Intercooler...

Melhoramentos, correcções e Afinações, está tudo aqui.

Registado: 26 jan 2007, 15:40

Mensagem por PullGas » 23 mai 2008, 14:50

acrvr Escreveu:Se for um carro mesmo para trial, o radiador do intercooler ou da água que arrefece o intercooler é mais uma coisa para encher de lama e tapar o radiador da água do motor, para fazer uns passeios, uns estradões e quem não andar a chafurdar na lama isso parece uma óptima opção, qual é o carro que anda no CNT que têm intercooler? será que são todos burros e nós é que somos espertos :D :D

Caros colegas de forum.
Nunca, mas nunca chamaria burro a alguém que tenha uma opinião diferente da minha, apenas digo que no meu caso resultou bem, e fundamentei. De qualquer forma pode-se montar o radiador noutro local, penso até que nos carros do CNT quase todos optam por colocar os radiadores na parte de trás do carro, porque não montar mais um? desde que se coloque um ventilador para forçar a passagem do ar, aliás isso já é feito. No meu caso procurei colocar o radiador num local de mais fácil instalação e o mais alto possível e como não estou no CNT, tem resultado na perfeição.

Pretendo com isto, apenas, dar a conhecer a minha experiência, só isso.

Novas teorias e novas técnicas, serão sempre bem vindas.

Um grande abraço.
Pullgas, sempre aos saltos.

Visitem o Blog do Pullgas

http://pullgas.blogspot.com/

Registado: 02 fev 2007, 20:02

Mensagem por syxon » 23 mai 2008, 16:56

TiagoFerreira Escreveu:Quem diz que o IC não tem vantagens no TT, pode vir dar uma volta no meu 60 agora em Sines [bigsmile] e depois falamos. Resposta imediata! Mas atenção ao que se monta.

E esquecemos que o IC ajuda também o arrefecimento do motor! Vantagem! :thumbsup:

QUE IC MONTAS-TE? EU TENHO UM DE UM 318 TDS COM UMA VENTOINHA A PUXAR AR, MAS AXO MUITO PEQUENO!!!!

Registado: 02 nov 2005, 22:15

Mensagem por CrazzyMax » 25 mai 2008, 21:25

Nao se metam a adaptar IC de carros de pouca cilindrada em carros de maior cilindrada, o caudal é afectado.

convem aplicar um IC de um carro de cilindrada identica

Mensagem por PullGas » 26 mai 2008, 08:05

Boas, crazymax

Estavamos a falar de IC's ar/agua de alto caudal de ar...
Mas concordo com a tua opiniao! um IC de um peugeot 206 1.6hdi nao vai fazer o mesmo efeito num 3.0 td ou num 2.8 por exemplo...
Isso so vai abafar os motores das nossas maquinas...

Um abraço

Registado: 21 set 2007, 16:49

Mensagem por sotero » 26 mai 2008, 08:26

...nao faz mal tapas dois cilindros... :D

Mensagem por PullGas » 26 mai 2008, 15:47

Bom conselho! Assim se pode por um IC de um 1.6hdi...
Tá visto que a soluçao é facil :D

Mensagem por sotero » 26 mai 2008, 19:44

...elementar,meu caro... :D

Registado: 28 jun 2007, 10:18

Mensagem por P.A » 28 mai 2008, 09:40

Boas companheiros
Em tempos tive um terrano II com o motor TD27 ( sem IC), de-me na na tola e montei um IC do de 125cv, aumentei o debito da bomba, a pressão do turbo, e ganho quase nada ou mesmo nada, deve dizer que neste caso os motores são iguais salvo o sistema de injecção.
Os IC tem que ter uma relação com o turbo: se tiver um turbo desadequado que me adianta meter um IC, neste caso só posso aumentar o pressão e não o fluxo de ar que é o mais importante quando se adapta um IC a um carro sem ele.
Atenção que as nossas maquinas (patrol) podemos mesmo dizer que têm o turbo directo (observar a distancia entre o turbo e o colector de admissão) é um tubo de pouco mais de 15 cm, agora imaginem colocar o IC á frente ou em cima do motor: ( quanto vai percorrer o ar para a admissão? 6 a 7 vezes mais, e ainda temos que contar com as perdas e o atrito do ar nas tubagem e no proprio IC.
De facto muito pessoal pensa no IC, mas não é tão simples como isso: comprar o IC e umas pontas de tudo e tá feita. [bigsmile]
Pura perda de tempo e de euros.
PS. se alguem por aqui tiver um terrano II e queira aplicar um IC e só avisar, tenho os planos, bem como as afinações necessarias.
Abraços a todos

Mensagem por sotero » 28 mai 2008, 13:40

ai esta uma boa conversa... :D debito...poder de sucçao,...ou estrangulamento.no KIA tive que tentar tres maneeiras e formas de colocar o snorkel,so perdia,teve de ser bem largo e quase a direito,ou nao fazia a rotaçao toda,ou a subir como devia...DEBITO de ar... :D mas depois com uma boa entrada de ar ,e uma boa saida de gases ,a coisa foi outra agora faz o manometro todo... :D

Registado: 21 ago 2006, 18:11

Mensagem por GatoYzf » 28 mai 2008, 15:57

Depois de ler isto tudo fiquei com algumas curiosiddades.
Será que alguem me sabe informar qual a temperatura a que trabalha um turbo? o que acontence quando ar que passa num corpo a essa temperatura? :confused:
E já agora nao para atirar achas a fogueira mas... porque razão a admição e feita em aluminio e nao em ferro?

Mensagem por PullGas » 28 mai 2008, 16:12

P.A Escreveu:Boas companheiros
Em tempos tive um terrano II com o motor TD27 ( sem IC), de-me na na tola e montei um IC do de 125cv, aumentei o debito da bomba, a pressão do turbo, e ganho quase nada ou mesmo nada, deve dizer que neste caso os motores são iguais salvo o sistema de injecção.
Os IC tem que ter uma relação com o turbo: se tiver um turbo desadequado que me adianta meter um IC, neste caso só posso aumentar o pressão e não o fluxo de ar que é o mais importante quando se adapta um IC a um carro sem ele.
Atenção que as nossas maquinas (patrol) podemos mesmo dizer que têm o turbo directo (observar a distancia entre o turbo e o colector de admissão) é um tubo de pouco mais de 15 cm, agora imaginem colocar o IC á frente ou em cima do motor: ( quanto vai percorrer o ar para a admissão? 6 a 7 vezes mais, e ainda temos que contar com as perdas e o atrito do ar nas tubagem e no proprio IC.
De facto muito pessoal pensa no IC, mas não é tão simples como isso: comprar o IC e umas pontas de tudo e tá feita. [bigsmile]
PS. se alguem por aqui tiver um terrano II e queira aplicar um IC e só avisar, tenho os planos, bem como as afinações necessarias.
Abraços a todos

Boas P.A.

Lamento discordar, se no seu caso nao funcionou é porque algo está mal...
Ou o IC nao é adequado ou entao o seu turbo nao funciona correctamente!
Eu tambem tinha um tubo de 20cm por cima do motor e posso dizer que agora com o IC ar/agua o tempo de resposta permanece igual! O IC em causa foi desenhado e estudado por engenheiros altamente competentes precisamente para isso...
O Pullgas está á vista de qualquer pessoa que queira constatar os factos que aqui apresento!

Alem do mais, se nao notou diferença é mais uma prova de que algo nao está bem...Pois os engenheiros da nissan nao nasceram ontem! Senao porque é que o Y61 tras IC de origem??
Concerteza que nao é para subir os custos de produçao do carro...Se ele foi la colocado foi para alguma coisa... [wink]

Quem fala de Y61, fala de terranos e mais modelos e de muitas outras marcas!

Mensagem por sotero » 28 mai 2008, 16:14

o aluminio mantem a temperatura,e o ferro absorve-a, aumentando-a...

Registado: 21 ago 2006, 18:11

Mensagem por GatoYzf » 28 mai 2008, 16:20

pois era o que eu pensava.... o aluminio dissipa a temperatura.
agora so falta saber a temperatura a que trabalha um turbo? :confused:
[bigsmile] [bigsmile]
bem deixemos-nos de coisas e nao tentemos criar teorias para contrariar aquilo que e fisica pura.... [:p]

Mensagem por PullGas » 28 mai 2008, 16:30

sotero Escreveu:o aluminio mantem a temperatura,e o ferro absorve-a, aumentando-a...

Ora nem mais, :nod: não podia estar mais de acordo, no caso do IC colocado no pullgas todas as peças são em aluminio, radiador de água e intercooler propriamente dito. Alem disso ainda tenho um circuito de água completamente independente do circuito do motor e com bomba de água autónoma, e exclusivamente para o circuito do IC. :)

Mensagem por sotero » 28 mai 2008, 20:07

pelo que sei...resulta.mas nao vi no banco de ensaios,ai,com tunel de vento,e que se comprova.... :thumbsup: mas tambem ja vi coisas que pareciam melhorar e depois de testadas... :puke: estavam piores... :D

Mensagem por PullGas » 28 mai 2008, 20:48

Aqui está:

Antes:
Imagem

Depois:
Imagem

Pressao de turbo abaixo da original devido a uma fuga na falange da admissao! 0.6bar...
:D :D :D :D :D

Abraço,

Alexandre Leite
Editado pela última vez por PullGas em 28 mai 2008, 20:52, num total de 1 vez.

Registado: 22 dez 2005, 11:00

Mensagem por cristiano » 28 mai 2008, 20:51

ficou com mais 100 de rpm( ta a respirar melhor ) , mas ja da mais 2 km/h. realmente a potencia disparou e o binario tb...
viewtopic.php?f=1&t=7231&st=0&sk=t&sd=a&start=575 »»»»O INICIO««««

http://WWW.TUFF4X4.COM " Loja Online " | " Armazem fafe " | " Oficina V.N.Famalicao "

Mensagem por sotero » 28 mai 2008, 21:05

,...estao a ver o que uma pequena fuga faz?...e obrigado pelo grafico,nao e so falar,e preciso comprovar... :D e e sempre bom comprovar que sai bem,ou mal. :D

Mensagem por PullGas » 28 mai 2008, 21:06

Viva cristiano,

A velocidade maxima nao tem nada a ver pois depende da rotaçao a que é levado o motor na altura do teste...passando o ponto de potencia maxima para a frente ja nao tem interesse...

Quanto aos ganhos posso dizer que alteraram completamente o carro...ficou mais progressivo e com potencia disponivel muito cedo e ate muito tarde... o binario nem se fala...350nm é muito binario!

Abraço,

Alexandre Leite

Mensagem por PullGas » 28 mai 2008, 21:09

sotero Escreveu:,...estao a ver o que uma pequena fuga faz?...e obrigado pelo grafico,nao e so falar,e preciso comprovar... :D e e sempre bom comprovar que sai bem,ou mal. :D

É possivel que eteja a influenciar a pressao...
o pullgas esta agora a resolver o problema da fuga e a dar um bcadito mais de pressao ao turbo, se os ganhos forem assinalaveis voltarei a levar o carro aos rolos!

Abraço,

Alexandre Leite

Registado: 02 nov 2005, 22:15

Mensagem por CrazzyMax » 28 mai 2008, 22:22

P.A Escreveu:Boas companheiros
Abraços a todos

Eu meti o IC de um Pagero, dei um toque na bomba e turbo e escape, e o charuto no banco deu 133.4cv, e tou com consumo de 10-11 com os 32"

Registado: 19 fev 2007, 21:05

Mensagem por stonebumble*rider » 29 mai 2008, 20:53

Boas!
Peço desculpa pois estive afastado do forum por uns dias devido a um pequeno mal entendido... No entanto estou de volta e pronto para participar activamente!

Quanto ao IC do pajero, coem superiores conheco...
Mas com um IC de maior performance e maiores dimensoes obteria ganhos bem superiores aos ganhos anunciados!

Um abraço,
Alexandre Leite
há os 4x4 e dpois há os 2x1, de futuro um 4x4 ;)

Mensagem por stonebumble*rider » 31 mai 2008, 13:35

Eu gosto dessas pessoas que dizem coisas que por algum motivo lhes ficam mal e depois apagam os posts para a pessoa que respondeu ficar offtopic...

Obrigadinho...

Mensagem por sotero » 31 mai 2008, 18:15

...quem?,quem??? :D

Mensagem por stonebumble*rider » 31 mai 2008, 19:09

Quem será? [wink]

AnteriorPróximo

Voltar para Motor

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes