O cabo veio da Austrália e o site é http://www.ecutalk.com
Já há um fornecedor na Europa mas parece que só vende o cabo com a ficha de diagonóstico antiga que é usada no Patrol Y61 2.8. No nosso a ficha já tem o formato OBDII e quando comprei o meu cabo pedi com o adaptador que passa da ficha antiga para a nova, ou seja dá para o GR 2.8 e para o 3.0Di.´
Este cabo posso garantir que é compativel com as nossa centralinas, aqueles que se vendem no ebay e na internet ao que ouço dizer nem todos funcionam (made in China

Quanto á questão das centralinas julgo que as primeiras são mais fracas, depois a Nissan foi lançando revisões para tentar solucionar o problema.
O facto é que só na versão Comman Rail é que as coisas ficaram mais ou menos, a centralina deste modelo já usa o sensor MAP para autoregular o Turbo e a electrónica é mais fiável e sensível, por exemplo quando bloqueiam a EGR têm que deixar um buraquinho para passar algum gás senão a centralina dé erro (tem mais sensores).
Quanto a repro's não sei, paga-se quase o mesmo por uma box, eu preferia a box, dá para regular o nível de potência que se quer, a repro é fixa e se quiseres anular tens que abrir para mudar para as eeprom antigas.
Cumps,
Edu