu que lá fui, já não te sei dizer se não existe + alguma programação, se eles só davam garantia de motor de 1 ano com esta programação. Vou esclarecer isso!
Mas tanto qt me lmbro, acho que optarão só por esta pq já tiveram um dissabor c estes motores.
No entanto obrigado pelas informações adicionais.

um abrç
psergio [wink]

MensagemEnviado: 02 out 2006, 10:52
por PedroGR
Aos interessados, deixo aqui o site de um amigo meu que efectua "reprogramações" às centralinas! :thumbsup:

http://www.bhp-motorsport-portugal.de/

Sei que ele foi à Alemanha tirar o curso para poder representar a marca. E pelo que ele já me esplicou os chips fazem muito mal aos carros(e isso ficou comfirmado num teste de uma revista).

MensagemEnviado: 11 dez 2006, 11:59
por Manwell_Mayraids
Em resposta às várias MP, a centralina adicional da marca DimSport apropriada para o Patrol Y61 2.8td6i (RD28Ti) é a Rapid STD com o código de KIT KR U 081 ou seja com a centralina F08RAPID-U e com cablagem FRU011.

Outros modelos : http://rapid.dimsport.com/applicazionirapid.php?

Como já vários membros tiveram dificuldade em adquirir a centralina da Rapid em Portugal, enviei um mail ao fabricante italiano ( http://www.dimsport.it ) e ao que parece a Demestre já não é o importador para o nosso Pais, pelo que anda à procura de novo parceiro, sendo que aqui fica o contacto (de momento) e troca de mails a quem interessar :

----- Original Message -----
From: "DS Cruzzolin Stefano" <stefano>
To: Manuel Meireles
Sent: Monday, December 11, 2006 8:37 AM
Subject: R: Modulo richiesta informazioni

Hello Mr Meireles,

you can contact the following company:

M.G.E.S.-EQUIPAMENTOS & SERVICOS AUTO Lda.
Av. S. Miguel, n. 249 - Lote 80 - At. 20
S. Miguel das Encostas
2775-750 CARCAVELOS

+351/21/4528899
+351/21/4528986

Regards

Stefano

+++++++++++++++++++++++++++++

-----Messaggio originale-----
Da: Manuel Meireles
Inviato: giovedì 30 novembre 2006 18.09
A: DS Cruzzolin Stefano
Oggetto: Re: Modulo richiesta informazioni


No, only intended to know who is the selling representative in the zone
of Oporto in Portugal

Obrigado,

Manuel Meireles

+++++++++++++++++++++++++++++

----- Original Message -----
From: "DS Cruzzolin Stefano" <stefano>
To: Manuel Meireles
Sent: Monday, November 27, 2006 2:33 PM
Subject: R: Modulo richiesta informazioni

Dear Mr Meireles,

would you be interested in becoming our partner in Portugal?

Please let me know

Regards

Stefano Cruzzolin
Rapid Sales Department

Dimensione Sport Srl
V. Pontestura, 122
15020 CAMINO (AL) - ITALY
Tel. +39/0142 468108
Fax +39/0142/469533
http: www.dimsport.it
email: stefano.cruzzolin@dimsport.it
trade@dimsport.it

Modulo richiesta informazioni dal sito DIMSPORT

INFORMAZIONI PERSONALE

Nome : Manuel
Cognome : Meireles
Azienda :
Indiriz.:
Citta': Oporto
PV:
Nazione: Portugal
Note : Qui es importador em Portugal ou agente em Oporto ?

RICHIESTE

TIPO INFORMAZIONI RICHIESTE

Commerciali

INFORMAZIONI SU PRODOTTO

RAPID

MensagemEnviado: 24 dez 2007, 02:11
por ralmeida
um dos representantes da DimSport em Portugal, ou pelo menos vendedor, é a Autopamplona em Loures.


http://www.autopamplona.com/

Re: Y61 2.8 TD6i - Aumentar potência

MensagemEnviado: 18 set 2009, 19:38
por Vasco Pinto
Boa Noite amigos, caso estejam interessados em que lhes forneça centralinas adicionais para td6 e 3.0 di eu arranjo uma vez que a minha oficina passou recentemente a ser distribuidora da Dimsport.


Cumps

VP

Re: Y61 2.8 TD6i - Aumentar potência

MensagemEnviado: 21 set 2009, 19:32
por SamSpeed
Boas

Deixo aqui o meu contributo tambem pela experiencia.
Tenho um Y61 Longo TD6 com uma box desta marca :
http://www.diesel-power.com/Artikel_Con ... _2227.html
É regulavél em várias posições salvo o erro pelo menos 6.
No dia a dia uso apenas no 2 pois faz menos fumo e melhora um pouco o consumo.
Ainda não tive coragem de passar da posição 4 pois fica com um veneno, é outro carro completamente mas reflecte-se logo no fumo(+ fumo e + preto) e o consumo dispara, mas anda como um avião, e recentemente dei um pouco mais de pressão ao turbo faz 1.0Bar,ficou ainda melhor em todos o aspectos, axo que é mais do qe suficiente, pelo menos para mim.
De referir que uso um Trexus M/T na medida 35.12.5.R15.
Espero ajudar!!!!!

Bons Trilhos
Samuel Lourenço

Re: Y61 2.8 TD6i - Aumentar potência

MensagemEnviado: 12 out 2009, 14:35
por Manwell_Mayraids
E que tal um aumento de potência .... e o turbo a disparar mais cedo :

https://patrolaventura.pt/forum/viewtop ... 7&start=16

:unibrow:

Re: Y61 2.8 TD6i - Aumentar potência

MensagemEnviado: 19 nov 2014, 18:44
por Batou
Boas,

Vou partilhar a minha experiência convosco:
Coloquei a box de potência Rapid da DimSport e recomendo! :D Tem um botão para ligar e desligar. Nota-se bem a diferença na potência :unibrow:
Tanto se nota a diferença que a combinação box+pneus 35+areia gastou a minha embraiagem num mês :angry:

A box foram 380 euros + portes. O representante em portugal é: M.G.E.S.-EQUIPAMENTOS & SERVICOS AUTO Lda.
Email: comercial@mgequipamentos.com

Basta enviar um email a pedir preço. Eles dão suporte na instalação.

No meu ver esta box (ou semelhante) dispensa a instalação da bomba mecânica. Claro que para potências superiores a 200cv temos que colocar a bomba mecânica e um turbo de geometria. Depois vêm os calores.

Batou
Y61 2.8TD6: 194cv 1.6bar sem alterações mecãnicas de maior [wink]

Re: Y61 2.8 TD6i - Aumentar potência

MensagemEnviado: 19 nov 2014, 19:59
por policia
Boas foste tu que colocas-te a Centralina adicional?
cumprimenTTos :relax:

Re: Y61 2.8 TD6i - Aumentar potência

MensagemEnviado: 21 nov 2014, 15:26
por Batou
Boas,

Sim fui eu. É relativamente fácil.
Partilhava umas fotos mas não dá... :angry: Diz isto: A cota máxima de anexos para este painel foi alcançada.

Para além do botão ON/OFF instalei na consola central + dois selectores de 3 posições cada um que comandam a potência da box em 9 niveis. Estes selectores não vêm na box. Fui eu que inventei. :D

Para além disto da Box recomendo substituir a linha de escape. Confirmo que dá bem para ver a diferença de potência. Metade do lag desaparece. :dance:

Re: Y61 2.8 TD6i - Aumentar potência

MensagemEnviado: 21 nov 2014, 21:24
por policia
Batou Escreveu:Boas,

Sim fui eu. É relativamente fácil.
Partilhava umas fotos mas não dá... :angry: Diz isto: A cota máxima de anexos para este painel foi alcançada.

Para além do botão ON/OFF instalei na consola central + dois selectores de 3 posições cada um que comandam a potência da box em 9 niveis. Estes selectores não vêm na box. Fui eu que inventei. :D

Para além disto da Box recomendo substituir a linha de escape. Confirmo que dá bem para ver a diferença de potência. Metade do lag desaparece. :dance:


Boas, se puderes podes mandar para o mail: jorgevacondeus@hotmail.com
cumprimenTTos

Re: Y61 2.8 TD6i - Aumentar potência

MensagemEnviado: 10 set 2015, 18:24
por policia
policia Escreveu:
Batou Escreveu:Boas,

Sim fui eu. É relativamente fácil.
Partilhava umas fotos mas não dá... :angry: Diz isto: A cota máxima de anexos para este painel foi alcançada.

Para além do botão ON/OFF instalei na consola central + dois selectores de 3 posições cada um que comandam a potência da box em 9 niveis. Estes selectores não vêm na box. Fui eu que inventei. :D

Para além disto da Box recomendo substituir a linha de escape. Confirmo que dá bem para ver a diferença de potência. Metade do lag desaparece. :dance:


Boas, se puderes podes mandar para o mail: jorgevacondeus@hotmail.com
cumprimenTTos


Boas amigo já mandei vir a box, agradecia se puderes, que me faças uma listagem dos passos a seguir para a instalar.
espero que não seja muito difícil.
cumprimenTTos

Re: Y61 2.8 TD6i - Aumentar potência

MensagemEnviado: 11 set 2015, 14:06
por Batou
Boas policia,

Ajudo sempre no que puder :nod:
Continuamos por email.

Re: Y61 2.8 TD6i - Aumentar potência

MensagemEnviado: 08 fev 2017, 21:36
por policia
Boas companheiros finalmente ja tenho a minha box da dimsport instalada e a funcionar :okkk:
vou ver se consigo por aqui uns videos.
So para dizer que aquilo ficou mesmo TOP, e nao esquecer que o meu é um longoooo.
agora tenho de instalar uma embraiagem reforçada aquela nao vai aguentar muito... :hummm:
se alguem quiser saber como se instala, posso ajudar.
Agradeço ao BATOU, que me ajudou na instalação da minha.
cumprimenTTos