Falha de motor (ligeiro soluçar...)

Melhoramentos, correcções e Afinações, está tudo aqui.

Registado: 19 abr 2007, 14:33

Re: Falha de motor (ligeiro soluçar...)

Mensagem por pealcasi » 10 jul 2012, 20:46

a 1ª vex foi numa maquina de diagnostico que detectou o erro, limpou na máquina mas continuou no jipe.
depois partimos a descoberta, vimos e revimos tudo o que havia para ver, e voltamos de novo a ligar á maquina onde detectou novamente o erro. E era nesmo o medidor.

Registado: 09 out 2011, 20:24

Mensagem por JCOSTA » 10 mar 2013, 21:48

Para concluir este episódio, que persegui até resolver, refiro que o problema que o meu GR tinha era o bimassa "cansado", ou seja, a falha que sentia ficou resolvida quando mudei o bimassa. Todas as restantes peças que no inicio suspeitava de serem as causadoras da avaria continuam a funcionar na perfeição....

Apesar de já ter este problema resolvido a algum tempo, fica assim a dica para casos idênticos que porventura vos surjam.
________
JCosta

Nissan Patrol Y61 TD-6 SWB Blue

Registado: 26 ago 2005, 16:44

Mensagem por rs2 » 16 mar 2013, 20:53

JCOSTA Escreveu:Agradecendo o interesse em ajudar, esclareço que ainda não foi à Nissan, mas já o liguei a uma maquina de diagnostico com as mesmas potencialidade e não registou nenhum tipo de avaria eléctrico/electrónico, fazendo um teste parado e em andamento.

Quanto aos injectores, nunca mexi, mas o GR tem poucos Km (115000) e não me parece estarem sujos porque tirando esta falha, o GR puxa bem, e não faz fumo preto....

O motor está 100% original e a unica alteração que fiz foi desligar a algum tempo a ERG e a Borboleta, bloqueando o tudo comum do vácuo. Acho que não tem a ver com este pormenor, mas.....

qual borboleta desligaste? é nao conheco nenhuma que se possa desligar. as duas q la estao sao necessárias para gestao que esse motor. alias uma delas ate pode-se eliminar pois apenas serve para eliminar o chocalhar do motor quando se desliga. agora a outra nao convem...

Mensagem por rs2 » 16 mar 2013, 20:54

JCOSTA Escreveu:Para concluir este episódio, que persegui até resolver, refiro que o problema que o meu GR tinha era o bimassa "cansado", ou seja, a falha que sentia ficou resolvida quando mudei o bimassa. Todas as restantes peças que no inicio suspeitava de serem as causadoras da avaria continuam a funcionar na perfeição....

Apesar de já ter este problema resolvido a algum tempo, fica assim a dica para casos idênticos que porventura vos surjam.

eu ia-te referir isso, o meu tmb ja passou por isso mas so solucava quando estava ao relenti... no meu caso tive de ser eu a despistar, o mecanico dizia que era do ponto, injectora etc... dai que fiz uma experiencia, com a transmissao em Neutro coloquei o motor a acelerar e a meter as mudancas e consegui convence q seria da transmissao. voilá... levou um novo bimassa.

Mensagem por JCOSTA » 20 mar 2013, 07:37

rs2 Escreveu:
JCOSTA Escreveu:Agradecendo o interesse em ajudar, esclareço que ainda não foi à Nissan, mas já o liguei a uma maquina de diagnostico com as mesmas potencialidade e não registou nenhum tipo de avaria eléctrico/electrónico, fazendo um teste parado e em andamento.

Quanto aos injectores, nunca mexi, mas o GR tem poucos Km (115000) e não me parece estarem sujos porque tirando esta falha, o GR puxa bem, e não faz fumo preto....

O motor está 100% original e a unica alteração que fiz foi desligar a algum tempo a ERG e a Borboleta, bloqueando o tudo comum do vácuo. Acho que não tem a ver com este pormenor, mas.....

qual borboleta desligaste? é nao conheco nenhuma que se possa desligar. as duas q la estao sao necessárias para gestao que esse motor. alias uma delas ate pode-se eliminar pois apenas serve para eliminar o chocalhar do motor quando se desliga. agora a outra nao convem...

Quando refiro a borboleta, quero referir a que está à entrada do Intercooler que também é accionada com vácuo. Resumidamente, "tamponei" o tubo de recolha da depressão que vem da bomba de vácuo para as electrovalências (ERG e Borboleta).
________
JCosta

Mensagem por JCOSTA » 20 mar 2013, 07:48

rs2 Escreveu:
JCOSTA Escreveu:Para concluir este episódio, que persegui até resolver, refiro que o problema que o meu GR tinha era o bimassa "cansado", ou seja, a falha que sentia ficou resolvida quando mudei o bimassa. Todas as restantes peças que no inicio suspeitava de serem as causadoras da avaria continuam a funcionar na perfeição....

eu ia-te referir isso, o meu tmb ja passou por isso mas so solucava quando estava ao relenti... no meu caso tive de ser eu a despistar, o mecanico dizia que era do ponto, injectora etc... dai que fiz uma experiencia, com a transmissao em Neutro coloquei o motor a acelerar e a meter as mudancas e consegui convence q seria da transmissao. voilá... levou um novo bimassa.

No meu caso, também não foi fácil pois ninguém apontava tal defeito para o Bimassa. Na realidade aparentava estar em bom estado, porque tirando esse pormenor da falha naquelas condições especificas de rotação e carga do motor, não se notava mais nenhuma anomalia...

Enfim os RD 2.8Ti são um poço de surpresas, só mesmo para quem gosta! Estamos sempre a aprender.
________
JCosta

Mensagem por rs2 » 21 mar 2013, 00:34

JCOSTA Escreveu:
rs2 Escreveu:

Quando refiro a borboleta, quero referir a que está à entrada do Intercooler que também é accionada com vácuo. Resumidamente, "tamponei" o tubo de recolha da depressão que vem da bomba de vácuo para as electrovalências (ERG e Borboleta).

agora é q reparei q poderia estar fora do contexto, no GR com o motor ZD30 (o 3.0) ha uma borboleta a entrada da admissao, depois do intercooler, essa fecha quando se desliga o motor, ao fechar ajuda o motor a nao chocalhar ...isto dito de uma forma simples. :-) depois dessa passagem ha uma outra q faz a derivação em determinadas condicoes para o efeito swirl nos cilindros para ajudar a combustão... chinezisses :-)

Registado: 11 set 2005, 13:35

Mensagem por tuaregue » 22 abr 2013, 14:40

Boas
Também estou com este problema no meu Y61 3.0, apareceu há coisa de 2 semanas, exatamente com os sintomas q descreve no 1 post
Ainda n levei ao mecânico
Rafael Rodrigues
Y61GR 3.0Di
Fiel como um Cão, Forte como uma mula, Ágil com uma Cabra.

Registado: 11 set 2005, 13:35

Mensagem por tuaregue » 22 abr 2013, 14:45

tuaregue Escreveu:Boas
Também estou com este problema no meu Y61 3.0, apareceu há coisa de 2 semanas, exatamente com os sintomas q descreve no 1 post
Ainda n levei ao mecânico

Bimassa tem a ver com a embraiagem? Sei que a embraiagem do meu está no fim
Rafael Rodrigues
Y61GR 3.0Di
Fiel como um Cão, Forte como uma mula, Ágil com uma Cabra.

Registado: 22 dez 2005, 11:00

Mensagem por cristiano » 23 abr 2013, 13:28

sintomas bi massa
viewtopic.php?f=1&t=7231&st=0&sk=t&sd=a&start=575 »»»»O INICIO««««

http://WWW.TUFF4X4.COM " Loja Online " | " Armazem fafe " | " Oficina V.N.Famalicao "

Registado: 27 jul 2009, 10:14

Mensagem por Edu » 26 abr 2013, 00:04

No meu o primeiro sintoma foi um "chocalhar" ao relanti quando o motor estava quente, a frio não fazia barulho nenhum. Bastava dar uma aceleradela e deixava de fazer barulho durante um bocado (as duas massas/discos do volante sincronizavam).
Uma maneira de confirmar é tirar o motor de arranque e espreitar para dentro, quando o bimassa começa a dar problemas solta um fluído que agarra nas laterais da cloche e fica tipo massa consistente preta.

Anterior

Voltar para Motor

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes