Aquecimento de motor

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Aquecimento de motor

Mensagem por SamoPatrol » 20 fev 2008, 10:59

Bom Dia pessoal,

Tenho um 260T, o qual tem tido uma aquecimento que considero anormal, ou seja, à velocidade de 90/100 Km/h em auto estrada, o ponteiro chega a atingir o meio (facto que anteriormente não acontecia), em caso de puxar por ele até aos 120/130 Km/h, quase que atinge o segundo traço . . . Tenho calçados uns pneus 33/12.5/15.

A título de experiência, retirei o termostato e deixou de aquecer, que conclusão posso tirar daí ? ? ?

Agradeço vossas opiniões.

 
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Mensagem por sotero » 20 fev 2008, 11:42

nenhuma.volta a por isso ou pioras tudo.abre a sofagem que ajuda a arrefecer um pouco,e levanta o pe...sem isso quando aquecer,nao tem agua fria a espera no reservatorio para entrar e arrafecer,estalas logo a cabeça...limpa bem o circuito,com a sofagem ligada,e usa liquido de radiador e nao agua,e um conselho....abr :D

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Mensagem por _2 » 20 fev 2008, 12:24

O sotero tem razão, até pode ser o radiador entupido como a valvula de temperatura marada tens que limpar bem o circuito todo mas mete o termostato senão pode ainda piorar o que significa €€€

abrç

_2 [wink]

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Mensagem por SamoPatrol » 20 fev 2008, 15:24

Apenas o tirei, para me certificar que não era da bomba de água (caso contrário a agua não chegaria quente ao reservatório, bem como não se passava nada na junta, pois neste caso a água fervilhava e o circuito poderia ficar sob pressão). Não gasta água. . .Vou começar por trocar o termostato e se ficar na mesma, vou mandar limpar o radiador, que acham ? ? ? Abraço

 
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Mensagem por sotero » 20 fev 2008, 20:42

começa por enfiar a mangueira pelo radiador e da-lhe agua com fartura,vais ver a cor a mudar...depois por fora,cuidado com a pressao nas palhetas...limpa o que puderes.poe o termoestato la de novo,achas que tem o que?ferrugem,?mola partida,ou froxa?,esta colado?...90 euros...?mas por outro lado se optares por colocar um novo,melhor,sempre ficas a saber quanto tempo tem... :D abr

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Mensagem por bnascimentomelo » 20 fev 2008, 21:38

sotero, que agressividade!

Há aí uns produtos próprios para limpar as vias de refrigeração. Informa-te nas casas da especialidade (se houver alguma oficina de pesados perto de ti, pergunta ao primeiro mecânico que encontrares).

A ideia é fazer uma mistura de água+este produto, atestar o circuito de refrigeração e andar algum tempo (não sei quanto). Aquilo limpa tudo... ferrugem e calcário. Melhor: não é abrasivo (poupa as juntas e afins).


Abraço
Bruno
Y61 TD6 de 1998
Frontera A VM2.5 de 1998

 
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Mensagem por sotero » 20 fev 2008, 22:40

lembras-te de te falar do me ,Bruno?aquecia,e tal,continua .!...mas melhorou,nem saiu do sitio,mangueira dum lado,m.no outro,e visse versa.claro que uma limpeza com produto...mas quem nao tem sabao,lava com agua.abr :D desculpem la a agressevidade como te referes.vou tentar conter-me...mas por favor,e muito baixinho e delicadamente,alem de humildemente ...vos peço,nao tireis o termoestato,pois trata-se de um elemento fundamemtal e importante para mantelo a certa temperatura...pronto! MAS AGUA DEEM-LHE COM FARTURA!...abr :D

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Mensagem por _2 » 20 fev 2008, 22:45

Não tenho ouvido dizer bem desses tais produtos pelo contrario até consta que corroem o radiador por dentro daí até ser recomendado água destilada no sistema de refrigeração ....acho que ñ devo andar mto longe da realidade

abrç

_2 [wink]

 
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Mensagem por sotero » 20 fev 2008, 23:45

nada disso.nao corroi,limpa.quando o material tem ferrugem que salta deixando o buraco a mostra,mas que ja la estava mas coberto de ferrugem,era uma questao de KM ou anos ...ate se soltar provocando esse efeito.ja agora ,se despejarem um litro de coca-cola para la para dentro,rodarem uns KM e depois tirarem aquilo tudo,verao como sai nhanha.vi isso no Brazil.eficaz! mas salta tudo so fica metal... :D

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Mensagem por SamoPatrol » 21 fev 2008, 15:31

Boas, uma vez mais agradeço toda a vossa diponibilidade em opinarem sobre o que consideram importante fazer. Chega hoje o termostato novo, como se trata de uma peça que custa menos de 10€, achei por bem substituir. Caso se mantenha na mesma, partirei no ataque ao radiador ! ! ! Começo por uma limpeza à mangueirada, se considerar que melhorou mas não o suficiente, procederei ao envio do radiador para uma loja da especialidade para limpeza profunda e eventual reparação.
Se tudo se mantiver na mesma :( então aí . . . :crybaby:

 
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Mensagem por sotero » 21 fev 2008, 15:45

...voltas ao forum,que resolve-se isso.se ele nao chega ao vermelho,e porque esta bom,que esperas a puxar por ele sobe a temperatura mas se nao chega ao red...o manometro esta la para isso,nao deixares ir ao vermelho.e normal,segundo dizem,o ponteiro oscilar entre 1/4 e 3/4.comforme a rotaçao e o esforço.acontece o mesmo com e sem o termoestato,porque ele vai abrir e deixar parrar a agua para ai aos 90 graus ,suponho que seja perto dos 3/4,porque se assim nao for aquece por ai a cima ate ao vermelho.depois acaba o ponteiro.ja agora dizem por ai que a posisao de todos os ponteiros,em condisoes normais deconduçao ficam todos a meio.oleo-3,voltagem um pouco mais de meio,e atemp oscila como ja disse ,normalmente ali para o meio.abr :D

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Mensagem por marcelo mendes » 25 fev 2008, 23:31

boas a muitas coisas k podem levar o teu jip a aquecer mais do k achas normal, primeiro penso k deverias confirmar se jips como o teu nas mesmas condiçoes tb sobe, o meu k é y60 28t quado puxo por ele por algum tempo a fundo tem a bomba um pouco mexida e a presao do turbo a 1 bar passa sempre um pouco de meio, mas isso é normal, tiro um pouco o pe e baixa logo novamente, se confirmares se isso nao é normal, existe uma seri de ipoteces,
a embragem da ventoinha
mal sangrado
tubos obstruidos
termostato
e na pior da espectativas a junta queimada, se poder ajudar
comprimentos

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Mensagem por SamoPatrol » 09 mar 2008, 02:58

Boas,
Mudei o termoestato, mudei a água do radiador, e limpei os pontos de massa existentes junto à bateria, o que o fez melhorar em muito o nivel de temperatura. Vou efectuar 3 ou 4 mudanças semanais de anti-congelante para ver se é sujidade do radiador.Oportunamente informarei do desenrolamento desta situação. Ps. o ponto de massa, originava que cada vez que ligava os médios e a sofagem no máximo, o ponteiro subia instantaneamente . . .
Mais uma vez, obrigado a todos;)

 
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Mensagem por sotero » 09 mar 2008, 14:24

mais uma vez a massa a fazer das suas... :D

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Mensagem por cristiano » 09 mar 2008, 14:44

SamoPatrol Escreveu:Boas,
Mudei o termoestato, mudei a água do radiador, e limpei os pontos de massa existentes junto à bateria, o que o fez melhorar em muito o nivel de temperatura. Vou efectuar 3 ou 4 mudanças semanais de anti-congelante para ver se é sujidade do radiador.Oportunamente informarei do desenrolamento desta situação. Ps. o ponto de massa, originava que cada vez que ligava os médios e a sofagem no máximo, o ponteiro subia instantaneamente . . .
Mais uma vez, obrigado a todos;)

nao faças isso manda testar o radiador e limpar-lo...custa 70 € mas fica-te como novo...o limpares o sistema ao tirar o liquido por si só nao limpa como se fosse de prassao...
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Mensagem por acrvr » 11 mar 2008, 12:08

um colega meu num toyota, passou por essas etápas todas, radiador, termostato, ventilador, não conseguiu resolver os problemas de aquecimento partiu para para desmontar a colassa e mudar a junta, ficou a aquecer na mesma, já estava desesperado quando se lembrou de trocar o quadrante dos manómetros todos e o problema estava no ponteiro da temperatura :puke: :puke: :puke:

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Mensagem por SAMUEL SILVA » 11 mar 2008, 20:37

:rolleyes:

 
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Mensagem por Fojeiro » 22 mar 2008, 15:14

tirar termostato???????????? por favor nunca façam isso, isso faz parte do motor, se nao fosse preciso os fabricantes não o teriam posto lá não acham.................... :thumbsup: :thumbsup: :cool:

 
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Mensagem por Fojeiro » 22 mar 2008, 15:17

ou entao, por traz do 6 cilindro tem uma rela, que e uma saida de agua bloqueada, desbloqueia, ou seja tiras essa rela adaptas outra com uma curva soldada nessa virada para o lado que sai agua do 4 cilindro e fazes ligação em Y e passa a aquecer muito menos, e façil se tiveres body lift feito caso contrario e mais dificil
Abraço [wink]

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Mensagem por Patroleiro_V6 » 23 mar 2008, 21:21

Fojeiro Escreveu:ou entao, por traz do 6 cilindro tem uma rela, que e uma saida de agua bloqueada, desbloqueia, ou seja tiras essa rela adaptas outra com uma curva soldada nessa virada para o lado que sai agua do 4 cilindro e fazes ligação em Y e passa a aquecer muito menos, e façil se tiveres body lift feito caso contrario e mais dificil
Abraço [wink]


Bota ai fotos disso! para a malta ver :thumbsup: :thumbsup:
Abraço

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Mensagem por Vendaval R Pereira » 23 mar 2008, 21:24

procurem ai no forun que está ai tudo!

 
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Mensagem por sotero » 23 mar 2008, 21:26

...e mais alguma coisa. :D

 
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Mensagem por sotero » 23 mar 2008, 21:26

...e mais alguma coisa. :D

 
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Mensagem por Gonçalo F. » 22 abr 2008, 22:50

Fojeiro Escreveu:ou entao, por traz do 6 cilindro tem uma rela, que e uma saida de agua bloqueada, desbloqueia, ou seja tiras essa rela adaptas outra com uma curva soldada nessa virada para o lado que sai agua do 4 cilindro e fazes ligação em Y e passa a aquecer muito menos, e façil se tiveres body lift feito caso contrario e mais dificil
Abraço [wink]


Com a saída auxiliar a partir da rela, passou a aquecer muito menos??????

Fiz exactamente isso no meu e ficou tudo igual. Outra coisa não seria de espera. O caudal não aumenta, apenas existe um movimento diferente da água ( e mesmo isso, muito pouco)´, a água tambem é purgada por essa rela.

Mas ainda assim, porque o diâmtro do tubo à entrada do radiador da chauffage é o mesmo, esse será sempre o limite do caudal circulante.

Mais, se o diâmetro do tudo colocado na rela do 6.º cilindro, for mais pequeno que a do 4.º, então aí a água continua a somente sair (quase na totalidade) pela purga do 4.º cilindro, dado que um fluido procura sempre a menor resistência à circulação :unibrow:

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Mensagem por acrvr » 23 abr 2008, 00:46

O chinoca que fez o motor decerteza que experimentou o carro antes de ir para o mercado e na mão dele não aquecia, :D :D Andam outros tantos motores desses a rolar e muitos deles no trial e lá andam, logo se o motor começa a aquecer não há que alterar relas nenhumas mas sim procurar a fonte do problema :nod: :nod:

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