soluções para desempenho e fiabilidade gr30di

Melhoramentos, correcções e Afinações, está tudo aqui.

Registado: 22 dez 2005, 11:00

Re: soluções para desempenho e fiabilidade gr30di

Mensagem por cristiano » 31 mar 2012, 00:47

Bruno Coelho Escreveu:Não conhecia esses manómetros, mas tu sabes qual é a temperatura normal destes motores?
E ja agora conheces quem os venda e o sitio onde se instala a sonda?

Ou em inglês "EGT", "exhaust gas temperature".

Com certeza que alguns de vocês já tropeçaram neste acrónimo.
pode interessar a quem "mexa" em motores diesel:

Com certeza que andam por aqui alguns jipes com as "goelas" um pouco mais abertas. Seja através de intervenção na bomba injectora mecânica seja por "repros" ou "chips" adicionais.

Qualquer uma destas alterações visa aumentar o débito de combustível - em qualquer motor a gasóleo o princípio de aumentar a potência é sempre o mesmo: mais ar e mais combustível é igual a maior rendimento.

O problema que se coloca com o aumento de rendimento é a temperatura. E não estamos apenas a falar de variações que ocorram no mostrador da temperatura do líquido de arrefecimento. Refiro-me à temperatura dos gases de escape ("exhaust gas temperature", ou EGT). Num outro tópico aparece uma imagem em que a temperatura no interior do turbo ronda os 650ºC. Ora, sabendo que o alumínio (material mais utilizado nas cabeças dos nossos motores) tem como ponto de fusão os 660ºC... já começam a perceber o quadro, não é?

Não é incomum um diesel "stock" atingir 680-700ºC em plena carga. Portanto, o que dizer de um motor cujo débito de combustível tenha sido aumentado e a quantidade de ar admitida seja praticamente a mesma? Quer dizer que a mistura estará mais rica (o fumo negro é prova disso) e, consequentemente, a EGT aumentará para níveis considerados perigosos.

Realço que a EGT é muito variável consoante o andamento que se imprime. Reaje muito mais depressa que qualquer outro indicador da condição do motor (como a temperatura do líquido de arrefecimento). Ou seja, quando o líquido fica mais quente, já a EGT disparou!

A grande notícia é que hoje em dia é possível e economicamente viável medir a EGT.

Para monitorizar este parâmetro tão importante (é tão ou mais importante que a pressão do turbo) usa-se um pirómetro (termómetro para altas temperaturas):

Graduação até 1650ºF ou 900ºC

Acoplado a este instrumento usa-se uma sonda "thermocouple":

Agora aparece a grande discussão: a sonda "thermocouple" deverá ser instalada pré ou pós-turbo? :D
viewtopic.php?f=1&t=7231&st=0&sk=t&sd=a&start=575 »»»»O INICIO««««

http://WWW.TUFF4X4.COM " Loja Online " | " Armazem fafe " | " Oficina V.N.Famalicao "

Registado: 03 fev 2009, 17:17

Mensagem por Anatol Bombom » 31 mar 2012, 13:19

Essa sonda deve estar montada antes do turbo, que depois de os gases de escape passarem pela turbina expandem e baixam logo drásticamente a temperatura. Montada antes do turbo, as temperaturas lidas são práticamente as mesmas que se registam nas câmaras de combustão, após a descida do pistão.
A dificuldade nesta opção está em instala-la, já que esta tem de ser montada na zona comum a todos os cilindros do colector de escape e por vezes o espaço é pouco.

Registado: 16 nov 2009, 17:54

Mensagem por Bruno Coelho » 31 mar 2012, 23:40

Anatol Bombom Escreveu:Essa sonda deve estar montada antes do turbo, que depois de os gases de escape passarem pela turbina expandem e baixam logo drásticamente a temperatura. Montada antes do turbo, as temperaturas lidas são práticamente as mesmas que se registam nas câmaras de combustão, após a descida do pistão.
A dificuldade nesta opção está em instala-la, já que esta tem de ser montada na zona comum a todos os cilindros do colector de escape e por vezes o espaço é pouco.

Concordo inteiramente contigo mas o problema e mesmo esse não dá espaço!!!

No meu jipe montei logo após a saída do turbo, agora gostava mesmo de saber é que temperatura temos de acrescentar para termos leituras correctas!!! :hummm:

Registado: 22 dez 2005, 11:00

Mensagem por cristiano » 31 mar 2012, 23:42

No meu foi a saída do turbo tb. Normal anda a fazer 300 a 400 com
A box no máximo 400 a 500
viewtopic.php?f=1&t=7231&st=0&sk=t&sd=a&start=575 »»»»O INICIO««««

http://WWW.TUFF4X4.COM " Loja Online " | " Armazem fafe " | " Oficina V.N.Famalicao "

Registado: 27 jul 2009, 10:14

Mensagem por Edu » 01 abr 2012, 00:10

cristiano Escreveu:
Agora aparece a grande discussão: a sonda "thermocouple" deverá ser instalada pré ou pós-turbo? :D

Concordo com o que escreveste atrás. :respct:

Quanto ao local de instalação da sonda deve pós-turbo para podermos comparar com o pessoal do Patrol4x4.com
Assim podemos usar os mesmos valores que eles. A minha está a cerca de 5cm da flange, mais ou menos onde começa a curva. Tenho o alarme regulado para 550º (deve dar 650º pré-turbo) mas aos 500º já começo a levantar o pé do acelerador!

Mensagem por Edu » 01 abr 2012, 01:45

Edu Escreveu:Quando começar esta alteração vou por aqui um DIY com esquema e fotos do processo.

Bom o prometido é devido, por isso aqui está o DIY do temporizador de velas:

viewtopic.php?f=76&t=26449

Como vão ver nas fotos duas das velas já não estavam com muita saúde. Depois de as tirar fora fiquei aínda mais convencido da necessidade de substituir as mesmas regularmente (só não sei com que intervalos).
Com velas novas e só com 30 segundos o motor pega muito bem.
Recomendo que verifiquem os estado das vossas velas principalmente para os motores com mais de 100000km, se tiverem mau aspecto não percam tempo, troquem!

Cumps,

Edu

Mensagem por Bruno Coelho » 02 abr 2012, 00:00

Edu Escreveu:
Edu Escreveu:Quando começar esta alteração vou por aqui um DIY com esquema e fotos do processo.

Bom o prometido é devido, por isso aqui está o DIY do temporizador de velas:

viewtopic.php?f=76&t=26449

Como vão ver nas fotos duas das velas já não estavam com muita saúde. Depois de as tirar fora fiquei aínda mais convencido da necessidade de substituir as mesmas regularmente (só não sei com que intervalos).
Com velas novas e só com 30 segundos o motor pega muito bem.
Recomendo que verifiquem os estado das vossas velas principalmente para os motores com mais de 100000km, se tiverem mau aspecto não percam tempo, troquem!

Cumps,

Edu

Parabéns Edu

Prefeito ta tudo bem explicado!!!!

:clapp: :clapp: :clapp: :clapp: :clapp: :clapp: :clapp: :clapp: :clapp: :clapp: :clapp:

Cumps

Bruno Coelho

Mensagem por Bruno Coelho » 03 abr 2012, 21:56

Hoje decidi ver o estado das minhas velas mas nunca pensei que era preciso desmontar meio jipe :stupid:

Imagem

Uploaded with ImageShack.us

Isto depois de tirar o intercooler e outra peça que eu não sei o nome!!!

Mensagem por Bruno Coelho » 03 abr 2012, 22:07

O estado do meu intercooler depois de 80000 km já apresenta sinais de fuga está a precisar de um maior :D

Imagem

O meu jipe só andou com egr cerca de 60000 km e mesmo assim olhem o estado

Imagem

Imagem

depois de tudo descobri que tenho uma vela queimada e outra sem ser ngk e não sei de que marca é !!

Mas vale sermos nós a mexer porque ao menos sabemos o que temos :grrr:

Imagem

Imagem

Pelo menos é de inox :D

Mensagem por Edu » 04 abr 2012, 11:12

Bruno Coelho Escreveu:Mas vale sermos nós a mexer porque ao menos sabemos o que temos :grrr:

Agora é que disseste tudo!

Bom trabalho.

Edu

Mensagem por Bruno Coelho » 04 abr 2012, 23:28

Boas

Andei a procura das velas para o meu jipe e até agora NGK ainda não encontrei, mas falaram me das velas Japonesas HKT que dizem tão boas quanto as NGK.

Alguém conhece?

Ja agora EDU tu escreveste que a ref era NGK CZ71 mas as minhas são NGK CZ21? :hummm:

Mensagem por Bruno Coelho » 05 abr 2012, 00:42

Desculpa EDU já estive a ler melhor e vi que são iguais!!!

Estive a fazer uma pesquisa na net e deparei com os seguites preços:

NGK CZ71 32.95 cada

NGK Y-522J 18.99 cada

Se as NGK Y-522j forem realmente melhores ou iguais acho que as vou comprar.

Mensagem por Edu » 05 abr 2012, 14:02

Bruno Coelho Escreveu:Desculpa EDU já estive a ler melhor e vi que são iguais!!!

Estive a fazer uma pesquisa na net e deparei com os seguites preços:

NGK CZ71 32.95 cada

NGK Y-522J 18.99 cada

Se as NGK Y-522j forem realmente melhores ou iguais acho que as vou comprar.

As CZ-21 e CZ-71 são iguais. Eu é que comprei 4x CZ-21 originais Nissan no ebay aqui há uns meses por 55£.

Podes mandar vir daqui http://www.mister-auto.pt/pt/vela-de-in ... _g243.html . Já encomendei material e têm bons preços nalgumas coisas.

Em relação ao outro assunto dentro de alguns dias já te respondo...

Cumps,

Edu

Mensagem por Bruno Coelho » 05 abr 2012, 17:19

As CZ-21 e CZ-71 são iguais. Eu é que comprei 4x CZ-21 originais Nissan no ebay aqui há uns meses por 55£.

Podes mandar vir daqui http://www.mister-auto.pt/pt/vela-de-in ... _g243.html . Já encomendei material e têm bons preços nalgumas coisas.

Em relação ao outro assunto dentro de alguns dias já te respondo...

Cumps,

Edu[/quote]

Boas

foi precisamente onde andei a pesquisar mas sendo iguais vou mandar vir as mais baratas!!!

Cump

Bruno Coelho

Mensagem por Bruno Coelho » 13 abr 2012, 07:04

Já que tenho o intercooler fora alguem me pode dizer

qual o melhor sitio para passar os cabos dos manometros :help:

Obrigado

Registado: 20 jan 2009, 23:25

Mensagem por McM » 13 abr 2012, 12:00

Bem, este tópico está bem interessante.

Eu sou apologista de manter o carro o mais original possível, por isso quanto a modificações/alterações para ficar menos pastelão dispenso, agora quanto á fiabilidade penso que acima de tudo é isso que queremos.

Tenho um pré filtro de gasóleo para 10 microns com decantador para água pois já apanhei gasóleo do pior em África ao ponto de acender a luz do motor por água no filtro obrigando-me a drenar o mesmo, tal como vem no manual de utilizador.

Coloquei também uma oil catch can, mas não quero nem imaginar a carbonização dos colectores e aí surge uma questão, qual a melhor forma de limpar?

Desconhecia o problema das velas, vou estudar essa situação, pois não vejo motivo para serem usadas alem da ignição inicial.

Manómetro da pressão do turbo e EGT estão na wish list.

Uso o ECUTalk no meu carro também, e existe lá um campo de "air flow" sendo que há um esquema para medir a pressão do turbo indo ler as tensões do MAF e pela lógica alguém sabe se é comparável estes valores, mesmo que em outras escalas?
Devagar devagarinho, parado!

Mensagem por Edu » 14 abr 2012, 01:00

Bruno Coelho Escreveu:Já que tenho o intercooler fora alguem me pode dizer

qual o melhor sitio para passar os cabos dos manometros :help:

Obrigado

Bruno,

Há 3 pontos de entrada de cablagens do compartimento do motor para dentro do habitáculo. Uma na parte de trás do motor, outra por baixo do servo-freio de vácuo e outra junto da bomba de ABS. A mais facil de chegar para mim foi a que fica junto á bomba de ABS. Tem um fole de borracha para fazer a vedação e os fios passam por dentro dele. Primeiro desapertei o suporte do filtro de gasóleo sem tirar tubos e desviei-o para ganhar espaço para o braço, depois tirei a fita isoladora que prende os fios ao fole de borracha, passei uma guia de arame de aço pelo fole e depois para dentro, como já tinha o porta luvas desmontado foi só puxar a guia com os cabos dos manómetros presos na outra ponta. A desvantagem deste acesso é os cabos darem uma volta maior mas nos outros dois aínda é mais dificil chegar lá. No fim encaixei de novo o bucim de borracha tendo o cuidado de virar a parte onde entram os cabos para baixo para não entrar água que possa escorrer de cima. Não consegui por outra vez fita isoladora como tinha originalmente mas também não acho necessário porque não costumo andar com água a essa altura.

Aínda me falta saber uma coisa e no ínicio da próxima semana já te respondo.

Cumps,

Edu

Mensagem por Edu » 14 abr 2012, 01:24

McM Escreveu:Tenho um pré filtro de gasóleo para 10 microns com decantador para água pois já apanhei gasóleo do pior em África ao ponto de acender a luz do motor por água no filtro obrigando-me a drenar o mesmo, tal como vem no manual de utilizador.

Embora o filtro original da Nissan já filtre particulas de 3 a 5 microns o decantador de água é boa ideia porque uma das avarias comuns na bomba injectora é provocada pela acumulação de água no fundo do corpo da bomba.
Aínda não instalei um porque acho melhor colocar primeiro uma bomba auxiliar junto do depósito.

McM Escreveu:Coloquei também uma oil catch can, mas não quero nem imaginar a carbonização dos colectores e aí surge uma questão, qual a melhor forma de limpar?

Só há uma, desmontar tudo e limpar com petróleo e uma escova de lavar garrafas de vinho.

McM Escreveu:Uso o ECUTalk no meu carro também, e existe lá um campo de "air flow" sendo que há um esquema para medir a pressão do turbo indo ler as tensões do MAF e pela lógica alguém sabe se é comparável estes valores, mesmo que em outras escalas?

O esquema é para medir e transformar a tensão do MAP que é o sensor de pressão instalado no intercooler e dar a leitura em Bar. Já li que este sensor só tem precisão na parte superior da escala de pressão. A centralina só o usa para cortar em caso de pressão muito alta e não para controlar o turbo. É melhor usar um manometro separado.

Cumps,

Edu

Mensagem por Bruno Coelho » 14 abr 2012, 15:04

Boas amigos

Depois de ter o jipe desmontado andei a ver a correia do alternador e não gostei do que encontrei

http://img204.imageshack.us/img204/2863/rodrigo196.jpg

Mensagem por Bruno Coelho » 14 abr 2012, 17:12

[quote="Bruno Coelho"]Boas amigos

Depois de ter o jipe desmontado andei a ver a correia do alternador e não gostei do que encontrei

Imagem

Mensagem por Bruno Coelho » 14 abr 2012, 17:26

isto não correu muito bem mas tambem não interessa o que é certo é que o tensor estava com os casquilhos completamente desfeitos, tentei saber o preço do tensor e disseram me cerca de 150 € o que acho um roubo :angry:
por isso pedi ao torneiro que me coloca se uns novos!!

O resultado foi excelente!!!

antigo

Imagem

Imagem

novo

Imagem

Imagem

por isso amigos cuidado porque se o tensor salta fora nem e bom pensar!!!!!!

Mensagem por Edu » 14 abr 2012, 19:08

Boas,

Realmente 150€ é demais. O conjunto completo tensor+polia é fabricado pela INA com a referência de peça 534 0021 10. O original da Nissan também é fabricado pela INA. Mudei o meu á cerca de 1 ano e comprei-o aqui http://www.pecasautoviaweb.com/i61096/t ... 21-10.html
e custou cerca de 80€ + portes. A correia comprei na Nissan. Deixo fotos do velho e do novo. Os casquilhos estavam como os do Bruno e tinha tanta folga que a última correia que o antigo dono colocou era mais curta uns mm para compensar essas folgas.

Cumps,

Edu

Imagem

Imagem

Imagem

Mensagem por Bruno Coelho » 14 abr 2012, 23:55

Edu Escreveu:Boas,

Realmente 150€ é demais. O conjunto completo tensor+polia é fabricado pela INA com a referência de peça 534 0021 10. O original da Nissan também é fabricado pela INA. Mudei o meu á cerca de 1 ano e comprei-o aqui http://www.pecasautoviaweb.com/i61096/t ... 21-10.html
e custou cerca de 80€ + portes. A correia comprei na Nissan. Deixo fotos do velho e do novo. Os casquilhos estavam como os do Bruno e tinha tanta folga que a última correia que o antigo dono colocou era mais curta uns mm para compensar essas folgas.

Cumps,

Edu

Imagem

Imagem

Imagem

O que é impressionante Edu é que estao exactamente iguais!!

E o kit que compras te os casquilhos já são em teflon

Mensagem por Edu » 15 abr 2012, 01:02

Bruno Coelho Escreveu:O que é impressionante Edu é que estao exactamente iguais!!

Por acaso também reparei nisso, apesar de o teu ter muitos menos km que o meu, romperam exactamente no mesmo sitio!

Tive que mudar o meu porque começou a fazer aqueles barulhos de "correia a chiar" mas não era só da correia, o rolamento da polia também já tinha folga e ia acabar por gripar. Depois de trocar até parecia outro motor ficou muito mais silencioso.

Mensagem por Bruno Coelho » 15 abr 2012, 22:51

Edu Escreveu:
Bruno Coelho Escreveu:O que é impressionante Edu é que estao exactamente iguais!!

Por acaso também reparei nisso, apesar de o teu ter muitos menos km que o meu, romperam exactamente no mesmo sitio!

Tive que mudar o meu porque começou a fazer aqueles barulhos de "correia a chiar" mas não era só da correia, o rolamento da polia também já tinha folga e ia acabar por gripar. Depois de trocar até parecia outro motor ficou muito mais silencioso.

Ainda não me dei ao trabalho de ver quando é que tinha de mudar o kit, porque tenho a certeza que é o de origem claro com a correia nova mas o jipe tambem ja tem 11 anos!!!
Tambem me parece que a nissan deve ter reconhecido que os casquilhos de anteriores não prestavam.

AnteriorPróximo

Voltar para Motor

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes