Problemas de aquecimento do motor

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Re: Problemas de aquecimento do motor

Mensagem por Filipe Loureiro » 03 jun 2009, 13:02

Raul Costa Escreveu:Alteração para um Turbo de arrefecimento a óleo e IC
Esta alteração tenho a certeza que resolve, agora é uma alteração cara.


Só, sem conjugar c/ + nada?

No caso do meu GR e pq foi necessário intervir no motor aplicou-se o by-pass conjugado c/ o radiador de maiores dimensões e não aquece (espero bem que assim continue :D ). Como termo comparativo tive o meu anterior Patrol (rd28t) que sem qualquer alteração aquecia (e bem) qdo lhe pedia esforço superior ao normal :)

Fica o meu contributo :)

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Re: Problemas de aquecimento do motor

Mensagem por Raul Costa » 03 jun 2009, 13:12

Ok Filipe, então no teu caso o By-Pass conjugado com o Radiador eliminou o problema de aquecimento, só não sabemos de independentes fariam o mesmo trabalho!!!

O Radiador que colocaste suponho que tenha sido um com maior capacidade, correcto?????

Agora à alguém que tenha resolvido a situação apenas com o Radiador ou com o By-Pass??

Para mim até agora pelo apresentado a relação resultado/preço a melhor solução será mesmo essa que pelos vistos em conjunto funcionam.

Qual é a temperatura normal do teu carro (caso tenhas uma manómetro à parte) quando puxas ou em circulação normal?????

Obrigado Filipe.

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Re: Problemas de aquecimento do motor

Mensagem por Filipe Loureiro » 03 jun 2009, 13:34

Raul Costa Escreveu:O Radiador que colocaste suponho que tenha sido um com maior capacidade, correcto?????


Certo :nod:

Em questões de litros não tu sei dizer, mas que é de maior capacidade, isso é!


Raul Costa Escreveu:Qual é a temperatura normal do teu carro (caso tenhas uma manómetro à parte) quando puxas ou em circulação normal?????


Uma vez que não tenho manómetro auxiliar, guio-me pelo do quadrante que numa condução em estrada a 100 km/h atinge cerca de 1/3 e numa condução off-road a carregar bem não passa de 1/2 :nod:

P.S.: Raúl a alteração do turbo que mencionas ter resultado foi só tira um e mete outro? Ou há mais a fazer?

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Re: Problemas de aquecimento do motor

Mensagem por TiagoFerreira » 03 jun 2009, 13:40

Raul Costa Escreveu:Quanto ao turbo, irei pedir ao proprietário de um GR que alterou o turbo para arrefecimento a óleo que compareça nesse jantar, podemos ir dar uma volta antes e se conseguirem que aquele carro aqueça, eu pago o jantar, caso contrário estás metido em despesas. :clapp: ... pode ser no Tic-Tac que é para doer.



Mas quem é que disse que alterar o turbo aquece o motor? Disse-te que o teu turbo de origem não influência no aquecimento que estás a ter.
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Re: Problemas de aquecimento do motor

Mensagem por Raul Costa » 03 jun 2009, 14:09

TiagoFerreira Escreveu:
Raul Costa Escreveu:Quanto ao turbo, irei pedir ao proprietário de um GR que alterou o turbo para arrefecimento a óleo que compareça nesse jantar, podemos ir dar uma volta antes e se conseguirem que aquele carro aqueça, eu pago o jantar, caso contrário estás metido em despesas. :clapp: ... pode ser no Tic-Tac que é para doer.



Mas quem é que disse que alterar o turbo aquece o motor? Disse-te que o teu turbo de origem não influência no aquecimento que estás a ter.



Tiago, lê lá com atenção para ver se foi isso que eu disse.

Eu disse que um amigo meu alterou para um turbo refrigerado a óleo e resolveu o problema, o meu turbo já foi mexido sim senhor, apesar de ser de origem está a debitar 1,5 a 1,7 bar... eu acho que contribui para o aquecimento uma vez que a agua de arrefecimento é a mesma... ou estou enganado????!!!

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Re: Problemas de aquecimento do motor

Mensagem por MIGUEL BRAGA » 03 jun 2009, 19:33

Houve quem me assegurasse que: Bloco faceado, cabeça testada, junta nova, radiador limpo, viscoso da ventoinha a funcionar a 100%, o jipe não aquece.. isso é 100% garantido porque já vi jipes sem extra nenhum de arrefecimento com as alterações normais que todos fazem e não aquecem...



Ai sim? entao eu tenho uma outra perspectiva...

Pega num kk 6 cilindros novo... espeta lhe uns 37" a 1 bar... e vai lhe dar palhete como deve ser e depressa mudas a teoria :)

o problema é pneu... +potencia (maior temperatura de combustao)... e o facto de o motor ser MAL construido. Algo k com os pneumaticos de origem se disfarca...

abraço

 
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Re: Problemas de aquecimento do motor

Mensagem por PG » 03 jun 2009, 21:36

MIGUEL BRAGA Escreveu:
Houve quem me assegurasse que: Bloco faceado, cabeça testada, junta nova, radiador limpo, viscoso da ventoinha a funcionar a 100%, o jipe não aquece.. isso é 100% garantido porque já vi jipes sem extra nenhum de arrefecimento com as alterações normais que todos fazem e não aquecem...



Ai sim? entao eu tenho uma outra perspectiva...

Pega num kk 6 cilindros novo... espeta lhe uns 37" a 1 bar... e vai lhe dar palhete como deve ser e depressa mudas a teoria :)

o problema é pneu... +potencia (maior temperatura de combustao)... e o facto de o motor ser MAL construido. Algo k com os pneumaticos de origem se disfarca...

abraço


Miguel,

Acredito que já o tenhas feito noutro qq tópico, mas dado que estamos em amena confusão :nod: gostaria de conhecer a tua opinião sobre o tema.
É possivel?
Abraço

PG

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Re: Problemas de aquecimento do motor

Mensagem por Raul Costa » 04 jun 2009, 10:33

MIGUEL BRAGA Escreveu:
Houve quem me assegurasse que: Bloco faceado, cabeça testada, junta nova, radiador limpo, viscoso da ventoinha a funcionar a 100%, o jipe não aquece.. isso é 100% garantido porque já vi jipes sem extra nenhum de arrefecimento com as alterações normais que todos fazem e não aquecem...



Ai sim? entao eu tenho uma outra perspectiva...

Pega num kk 6 cilindros novo... espeta lhe uns 37" a 1 bar... e vai lhe dar palhete como deve ser e depressa mudas a teoria :)

o problema é pneu... +potencia (maior temperatura de combustao)... e o facto de o motor ser MAL construido. Algo k com os pneumaticos de origem se disfarca...

abraço


Sr, Miguel Braga, ainda ninguém disse o contrário, mas há quem já tenha apresentado soluções para minimizar a situação, são essas soluções que gostava-mos de ver partilhadas, e é isso que está a acontecer.

Nas suas palavras encontrei algo que já foi dito "O carro de origem não aquece"... é mais ou menos isso que quis dizer.

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Re: Problemas de aquecimento do motor

Mensagem por diogo sousa » 05 jun 2009, 14:47

O meu y60 tb nao aquecia nada(juntas novas, bomba d agua e termostato td novo)depois levou donuts 37 mais cheiro na bomba mais meia volta no parafuso do turbo e voila passa do meio sempre que lhe dou uns apertos..mas tou relax pelo o que ja li aqui :nod: outro caso e de um agarrado do gang(y60 nacional)... motor "novo" com 80.000 sem mexidelas nunca vi um com tao poucos km , original com 265/85 r16 ah 160 kmh o ponteiro mal mexia sempre um pintelo abaixo de meio...mal enfiou lhe so uns 35 MTR começou logo com calores [}:)] meteu duas ventoinhas electricas mas o "problema"continua..enfim como diz o Miguel Braga o 6cl ja vem com cancro de nascença e pouco ou nada podemos fazer,os chinocas a k sabem por isso estou tranquilo venha dai o verao para botar cavilha :thumbsup:

abraço
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Re: Problemas de aquecimento do motor

Mensagem por Raul Costa » 05 jun 2009, 14:59

Resumindo, 2 Ventoinhas eléctricas também não funcionam :D

Obrigado pela partilha.

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Re: Problemas de aquecimento do motor

Mensagem por Filipe Loureiro » 05 jun 2009, 15:40

Raul Costa Escreveu:Resumindo, 2 Ventoinhas eléctricas também não funcionam :D

Obrigado pela partilha.


Antes pelo contrário, penso eu :confused:

O pessoal mete para aí ventoinhas electricas c/ força... mas será que sabe quantas rotações fazem essas ventoinhas?
Será que essas ventoinhas conseguem fazer a mesma rotação da de origem?
A de origem faz de certeza a rotação que o motor precisa!!!

Enfim é algo que ainda não me conseguiu convencer, pelo menos pelo lado da refrigeração, já quanto a perfomances admito que seja benéfico :)

P.S.: Raul já te fiz 2x a mesma pergunta e até agora nada [wink]

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Re: Problemas de aquecimento do motor

Mensagem por MIGUEL BRAGA » 05 jun 2009, 15:44

Filipe (rd28t) Escreveu:
Raul Costa Escreveu:Resumindo, 2 Ventoinhas eléctricas também não funcionam :D

Obrigado pela partilha.


Antes pelo contrário, penso eu :confused:

O pessoal mete para aí ventoinhas electricas c/ força... mas será que sabe quantas rotações fazem essas ventoinhas?
Será que essas ventoinhas conseguem fazer a mesma rotação da de origem?
A de origem faz de certeza a rotação que o motor precisa!!!

Enfim é algo que ainda não me conseguiu convencer, pelo menos pelo lado da refrigeração, já quanto a perfomances admito que seja benéfico :)

P.S.: Raul já te fiz 2x a mesma pergunta e até agora nada [wink]



hummmmmmm

e entao se eu te disser k a rotacao nao e assim tao importante ? mas sim a posicao das pas? e ktos m3 de ar aspira a de origem? sabes? alem do esforco k produz no motor kdo esta esta blokeada no viscoso? :)

e ktos m3 de ar aspiram 2 electricas sem produzir nenhum esforco directo no motor?

hummmmm.... tantas perguntas :) olha k ja ouve kem se desse ao trabalho de saber estas respostas todas... e optou por uma das duas solucoes faladas :)

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Re: Problemas de aquecimento do motor

Mensagem por Raul Costa » 05 jun 2009, 16:03

Ora aí está mais um belo contributo... muito obrigado... só uma questão... o turbo também foi alterado????


O do meu amigo ele alterou algumas coisas antes de chegar ao turbo, nomeadamente o radiador pelo que também acaba por não servir para comparar a não ser que se faça ambas alterações.

Por outro lado, os IC têm dado alguns problemas, neste caso ainda não, mas já sei de uns que já deram.

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Re: Problemas de aquecimento do motor

Mensagem por Filipe Loureiro » 05 jun 2009, 16:49

Então ESFORÇO é a palavra de ordem!!!

Não é que duas electricas arrefeçam melhor, produzem é menor esforço e consequentemente menos aquecimento, certo?

 
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Re: Problemas de aquecimento do motor

Mensagem por Pedrowolf » 05 jun 2009, 18:42

Filipe (rd28t) Escreveu:Não é que duas electricas arrefeçam melhor, produzem é menor esforço e consequentemente menos aquecimento, certo?


A meu ver é + por aí :thumbsup: andei com ideia de meter ventoinhas electricas e um Homem bem conhecido que percebe um "bocadinho" de Patrois :D mostrou-me no meu jipe a rapidez de arrefecimento quando o viscoso atraca (isto se estiver a 100%) e como termo de comparação estive atento a outros jipes que conheço com ventoinhas electricas e nem para lá caminham [wink] ... [wink] ... o meu GR tem 35 e uns toques de bomba e turbo, levanta o ponteiro sempre que esforço + que o normal mas nunca passa do limite tido como admissivel [wink]

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Re: Problemas de aquecimento do motor

Mensagem por GGinó_PAJERO » 15 jun 2009, 20:40

Boas pessoal!! Fim de semana passado, fui dar uma volta na estrada , ja com o manometro com os graus, e o resultado, a 100 km/h, 10 kms seguidos, o ponteiro de origem é o que ta ai na foto a vermelho, o outro a 105 graus... :confused: Agua a nivel, tudo, puxar bem na mesma... :confused: Ja nao sei o que fazer...

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Re: Problemas de aquecimento do motor

Mensagem por cristiano » 15 jun 2009, 20:56

105 º é bastante.... :confused: :confused: :confused: esta ai qq coisa que nao esta a bater bem....
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Re: Problemas de aquecimento do motor

Mensagem por GGinó_PAJERO » 15 jun 2009, 21:16

Pois é!! Mais estranho, é que aquece assim varias vezes, e nunca deita a agua fora... Ah, mas quando o fui experimentar, tambem estavam 39 graus na rua :confused:
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Re: Problemas de aquecimento do motor

Mensagem por Mario Duarte » 15 jun 2009, 21:38

Cuidado isso não é nada normal. Vê o termoestato, de certeza que não está bom.
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Re: Problemas de aquecimento do motor

Mensagem por cristiano » 15 jun 2009, 22:51

Mario Duarte Escreveu:Cuidado isso não é nada normal. Vê o termoestato, de certeza que não está bom.

yap pode nao abrir...aquece o carro e c cuidado ve se o radiador esta quente poe a mao na parte mais distante da entrada de agua e ve se o termoestato abriu qd é preciso...
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Re: Problemas de aquecimento do motor

Mensagem por Raul Costa » 16 jun 2009, 13:22

GGinó_PAJERO Escreveu:Pois é!! Mais estranho, é que aquece assim varias vezes, e nunca deita a agua fora... Ah, mas quando o fui experimentar, tambem estavam 39 graus na rua :confused:


1.º - Certifica-te que o radiador está bem limpo.
2.º - Certifica-te que a ventoinha está a trabalhar como deve ser
3.º - Tira-lhe o termoestato só para fazer a experiência.

Vai dar uma volta com ele e vê qual a temperatura que ele atinge... agora 105º :ups: uuuuuiiiiiiiiiiii...

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Re: Problemas de aquecimento do motor

Mensagem por Mario Duarte » 16 jun 2009, 17:21

Raul Costa Escreveu:
GGinó_PAJERO Escreveu:Pois é!! Mais estranho, é que aquece assim varias vezes, e nunca deita a agua fora... Ah, mas quando o fui experimentar, tambem estavam 39 graus na rua :confused:


1.º - Certifica-te que o radiador está bem limpo.
2.º - Certifica-te que a ventoinha está a trabalhar como deve ser
3.º - Tira-lhe o termoestato só para fazer a experiência.

Vai dar uma volta com ele e vê qual a temperatura que ele atinge... agora 105º :ups: uuuuuiiiiiiiiiiii...




Também pode ser o viscoso da ventuinha repara se ela tem folga, se tiver troca pois está na hora.... :thumbsup:
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Re: Problemas de aquecimento do motor

Mensagem por GGinó_PAJERO » 16 jun 2009, 19:21

O viscoso é novo..
O radiador novo... e está limpo..

Só falta tirar o termostato :confused:
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Re: Problemas de aquecimento do motor

Mensagem por GGinó_PAJERO » 16 jun 2009, 19:23

cristiano Escreveu:
Mario Duarte Escreveu:Cuidado isso não é nada normal. Vê o termoestato, de certeza que não está bom.

yap pode nao abrir...aquece o carro e c cuidado ve se o radiador esta quente poe a mao na parte mais distante da entrada de agua e ve se o termoestato abriu qd é preciso...



No domingo apalpei o radiador na parte lateral superior esquerda(lado do condutor) e estava a ferver :grrr:
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Re: Problemas de aquecimento do motor

Mensagem por cristiano » 16 jun 2009, 19:40

entao o termoestato esta bom so se abrir aos 100 º ou coisa do genero...isso é a cabeça junta com fissura.... nao vejo outra hipotese....mas deus queira q esteja errado...boa sortte
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