soluções para desempenho e fiabilidade gr30di

Melhoramentos, correcções e Afinações, está tudo aqui.

Registado: 30 set 2005, 10:36

Re: soluções para desempenho e fiabilidade gr30di

Mensagem por terleira » 28 abr 2012, 10:08

Este tópico está 5* e cheio de muita informação concreta e prática.

Em relação ao MAP SENSOR, tb a jeep sofre do mesmo e pior pois tem tendência a partir colectores etc. A ECU não ajusta ou compensa os valores de acordo com as alterações que vamos fazendo e com os problemas que vão surgindo tais como o do colector rachado, por isso recomenda-se (nos EUA pelo menos) fazer um "ajustador de voltagem" para aplicar no MAP.

Este link ajuda mas tenho um DIY no pc em casa que me parece mais fácil de seguir. Depois ponho.

http://www.cherokeeforum.com/f2/diy-map ... ter-53381/

Este ajustador também pode ser comprado feito. As fichas é que devem ser alteradas de acordo com a marca.

A ligação ao ECU a partir do interior do jipe tambem pode ser feita de forma "simples". Custa é algum dinheiro.

Ex. http://www.summitracing.com/parts/HLY-553-103/

Outro local onde podem procurar peças para o 3.0:

http://www.rockauto.com/catalog/raframecatalog.php

Ainda na questão das peças, velas e utilização das mesmas vejam isto:

http://www.msdignition.eu/ ou http://www.crtperformance.com/

Não tenho conhecimento de alguma vez ter sido montado num Patrol mas é sempre uma questão a levantar. Desde que modifiquei o meu sistema eléctrico noto uma diferença brutal.

Espero que ajude de alguma forma.
Evitem criar tópicos desnecessários. Procurem antes de Postar.
Utilizem o SUPORTE.
Má educação e comportamento abusivo sem tolerância.
Ler não é falar. Cuidado com a má interpretação.

Forum PATROL AVENTURA o maior de todo-o-terreno em Portugal.

Registado: 16 nov 2009, 17:54

Mensagem por Bruno Coelho » 08 mai 2012, 22:08

Boas pessoal

O meu patrol continua a falhar normalmente em 4 ou 5 velocidae quando eu puxo.

Já mandei reprogarmar a centralina e ficou melhor mas continua com este problema, ja vi os sensores da caixa tambem já limpei o sensor do turbo enfim quase tudo.
Estou desconfiado no sensor do turbo esteja avariado porque este tipo de falhas normalmente tem a ver com excesso de pressão do turbo, mas o meu nunca passa de 1 kilo.

Alguem ja passou por isto?

Ajuda precisa-se!!!!

Bruno Coelho

Registado: 20 jan 2009, 23:25

Mensagem por McM » 09 mai 2012, 16:57

Que tal experimentar uma MAF nova?
Devagar devagarinho, parado!

Mensagem por Bruno Coelho » 09 mai 2012, 21:55

McM Escreveu:Que tal experimentar uma MAF nova?

Boas

Expermentei antiga e parece que me venderam a nova errada :grrr: :grrr:

Mas ainda é cedo..

Mensagem por Bruno Coelho » 09 mai 2012, 23:14

Bruno Coelho Escreveu:
McM Escreveu:Que tal experimentar uma MAF nova?

Boas

Expermentei antiga e parece que me venderam a nova errada :grrr: :grrr:

Mas ainda é cedo..

Já alguem sabe onde comprar com preços razoaveis e confiança????

Registado: 08 set 2008, 12:37

Mensagem por jorgenog » 10 mai 2012, 01:18

Boas Bruno,

Depois da nossa conversa comecei a fazer umas pesquisas.
Vê este link penso que seja isto que nos faz falta.

http://www.euro4x4parts.com/parts/idb90 ... meter.html

Abraço.

Jorge Nogueira.
EX. PATROL 3.3 DV, DUAS TONELADAS DE PURO PRAZER.
PATROL GR 3.0 DI, DUAS TONELADAS E MEIA DE PURO PRAZER

Mensagem por Bruno Coelho » 10 mai 2012, 02:20

jorgenog Escreveu:Boas Bruno,

Abraço.

Jorge Nogueira.

Sem duvida espero bem já ando farto!!!
Amanha vou fazer o teste de estrada a serio!!!

Espero que tambem tires as tuas duvidas!!

Abracos

Bruno Coelho

Registado: 27 jul 2009, 10:14

Mensagem por Edu » 10 mai 2012, 11:01

jorgenog Escreveu:Boas Bruno,

Abraço.

Jorge Nogueira.

O preço não é mau, resta saber a qualidade...

Se quiserem mandem um mail para nikolai@euro4x4parts.com . É ele que trata das encomendas para o nosso país. Perguntem mais coisas sobre esta MAF (origem).
Se tivessem mais membros aqui no forum interessados em adquirir uma MAF nova podiam fazer um "bulk buy" e tentar negociar um preço melhor.

Cumps,

Edu

Mensagem por McM » 10 mai 2012, 11:36

Se garantirem que a da europarts é de qualidade superior ou mesmo equivalente á original era capaz de alinhar.
Sem essas garantias compro no ebay uma por 64€ entregue em casa. Sei que funciona bem, pois é com uma dessas que rolo.

Mensagem por jorgenog » 10 mai 2012, 22:16

McM Escreveu:Se garantirem que a da europarts é de qualidade superior ou mesmo equivalente á original era capaz de alinhar.
Sem essas garantias compro no ebay uma por 64€ entregue em casa. Sei que funciona bem, pois é com uma dessas que rolo.

Boas,

A questão não é a qualidade da MAF, mas sim saber se está de acordo com a programação e tipo de centralina que equipa o Jipe.
Se repararem no site da "Euro4x4parts" existem 3 tipos de MAF's para o ZD30:

http://www.euro4x4parts.com/nissan_part ... flow_meter

Ora qual delas será a correta para cada caso (tirando a ultima, claro)??? Que alterações fez a Nissan quando fez a troca de motores (ou kit de vareta) aquando da ação de serviço em 2001???? Será que ainda vendem a MAF original para as primeiras viaturas a sair ou com a entrada do Terrano II em 2004 com o mesmo motor foi substituida na generalidade????

pois é, são uma serie de duvidas que só com trabalho arduo e alguns €€€ se conseguem (espero) solucionar. Eu o ano passado meti-me a limpar a MAF que tinha equipada e limpei tanto que a mandei para a sucata, fui à Nissan e comprei uma nova, será que comprei a correta ou não?? o que é certo é que o meu Jipe tem o sintoma de corte apartir de pressões acima de 1 Bar e existem membros que conseguem fazer 1.5 Bar constante.

Seria boa ideia e visto que existe mais que uma marca de centralinas (parece) para este motor que os membros que possuem 3.0 DI's postassem a marca da centralina, o ano do Jipe e se o Jipe faz pressão acima de 1 Bar constante sem cortar, para apurarmos a causa do fenomeno de falta de potencia repentina e deixarmos de ter que tirar o pé do acelarador e voltar a carregar, principalmente na altura de ultrapassagens pois já tou farto de apanhar cagaços.

Cumps. a todos.

Jorge Nogueira.

Mensagem por Edu » 11 mai 2012, 02:19

Boas,

Imagem

22680- AD200= AD201 = AD20A = túnel de vento + MAF para zd30 até ao fim de 07/2004

22680-AD21A = só a MAF - ref. usada pela Nissan em swap dentro do período de garantia do jipe, mais barata.

A partir de 07/2004 - 22680-CA000 - tem mais pinos na ficha e se não estou em erro um sensor extra de temperatura de ar de admissão, é usada tanto em zd30 Di como nos novos CRD.

A 22680-7S000 é só MAF e é usada para swap dentro do período de garantia em vez da 22680-CA000 (túnel+MAF).

A ref. que nos interessa é 22680-AD21A. O que muda nos nossos jipes são ref. das centralinas. Se forem á Nissan dêm a ref. directamente porque se derem o VIN eles vão tentar impingir o conjuncto túnel+MAF que é mais caro e é o que apareçe na base de dados das peças. A 22680-AD21A só deve aparecer num boletim de serviço para resolução de avarias MAF em período de garantia.

Terranos não tem nada a ver, as ref. são 22680-7F405 e 22680-7F408, na campanha de mudança de varetas de óleo não mudaram MAFs que eu tenha conhecimento...

Cumps,

Edu

Mensagem por Bruno Coelho » 11 mai 2012, 09:43

Boas

O que me aconteceu foi que o meu jipe a mais de um ano tinha sintomas de corte de injecção e não tinha erros de centralina, como eu tinha comprado um maf novo nunca pensei que seria disso como tal desmontei o jipe todo inclosive cheguei ao ponto de o reprogramar.
Só quando troquei as maf e coloquei de novo antiga é que percebi que embora o jipe não esteja a puxar muito bem entre as 1500 as 3000 rpm nunca mais cortou.

Tenho algumas fotos das maf e a única coisa que vejo de diferente é um género de díodo que a nova maf tem num dos (buracos) por onde passa o ar....

Pelo que sei a ref da antiga 22680- AD200 mas eu na altura encomendei pelo ebay a ref 22680-AD21A mas não sei se quem ma vendeu não se enganou!!! :grrr:

De qualquer maneira coloco fotos para tentarem perceber se são iguais as vossas.

As duas (a que tem o oring a verde a nova o outra é a de origem)

Imagem
By brunorabbit at 2012-05-11

a foto da verde com díodo

Imagem

a original

Imagem

as duas

Imagem

Imagem

Registado: 19 jun 2006, 09:57

Mensagem por Sotnas » 11 mai 2012, 09:52

Mensagem por McM » 11 mai 2012, 10:00

Quanto á MAF já ando prevenido. Outro componente que me preocupa é o sensor da pressão do óleo. Que pelo que li, se avaria também imobiliza a máquina. Alguém anda com uma suplente ou sabe como fazer o bypass em caso de avaria?

Mensagem por Edu » 11 mai 2012, 14:33

Viva,

Quanto a MAFs com díodos soldados :zumm:

Aqui vão fotos da MAF que o meu Patrol trazia quando o comprei, por precaução troquei por uma nova original Nissan, embora a tenha comprado mais barata juntamente com um lote de outras peças para o jipe.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Mensagem por jorgenog » 13 mai 2012, 23:26

[quote="Edu"]

Terranos não tem nada a ver, as ref. são 22680-7F405 e 22680-7F408, na campanha de mudança de varetas de óleo não mudaram MAFs que eu tenha conhecimento...

Boas,

Não concordo, por existir 2 referencias diferentes para 2 viaturas diferentes não quer dizer que não se trate da mesma peça. Existem GR's a rodarem com centralinas Terrano e vice versa mas na Nissan se fores comprar uma centralina 3.0 DI para um GR a referencia é diferente da do Terrano.
É correto que não foram substituidas MAF's aquando da ação de serviço de 2001 a não ser que as mesmas estivessem danificadas.

Cumps.

Jorge Nogueira.

Mensagem por Bruno Coelho » 14 mai 2012, 14:28

jorgenog Escreveu:
Edu Escreveu:

Boas,

Não concordo, por existir 2 referencias diferentes para 2 viaturas diferentes não quer dizer que não se trate da mesma peça. Existem GR's a rodarem com centralinas Terrano e vice versa mas na Nissan se fores comprar uma centralina 3.0 DI para um GR a referencia é diferente da do Terrano.
É correto que não foram substituidas MAF's aquando da ação de serviço de 2001 a não ser que as mesmas estivessem danificadas.

Cumps.

Jorge Nogueira.

Boas Jorge

Então sempre experimentas-te o jipe conforme falamos?

Cump

Bruno Coelho

Mensagem por jorgenog » 15 mai 2012, 01:18

Bruno Coelho Escreveu:
jorgenog Escreveu:
Edu Escreveu:

Boas,

Cumps.

Jorge Nogueira.

Boas Jorge

Então sempre experimentas-te o jipe conforme falamos?

Cump

Bruno Coelho

Boas,

Sim Bruno, mas arranjei mais um misterio (este positivo),
- MAF fora turbo a 1.2 Bar tudo ok,
- depois MAF no sitio bateria desligada 30 minutos e turbo a 1.2 Bar e tudo ok novamente :hummm: :D

Feito isto e até agora esta tudo bem, vamos ver agora com o tempo como se comporta. De qualquer forma baixei o turbo para 1 Bar pois parece-me suficiente para a utilização que dou ao jipe e poupo bastante a mecanica.

Cumps.

Jorge Nogueira.

Mensagem por Bruno Coelho » 15 mai 2012, 09:25

Ok amigo

Ainda bem mas só não percebo como é que fazendo reset a centralina resolve os problemas eu fartei me de fazer e nada!
Mas pelo menos problema resolvido depois de muitas dores de cabeça!!! :nod:

Cump

Bruno Coelho

Mensagem por Bruno Coelho » 15 mai 2012, 09:36

Sotnas Escreveu:Olá a todos!
Eu comprei a minha aqui:
http://www.ebay.co.uk/itm/NISSAN-MAXIMA-PATROL-22680-4M500-MASS-AIR-FLOW-SENSOR-MAF-/250962944130?pt=UK_CarsParts_Vehicles_CarParts_SM&fits=Car+Make%3ANissan|Model%3APatrol+Gr&hash=item3a6e8ea082

Foi colocada pelo Carnaval e ja foi bem testada, ate agora tudo normal!
Nuno Santos

Bem arrisquei mais uma vez mandei vir uma espero que corra tudo bem..

Assim que chegar digo se valeu a pena..

Mensagem por Edu » 16 mai 2012, 01:46

After the rebuild I installed my EGT and boost gauge first and drove the vehicle as I normally did, boost, well no worries, EGT....... 700C, frightened the s*** out of me and forever changed the way I drove the Trol. The old girl now will see 450C max no matter how hard I drive it.

We can probably mention the setup of the Dawes and needle, the work you have done on your vehicle will change many of the aspects. The boost readings at 1500 and 2000 are guides only and should be somewhere between 5-6 and 10-12 respectively. Now depending on whether you have bypassed the vacuum switch, therefore bypassing the ECU will have an effect on the outright boost the turbo will put out, control taken away from the ECU gives a more linear boost trend.

Limp can have 2 parts, boost and MAF voltage, if your EGR is blocked your MAF voltage will increase slightly ie roughly at idle 1.8v unblocked and 2.1v blocked, the voltage will also climb higher at revs blocked rather than unblocked.

My early DI will limp if I hit 3.98v under 3 grand, boost does not play a big part in my case, but it does under 2500, another story. So the degree of NADS and how it was done has an impact on the final outcome.

Retirei isto de outro lado. Pelos vistos a centralina pode entrar em modo de segurança por atingir ~4,00v antes das 3000rpm, para isso poderá contribuir o facto da EGR estar bloqueada...

Mensagem por Bruno Coelho » 16 mai 2012, 06:15

Edu Escreveu:
After the rebuild I installed my EGT and boost gauge first and drove the vehicle as I normally did, boost, well no worries, EGT....... 700C, frightened the s*** out of me and forever changed the way I drove the Trol. The old girl now will see 450C max no matter how hard I drive it.

We can probably mention the setup of the Dawes and needle, the work you have done on your vehicle will change many of the aspects. The boost readings at 1500 and 2000 are guides only and should be somewhere between 5-6 and 10-12 respectively. Now depending on whether you have bypassed the vacuum switch, therefore bypassing the ECU will have an effect on the outright boost the turbo will put out, control taken away from the ECU gives a more linear boost trend.

Limp can have 2 parts, boost and MAF voltage, if your EGR is blocked your MAF voltage will increase slightly ie roughly at idle 1.8v unblocked and 2.1v blocked, the voltage will also climb higher at revs blocked rather than unblocked.

My early DI will limp if I hit 3.98v under 3 grand, boost does not play a big part in my case, but it does under 2500, another story. So the degree of NADS and how it was done has an impact on the final outcome.

Retirei isto de outro lado. Pelos vistos a centralina pode entrar em modo de segurança por atingir ~4,00v antes das 3000rpm, para isso poderá contribuir o facto da EGR estar bloqueada...

Boas Edu

Espero que os cortes do meu jipe não sejam disso que falas te..

Pois eu não percebo o que tem haver o facto da egr estar cegada com a voltagem da maf?????

Já agora qual é a tua opinião sobre a temperatura máxima do egt. Sempre pensei que anda-se a volta do 600 a 700 cº.

Cump

Bruno Coelho

Registado: 22 dez 2005, 11:00

Mensagem por cristiano » 16 mai 2012, 20:16

Boas o meu continua a fazer 1,6 bar com box no máximo , a nível de egt sem
Box anda nos 400 a 450 com
Box anda nos 500 550graus e se lhe calcar vai se acima dos 600 na boa é só somar
viewtopic.php?f=1&t=7231&st=0&sk=t&sd=a&start=575 »»»»O INICIO««««

http://WWW.TUFF4X4.COM " Loja Online " | " Armazem fafe " | " Oficina V.N.Famalicao "

Mensagem por Bruno Coelho » 16 mai 2012, 21:15

cristiano Escreveu:Boas o meu continua a fazer 1,6 bar com box no máximo , a nível de egt sem
Box anda nos 400 a 450 com
Box anda nos 500 550graus e se lhe calcar vai se acima dos 600 na boa é só somar

Boas

Eu meu com reprogramação e o turbo a 1.2 a embraiagem começa a dar sinais de fraqueza, é melhor nem tentar com 1.6.... :nod:

Mensagem por Edu » 16 mai 2012, 21:26

Bruno Coelho Escreveu:Pois eu não percebo o que tem haver o facto da egr estar cegada com a voltagem da maf?????

Boas,

Pois eu também não percebo pois quando se vai em aceleração ela já deve estar fechada mas...

Bruno Coelho Escreveu:Já agora qual é a tua opinião sobre a temperatura máxima do egt. Sempre pensei que anda-se a volta do 600 a 700 cº.

Para mim 550º já é o máximo. É claro que poderá haver alturas em que é preciso puxar pelo motor e aí já poderia chegar aos 600, 650º, mas só durante alguns segundos, seguido de um período de arrefecimento num regime mais baixo. No meu raramente passo 550º, normalmente regulo o pé no acelerador pelo que vai acontecendo no manometro de pressão e temperatura EGT :D

AnteriorPróximo

Voltar para Motor

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante