TURBO com 1,6bar!!!!!!!!!!!!

Melhoramentos, correcções e Afinações, está tudo aqui.

Registado: 29 mai 2009, 21:52

Re: TURBO com 1,6bar!!!!!!!!!!!!

Mensagem por nmhc » 21 out 2009, 00:30

jorgenog Escreveu:
nmhc Escreveu:Olá,

O meu é de 12/2000 (3.0Di) e hoje fui fazer a revisão dos 105.000 mas até chegar à oficina andei cerca de 01H30 entre os 120 e 140km/h. O turbo entrava entre as 1800 até às 2200 r.p.m. antes de chegar à oficina. Na oficina pedi para limparemn o sensor de massa de ar (foi limpo com liquido de limpeza dos travoes, um solvente) e a partir dessa altura o motor só responde a partir das 3000r.p.m.. :crybaby: :crybaby: Fiquei na duvida se teve que ver com a rotação do motor durante a viagem até à ofocina ou a limpeza do sensor... Favor ajudem com a vossa experência de forma a tentar identificar a origem do problema e decidir se devo adquirir um novo sensor de massa de ar realizar outros testes. Como posso medir a pressão do turbo ou verificar o seu funcionamento (geometria a funcionar ok ou nao)?
Obrigado, abraço.

Boas, penso que o seu problema é mesmo o MAF, pois não se limpa com "liquido de limpeza dos travoes", mas sim com spray de limpeza de componentes electrónicos, de qualquer forma como cada um tem a sua teoria (esta é a minha) aconselho-o a passar na NISSAN dizer que necessita limpar o MAF e tente saber que produto eles utilizam.

Outra nota, se por acaso foi mesmo o sensor MAF que foi para a "sucata" e o Turbo só está a entrar as 3000 RPM, atenção pois está a disparar o EGT e posteriormente a isso o motor vai entrar em colapso.

Cumps.

Jorge Nogueira.

Boas, apenas voltei a este topico agora. Apenas para informar que o problema era de facto o MAF. Apos este ser trocado (apenas o sensor) ficou impecavel. Obrigado em todo o caso pelo feedback.
P.S. A limpeza na altura foi realizada numa oficina Nissan. :confused:

Registado: 31 mai 2007, 19:51

Mensagem por psikboy » 15 dez 2009, 20:51

Boas patroleiros! :D :D
Eu ja tive assim o meu turbo no meu 260 e pronto andava mesmo muito e saia que nem maluco pas picadas até que um dia arrancar pa trepar mais uma picada PUMMMMM fumo branco pelo escape e o motor quase a ir abaixo até que estabilizou o relantim do carro mas o fumo branco continuou. Subi a picada mas quando foi pa oficina o meu mecanico disse-me assim: "partiu o turbo, só se aproveita a falange do escape! tives -te sorte não ter partido o motor!" isto foi ha 5 anos e meti o novo baixei a pressão para 1 bar e la puxa os 35 sem stress e nao parti mais nada desde então, não tem aquela agressividade é certo mas o euromilhões nunca mais me sai arre!
:D :D :D :D :D :D

Registado: 07 jan 2010, 22:30

Mensagem por bombeiro118 » 27 mai 2010, 17:10

quanto te ficou o turbo novo?

cumps.

Registado: 27 abr 2008, 08:33

TURBO com 1,5bar!!!!!!!!!!!!

Mensagem por SamSpeed » 30 mai 2010, 20:46

Boas Pessoal

Tenho um Y61 TD6 de 98 já com 250mil Km foi todo reparado como é normal cabeça nova etc...
Tenho um poxerbox mas aquilo com os pneus 35 tava um pouco morto(percebem o que quero dizer) :fiuu:
Então pus um manometro para medir a pressão de turbo e tava 0,6 por ai e falei com o amigo pestinha que deu um toquesinho no turbo, agora faz 1,5 de pico e 1,4 estabilizado com o turbo de origem e está um espetáculo muito melhor nas subidas. :unibrow: :unibrow: :bangg:
Agora tambem axo que é um pouco forte mas como já se disse depende da utilização se não se abusar muito penso que aguenta mas só o tempo o dirá, essa pressão extra faz falta na queles momentos especiais em que estamos quase quase lá !!!!!!!!!!! mas falta só um bocadinho!!!! :eek:

Abraço
Bons Trilhos
Samuel Lourenço

Registado: 07 dez 2006, 20:29

Mensagem por Patroleiro » 05 jun 2010, 12:44

Boas ...
Para veres os picos de pressão é melhor em baixas ...
Encaixas uma 2ª as 1500 rpm e carregas a fundo e vez o pico máximo ...
Agora se queres ver quanto fazes de pressão constante o melhor a fazer é o que o cristiano disse , mandas-te para a auto-estrada em 5 a fundo e vez a pressão ...
Normalmente em velocidade de ponta existe sempre uma queda de pressão . Mas com o turbo de origem a fazeres isso é respeito , respeita-o para nao partir :yupi:

Registado: 14 abr 2008, 13:23

Mensagem por Raul Costa » 09 ago 2010, 08:50

O meu turbo de origem está a fazer 2,0 Bar... já está assim à quase 1 ano e tem sofrido um pouco!!!!!... não tenho tido qualquer problema.... será que os turbos do Patrol aguentam-se assim tão pouco quanto se pinta?

Registado: 10 abr 2006, 19:48

Mensagem por PJHO » 09 ago 2010, 10:34

Raul Costa Escreveu:O meu turbo de origem está a fazer 2,0 Bar... já está assim à quase 1 ano e tem sofrido um pouco!!!!!... não tenho tido qualquer problema.... será que os turbos do Patrol aguentam-se assim tão pouco quanto se pinta?

Eu por acaso acho que os turbos de origem dos 2.8 até são bem resistentes.
Cheguei a andar com um turbo mais de 8 anos nas minhas mãos com as pás todas ratadas, com uma enorme folga no veio e sempre a bombar a 1,4/1,5 Bar de pressão máxima. E não era por falta de turbo que não transpunha os obstáculos mais difíceis!
Eles aguentam muita porrada.
Raul, já mediste a pressão do teu turbo com um manómetro normalizado?
:okkk:
GRande abraço
Pedro Oliveira

Apresentação PA: viewtopic.php?f=1&t=1864&start=0

NÃO IMPORTA O TT QUE TENS, MAS O TT QUE PRATICAS!

Petição para o Dia Nacional do TT:
http://www.peticaopublica.com/?pi=P2010N2258

Registado: 14 abr 2008, 13:23

Mensagem por Raul Costa » 09 ago 2010, 10:49

PJHO Escreveu:
Raul Costa Escreveu:O meu turbo de origem está a fazer 2,0 Bar... já está assim à quase 1 ano e tem sofrido um pouco!!!!!... não tenho tido qualquer problema.... será que os turbos do Patrol aguentam-se assim tão pouco quanto se pinta?

Eu por acaso acho que os turbos de origem dos 2.8 até são bem resistentes.
Cheguei a andar com um turbo mais de 8 anos nas minhas mãos com as pás todas ratadas, com uma enorme folga no veio e sempre a bombar a 1,4/1,5 Bar de pressão máxima. E não era por falta de turbo que não transpunha os obstáculos mais difíceis!
Eles aguentam muita porrada.
Raul, já mediste a pressão do teu turbo com um manómetro normalizado?

Yap, pensei que estaria errado e já foi medido com um manómetro esquisito do mecânico e dava precisamente a mesma coisa... o meu manómetro é da VDO.

Registado: 08 jun 2009, 23:08

Mensagem por andremota77 » 09 ago 2010, 11:49

:eek: :eek: :eek:

eu estou a colocar um torneira com regulação e um manometro para só aumentar nas picadas e depois baixar para 0,6 ou 0,8.

gostava que ele ficasse a fazer 2,0.

Registado: 22 dez 2005, 11:00

Mensagem por cristiano » 09 ago 2010, 13:03

andremota77 Escreveu::eek: :eek: :eek:

eu estou a colocar um torneira com regulação e um manometro para só aumentar nas picadas e depois baixar para 0,6 ou 0,8.

anda gente a picar 2.5 kilos nos de origem...
viewtopic.php?f=1&t=7231&st=0&sk=t&sd=a&start=575 »»»»O INICIO««««

http://WWW.TUFF4X4.COM " Loja Online " | " Armazem fafe " | " Oficina V.N.Famalicao "

Registado: 10 abr 2006, 19:48

Mensagem por PJHO » 09 ago 2010, 13:50

cristiano Escreveu:
andremota77 Escreveu::eek: :eek: :eek:

anda gente a picar 2.5 kilos nos de origem...

2,5?
Acho muito. Especialmente porque grande parte dessa pressão não está disponível naquele momento exacto em que mais é precisa... Pelo menos para o mato.
Penso eu de que, mas claro que não sou grande entendido na matéria, bem pelo contrário.
Acho que não é preciso tanto. O turbo não é tudo...
GRande abraço
Pedro Oliveira

Apresentação PA: viewtopic.php?f=1&t=1864&start=0

NÃO IMPORTA O TT QUE TENS, MAS O TT QUE PRATICAS!

Petição para o Dia Nacional do TT:
http://www.peticaopublica.com/?pi=P2010N2258

Registado: 14 ago 2010, 21:43

Mensagem por pcoelho » 15 ago 2010, 21:13

Tenho um 3.350 turbo de origem e o normal de fabrica e 0,8 max , obviamente se o trancamos o bicho desalvora para uns impressionantes 1,9 max , parece que levanta voo , isto e real, obviamente que essa situaçao e para aquelas situaçoes especiais , normalmente e para andar aberto para nao estragar
PATROL CAT

Registado: 07 out 2013, 19:00

Mensagem por Batou » 10 mar 2015, 23:42

Boas,

O meu turbo é o de origem e está a fazer 1.6bar = 23psi no manómetro digital. O MAF chega aos 4,78V :yesss:
É demais e pouco eficiente no Y61 2.8TD6 com intercooler de origem.

Corrijam-me se estiver enganado: a pressões superiores a 1.4bar o Garrett GT1752S perde eficácia. :hummm:
Na minha opinião a pressão limite para obter a melhor eficiência deste turbo é 1.3 ou 1.4bar.

Exemplos:
para uma pressão no manómetro do turbo de 1bar temos um Pressure Ratio de 1.98, logo dentro do eficiente;
para uma pressão no manómetro do turbo de 1.4bar temos um Pressure Ratio de 2,38, melhor e eficiente;
para uma pressão no manómetro do turbo de 2bar temos um Pressure Ratio de 2,97, logo fora do eficiente;
Imagem
Nota: este mapa apresenta valores aproximados

Acrescento que não conseguimos bons resultados de potência/eficiência sem alterar a linha de escape para 65mm e os tubos da caixa do filtro de ar até ao turbo para 70mm.
Tudo junto... turbo a 1.4bar, escape a 65mm, admissão a 70mm e o turbo lag dos nossos patrol 2.8TD6 é significativamente reduzido :dance:
Batou
Y61 2.8TD6

Anterior

Voltar para Motor

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes