Problemas de aquecimento do motor

Melhoramentos, correcções e Afinações, está tudo aqui.

Registado: 10 ago 2005, 20:07

Re: Problemas de aquecimento do motor

Mensagem por MIGUEL BRAGA » 02 jun 2009, 11:38

Raul Costa Escreveu:Já houve que fizesse a passagem do 6 cilindro e não deu qualquer resultado, outros dizem que sim... e agora????

Outros dizem que meteram um radiador maior e que resolveu, outros já o meteram mas nada.

O que eu acredito mais é a mudança do turbo... mas até aí sem certezas.

Ui... k confusao nao é? o pessoal assim baralha nos todos :) ja nao sei k pensar...

e k tal essas alteracoes todas? nao? ou o jipe iria arrefecer demais? :) é k as vezes nao basta ler... necessario é fazer bem feito :)

abraço

Registado: 14 abr 2008, 13:23

Mensagem por Raul Costa » 02 jun 2009, 11:54

Exactamente Miguel, tenho visto muitos e bons trabalhos, mas conclusões fundamentadas muito poucas.

Todos sabemos que o problema de aquecimento advém da temperatura que o turbo atinge, ora quem já o mudou pode dar a opinião, se voltaram a ter problemas ou não.

Sei de um que mudou o turbo para arrefecimento a óleo e diz que nunca mais teve problemas, e se ele aperta com ele... agora será que é só disso ou isso é somente uma ajuda.

Acho que devia haver um tópico só com problemas e soluções no aquecimento / arrefecimento do motor visto que é um problema que atinge todos nós.

Eu já montei sondas de alarme etc, mas isto não resolve o problema, apenas evita que danifique o motor.

Registado: 10 ago 2005, 20:07

Mensagem por MIGUEL BRAGA » 02 jun 2009, 12:21

Raul Costa Escreveu:Exactamente Miguel, tenho visto muitos e bons trabalhos, mas conclusões fundamentadas muito poucas.

Todos sabemos que o problema de aquecimento advém da temperatura que o turbo atinge, ora quem já o mudou pode dar a opinião, se voltaram a ter problemas ou não.

Sei de um que mudou o turbo para arrefecimento a óleo e diz que nunca mais teve problemas, e se ele aperta com ele... agora será que é só disso ou isso é somente uma ajuda.

Acho que devia haver um tópico só com problemas e soluções no aquecimento / arrefecimento do motor visto que é um problema que atinge todos nós.

Eu já montei sondas de alarme etc, mas isto não resolve o problema, apenas evita que danifique o motor.

Vem do turbo? os problemas de akecimento? ei la... um gajo ta sempre aprender.

hummm... e entao kem tem um turbo duas vezes maior do k o de origem? tb tem akecimento a dobrar? ou o tamanho do turbo nao é importante?

anda por ai muita confusao...

e entao kem tem turbo bastante maiores, bombas com muito mais debitos... como fazem? eles nao akecem...porque sera?

Um gajo le tanta coisa vindo de tanto lado... k ate ficamos confusos :grrr: :king:

Registado: 14 ago 2008, 21:33

Mensagem por FaustoGTT » 02 jun 2009, 12:57

Pessoal,
Acho que se estão a confundir um pouco as coisas... :confused: Tudo bem que as alterações propiciam o aumento do aquecimento.. ok... Mas se alteramos os carros todos.. eles andam um bom tempo sem aquecer e depois começam a aquecer.. hum... é porque alguma coisa se passa... A minha opinião é que q a malta muitas vezes não ataca o problema na frente certa.. e então resolve com os extras...ventoinhas extra, radiador maior, intercooler, passagem do 6.º cilindro. Cada mecânico com a sua mania e com a experiência que lhe resultou bem...
Houve quem me assegurasse que: Bloco faceado, cabeça testada, junta nova, radiador limpo, viscoso da ventoinha a funcionar a 100%, o jipe não aquece.. isso é 100% garantido porque já vi jipes sem extra nenhum de arrefecimento com as alterações normais que todos fazem e não aquecem..

Essa é a teoria que eu acredito mais agora.. Mas já acreditei noutras.... :sabe: agora claro que se è pra resolver com um extrazito sem tar a desmontar tudo pois bem eu tb alinho nessa.. Os euros fazem falta... Já basta quando tem mesmo que ser.

Registado: 25 abr 2006, 20:56

Mensagem por TiagoFerreira » 02 jun 2009, 13:20

Oh Raul, Isso agora tinhamos aqui pano para mangas.. o do diz que disse..

Se com as duas soluções que disse o problemas continua, então é porque alguma coisa de trás, do resto do circuito está a funcionar mal.

E mudar o trubo para não aquecer, não me parece solução, nem nunca ouvi isso. Só se meteres um turbo com menos capacidades. Mas o problema não é certeza do turbo que trás de origem. [:p]

Moras relativamente perto de mim, marca uma minizinha aí algures que trocamos umas ideias e vês o que tem o meu "General Lee" :thumbsup:
Tiago Ferreira - EriceiraTT

Mensagem por TiagoFerreira » 02 jun 2009, 13:27

E ouve aqui o que diz o BRAGA que ele é que sabe! :thumbsup:

Estás demasiado confuso e já ouviste demasiados curiosos de bancada..

Lá chegarás companheiro do Terra-à-terra :nod:

:thumbsup:

Mensagem por Raul Costa » 02 jun 2009, 13:32

MIGUEL BRAGA Escreveu:
Raul Costa Escreveu:Exactamente Miguel, tenho visto muitos e bons trabalhos, mas conclusões fundamentadas muito poucas.

Vem do turbo? os problemas de akecimento? ei la... um gajo ta sempre aprender.

hummm... e entao kem tem um turbo duas vezes maior do k o de origem? tb tem akecimento a dobrar? ou o tamanho do turbo nao é importante?

anda por ai muita confusao...

e entao kem tem turbo bastante maiores, bombas com muito mais debitos... como fazem? eles nao akecem...porque sera?

Um gajo le tanta coisa vindo de tanto lado... k ate ficamos confusos :grrr: :king:

Miguel, o turbo é arrefecido com quê???????

Registado: 23 out 2007, 20:26

Mensagem por Mario Duarte » 02 jun 2009, 18:08

Lembrem-se que todos é que sabemos tudo :nod: Mas tendo em conta que o turbo de origem é arrefecido a oleo e a água, se optar-mos por um turbo só arrefecido a oleo não tenho duvidas que melhora de certeza o sobreaquecimento do motor :thumbsup: :thumbsup: :thumbsup:
...não basta ser Patrol, tem de ser GR

Registado: 22 dez 2005, 11:00

Mensagem por cristiano » 02 jun 2009, 18:31

Mario Duarte Escreveu:Lembrem-se que todos é que sabemos tudo :nod: Mas tendo em conta que o turbo de origem é arrefecido a oleo e a água, se optar-mos por um turbo só arrefecido a oleo não tenho duvidas que melhora de certeza o sobreaquecimento do motor :thumbsup: :thumbsup: :thumbsup:
os nossos lm4 sao arrefecidos so a oleo???
viewtopic.php?f=1&t=7231&st=0&sk=t&sd=a&start=575 »»»»O INICIO««««

http://WWW.TUFF4X4.COM " Loja Online " | " Armazem fafe " | " Oficina V.N.Famalicao "

Registado: 26 set 2007, 22:53

Mensagem por GGinó_PAJERO » 02 jun 2009, 19:55

Ja lhe mandei por um manometro de temperatura, a parte!! Para o fim de semana dou novidades. :confused:
Cumprimenttos

Registado: 26 set 2007, 22:53

Mensagem por GGinó_PAJERO » 02 jun 2009, 19:57

TiagoFerreira Escreveu:E ouve aqui o que diz o BRAGA que ele é que sabe! :thumbsup:

Estás demasiado confuso e já ouviste demasiados curiosos de bancada..

Lá chegarás companheiro do Terra-à-terra :nod:

:thumbsup:

O Fernando (UMM) ja te falou do meu problema pessoalmente. Estás a ver quem é!? [wink]
Cumprimenttos

Registado: 22 fev 2008, 14:49

Mensagem por PG » 02 jun 2009, 21:17

Bem, agora é que fiquei à toa :( :( :(
Se como diz o Mario, o turbo de origem é arrefecido a óleo e agua, é de facto natural que um arrefecido a oleo n aqueça tanto (lembro-me p.ex. do caso dos carochas, cujo motor arrefecido a oleo evitava os sobreaquecimentos.)
Por outro lado estava convencido que o Raul tinha feito a alteração ao sexto cilindro...

Bem, para começar o manometro vais ter de ser...mal não faz de certeza, depois o melhor é "baralhar e voltar a dar".
Este fds, vou tentar pessoalmente esclarecer este tema!
Abraço

PG

Mensagem por Mario Duarte » 02 jun 2009, 23:35

cristiano Escreveu:
Mario Duarte Escreveu:Lembrem-se que todos é que sabemos tudo :nod: Mas tendo em conta que o turbo de origem é arrefecido a oleo e a água, se optar-mos por um turbo só arrefecido a oleo não tenho duvidas que melhora de certeza o sobreaquecimento do motor :thumbsup: :thumbsup: :thumbsup:
os nossos lm4 sao arrefecidos so a oleo???

iap :thumbsup: :thumbsup: :thumbsup: :thumbsup:

Mensagem por Mario Duarte » 02 jun 2009, 23:41

PG Escreveu:Bem, agora é que fiquei à toa :( :( :(
Se como diz o Mario, o turbo de origem é arrefecido a óleo e agua, é de facto natural que um arrefecido a oleo n aqueça tanto (lembro-me p.ex. do caso dos carochas, cujo motor arrefecido a oleo evitava os sobreaquecimentos.)
Por outro lado estava convencido que o Raul tinha feito a alteração ao sexto cilindro...

Bem, para começar o manometro vais ter de ser...mal não faz de certeza, depois o melhor é "baralhar e voltar a dar".

Amigo PG tudo bem???? Cada maluco tem a sua ideia, eu também não tenho a alteração na rela do sexto cilindro, e também não sou a favor dessa alteração. Atenção que eu não estou a dizer que é mau trabalho fazer isso, mas... eu não faço ao meu... :thumbsup: :thumbsup:

Mensagem por cristiano » 03 jun 2009, 09:00

Mario Duarte Escreveu:

Amigo PG tudo bem???? Cada maluco tem a sua ideia, eu também não tenho a alteração na rela do sexto cilindro, e também não sou a favor dessa alteração. Atenção que eu não estou a dizer que é mau trabalho fazer isso, mas... eu não faço ao meu... :thumbsup: :thumbsup:

mas as preparaçoes da lm4 tem todas a refrigeraçao no 6º cil.

http://WWW.TUFF4X4.COM " Loja Online " | " Armazem fafe " | " Oficina V.N.Famalicao "

Mensagem por Mario Duarte » 03 jun 2009, 09:13

cristiano Escreveu:
Mario Duarte Escreveu:

mas as preparaçoes da lm4 tem todas a refrigeraçao no 6º cil.

Normalmente fazem essa alteração, mas existe alguma malta que partilha da minha opinião e não o fizeram... Não sei até que ponto é bom ou mau fazer isso. Se é uma alteração assim tão vantajosa porquê que os japoneses não a aplicaram por ex: no Y61 ???????? Atenção que não é estar a dizer mal do trabalho dos outros é só a minha opinião. :thumbsup: :thumbsup:

Mensagem por Raul Costa » 03 jun 2009, 09:31

Por isso mesmo, se houvesse um que não tivesse, tinha-mos um termo de comparação, assim não sabemos se é da alteração do turbo se é do arrefecimento ao 6.º cilindro.

Muita coisa se tem dito, até agora a única prova que tenho é que a alteração do turbo para refrigeração a óleo resolve, agora quem não quer fazer essa alteração, há alguma outra que ajude?????

Mensagem por Mario Duarte » 03 jun 2009, 09:42

Raul Costa Escreveu:Por isso mesmo, se houvesse um que não tivesse, tinha-mos um termo de comparação, assim não sabemos se é da alteração do turbo se é do arrefecimento ao 6.º cilindro.

Muita coisa se tem dito, até agora a única prova que tenho é que a alteração do turbo para refrigeração a óleo resolve, agora quem não quer fazer essa alteração, há alguma outra que ajude?????

Raul, mas eu não tenho arrefecimento ao 6º cilindro... Radiador com mais caudal e favos mais largos, ventoinhas por fora de ajuda, operação ao termoestato, intercooler.

Mensagem por Mario Duarte » 03 jun 2009, 09:46

E outra coisa que a malta ás vezes nem se lembra, "não meter farois auxiliares em frente ao radiador" :thumbsup:

Mensagem por cristiano » 03 jun 2009, 09:51

mario nao te esqueças que os engenheiros nao iam advinhar que iamos por pneus 37, bombas e turbos mexidos e mais 150 kg de ferro em cima....

Mensagem por Raul Costa » 03 jun 2009, 10:29

Já estamos a chegar a algum lugar, ora o aquecimento é proveniente das alterações que fazemos porque o carro de origem não aquece... até aqui estamos todos de acordo.

1ª Alteração: Pneus Maiores
2ª Alteração: Maior débito de gasóleo
3ª Alteração: Mais debito de combustível

Agora, alterações que devem ser feitas e que estão comprovadas que atenuam ou resolvem o problema de aquecimento.

Alteração para um Turbo de arrefecimento a óleo e IC
Esta alteração tenho a certeza que resolve, agora é uma alteração cara.

Arrefecimento ao 6º Cilindro
Esta alteração por si só resolve o problema de aquecimento???... alguém que tenha feito e tenha resolvido que se pronuncie.

Alteração de Radiador para um de 3 vias de 15L para 18,5L.
Tem alguma lógica, a água demora mais tempo a percorrer o radiador, logo, mais tempo sujeita ao arrefecimento... alguém já fez esta alteração com sucesso?

Aplicação de ventoinhas eléctricas em substituição da original.
Existe aqui um tópico que relata a montagem de duas ventoinhas eléctricas com um aspecto fabuloso, mas depois disso nunca mais colocaram os resultados finais, já coloquei a questão mas não aparece respostas.
Será que por si só é suficiente para evitar os aquecimentos?

Aplicação de ventoinha adicional para forçar o ar
Será suficiente???... o ar entra para o radiador com um pouco mais de força.

Bypass nos tubos da chaufagem
Tem alguma lógica, agora resultados????... a agua não fica estagnada e circula mesmo sem a chaufagem ligada.

Existem mais opções, agora estas pareceram-me as mais directas e mais utilizadas.

Só teremos termo de comparação quando estas alterações foram feitas em separado.

Mensagem por TiagoFerreira » 03 jun 2009, 11:38

Raul... altera lá o turbo conforme estás a dizer e depois vais pagar-me um jantar aqui na Ericeira porque o teu carro vai continuar igual. E depois do jantar vou sentar-te em cima de um GR com dois turbos metidos.

O turbo não tem nada a ver.

Volto a dizer:

1 - Verifica o sistema todo. Se tudo tiver ok, basta-te o by-pass no 6 cilindro (os japoneses não puseram porque de origem não precisa. Com carros muito alterados de motor é no 6º cilindro que vai ceder porque é onde chega menos água) e mete um IC para ajudar.
2 - Ouve o que te diga o Braga ou o Manuel Meireles se aqui aparecer.

E por aqui termino.
Esta conversa já foi muito debatida até à morte noutros tópicos, devem andar para aí. Já não era falado à muito tempo. Procura e vê tópicos. Tens de escavar Raul do Terra-à-Terra. :nod:

Mensagem por Raul Costa » 03 jun 2009, 11:52

Tenho lido todos os tópicos deste fórum, um dos quais achei mais interessante terminou numa picardia entre utilizadores e conclusões nada, não encontrei um tópico conclusivo.

Quanto ao turbo, irei pedir ao proprietário de um GR que alterou o turbo para arrefecimento a óleo que compareça nesse jantar, podemos ir dar uma volta antes e se conseguirem que aquele carro aqueça, eu pago o jantar, caso contrário estás metido em despesas. :clapp: ... pode ser no Tic-Tac que é para doer.

A conclusão que tiro da tua mensagem é que o By-pass no 6º cilindro é suficiente para eliminar o problema de aquecimento, fizeste no teu carro sem qualquer outra alteração e tens o problema resolvido, é isso?

Há por aí mais testemunhos da mesma opinião?????... acho que situações concretas devem ser partilhadas, não é dar a opinião porque ouviu dizer, mas sim por ter a experiência no que se diz.

Eu por exemplo, mudei a junta da cabeça e abri todas as entradas de água, se resolveu não sei!!!!... o carro ainda no sábado com temperaturas ambientes elevadas a temperatura do carro oscilava entre os 82º e os 88º, a uma média de 100km/h... como gato escaldado de motor quente tem medo :D ia controlando a velocidade consoante a temperatura... se ele subia mais ou não, não sei... não quis arriscar até porque não sei qual a temperatura normal em perfeito funcionamento.

Atenção, esta temperatura lida ao Bloco do Motor.

Mensagem por Mario Duarte » 03 jun 2009, 12:15

TiagoFerreira Escreveu:Raul... altera lá o turbo conforme estás a dizer e depois vais pagar-me um jantar aqui na Ericeira porque o teu carro vai continuar igual. E depois do jantar vou sentar-te em cima de um GR com dois turbos metidos.

O turbo não tem nada a ver.

Volto a dizer:

1 - Verifica o sistema todo. Se tudo tiver ok, basta-te o by-pass no 6 cilindro (os japoneses não puseram porque de origem não precisa. Com carros muito alterados de motor é no 6º cilindro que vai ceder porque é onde chega menos água) e mete um IC para ajudar.
2 - Ouve o que te diga o Braga ou o Manuel Meireles se aqui aparecer.

E por aqui termino.
Esta conversa já foi muito debatida até à morte noutros tópicos, devem andar para aí. Já não era falado à muito tempo. Procura e vê tópicos. Tens de escavar Raul do Terra-à-Terra. :nod:

Tiago Ferreira, por curiusidade um GR com dois turbos metidos?????? um no motor e outro onde?? na mala???? o Emanuel Costa tentou essa situação e não resultou a não ser que tenhas lá aplicado um motor BMW 535. Em todo o caso só estamos aqui a discutir este assunto porque realmente não existe nenhum tópico muito conclusivo em relação a estas perguntas todas que se fala, Não esquessam que somos todos PATROLEIROS isto é como uma grande familia. A malta não tem de levar a mal partilhar-mos diverssas opiniões. :thumbsup:

Mensagem por Mario Duarte » 03 jun 2009, 12:22

cristiano Escreveu:mario nao te esqueças que os engenheiros nao iam advinhar que iamos por pneus 37, bombas e turbos mexidos e mais 150 kg de ferro em cima....

Isso é verdade amigo Cristiano, mas tambem já de há muitos anos se sabe que as cabeças dos nossos motores dão raia mesmo estando de origem, com 100, 200 ou 300 mil Km e quando se desmonta é sempre o quinto e sexto cilindro, ora os engenheiros também sabem disso certo??? porque não aplicaram o arrefecimento no 6º cilindro??? Não se sabe. :rolleyes:

AnteriorPróximo

Voltar para Motor

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante