Boas,
O meu antigo 61 tinha um problema do género..
Comprei-o n trazia termostato mas ao primeiro aperto valente que levou queixou-se logo.. Não foi a falta do termostato que resolveu o problema... deitava a água fora em vapor por um sitio qualquer..
Como sabia que sem termostato não devia andar meti-lhe um.. Em termos de força e andamento o carro melhorou bastante.. agora em termos de aquecimento piorou.. pra ele aquecer acima do meio bastava fazer 10km na autoestrada a mais de 150km/h... Mandei ver a situação e tentei tudo.. Radiador fora, tudo limpo.. testes de pressão de água...fuga por onde largava o vapor tapada... enfim.. testes e mais testes... tudo.. Não resolveu.. Chegaram á parte da ventoinha e detectaram que a ventoinha não atracava.. não levou viscoso.. levou uma ventoinha nova.. Pronto aparentemente tinha resolvido o aquecimento.. Podia andar a fundo o tempo que eu quisesse que já não aquecia..
Entretanto vendi-o por razões já por vós conhecidas.. Depois de 2 semanas o novo proprietário ligou-me a dizer q o jipe tinha a junta estalada... Que era pouquinho mas tava estalada..
Isto tudo para dizer que.. pode não ser nada de especial.. mas quando não aquecia e começou a aquecer... Hum.... a coisa não é boa..

No meu caso quem o vendeu já tinha detectado o problema...
Agora no 60 já tive uma vez que o ponteiro passou ligeiramente acima do meio.. mas foi com um aperto valente.. Mal parei ao cimo da picada ao fim de 1 minuto baixou pro meio.. ao que me disseram isto é normal quando não existe sistema nenhum extra de arrefecimento do 6.º Cilindro... mas.. também nunca se sabe...
Pneus 37, picadas longas.. com calor.. gás a fundo... hum.. parece-me inevitável..
Se já percorreste os passos simples todos e não resultou terás que avançar para o complicado antes que complique mais, ou seja, antes que em vez de ser a junta seja a cabeça.. e já que estas a resolver tenta montar o sistema extra de arrefecimento do 6.º cilindro pois parece-me a mim que será o melhor a prevenir próximos dissabores..

Quando tiver esse problema não penso 2 vezes...
Boa sorte!