soluções para desempenho e fiabilidade gr30di

Melhoramentos, correcções e Afinações, está tudo aqui.

Registado: 27 jul 2009, 10:14

Re: soluções para desempenho e fiabilidade gr30di

Mensagem por Edu » 15 mar 2012, 16:22

Viva Bruno,

O cabo veio da Austrália e o site é http://www.ecutalk.com

Já há um fornecedor na Europa mas parece que só vende o cabo com a ficha de diagonóstico antiga que é usada no Patrol Y61 2.8. No nosso a ficha já tem o formato OBDII e quando comprei o meu cabo pedi com o adaptador que passa da ficha antiga para a nova, ou seja dá para o GR 2.8 e para o 3.0Di.´
Este cabo posso garantir que é compativel com as nossa centralinas, aqueles que se vendem no ebay e na internet ao que ouço dizer nem todos funcionam (made in China :fiuu: ).

Quanto á questão das centralinas julgo que as primeiras são mais fracas, depois a Nissan foi lançando revisões para tentar solucionar o problema.
O facto é que só na versão Comman Rail é que as coisas ficaram mais ou menos, a centralina deste modelo já usa o sensor MAP para autoregular o Turbo e a electrónica é mais fiável e sensível, por exemplo quando bloqueiam a EGR têm que deixar um buraquinho para passar algum gás senão a centralina dé erro (tem mais sensores).
Quanto a repro's não sei, paga-se quase o mesmo por uma box, eu preferia a box, dá para regular o nível de potência que se quer, a repro é fixa e se quiseres anular tens que abrir para mudar para as eeprom antigas.

Cumps,

Edu

Registado: 16 nov 2009, 17:54

Mensagem por Bruno Coelho » 15 mar 2012, 16:38

Edu Escreveu:Viva Bruno,

O cabo veio da Austrália e o site é http://www.ecutalk.com

Já há um fornecedor na Europa mas parece que só vende o cabo com a ficha de diagonóstico antiga que é usada no Patrol Y61 2.8. No nosso a ficha já tem o formato OBDII e quando comprei o meu cabo pedi com o adaptador que passa da ficha antiga para a nova, ou seja dá para o GR 2.8 e para o 3.0Di.´
Este cabo posso garantir que é compativel com as nossa centralinas, aqueles que se vendem no ebay e na internet ao que ouço dizer nem todos funcionam (made in China :fiuu: ).

Quanto á questão das centralinas julgo que as primeiras são mais fracas, depois a Nissan foi lançando revisões para tentar solucionar o problema.
O facto é que só na versão Comman Rail é que as coisas ficaram mais ou menos, a centralina deste modelo já usa o sensor MAP para autoregular o Turbo e a electrónica é mais fiável e sensível, por exemplo quando bloqueiam a EGR têm que deixar um buraquinho para passar algum gás senão a centralina dé erro (tem mais sensores).
Quanto a repro's não sei, paga-se quase o mesmo por uma box, eu preferia a box, dá para regular o nível de potência que se quer, a repro é fixa e se quiseres anular tens que abrir para mudar para as eeprom antigas.

Cumps,

Edu

Já agora quanto é que se arranja uma box?

Mensagem por Edu » 15 mar 2012, 16:45

cristiano Escreveu:edu velas nao sei...pega-me de estalo ao frio e quente...pergustas isso para ver se ainda tenho as de ceramica correcto??

Viva Cristiano,

Sim, ando a avaliar a hipotese de colocar velas em metal.
A Nissan e a NGK mudaram a referência em 2006.

As primeiras (ref. CZ71) eram de cerâmica e duram muito tempo mas há relatos de pistões e cabeças com marcas de picadelas dos bocadinhos de cerâmica que se soltavam. Há quem defenda que isso contribui para os pistões e cabeças estaladas...

As novas (ref. Y-522J) são de metal e não têm esse problema mas não duram muito porque a centralina do zd30 só desliga as velas quando a temperatura do sensor da água chega aos 75ºC. Por vezes são mais de 5 minutos! Naõ sei se quando mudaram a ref. das velas em 2006 também alteraram a programação da centralina para aumentar o tempo de vida das novas.

Por acaso até tenho um conjunto de velas novas de cerâmica originais para lhe meter, mas estou a ponderar a hipotese de acrescentar um temporizador no relé das velas para dar só 40 segundos e arranjar umas velas de metal.

O que é certo é que antigamente as velas só eram usadas no arranque do motor, depois com as normas anti-poluíção começaram a aumentar esse tempo para que a queima de gasóleo com o motor frio fosse completa.

Cumps,

Edu

Mensagem por Edu » 15 mar 2012, 16:50

Bruno,

Valores não sei ao certo, se calhar é melhor alguém que tenha uma dizer quanto pagou.
Não te esqueças que as repro's obrigam sempre a ir ao banco de potência 2 ou 3 vezes (se não for mais!!) para experimentar, o que torna a coisa mais cara!

Mensagem por Bruno Coelho » 15 mar 2012, 19:25

Boas

Alguem conhece as box de potencia Speed Box?

Registado: 21 dez 2010, 11:10

Mensagem por onix » 15 mar 2012, 21:50

Bruno Coelho Escreveu:Boas

Alguem conhece as box de potencia Speed Box?

A unica que conheço é a TBox... a master tt é que vende disso...

penso que a do Cristiano seja uma TBox?

Ó Cristiano a box vale o dinheiro?!
:okkk:

Registado: 22 dez 2005, 11:00

Mensagem por cristiano » 15 mar 2012, 22:13

so experimentei na posicao 1...e com ela desligada sentes diferenca....tenhop o carro a polir so na segunda vou poder experimentar as outras
viewtopic.php?f=1&t=7231&st=0&sk=t&sd=a&start=575 »»»»O INICIO««««

http://WWW.TUFF4X4.COM " Loja Online " | " Armazem fafe " | " Oficina V.N.Famalicao "

Mensagem por Edu » 15 mar 2012, 22:31

Boas,
Finalmente encontrei uma foto que mostra um pistão do zd30 depois de mastigar um pedaço de uma vela cerâmica.

Imagem

Dá que pensar não dá?

Edu

Mensagem por Bruno Coelho » 16 mar 2012, 11:57

Edu Escreveu:Boas,
Finalmente encontrei uma foto que mostra um pistão do zd30 depois de mastigar um pedaço de uma vela cerâmica.

Imagem

Dá que pensar não dá?

Edu

Já me vais por a desmontar :hummm:

Mensagem por Edu » 16 mar 2012, 16:48

Bruno Coelho Escreveu:

LOL, não é para te assustar, até porque julgo que o teu Patrol aínda não tem muitos km, o meu é que já vai com mais de 170000km, já devia ter dado uma vista de olhos mas ando com preguiça :zumm:

Mensagem por Bruno Coelho » 16 mar 2012, 18:30

Edu Escreveu:
Bruno Coelho Escreveu:

LOL, não é para te assustar, até porque julgo que o teu Patrol aínda não tem muitos km, o meu é que já vai com mais de 170000km, já devia ter dado uma vista de olhos mas ando com preguiça :zumm:

O meu anda pegar mal de manha e assim aproveito e vejo o que tenho.

Já agora conheces as Speed Box???

Estou tentado a comprar uma :D

Mensagem por cristiano » 22 mar 2012, 23:00

Bem até agora mexeu se no batente da geometria box no máximo e esta a fazer constante 1,5 bar , sem box 1 bar constante...

http://WWW.TUFF4X4.COM " Loja Online " | " Armazem fafe " | " Oficina V.N.Famalicao "

Registado: 08 set 2008, 12:37

Mensagem por jorgenog » 23 mar 2012, 03:02

Boas a todos,

Vou avançar por topicos pois o tempo para vir aqui ao forum nem sempre é o desejado.

Intercooler:

Colocado na posição do original com muita ginastica, não coube à frente por causa do guincho mas para quem tiver espaço aconselho, as dimensões são de 630x300x76 o que faz com que tenha mais do dobro do tamanho do original, tem tambem que se adaptar a entrada de ar co capô para as medidas do radiador afim de haver uma boa refrigeração. Existem tambem uns radiadores de Intercooler da PWR que são refrigerados a ar/agua que ocupam menos espaço e tem otimos desempenhos.

Box:

Na altura que instalei a minha tambem tive uma serie de duvidas, marcas, desempenhos, instalação onde ia actuar, etc., então, depois de alguma (muita) leitura optei pela Rapid da DimSport com aquisição tambem de consola de programação para não ter que ir ao "Zé da esquina" cada vez que me apetecesse alterar os parametros de velocidade de actuação e debito de diesel. Esta Box veio directamente da DimSport Espanha e ficou-me em 400 e poucos Euros já com a consola de programação, tambem as havia cá em Portugal mas na ordem dos 500€ e sem consola, actualmente não sei se ainda cá são comercializadas ou não. Houve por aqui no forum um Membro que as anunciava a bom preço.
Em relação à Box estou satisfeito mas tambem não tenho termo de comparação para dizer que é melhor que esta ou aquela, agora digo, Binario e rapidez de acelaração nota-se e bem.

Velas:

Confirmo a informação das ceramicas e metalicas como descreve o Membro "Edu", confirmo tambem que as ceramicas não dão muita saude aos Pistões pois o meu passou agora por uma "ligeira dor de cabeça" e quando retirei as velas a do 3º pistão estava ligeiramente mordida, ora depois de tirar a cabeça havia algumas marcas (muito pequenas nada comparado com a foto) dos restos da dita vela. Levou 4 novas originais Nissan marca NGK.
Desconhecia o facto do tempo de trabalho das velas estar associado à temp. do liquido de refrigeração mas depois de analizar e fazer alguns testes confirmo o que me leva a puxar pela cabeça para resolver esse problema de imediato, depois coloco noticias.

Quanto às fotos lamentavelmente ainda não coloquei nenhuma foto aqui no Forum, como tal tenho que aprofundar esse conhecimento e depois trato disso, ou então envio por email.

Cumps.

Jorge Nogueira.
EX. PATROL 3.3 DV, DUAS TONELADAS DE PURO PRAZER.
PATROL GR 3.0 DI, DUAS TONELADAS E MEIA DE PURO PRAZER

Mensagem por Edu » 23 mar 2012, 15:50

cristiano Escreveu:... box no máximo e esta a fazer constante 1,5 bar , sem box 1 bar constante...

1,5 bar, quase que dava para encher os pneus... deve estar a puxar bem, mas não sei se não será demais...

jorgenog Escreveu:Velas:

Confirmo a informação das ceramicas e metalicas como descreve o Membro "Edu", confirmo tambem que as ceramicas não dão muita saude aos Pistões pois o meu passou agora por uma "ligeira dor de cabeça" e quando retirei as velas a do 3º pistão estava ligeiramente mordida, ora depois de tirar a cabeça havia algumas marcas (muito pequenas nada comparado com a foto) dos restos da dita vela. Levou 4 novas originais Nissan marca NGK.
Desconhecia o facto do tempo de trabalho das velas estar associado à temp. do liquido de refrigeração mas depois de analizar e fazer alguns testes confirmo o que me leva a puxar pela cabeça para resolver esse problema de imediato, depois coloco noticias.

Estou a trabalhar neste aspecto, já comprei um temporizador da Kemo e vem a caminho da Alemanha. Só não decidi se coloco as cerâmicas NGK CZ-71 novas que tenho em stock ou se gasto mais 80€ para as metalicas Y-522J. Certo é que vou retirar as antigas (não sei se aínda são as primeiras) e vou regular o tempo para 30 ou 40 segundos. Outra coisa que também li é que a acumulção de depósitos de "carvão" nas pré-camaras das velas pode levar a falhas das mesmas. A NGK tem alguma informação sobre isto aqui http://www.ngk-elearning.de/

Quando começar esta alteração vou por aqui um DIY com esquema e fotos do processo.

Cumps,

Edu

Registado: 08 set 2008, 12:37

Mensagem por jorgenog » 26 mar 2012, 00:12

Boas,

Quanto ao Jipe do Cristiano tambem me parece muito pois eu no meu nunca consegui fazer mais que 1.2 Bar depois de montar a Dawes e Needle valve, depois deu-lhe a "macacua" e tive que ecertar para 0.8 Bar e só assim deixou de cortar, penso que o meu MAP Sensor já não esteja de muita saude, leva-me a crer que ou a centralina do ZD30 de Cx. Auto tem um mapeamento diferente ou é outra diferente ou então já alguem trocou o MAP Sensor por outro que debite a mesma voltagem que o de origem mas para mais pressão de turbo.

Quanto ao assunto das velas já montei um interruptor para corte de corrente ao circuito assim que meto o Jipe a trabalhar, este é um "gadget" que recomendo pois confirmo o mito das cabeças estaladas na zona das velas de incandescencia. Acontece que quando desmontei a minha por motivos de "dor de cabeça", vulgo junta queimada, antes de montar tudo mandei fazer o teste de pressão para ter a certeza que não iria fazer trabalho à tôa. Depois de toda descarbonizada e faceada vou para começar a montar vedantes e valvulas quando me apercebo que na zona onde sai a vela (lado do cilindro) existem fissuras para a direcção da sede da valvula, nisto ligo para o torneiro para re-confirmar o teste de pressão e foi-me dito que estava tudo bem, logo avancei para a montagem com alguma segurança e até ver tudo impecavel.
Ora como as velas do ZD30 só desligam aos 75º e voltam a ligar assim que o motor baixa aos 55º isto é natural que aconteça quando a parede de aluminio entre a saida da vela e a sede de valvula é tão estreita.
Não deixem de fazer esta operação, recomendo fortemente, ou com relé como diz o Edu ou com um simples interruptor vale a pena e vai dar um pouco mais saude ao motor.

Cumps.

Jorge Nogueira.
EX. PATROL 3.3 DV, DUAS TONELADAS DE PURO PRAZER.
PATROL GR 3.0 DI, DUAS TONELADAS E MEIA DE PURO PRAZER

Registado: 14 out 2008, 19:42

Mensagem por RUIMTFERNANDES » 26 mar 2012, 17:29

quando comprei o meu tava a fazer picos de pressao de 2.qualquer coisa bars e nunca acendeu a luz do motor nem cortou...
A aventura começa quando a estrada acaba
Rui Fernandes

Mensagem por cristiano » 26 mar 2012, 20:09

RUIMTFERNANDES Escreveu:quando comprei o meu tava a fazer picos de pressao de 2.qualquer coisa bars e nunca acendeu a luz do motor nem cortou...

O meu fez 2 bares num arranque a fundo bom a box na posição um e cx sport e overdrive desligado nao me cortou . Ta a fazer 1,5 bar constante assim até se mexe bem mas para fazer medias de 13 litros que me esta a fazer com 4 pessoas Pneu 35 ando com a box desligada esta de origem e faz 1 bar

Mensagem por Bruno Coelho » 26 mar 2012, 23:19

cristiano Escreveu:
RUIMTFERNANDES Escreveu:quando comprei o meu tava a fazer picos de pressao de 2.qualquer coisa bars e nunca acendeu a luz do motor nem cortou...

O meu fez 2 bares num arranque a fundo bom a box na posição um e cx sport e overdrive desligado nao me cortou . Ta a fazer 1,5 bar constante assim até se mexe bem mas para fazer medias de 13 litros que me esta a fazer com 4 pessoas Pneu 35 ando com a box desligada esta de origem e faz 1 bar

Não consigo perceber porque é que o meu desatina com pressões a cima de 1.1 bar :stupid:

Vou mandar vir uma box e dar pressão no turbo aver o que vai dar!!!!!

Mensagem por Edu » 27 mar 2012, 01:17

Bruno Coelho Escreveu: Não consigo perceber porque é que o meu desatina com pressões a cima de 1.1 bar :stupid:

Assim de repente o meu palpite é que o teu sensor MAP (mede a pressão do turbo no intercooler) não está muito bom de saúde. Deve estar a dar mais tensão do que devia para a pressão medida ou se calhar até está a cumprir a função dele e corta antes que haja problemas...

Desconfio que o sensor MAP do meu Patrol, do Cristiano e de mais alguns aqui devem estar na situação contrária, por isso eu nunca tive erros mesmo quando o turbo ia a 1,5Bar de pico.
A unica maneira de testar é medir a tensão na saída com um multimetro que deve ser na ordem dos 2V com o motor ao relanti. Também se pode usar uma pistola de testes com a qual se aplica uma pressão certa no bocal do sensor e comparar as tensões medidas com as da tabela que está no manual de serviço. Infelizmente não tenho essa pistola que não é propriamente barata (se for de marca/qualidade) para poder avaliar o estado do meu sensor...

O meu temporizador de velas já está nos Correios, dentro de poucos dias já devo ter a instalação feita.

Cumps,
Edu

Mensagem por Bruno Coelho » 27 mar 2012, 11:08

Vou ter de medir a voltagem para confirmar se realmente esta queimado o sensor!!!!!

Em relação as velas não dá para montar um simples corte de corrente????

Mensagem por Edu » 27 mar 2012, 13:24

Bruno Coelho Escreveu:Em relação as velas não dá para montar um simples corte de corrente????

Claro que dá! Basta um simples interruptor on/off. Só vou usar o temporizador porque depois de montar e ajustar nunca mais tenho que lhe mexer.

Mensagem por Bruno Coelho » 27 mar 2012, 23:25

Edu Escreveu:
Bruno Coelho Escreveu:Em relação as velas não dá para montar um simples corte de corrente????

Claro que dá! Basta um simples interruptor on/off. Só vou usar o temporizador porque depois de montar e ajustar nunca mais tenho que lhe mexer.

OK
estou a espera para ver como fica!!

Vou ver se pego no bicho esta semana, tenho de resolver estas chatices!!!

Mensagem por Bruno Coelho » 28 mar 2012, 22:40

Edu Escreveu:

Edu quantos euros fica esta alteração?? :confused:

Mensagem por Edu » 29 mar 2012, 11:06

Bruno,

O temporizador fica 16,39€ já com portes da Alemanha, tens que arranjar um relé de 12V com um contacto normalmente aberto (um relé de luzes por exemplo), mais umas pontas de fio 1,5 mm2 para as ligações e terminais de cravar (o temporizador já inclui alguns).

A única coisa que comprei foi mesmo o temporizador porque o resto já tinha para lá na minha "sucata"

Cumps,

Edu

Mensagem por Bruno Coelho » 29 mar 2012, 22:32

Edu Escreveu:Bruno,

O temporizador fica 16,39€ já com portes da Alemanha, tens que arranjar um relé de 12V com um contacto normalmente aberto (um relé de luzes por exemplo), mais umas pontas de fio 1,5 mm2 para as ligações e terminais de cravar (o temporizador já inclui alguns).

A única coisa que comprei foi mesmo o temporizador porque o resto já tinha para lá na minha "sucata"

Cumps,

Edu

Obrigado amigo pela informação!!!!

Agora vou esperar pela tua aplicação para ver como se faz!!! :D

Com pessoas como tu que este fórum vale pena!!!! :okkk: :okkk:

AnteriorPróximo

Voltar para Motor

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante