Problemas de aquecimento do motor

Melhoramentos, correcções e Afinações, está tudo aqui.

Registado: 12 ago 2005, 12:12

Re: Problemas de aquecimento do motor

Mensagem por Filipe Loureiro » 03 jun 2009, 13:02

Raul Costa Escreveu:Alteração para um Turbo de arrefecimento a óleo e IC
Esta alteração tenho a certeza que resolve, agora é uma alteração cara.

Só, sem conjugar c/ + nada?

No caso do meu GR e pq foi necessário intervir no motor aplicou-se o by-pass conjugado c/ o radiador de maiores dimensões e não aquece (espero bem que assim continue :D ). Como termo comparativo tive o meu anterior Patrol (rd28t) que sem qualquer alteração aquecia (e bem) qdo lhe pedia esforço superior ao normal :)

Fica o meu contributo :)

Registado: 14 abr 2008, 13:23

Mensagem por Raul Costa » 03 jun 2009, 13:12

Ok Filipe, então no teu caso o By-Pass conjugado com o Radiador eliminou o problema de aquecimento, só não sabemos de independentes fariam o mesmo trabalho!!!

O Radiador que colocaste suponho que tenha sido um com maior capacidade, correcto?????

Agora à alguém que tenha resolvido a situação apenas com o Radiador ou com o By-Pass??

Para mim até agora pelo apresentado a relação resultado/preço a melhor solução será mesmo essa que pelos vistos em conjunto funcionam.

Qual é a temperatura normal do teu carro (caso tenhas uma manómetro à parte) quando puxas ou em circulação normal?????

Obrigado Filipe.

Mensagem por Filipe Loureiro » 03 jun 2009, 13:34

Raul Costa Escreveu:O Radiador que colocaste suponho que tenha sido um com maior capacidade, correcto?????

Certo :nod:

Em questões de litros não tu sei dizer, mas que é de maior capacidade, isso é!

Raul Costa Escreveu:Qual é a temperatura normal do teu carro (caso tenhas uma manómetro à parte) quando puxas ou em circulação normal?????

Uma vez que não tenho manómetro auxiliar, guio-me pelo do quadrante que numa condução em estrada a 100 km/h atinge cerca de 1/3 e numa condução off-road a carregar bem não passa de 1/2 :nod:

P.S.: Raúl a alteração do turbo que mencionas ter resultado foi só tira um e mete outro? Ou há mais a fazer?

Registado: 25 abr 2006, 20:56

Mensagem por TiagoFerreira » 03 jun 2009, 13:40

Raul Costa Escreveu:Quanto ao turbo, irei pedir ao proprietário de um GR que alterou o turbo para arrefecimento a óleo que compareça nesse jantar, podemos ir dar uma volta antes e se conseguirem que aquele carro aqueça, eu pago o jantar, caso contrário estás metido em despesas. :clapp: ... pode ser no Tic-Tac que é para doer.

Mas quem é que disse que alterar o turbo aquece o motor? Disse-te que o teu turbo de origem não influência no aquecimento que estás a ter.
Tiago Ferreira - EriceiraTT

Mensagem por Raul Costa » 03 jun 2009, 14:09

TiagoFerreira Escreveu:
Raul Costa Escreveu:Quanto ao turbo, irei pedir ao proprietário de um GR que alterou o turbo para arrefecimento a óleo que compareça nesse jantar, podemos ir dar uma volta antes e se conseguirem que aquele carro aqueça, eu pago o jantar, caso contrário estás metido em despesas. :clapp: ... pode ser no Tic-Tac que é para doer.

Mas quem é que disse que alterar o turbo aquece o motor? Disse-te que o teu turbo de origem não influência no aquecimento que estás a ter.

Tiago, lê lá com atenção para ver se foi isso que eu disse.

Eu disse que um amigo meu alterou para um turbo refrigerado a óleo e resolveu o problema, o meu turbo já foi mexido sim senhor, apesar de ser de origem está a debitar 1,5 a 1,7 bar... eu acho que contribui para o aquecimento uma vez que a agua de arrefecimento é a mesma... ou estou enganado????!!!

Registado: 10 ago 2005, 20:07

Mensagem por MIGUEL BRAGA » 03 jun 2009, 19:33

Houve quem me assegurasse que: Bloco faceado, cabeça testada, junta nova, radiador limpo, viscoso da ventoinha a funcionar a 100%, o jipe não aquece.. isso é 100% garantido porque já vi jipes sem extra nenhum de arrefecimento com as alterações normais que todos fazem e não aquecem...

Ai sim? entao eu tenho uma outra perspectiva...

Pega num kk 6 cilindros novo... espeta lhe uns 37" a 1 bar... e vai lhe dar palhete como deve ser e depressa mudas a teoria :)

o problema é pneu... +potencia (maior temperatura de combustao)... e o facto de o motor ser MAL construido. Algo k com os pneumaticos de origem se disfarca...

abraço

Registado: 22 fev 2008, 14:49

Mensagem por PG » 03 jun 2009, 21:36

MIGUEL BRAGA Escreveu:
Houve quem me assegurasse que: Bloco faceado, cabeça testada, junta nova, radiador limpo, viscoso da ventoinha a funcionar a 100%, o jipe não aquece.. isso é 100% garantido porque já vi jipes sem extra nenhum de arrefecimento com as alterações normais que todos fazem e não aquecem...

Pega num kk 6 cilindros novo... espeta lhe uns 37" a 1 bar... e vai lhe dar palhete como deve ser e depressa mudas a teoria :)

o problema é pneu... +potencia (maior temperatura de combustao)... e o facto de o motor ser MAL construido. Algo k com os pneumaticos de origem se disfarca...

abraço

Miguel,

Acredito que já o tenhas feito noutro qq tópico, mas dado que estamos em amena confusão :nod: gostaria de conhecer a tua opinião sobre o tema.
É possivel?
Abraço

PG

Mensagem por Raul Costa » 04 jun 2009, 10:33

MIGUEL BRAGA Escreveu:

abraço

Sr, Miguel Braga, ainda ninguém disse o contrário, mas há quem já tenha apresentado soluções para minimizar a situação, são essas soluções que gostava-mos de ver partilhadas, e é isso que está a acontecer.

Nas suas palavras encontrei algo que já foi dito "O carro de origem não aquece"... é mais ou menos isso que quis dizer.

Registado: 12 jun 2006, 20:00

Mensagem por diogo sousa » 05 jun 2009, 14:47

O meu y60 tb nao aquecia nada(juntas novas, bomba d agua e termostato td novo)depois levou donuts 37 mais cheiro na bomba mais meia volta no parafuso do turbo e voila passa do meio sempre que lhe dou uns apertos..mas tou relax pelo o que ja li aqui :nod: outro caso e de um agarrado do gang(y60 nacional)... motor "novo" com 80.000 sem mexidelas nunca vi um com tao poucos km , original com 265/85 r16 ah 160 kmh o ponteiro mal mexia sempre um pintelo abaixo de meio...mal enfiou lhe so uns 35 MTR começou logo com calores [}:)] meteu duas ventoinhas electricas mas o "problema"continua..enfim como diz o Miguel Braga o 6cl ja vem com cancro de nascença e pouco ou nada podemos fazer,os chinocas a k sabem por isso estou tranquilo venha dai o verao para botar cavilha :thumbsup:

abraço
Madeiraoffroad.com

Mensagem por Raul Costa » 05 jun 2009, 14:59

Resumindo, 2 Ventoinhas eléctricas também não funcionam :D

Obrigado pela partilha.

Mensagem por Filipe Loureiro » 05 jun 2009, 15:40

Raul Costa Escreveu:Resumindo, 2 Ventoinhas eléctricas também não funcionam :D

Obrigado pela partilha.

Antes pelo contrário, penso eu :confused:

O pessoal mete para aí ventoinhas electricas c/ força... mas será que sabe quantas rotações fazem essas ventoinhas?
Será que essas ventoinhas conseguem fazer a mesma rotação da de origem?
A de origem faz de certeza a rotação que o motor precisa!!!

Enfim é algo que ainda não me conseguiu convencer, pelo menos pelo lado da refrigeração, já quanto a perfomances admito que seja benéfico :)

P.S.: Raul já te fiz 2x a mesma pergunta e até agora nada [wink]

Registado: 10 ago 2005, 20:07

Mensagem por MIGUEL BRAGA » 05 jun 2009, 15:44

Filipe (rd28t) Escreveu:
Raul Costa Escreveu:Resumindo, 2 Ventoinhas eléctricas também não funcionam :D

Obrigado pela partilha.

Antes pelo contrário, penso eu :confused:

O pessoal mete para aí ventoinhas electricas c/ força... mas será que sabe quantas rotações fazem essas ventoinhas?
Será que essas ventoinhas conseguem fazer a mesma rotação da de origem?
A de origem faz de certeza a rotação que o motor precisa!!!

Enfim é algo que ainda não me conseguiu convencer, pelo menos pelo lado da refrigeração, já quanto a perfomances admito que seja benéfico :)

P.S.: Raul já te fiz 2x a mesma pergunta e até agora nada [wink]

hummmmmmm

e entao se eu te disser k a rotacao nao e assim tao importante ? mas sim a posicao das pas? e ktos m3 de ar aspira a de origem? sabes? alem do esforco k produz no motor kdo esta esta blokeada no viscoso? :)

e ktos m3 de ar aspiram 2 electricas sem produzir nenhum esforco directo no motor?

hummmmm.... tantas perguntas :) olha k ja ouve kem se desse ao trabalho de saber estas respostas todas... e optou por uma das duas solucoes faladas :)

Mensagem por Raul Costa » 05 jun 2009, 16:03

Ora aí está mais um belo contributo... muito obrigado... só uma questão... o turbo também foi alterado????

O do meu amigo ele alterou algumas coisas antes de chegar ao turbo, nomeadamente o radiador pelo que também acaba por não servir para comparar a não ser que se faça ambas alterações.

Por outro lado, os IC têm dado alguns problemas, neste caso ainda não, mas já sei de uns que já deram.

Mensagem por Filipe Loureiro » 05 jun 2009, 16:49

Então ESFORÇO é a palavra de ordem!!!

Não é que duas electricas arrefeçam melhor, produzem é menor esforço e consequentemente menos aquecimento, certo?

Registado: 05 dez 2005, 21:14

Mensagem por Pedrowolf » 05 jun 2009, 18:42

Filipe (rd28t) Escreveu:Não é que duas electricas arrefeçam melhor, produzem é menor esforço e consequentemente menos aquecimento, certo?

A meu ver é + por aí :thumbsup: andei com ideia de meter ventoinhas electricas e um Homem bem conhecido que percebe um "bocadinho" de Patrois :D mostrou-me no meu jipe a rapidez de arrefecimento quando o viscoso atraca (isto se estiver a 100%) e como termo de comparação estive atento a outros jipes que conheço com ventoinhas electricas e nem para lá caminham [wink] ... [wink] ... o meu GR tem 35 e uns toques de bomba e turbo, levanta o ponteiro sempre que esforço + que o normal mas nunca passa do limite tido como admissivel [wink]

Registado: 26 set 2007, 22:53

Mensagem por GGinó_PAJERO » 15 jun 2009, 20:40

Boas pessoal!! Fim de semana passado, fui dar uma volta na estrada , ja com o manometro com os graus, e o resultado, a 100 km/h, 10 kms seguidos, o ponteiro de origem é o que ta ai na foto a vermelho, o outro a 105 graus... :confused: Agua a nivel, tudo, puxar bem na mesma... :confused: Ja nao sei o que fazer...

Imagem
Cumprimenttos

Registado: 22 dez 2005, 11:00

Mensagem por cristiano » 15 jun 2009, 20:56

105 º é bastante.... :confused: :confused: :confused: esta ai qq coisa que nao esta a bater bem....
viewtopic.php?f=1&t=7231&st=0&sk=t&sd=a&start=575 »»»»O INICIO««««

http://WWW.TUFF4X4.COM " Loja Online " | " Armazem fafe " | " Oficina V.N.Famalicao "

Mensagem por GGinó_PAJERO » 15 jun 2009, 21:16

Pois é!! Mais estranho, é que aquece assim varias vezes, e nunca deita a agua fora... Ah, mas quando o fui experimentar, tambem estavam 39 graus na rua :confused:
Cumprimenttos

Registado: 23 out 2007, 20:26

Mensagem por Mario Duarte » 15 jun 2009, 21:38

Cuidado isso não é nada normal. Vê o termoestato, de certeza que não está bom.
...não basta ser Patrol, tem de ser GR

Mensagem por cristiano » 15 jun 2009, 22:51

Mario Duarte Escreveu:Cuidado isso não é nada normal. Vê o termoestato, de certeza que não está bom.

yap pode nao abrir...aquece o carro e c cuidado ve se o radiador esta quente poe a mao na parte mais distante da entrada de agua e ve se o termoestato abriu qd é preciso...

http://WWW.TUFF4X4.COM " Loja Online " | " Armazem fafe " | " Oficina V.N.Famalicao "

Mensagem por Raul Costa » 16 jun 2009, 13:22

GGinó_PAJERO Escreveu:Pois é!! Mais estranho, é que aquece assim varias vezes, e nunca deita a agua fora... Ah, mas quando o fui experimentar, tambem estavam 39 graus na rua :confused:

1.º - Certifica-te que o radiador está bem limpo.
2.º - Certifica-te que a ventoinha está a trabalhar como deve ser
3.º - Tira-lhe o termoestato só para fazer a experiência.

Vai dar uma volta com ele e vê qual a temperatura que ele atinge... agora 105º :ups: uuuuuiiiiiiiiiiii...

Registado: 23 out 2007, 20:26

Mensagem por Mario Duarte » 16 jun 2009, 17:21

Raul Costa Escreveu:
GGinó_PAJERO Escreveu:Pois é!! Mais estranho, é que aquece assim varias vezes, e nunca deita a agua fora... Ah, mas quando o fui experimentar, tambem estavam 39 graus na rua :confused:

1.º - Certifica-te que o radiador está bem limpo.
2.º - Certifica-te que a ventoinha está a trabalhar como deve ser
3.º - Tira-lhe o termoestato só para fazer a experiência.

Vai dar uma volta com ele e vê qual a temperatura que ele atinge... agora 105º :ups: uuuuuiiiiiiiiiiii...

Também pode ser o viscoso da ventuinha repara se ela tem folga, se tiver troca pois está na hora.... :thumbsup:
...não basta ser Patrol, tem de ser GR

Mensagem por GGinó_PAJERO » 16 jun 2009, 19:21

O viscoso é novo..
O radiador novo... e está limpo..

Só falta tirar o termostato :confused:
Cumprimenttos

Mensagem por GGinó_PAJERO » 16 jun 2009, 19:23

cristiano Escreveu:
Mario Duarte Escreveu:Cuidado isso não é nada normal. Vê o termoestato, de certeza que não está bom.

yap pode nao abrir...aquece o carro e c cuidado ve se o radiador esta quente poe a mao na parte mais distante da entrada de agua e ve se o termoestato abriu qd é preciso...

No domingo apalpei o radiador na parte lateral superior esquerda(lado do condutor) e estava a ferver :grrr:
Cumprimenttos

Mensagem por cristiano » 16 jun 2009, 19:40

entao o termoestato esta bom so se abrir aos 100 º ou coisa do genero...isso é a cabeça junta com fissura.... nao vejo outra hipotese....mas deus queira q esteja errado...boa sortte

AnteriorPróximo

Voltar para Motor

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes