aplicar turbo em atmosferico

Melhoramentos, correcções e Afinações, está tudo aqui.

Registado: 01 mai 2006, 13:37

Re: APLICAÇÃO DE TURBO!!!

Mensagem por Nuno Pereira » 27 fev 2008, 21:11

Vasco Pinto Escreveu:boas pessoal...

Por indicação do nosso amigo Filipe Pinto, vim para aqui aquecer a discussão!! [:p] [:p]

Então aqui vai a minha muito reduzida e modéstia experiência a falar...

Em 1o lugar tenho a afirmar que a meta dos 10.000km referida pelo comman desde a aplicação do turbo já lá vão.... quase 15 000 km e muito duros...
Para que tenham uma ideia o meu patrol 2.8D ou TD (adaptado)é o meu carro de dia-a-dia.... tenho 20anos...logo tenho um pouco o pé pesado..."ah e tal... é jovem...não pensa..." utilização em TT é quase todos os fins de semana e apesar de não gostar de partir e fazer tudo para evitar isso gosto de subir e até de "gás" de preferência!!lol

Em 2o lugar... o meu turbo desde que foi aplicado está a fazer depois de calibrado pela turbocenter...0.9Bar...

Em 3o lugar... já fiz 2 grandes viagens.... uma cerca de 1a semana depois de aplicar o turbo (ou vai ou racha) com 4pessoas e malas dentro + a/c ligado... foi em agosto do ano passado... e fim aproximadamente 1300km numa semana... porto, alentejo, algarve, alentejo,porto!! sem kualquer problemas!!a 2a viagem foi o fim de semana passado á serra da estrela 200km para cada lado mais fim de semana com TT.

Em 4o lugar tenho a afirmar que a aplicação foi feita na minha oficina logo sei o que fiz.... e como não sou ranhoso :unibrow: posso adiantar que apliquei um turbo do GR vendido pelo Exmo Sr Pires [wink] da Garagem Cavada Nova e os colectores do patrol turbo Vendidos pelo nosso amigo Pepo29 , respectivas tubagens e afinei a bomba injectora!!!

Em 5o lugar tenho a afirmar que vou aplicar o radiador de oleo e o intercooler de Ar...

Em 6o lugar e ultimo... o mais importante... sou um gande nabo e não percebo QUASE nada disto!!! [clap] [}:)] [clap] [}:)] [}:)] [clap] [}:)]

P.S.: Baixei os Consumos do meu jipe para 12.5 l/100km em cidade mesmo com pneus >INSATURBO - Special Track 265/75/16 que causam muito atrito e esforço!!

Abraço

Amigo Vasco

Muito obrigado.

Finalmente uma experiência de que é possível aplicar o turbo...

E mais não digo...

Registado: 14 set 2005, 13:35

Mensagem por comman » 27 fev 2008, 21:38

O patrol é um carro duro por natureza...

1) A cabeça do motor do 2.8D é diferente do 2.8TD. Ok... até funciona, mas, é certo que mais tarde ou mais cedo (10.000kms, 15.000kms,... até mais cedo) a cabeça do motor vai partir, empenar ou abrir uma racha pq nao suporta a pressão provocada pelo turbo.

2) As bielas são diferentes... aqui basta uma pequena variação nas condições do motor para que o mesmo parta por não suportar por exemplo a maior rotação provocada pelo acrescimo de potencia.

3) O circuito de irrigação do oleo no motor do 2.8D é diferente do 2.8TD. A conversa é a mesma: maior potencia = maior rotatividade = maior fricção dos pistons e peças com a mesma lubrificação do motor.

4) A bomba de gasoleo é o menos... são diferentes mas pouca influencia tem na fiabilidade do motor.

Se calhar, temos é conceitos diferentes de fiabilidade! O Sr. fala em duas grandes viagens, uma de 1600kms outra de 200kms... será que isso é um teste de fiabilidade para um Patrol? :rolleyes:

É certo que andam aí muitos patrois a fazer Kms com turbos de Audi 2.5 V6... 2.5Bars quando o motor é feito para ir no maximo a 1bar. :nod:

É certo que muita gente dá avanço no turbo para 1,5bars... 1,8 bars quando os valores de fabrica são os referidos. :nod:

É certo que muitos vem cá dizer que fizeram a alteração, e quando corre mal vão ao mecanico PAGAR A REPARACAO, ou encostam o jipe e claro que nao vêm para cá dizer o que lhes aconteceu.

O meu conceito de jipe é o de um veículo fiável. Tem de dar para andar um fim de semana a curtir no monte em trialeiras. Tem de dar para passar um fim de semana fora e fazer 1500kms em 2 dias. Tem de dar para ir a marrocos fazer 6000kms em 15 dias. E para concluir A MINHA OPINIÃO, a aplicação do turbo no motor 2.8D é algo que nunca faria. É preferivel vender o motor e comprar um 2.8TD para aplicar.

Sr. Vasco, aqui na zona onde moro, o irmão de um mecanico fez a mesma aplicação que o Sr. fez... fomos fazer a rota das trutas, no final o homem também tinha o seu discurso: "sempre a dar gaz e sem problemas". Passados alguns meses tinha o motor partido e vendeu o jipe.

E sobre este assunto mais não digo porque cabe a cada um decidir o que fazer com o seu jipe. E posso até estar a dizer uma grande asneira porque apesar de todas as diferenças, o motor pode suportar tais alterações e os que conheço que partiram podem apenas ter sido uma infeliz coincidencia... quem sabe :unibrow:
:thumbsup:

Registado: 22 out 2006, 21:39

APLICAÇÃO DE TURBO!!!

Mensagem por Vasco Pinto » 27 fev 2008, 21:43

Amigo Nuno,

Sim realmente é possivel aplicar o turbo, disso não há qualquer duvida!

Relativamente á fiabilidade penso que não sai tão afectada como referiu o comman, nem de perto nem de longe. Se me disserem que não vou fazer 400.00km e so faço 150.000 ou 200.00km isso acredito, mas a verdade é que tendo o meu jipe 189.000 agora se lhe fizer mais outros tantos em cima já fico contente e já justifica dar-lhe uma boa reparadela ao motor.

Não imaginas as supresas positivas que este jipe me tem dado... uma vez que o conduzo á mais de 2 anos pois andava nas mãos da minha mãe desde novo!

Desde que veio para a minha mão já lhe espartei molas, apliquei os pneus que referi antes de monte, radio cb, backets, snorkel feito por mim msm, tirei o para-choques frontal, apliquei o turbo e dei alimento á bomba, revisões em hora certa!! Em minha opinião tenho ali um jipe que apesar das suas limitações (não ter botões mágicos, 33ou35, guinchos e mais coisas por aí fora... ) está equilibrado e pronto para aguentar mais uns valentes tempos.
[wink] [wink]

Abraço
Rapiteste Rotações

Mensagem por Vasco Pinto » 27 fev 2008, 21:54

comman Escreveu:O patrol é um carro duro por natureza...

1) A cabeça do motor do 2.8D é diferente do 2.8TD. Ok... até funciona, mas, é certo que mais tarde ou mais cedo (10.000kms, 15.000kms,... até mais cedo) a cabeça do motor vai partir, empenar ou abrir uma racha pq nao suporta a pressão provocada pelo turbo.

2) As bielas são diferentes... aqui basta uma pequena variação nas condições do motor para que o mesmo parta por não suportar por exemplo a maior rotação provocada pelo acrescimo de potencia.

3) O circuito de irrigação do oleo no motor do 2.8D é diferente do 2.8TD. A conversa é a mesma: maior potencia = maior rotatividade = maior fricção dos pistons e peças com a mesma lubrificação do motor.

4) A bomba de gasoleo é o menos... são diferentes mas pouca influencia tem na fiabilidade do motor.

Se calhar, temos é conceitos diferentes de fiabilidade! O Sr. fala em duas grandes viagens, uma de 1600kms outra de 200kms... será que isso é um teste de fiabilidade para um Patrol? :rolleyes:

É certo que andam aí muitos patrois a fazer Kms com turbos de Audi 2.5 V6... 2.5Bars quando o motor é feito para ir no maximo a 1bar. :nod:

É certo que muita gente dá avanço no turbo para 1,5bars... 1,8 bars quando os valores de fabrica são os referidos. :nod:

É certo que muitos vem cá dizer que fizeram a alteração, e quando corre mal vão ao mecanico PAGAR A REPARACAO, ou encostam o jipe e claro que nao vêm para cá dizer o que lhes aconteceu.

O meu conceito de jipe é o de um veículo fiável. Tem de dar para andar um fim de semana a curtir no monte em trialeiras. Tem de dar para passar um fim de semana fora e fazer 1500kms em 2 dias. Tem de dar para ir a marrocos fazer 6000kms em 15 dias. E para concluir A MINHA OPINIÃO, a aplicação do turbo no motor 2.8D é algo que nunca faria. É preferivel vender o motor e comprar um 2.8TD para aplicar.

Sr. Vasco, aqui na zona onde moro, o irmão de um mecanico fez a mesma aplicação que o Sr. fez... fomos fazer a rota das trutas, no final o homem também tinha o seu discurso: "sempre a dar gaz e sem problemas". Passados alguns meses tinha o motor partido e vendeu o jipe.

E sobre este assunto mais não digo porque cabe a cada um decidir o que fazer com o seu jipe. E posso até estar a dizer uma grande asneira porque apesar de todas as diferenças, o motor pode suportar tais alterações e os que conheço que partiram podem apenas ter sido uma infeliz coincidencia... quem sabe :unibrow:
:thumbsup:

Amigo Comman,

Em 1o lugar e se me permitir vamos esquecer a coisa do Sr.... [wink]

Em 2º quanto ao que afirmas-te eu entendo perfeitamente a tua posição e não digo que não tens razão, mas tal como afirmei... a situação dos 10.000 ou 15.000 já foi ultrupassada e pelos sintomas que sinto no meu patrol, visto que já o conheço "bem" por assim dizer não tenho aumentos de temperaturas, não tenho situações graves a reportar ou reações estranhas penso que se mantiver esta pressão de turbo e ritmos de andamentos ainda tenho motor para algum tempo, espero eu! Até porque caso o meu motor apresenta-se algum sintoma anormal ( e não anulo a hipotese de vir a surgir) não tenho nenhum problema em voltar a colocá-lo atm ou mesmo comprar um motor turbo!

Em 3º lugar saliento desde já que caso o meu patrol dê o "Berro" não terei qualquer problema, nem considerarei o desprestigio para mim ou para a minha oficina vir aqui dizê-lo uma vêz que apenas estaria a contribuir para uma maior elucidação dos membros do PA.

:)
Abraço
Rapiteste Rotações

Registado: 02 fev 2007, 23:15

Mensagem por jose fernando santos » 27 fev 2008, 22:00

ORA BOAS,à dias li aqui por perto o seguinte.Nao interessa quem saiba,
Mas sim quem farà melhor [clap] [clap] [clap] [clap] :grrr: :grrr:

Mensagem por Nuno Pereira » 27 fev 2008, 22:32

Só uma coisa.

Tenho conhecimento de um patrol 2.8D que passou a 2.8TD, que neste momento já tem 60.000km após a modificação.

Anda todos os dias e não tem nada de especial...

Concordo, quando o comman escreve que as pessoas não relatam aqui os dissabores que tiveram após este tipo de modificação. Se por vergonha ou não, ninguém tem postado nada... DEVIAM colocar aqui a informação...

Por outro lado, também sei que existe muita gente que tem este tipo de alteração, mas prefere dizer que tem um 2.8TD.

Eu pessoalmente assumo que tenho um 2.8D que vai passar a 2.8TD, e estou disposto a partilhar o que vier de bom e de mau para o meu jipe...

Só para finalizar, eu faço em média 6.000km/ano. se o meu aguentar 60.000km, é o equivalente a 10 anos de TT...

Mais do que suficiente...

Pessoal, é com estas "discussões" que todos aprendemos...

:friends:

Registado: 21 jan 2007, 10:39

Mensagem por ralm » 27 fev 2008, 22:40

Nuno Pereira Escreveu:Só uma coisa.

Tenho conhecimento de um patrol 2.8D que passou a 2.8TD, que neste momento já tem 60.000km após a modificação.

Concordo, quando o comman escreve que as pessoas não relatam aqui os dissabores que tiveram após este tipo de modificação. Se por vergonha ou não, ninguém tem postado nada... DEVIAM colocar aqui a informação...

Por outro lado, também sei que existe muita gente que tem este tipo de alteração, mas prefere dizer que tem um 2.8TD.

Eu pessoalmente assumo que tenho um 2.8D que vai passar a 2.8TD, e estou disposto a partilhar o que vier de bom e de mau para o meu jipe...

Só para finalizar, eu faço em média 6.000km/ano. se o meu aguentar 60.000km, é o equivalente a 10 anos de TT...

sem duvida :thumbsup:

Mensagem por Vasco Pinto » 27 fev 2008, 22:41

Nuno Pereira Escreveu:Só uma coisa.

Nuno eu até agora também não relatei nada de negativo porque não me aconteceu nada disso!! E ainda á pouco tempo soube de mais um amigo daqui que comprou mais um patrol adaptado e já se encontra assim á algum tempo tbm.

Se vais realmente avançar com esta transformação e precisares de algum esclarecimento, no que te puder ajudar tou disponivel.

Temos de combinar um dia em que vá aí a bombel, Vendas Novas ver a familia e dou um salto a pegões para ver a tua maquina a trabalhar!! [wink]

Abraço
Rapiteste Rotações

Mensagem por comman » 27 fev 2008, 23:53

os foruns fazem-se de trocas de ideias e opiniões, ficamos todos a ganhar.
:thumbsup: :thumbsup: [wink]

Registado: 16 nov 2006, 12:38

Mensagem por GHOSTRIDER » 28 fev 2008, 09:54

Grande tópico e grande espírito de troca de experiências e saberes!!! [clap] [clap] [clap] [clap]

è disto que o meu povo gosta!!!

Do conhecimento de um 3.3 que passou a 3.3td sei que ficou a bombar a sério e ainda "vive" após 6 meses...como já se referiu aqui cada caso é um caso e azares acontecem a todos...mas penso que se o trabalho for bem feito (tal como tudo na vida) e se se tiver algum cuidado se poderá aproveitar bastante desse tipo de aplicação...penso eu de que!!

Abraços!! :thumbsup:

Mensagem por Nuno Pereira » 28 fev 2008, 11:04

GHOSTRIDER Escreveu:Grande tópico e grande espírito de troca de experiências e saberes!!! [clap] [clap] [clap] [clap]

è disto que o meu povo gosta!!!

Do conhecimento de um 3.3 que passou a 3.3td sei que ficou a bombar a sério e ainda "vive" após 6 meses...como já se referiu aqui cada caso é um caso e azares acontecem a todos...mas penso que se o trabalho for bem feito (tal como tudo na vida) e se se tiver algum cuidado se poderá aproveitar bastante desse tipo de aplicação...penso eu de que!!

Abraços!! :thumbsup:

Boas

Por acaso também conheço um, que o actual dono o comprou pensado er 3.3TD (foi-lhe vendido assim).

Mais tarde, foi-se a descobrir que o jipe era 3.3D e tinha sido adaptado.

Agora muito sinseramente, aquilo leva calor até dizer chega... Ronca que é uma coisa por demais...

Um abraço

Registado: 18 ago 2005, 19:09

Re: APLICAÇÃO DE TURBO!!!

Mensagem por FilipePinto » 28 fev 2008, 11:25

Vasco Pinto Escreveu:
Pouco tempo do meu aplicado fui com o Filipe Pinto buscar o turbo, tubagens e colectores para o dele ficar como o meu!! [clap] [clap] Ele estava farto de levar ratada e ainda gastar mais! loool [}:)] [:p] [}:)] [:p]

Filipe Bota FOGO nistu!!!!
:matrix:

Abraço

hehe agora és tu q levas ratada [:p] [:p]

brincadeirinha Vasco, obrigado pelo testemunho [wink]

Claro que se calhar todos tem razão, pois há turbos adaptados que dão mau resultado, bem como outros porque bem feito não dão problema [wink]
Daí ser util esta discussão para que quem futuramente aplique possa faze-lo bem, e afinal também há TD´s de origem que partem, por isso muitas das vezes seja a peça entre o volante e o banco que funciona mal [bigsmile]

cumps
Filipe Pinto
Patrol 260 TDi Peste Negra
viewtopic.php?t=67

Registado: 20 mar 2006, 22:19

Mensagem por pjautomoveis » 28 fev 2008, 20:57

ya meu .... bora lá aí .... ta tudo?... bute lá... [}:)] [}:)] [}:)]
tanta troca de ideias e de opinioes e etc... e aí um charro? vai???
nuno bomba bota aí habilidade nisso...
blackmanba pede aí meia duzia de murtalhas....
fifas faz os filtros ..........bem feito murrinha
Stand PJ
estrada N1 S.J. de Ver
junto à Discoteca Big Cansil

Mensagem por Nuno Pereira » 28 fev 2008, 21:15

pjautomoveis Escreveu:ya meu .... bora lá aí .... ta tudo?... bute lá... [}:)] [}:)] [}:)]

Que motor estamos a falar?

:lotlol::lotlol::lotlol::lotlol::lotlol:

:yesss: :yesss: :yesss: :yesss: :yesss:

Mensagem por comman » 28 fev 2008, 21:16

ó PJ nao sei se sabes mas está a dar uma novela na TVI bem fixe... :D
[}:)]

Mensagem por pjautomoveis » 28 fev 2008, 23:23

ó comman eu ando a velas todas....
esta ultima do" deixa me amar " é ca uma moca :unibrow: tem ca umas gaijinhas ....pouuuuhhhhh... esta diana e a isabel dao cabe de mim :rolleyes:
pa nao falar da madalena e da susana (a que esta gravida do musico) ui
eles andam a ver se tramam o martim [}:)] [}:)] [}:)]
Stand PJ
estrada N1 S.J. de Ver

Registado: 16 ago 2005, 15:17

Mensagem por Luis Afonso » 29 fev 2008, 16:17

Bem a Isabel, é tão boa....

BOUA BOUA BOUA!!!!! :D :D :D

Dá-lhe Falancio!!!

KIRIKIRIKIRI
Viriato = Nissan Patrol 92 2.8D

Registado: 02 fev 2006, 18:44

Mensagem por santanatt » 29 fev 2008, 16:43

migo nuno a ultima vez q vi o ganzonias do pj :D a fazer uma alteraçao dessas (atençao q estou a falar de uma coisa bem feita) demurou prai ou + de 1 semana mas depois de apanhar o motor fora verificou tudo desde bomba de agua , juntas (colaça incluida)o tal furo para o oleo, enfiou-lhe o restante material de um cadaver de um 2.8 turbo oficialmente dado como morto :confused: com um traumatismo craniano, e ficou grande machine ate regalo os olhos quando o vejo a puxar :eek: se quiseres vir ao norte marcamos um encontro com o exlentissimo propietario da viatura [}:)] [}:)] pra veres com os teus olhos :unibrow: e nao ser so teoria :thumbsup:
cumps [wink]

Mensagem por pjautomoveis » 29 fev 2008, 22:07

santana cala a boca senao o pessoal penssa que te pago para me vires aqui defender as costas .... :angry:
estavamos a falar de novelas..... a gaija mais boa para mim na "deichame amar" é .... sao: a diana, a isabel, a susana, mafalda apesar do seu mau feitio [wink] ...ai jazuzzzzzzz a serio que concentaçao de bombas... valha me deus ...que obras de arte... :confused: :confused: :confused:
vamos a votos ...
pessoal quem é a mais boa da novela deicha me amar?
convidem todos a virem ca dar o seu voto....quem nao ve a novela fica de fora [}:)] [}:)] [}:)] [}:)]
Stand PJ
estrada N1 S.J. de Ver

Registado: 21 set 2007, 16:49

Mensagem por sotero » 29 fev 2008, 22:15

PJ nao te preocupes,quando tiveres melhoras es internado....isso estala-te a junta da cabeça. :D abr

Mensagem por pjautomoveis » 01 mar 2008, 22:06

sotero tem calma com os patins em linha...vai devagar [}:)] [}:)] [}:)]
nao pensses que isso é sempre a direito.... tem calma
abraço :thumbsup:
Stand PJ
estrada N1 S.J. de Ver

Registado: 28 nov 2006, 12:34

Mensagem por Tó Mané » 01 mar 2008, 22:48

Boas

Caro "OUVINTE" - Sotero

Na sua Terra apanha mal a tvi [}:)] [}:)] [}:)] é....

tente compar um amplicador de antena..... [}:)] [}:)] [}:)]

ou então vá rodando a antena até conseguir melhorar o sinal. [:p] :thumbsup: [bigsmile] [}:)] [}:)]

Ó PJ agora vou mesmo fumar 1 [wink] [:p]

Um Abraço
Tó Mané

Mensagem por Tó Mané » 01 mar 2008, 22:57

Nuno Pereira Escreveu:
pjautomoveis Escreveu:ya meu .... bora lá aí .... ta tudo?... bute lá... [}:)] [}:)] [}:)]

Que motor estamos a falar?

:lotlol::lotlol::lotlol::lotlol::lotlol:

:yesss: :yesss: :yesss: :yesss: :yesss:

mas que motor deve ser ãh...ãh...ãh

respondam lá....

ó PJ foi intervalo na tvi, responde ..... [clap] [}:)] [}:)]

Um Abraço
Tó Mané

Registado: 21 set 2007, 16:49

Mensagem por sotero » 01 mar 2008, 23:40

estao os dukes enganados ,aqui ando bem sintonizado,tambem as apanho bem,e boas...agora das novelas ,nao vejo nada.o que voçes querem...fumo eu.

Mensagem por Tó Mané » 02 mar 2008, 20:38

Mas ñ te engasgues..... [bigsmile] [bigsmile] pk por vezes dá para :puke:

AnteriorPróximo

Voltar para Motor

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante