GatoYzf Escreveu:midnightlimb Escreveu:GatoYzf Escreveu::music:![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
até sou meio crente, acredito em deus, milagres e por ai em diante... mas uma coisa e certa "quem nao tem perna nao pode dar coiçe"
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Oh, gato.. não sou tão radical como tu (mas compreendo-te...)pois eu já tive o meu y61 com uma box de potência que me dava uma melhoria de desempenho evidente. Lembro-me de ir com um amigo na auto-estrada a picar e do jipe passar os 185 km/h no velocimetro (claro que não era a velocidade real mas é significativo para um carro com 7 lugares e quase 3000 Kg). O carro com a box andava mais solto e ficava bem melhor do que de origem e, basicamente, o que a box faz é meter mais gasóleo.
As boxes da Adonis para o y61 TD6 prometem 175 cv em situação ideal... daí que, apesar da ideia generalizada de que não se consegue reprogramar o y61 TD6, eu acredito que se possa aumentar o desempenho com electrónica.
Se as boxes o fazem tb deverá ser possível fazê-lo de outra maneira...
Isto é um fórum e há sempre interesse em partilhar as experiências que cada um vive com ganhos para todos.
No meu caso, antes de optar pela alteração da LM4, cheguei a ponderar a alteração da Jipes e Companhia e até falei com o senhor que achei mt simpático e acessível. Ele falava-me em 180 cv mas a minha cabeça estalou e, já que tinha de o operar, resolvi ir para a LM4 pois, do que sabia, a alteração era mais completa e fiável com TGV, radiador, bypass do 6º cilindro, etc.
Apesar disso, fiquei sempre com a ideia dessa alteração que se faz na BI electrónica e que tem efeito tão bons...
No entanto, recuso um bocado a ideia do milagre das baixas pois não há nada que melhore mais as baixas de um y61TD6 do que TGV e GC... e mesmo assim, não acho nada de brutal pois o ADN do motor simplesmente não permite.
Até hoje, não encontrei melhor num y61 que a alteração que fiz na LM4. Melhor só mudando de motor... para 4.2 toyota ou BMW 3000!![]()
De qualquer maneira, gostava de saber mais feedback sobre essa alteração pois nunca consegui ter informação fidedigna... Sei de vários motores LM4 com testes de potencia em banco e brevemente irei levar o meu.
Vi no youtube, o que me disseram que era um vídeo de um y61 com essa alteração da BI (e exatamente com essa conversa do subir obstáculos ao ralenti) mas, no vídeo que observei, não era visivel nada disso assim que mantenho a dúvida... e isto sem querer chamar ninguém de mentiroso pois são preparadores e oficinas de renome com pessoas que sabem mais a dormir do que eu acordado.
O problema do td6 e um problema de binario e penso que toda a gente sabe o porque desse problema demasiados cilindros para tao pouca celindrada... Consueguese tirar muita potencia do td6 ou rd28t mas essa potencia e sempre a elevados regimes (ver curvas de potencia dos graficos)... acredito que se poderá melhorar um pouco em baixas (mas um pouco apenas, ainda por cima com tao poucas alterações...) e verdade que o ppl da arotaçoes tem por habito fazer milagres... mas dai a que um bloco de um td6 chegue ao binario de um cabstar ou similar ainda gostava de ver.. especialmnete ao relentim como foi aqui referido... pois isso acho que nem nos sonhos mais animados... Estamos a falar de baixas nao estamos a falar de velocidades de ponta.. os jeeps nao sao carros de corrida... mas como em tudo na vida cada um lhe da o uso que quer e que gosta..
Abraços
Amigo vaisme desculpar mas estou completamente em desacordo contigo,porque se assim fosse os BMW 525TDS nao se arrastavam visto serem um 6 cilindros com 2500cm ou um mercedes que é um 3000 e tambem com 6 cilindros e aquilo anda que se farta e nao lhes falta binario.
Agora que as pessoas teimem em querer comparar um 2.8 para um 4.2 ó meus amigos desculpem me mas isso é para rir.
Mais uma ves em relaçao á falta de binario do rd28t ainda nao vi nenhum grafico a comparar isso com outros jipes de mesma cilindrada e do mesmo peso mas pronto nao vou ateimar.
Eu falo por mim que tenho um 260 2.8t de 1990,gostava que me dissessem qual o jipe nesse ano com a mesma cilindrada que tivesse a mesma potencia e tao fiavel.