Para que não queimem a colaça...

Melhoramentos, correcções e Afinações, está tudo aqui.

Registado: 21 set 2007, 16:49

alteracao nos tubos da sofagem

Mensagem por sotero » 05 out 2007, 18:17

vem em wwwpatrol-gr.net uma boa maneira de arrefecer o motor sem tirar nem por relas,com dois tes e 10 cm de tubo... vejam esta em astuces...

Registado: 15 jan 2006, 14:16

Re: alteracao nos tubos da sofagem

Mensagem por Gonçalo F. » 06 out 2007, 22:12

sotero Escreveu:vem em wwwpatrol-gr.net uma boa maneira de arrefecer o motor sem tirar nem por relas,com dois tes e 10 cm de tubo... vejam esta em astuces...

...mais propriamente aqui:

http://www.patrol-gr.net/trucs96.php

Já agora, levanto a dúvida: até que ponto, esta alteração (bem simples, de facto) resulta numa melhor refrigeração?

Desde já um handicap desta solução - a água terá uma fraca passagem pelo radiador da Chauffage dentro do habitáculo; já que esta alteração, não é mais que um by-pass ao dito radiador. Como os diâmetros de tudos os tubos envolvidos, são iguais - os caudais e pressões serão iguais e portante a água deixa de circular no radiador de aquecimento de ar do habitáculo, indo do 4.º cilindro directamente para o radiador.

Qual é a opinião dos foristas? Alguem tem conhecimento dos resultados desta alteração???

Registado: 10 ago 2005, 20:07

Mensagem por MIGUEL BRAGA » 07 out 2007, 10:51

Qual é a opinião dos foristas?

outra vez?

Mensagem por Gonçalo F. » 07 out 2007, 15:24

MIGUEL BRAGA Escreveu:Qual é a opinião dos foristas?

outra vez?

Outra vez?????? Ainda não vi nenhum comentário.

...a opinião dos colegas aqui do fórum que refiro, é sobre esta última alteração - usando os dois T`s e não sobre a substituição da rela do 6º Cilindro.

Mas se de facto já há comentários, então peço desculpa ao Sr. Moderador Miguel Braga.

:thumbsup:

Registado: 14 dez 2006, 12:09

Mensagem por Vendaval R Pereira » 07 out 2007, 22:39

épa, fui ver no site e acho que pode dar algum resultado. na medida em que ao reduzir o tamanho do circuito, á menor resistencia á passagem da agua e esta pode circular mais rapidamente. mas isto será coisa pouca.
agora se for montado um radiador algures por ali nos tubos em questão ai sim, deve aver um arrefecimento do liquido mais eficas !
eu vou montar no meu motor um pequeno radiador ,no tubo de agua que vem do turbo, junto ao capot , com uma gelras de tubarão aplicadas na chapa para haver circulaçao de ar.
alem da saida na cabeça ao 6 cil. que já está feita e com um radiador maior que vai ser montado no lugar do original, deve ficar bom.
e com a montagem de um intercooler com um bom ventilador, e de mais dois ventiladores eletricos a substituir o sistema do viscoso que vem de origem deve ficar Mesmo a cem por cento. :thumbsup: [wink]
depois destas alteraçoes espero que o rd 28 t nunca mais aqueça. :nod:
a aplicaçao do radiador para a agua do turbo é muito usada na competiçao, a par de um radiador de oleo.
é uma alteraçao que deve dar bom resultado visto que o turbo aquece muito.

Mensagem por MIGUEL BRAGA » 08 out 2007, 07:47

Gonçalo F. Escreveu:

outra vez?

então peço desculpa ao Sr. Moderador Miguel Braga.

acho k a ultima frase foi um bocado infeliz, mas ta bem. pois existem kuase 3 paginas de comentarios neste topico, e outras tantas noutro sobre o mesmo tema.

se reparares as colcacas kuase sempre pifam entre o 5 e o sexto cilindro, isto pk e a zona do motor mais kente, pois a agua tem k ir ao 6º e voltar para tras para sair entre o 4 e o 5, ou seja a agua entre o 5 e o 6 nao circula tanto. com a alteracao da rela e colocacao de um Y de ligacao, os caudais manteem se mas a agua em vez de ir para traz para sair entre o 4 e o 5, passa automaticamente a ir ao 6 e a sair.

se o resultado e bom? bem, pergunta ao terleira ou mete outro GR em AE a fundo e ve a diferenca.

kuando fomos a ruta do leitao voador eramos kuase 10 ao virmos embora, e o unico GR a acompanhar um y61 (do gnasGR) foi eu, e nao puxei mais pk vinha com um rolamento gripado.

agora cada um ve se realmente vale a pena gastar 30 ou 40 euros , ou se prefere andar com psicoses e com as calças na mao. seno k 80% dos petroleiros anda com radiadores entupidos, coisa k ai de nada vale de facto.

por ca anda tudo com 35 como minimo e andam em AE na casa dos 120-140 e nao se passa nada.

outro problema k vejo nos GR dos grandes centros e k os ponteiros andam sempre a meio como temperatura ideal, coisa k nao deve andar. o lugar do ponteiro da agua num gr e no premeiro kuarto do manometro, pois ja medimos uma vez a temperatura da agua e esta situa se entre os 82 (a descer) e os 86 normalmente.

isto para um Y60, todos os outro nao faço a minima ideia.

espero ter me feito entender, pk nisto da net e dificil as vezes, pois por tudo e por nada o pessoal passa se. basta ler a primeira frase... enfim

Registado: 04 jul 2006, 20:31

Mensagem por Mr Guerra » 08 out 2007, 19:05

:rolleyes: :rolleyes: :rolleyes: :rolleyes: :rolleyes: :rolleyes: :rolleyes: :rolleyes: :rolleyes: :rolleyes: :rolleyes: :rolleyes: :rolleyes:

se for necessário algum esclarecimento mais profundo acerca da matéria rapazes não se inibam....avançem e discutam-no.
o coço-os ou vou pós foruns

Mensagem por Gonçalo F. » 08 out 2007, 22:52

MIGUEL BRAGA Escreveu:
Gonçalo F. Escreveu:

outra vez?

então peço desculpa ao Sr. Moderador Miguel Braga.

acho k a ultima frase foi um bocado infeliz, mas ta bem. pois existem kuase 3 paginas de comentarios neste topico, e outras tantas noutro sobre o mesmo tema.

se reparares as colcacas kuase sempre pifam entre o 5 e o sexto cilindro, isto pk e a zona do motor mais kente, pois a agua tem k ir ao 6º e voltar para tras para sair entre o 4 e o 5, ou seja a agua entre o 5 e o 6 nao circula tanto. com a alteracao da rela e colocacao de um Y de ligacao, os caudais manteem se mas a agua em vez de ir para traz para sair entre o 4 e o 5, passa automaticamente a ir ao 6 e a sair.

se o resultado e bom? bem, pergunta ao terleira ou mete outro GR em AE a fundo e ve a diferenca.

kuando fomos a ruta do leitao voador eramos kuase 10 ao virmos embora, e o unico GR a acompanhar um y61 (do gnasGR) foi eu, e nao puxei mais pk vinha com um rolamento gripado.

agora cada um ve se realmente vale a pena gastar 30 ou 40 euros , ou se prefere andar com psicoses e com as calças na mao. seno k 80% dos petroleiros anda com radiadores entupidos, coisa k ai de nada vale de facto.

por ca anda tudo com 35 como minimo e andam em AE na casa dos 120-140 e nao se passa nada.

outro problema k vejo nos GR dos grandes centros e k os ponteiros andam sempre a meio como temperatura ideal, coisa k nao deve andar. o lugar do ponteiro da agua num gr e no premeiro kuarto do manometro, pois ja medimos uma vez a temperatura da agua e esta situa se entre os 82 (a descer) e os 86 normalmente.

isto para um Y60, todos os outro nao faço a minima ideia.

espero ter me feito entender, pk nisto da net e dificil as vezes, pois por tudo e por nada o pessoal passa se. basta ler a primeira frase... enfim

Caro Miguel Braga,

mais uma vez repito: a minha dúvida ou questão levantada não é sobre a alteração/substituição da rela junto ao 6.º cilindro (já todos sabemos que foste um dos pioneiros em Portugal nessa modificação no teu ex-y60 e que de facto melhora o caudal de água no últimos 2 cilindros dos RD28T, bla bla bla. Atenção que com isso não aumenta o caudal de água circulante, apena uma divisão desse caudal entre a purga original do 4.º e da nova junto ao 6.º cilindro.)

A minha dúvida ou questão lançada, é sobre a alteração dos tubos da CHAUFFAGE, com a introdução dos 2 T`s e não da rela.

...no post seguinte farei um desenhinho [:p] :thumbsup:

Abraço [wink]

Mensagem por MIGUEL BRAGA » 09 out 2007, 06:50

bem pelo menos a forma como te referes a mim ja melhorou mt, caro e n sr. moderador k era foleiro :)
de facto n aumenta o caudal, apenas evita k a agua seja mais "lenta" no sexto.

deves tar a falar no 260, e ai ja nem seker tenho opiniao pk n conheco, pois falas em 2T e no y60 e 1Y.

abraco

Registado: 09 mai 2007, 22:08

Mensagem por Pedrinho » 09 out 2007, 15:45

Boas amigo Miguel Braga o sistema que ele fala é este para que não se faça confusão ver foto:

Imagem

Agora a partir daqui fico neutro.
Abraço.

Registado: 27 nov 2005, 23:05

Mensagem por joao santos » 09 out 2007, 17:09

kuando fomos a ruta do leitao voador eramos kuase 10 ao virmos embora, e o unico GR a acompanhar um y61 (do gnasGR) foi eu, e nao puxei mais pk vinha com um rolamento gripado

o miguel, então e eu não conto.... :D :D :D
eu tambem vim acompanhar vos....... :) :) :)

eu o meu nunca mexi em nada , agora não sei se o anterior dono mexeu, mas uma coisa e certa ele andar aqui as voltinhas o ponteiro da temperatura quase nem sobe, e quando puxo por ele vai mais ao menos ao meio e pouco mais sobe, ainda agora quando foi de ferias para o algarve com ele, ia sempre na casa dos 130 e não sobeu mais de meio, ja os pneus (35) chegaram la a cheirar um pouco ao queimado...... :D :D :D
[img]http://img820.imageshack.us/img820/511/roughcountrysmlogo.gif[/img]
[img]http://img846.imageshack.us/img846/8304/bestoplogosm.gif[/img]
[img]http://img850.imageshack.us/img850/3777/dickcepeklogo.jpg[/img]
[img]http://img848.imageshack.us/img848/5230/snorkelheader.jpg[/img]

Mensagem por Mr Guerra » 09 out 2007, 19:09

bem esta figura espanta-me
Imagem
têm um mau aspecto do pioriu que estes que aterra ade comer já viu.... mesmo mau... :puke: :puke: :puke:

Ele é braçadeiras á malandro, ele é Tes do supermercado, mas adiante....

Isto é para qué?
Para não queimar a culaça?
haverá alguém que saiba expilicar aqui pá malta porque se queimam afinal as (juntas da carola), sorry pelo termo aportuguesado?

depois a gente conversa se será falta de água...

Mensagem por Gonçalo F. » 11 out 2007, 18:22

Pedrinho Escreveu:Boas amigo Miguel Braga o sistema que ele fala é este para que não se faça confusão ver foto:

Imagem

Abraço.

obg pela ajuda, com a foto.

Entretanto, volto ao mesmo.... será que desta forma, não se está a anular o melhor funcionamento da chaffage (ao ponto da água deixar de circular no seu radiador)?????????

cmps :thumbsup:

Mensagem por MIGUEL BRAGA » 12 out 2007, 07:27

Gonçalo F. Escreveu:
Pedrinho Escreveu:Boas amigo Miguel Braga o sistema que ele fala é este para que não se faça confusão ver foto:

Imagem

Abraço.

obg pela ajuda, com a foto.

Entretanto, volto ao mesmo.... será que desta forma, não se está a anular o melhor funcionamento da chaffage (ao ponto da água deixar de circular no seu radiador)?????????

cmps :thumbsup:

goncalo nao sabia k estavas a te referir a esse facto. na foto acima axo k vai ali mt confusao na cabeça de kem se lembrou de semelhante ideia :)

no meu jipe nao obrigado :)

Mensagem por sotero » 12 out 2007, 19:27

resposta a todos .fui eu que vi num site anunciado aqui no forum,em www.patol gr...como veem na foto que o pedrinho lançou,portanto antes de falarem a toa vao la ver o que e , e o que realmente faz.como eu fiz,embora esteja em franciu qualquer um entende pelas varias fotografias.se forem preguiçosos e nao quiserem la ir,abram o livro,desculpem CAPOT e sigam os tubos...vejam onde acabam...de+pois discutam como deve de ser. ps:ja agora aconselho a visita pois teem,ou eles teem muita coisa que se veja,ou aprenda...vai da cabeça de cada um.abr

Mensagem por sotero » 12 out 2007, 19:59

ja deu tempo ???entao,o tubo do 4 cilindro vai ao radiador da sofagem ,que esta fechado e por isso nao passa a agua,fica ali no tubo.parada nao?quando abrimos a sofagem ela passa no radiador,arrefece,aquece o carro e sai mais fria claro pelo outro tubo de baixo,que com a sofagem fechada esta frio .ora esse tubo,leva a agua a juntar-se novamente ao motor atraves do tubo grosso que sai da parte de baixo do radiador tambem ela arrefecida.por isso estar parada no tubo da sofagem vindo do 4 ou do 6?...agora anulando ou chantando(ela paresse franciu)os tubos da sofagem parece-me(a mim)que faria a agua sair pelo 4 cilindro e voltar para o motor,juntando-se a um caudal de agua bem maior e fria que vem do radiador e entra para a bomba de agua seguindo depois o cilindro ate la atras,nao fica parada em tubos nenhuns,nem tem que fazer ida e volta na cabeça,com esse y a so esta mais agua parada no tubo,porque tem 2 mas esta la parada na mesma.ela entra pela frente pelo tubo de baixo do radiador e sai pela frente tambem mas pelo tubo grosso de cima que vai para o radiador,nao e pelo 4 ou 6 ou la como dizem,por ai essa rela(4)esta la para a sofagem mais nada.por isso pondo outra no 6 so faz com que a agua circule entre o 4 e o 6 nao na sofagem como alguns pensam ou sonham.abr [wink]

Mensagem por sotero » 12 out 2007, 20:51

parabens mais uma vez ao sr mrguerra pelos brilhantes e astutos comentarios de quem nada sabe sobre...continua a falar de cor,ja vi que gosta de piadas .mas eu nao!nunca o vi fazer nada por ninguem ,vai so gozando...quem muito fala pouco aprende.aprenda calando-se e escutando os outros se nao conseguir fale sozinho seja um homenzito pelo menos ,respeite os outros ou acabarao por lhe faltar ao respeito mais uma vez a si.outro FORTE abraço para si.e um abr para todos os outro

Mensagem por sotero » 12 out 2007, 20:51

parabens mais uma vez ao sr mrguerra pelos brilhantes e astutos comentarios de quem nada sabe sobre...continua a falar de cor,ja vi que gosta de piadas .mas eu nao!nunca o vi fazer nada por ninguem ,vai so gozando...quem muito fala pouco aprende.aprenda calando-se e escutando os outros se nao conseguir fale sozinho seja um homenzito pelo menos ,respeite os outros ou acabarao por lhe faltar ao respeito mais uma vez a si.outro FORTE abraço para si.e um abr para todos os outro

Mensagem por sotero » 12 out 2007, 21:12

para gonçalo f.esta la perto mas so nao vai e para o radiador como diz,esse tubo(de baixo)entra no motor ,o outro que esta por cima e que entra no radiador esta sempre muito mais quente que o outro de baixo onde a agua sai do radiador mais fria e volta ao motor,pense agora de novo!?entao esta a ver?anulando por inteiro a sofagem a agua sairia do 4 cilindro directamente para esse tubo,que entra no motor com agua arrefecida pelo radiador,a qual se junta, em caudais/medidas diferentes,muito mais pequena a agua do 4 cilindro .sera assim?continuemos a discutir isto em tioria ate eu o por em pratica,mas gostava de saber de quem sabe mais,ou mais qualquer coisa sobre isto.mas nunca esquecendo que quem inventou isto foi um enginheiro,eficou com os olhos em bico :D abr

Mensagem por Gonçalo F. » 12 out 2007, 23:04

sotero Escreveu:parabens mais uma vez ao sr mrguerra pelos brilhantes e astutos comentarios de quem nada sabe sobre...continua a falar de cor,ja vi que gosta de piadas .mas eu nao!nunca o vi fazer nada por ninguem ,vai so gozando...quem muito fala pouco aprende.aprenda calando-se e escutando os outros se nao conseguir fale sozinho seja um homenzito pelo menos ,respeite os outros ou acabarao por lhe faltar ao respeito mais uma vez a si.outro FORTE abraço para si.e um abr para todos os outro

...lol depressa chegas ao despreso.... [:p]

Mensagem por Mr Guerra » 13 out 2007, 08:36

:rolleyes: :rolleyes: :rolleyes: :rolleyes: :rolleyes: :rolleyes: :rolleyes: :rolleyes: :rolleyes: :rolleyes: :rolleyes: :rolleyes: :rolleyes: :rolleyes:
Eh hombre fosga-se têm lá Kalma e mantêm-te sério a vida corre-te mal oh qué?

Só comentei o que havia para comentar, se não sei o que disse és tu que o dirás, para lá disso tudo, quem são os inginheiros que falas i onde andam eles na net????não andaram por aqui também??? :unibrow: :unibrow: :unibrow: :unibrow: :unibrow:

só para concluir se queres saber fiquei orgulhoso á barva por comentares que foi um "colega" que "inventou" essa, passo a expressão e desculpa lá o termo (cagada) ,mas só para concluires de que graças ao n/ gandioso PM é que somos um país de inginheiros altamente qualificados e porquê? - perguntas tu.
porque desde dos 18 aninhos e menos que arranharam na workshop e quando mais tarde esse grandioso Sr. Focrates ( que dizia que a vida é uma Soda) disse ide terminar o v/ curso facei-vos homenzinhos qualificados, eles foram e agora?? quem são os bons?

Mensagem por Gonçalo F. » 14 out 2007, 16:01

Sinceramente já não precebo nada deste tópico, onde vai o assunto!!!.

Vendo se consigo retomá-lo, relembro a minha opinião.

A alteração dos tubos do circuito de refrigeração, com a introdução de dois T`s, fazendo by-pass ao radiador da Chauffage, para além de anular o função "Aquecimento" daquela, não sei até que ponto melhora o arrefecimento do motor!!!

Esta é a minha opinião.

Registado: 09 mai 2007, 22:08

Mensagem por Pedrinho » 14 out 2007, 23:54

Gonçalo F. escreveu:
Sinceramente já não precebo nada deste tópico, onde vai o assunto!!!.

Vendo se consigo retomá-lo, relembro a minha opinião.

A alteração dos tubos do circuito de refrigeração, com a introdução de dois T`s, fazendo by-pass ao radiador da Chauffage, para além de anular o função "Aquecimento" daquela, não sei até que ponto melhora o arrefecimento do motor!!!

Esta é a minha opinião.

Também não percebo tou com o Gonçalo F. :thumbsup: o pessoal em vez de comentar o assunto a ver se chega a uma conclusão não, atiram-se pedras uns aos outros sinceramente já não precebo nada deste tópico, onde vai o assunto!!!. :angry:
Tamos aqui para nos ajudar-mos em prol das nossas maquinas para melhorar a qualidade dos nossos patrois.
Discutam o assunto o sotero só quer ajuda sobre a melhor forma de arrefecer o jipe a proposta que eu lhe fiz foi a alteração na colaça no 6 cilindro que fiz ao meu e ele apresentou esta bem tal como o pessoal eu desconheço, mas já agora gostava de saber mais sobre este sistema bem mais simples e barato
Abraço e tenham calma [wink]
Editado pela última vez por Pedrinho em 16 out 2007, 11:58, num total de 1 vez.

Mensagem por sotero » 15 out 2007, 02:22

resultar,deve resultar pois se em frança ha muito mais patrol do que ca,mais alteraçoes terao sido feitas,logo se nao desse resultado,nao estava,no site deles(www.patrol-gr.net).estou a espera de um radiador novo e logo que venha,faço essa alteraçao,e digo alguma coisa.abr

Registado: 17 out 2005, 14:16

Re: Para que não queimem a colaça...

Mensagem por Freitas » 20 nov 2008, 01:40

Na altura que fiz esta alteração havia mais fotos com mais detalhe desta alteração do 6º cilindo, alguém sabe onde encontra-las ?

AnteriorPróximo

Voltar para Motor

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante