Problemas de aquecimento do motor

Melhoramentos, correcções e Afinações, está tudo aqui.

Registado: 13 jan 2006, 21:36

Re: Problemas de aquecimento do motor

Mensagem por joao trapol » 26 mai 2009, 23:57

GGinó_PAJERO Escreveu:
dartist Escreveu:boas o teu é o 2.8 td Não é?
Desde que meti um intercooler nunca mais tive problemas de temperatura... não sei, pode ter sido coincidência... não percebo grande coisa de mecânica.... boa sorte

Sim é o 2.8Td! Pois tambem penso meter um daqui a uns tempos, mas ele dantes nao aquecia quase nada, e agora é que começou a aquecer... :confused:
obrigado

boas é natural k o carro akeça mais 1 boc neste tempo kente e s ele nao passa d meio nao sei por tanta preocupaçao ja viste s o carro depois d kente tem pressao nos cubos d agua? s ele nao ganhar pressao bota cavinha....

abraço

Registado: 14 ago 2008, 21:33

Mensagem por FaustoGTT » 27 mai 2009, 14:31

Boas,
O meu antigo 61 tinha um problema do género..
Comprei-o n trazia termostato mas ao primeiro aperto valente que levou queixou-se logo.. Não foi a falta do termostato que resolveu o problema... deitava a água fora em vapor por um sitio qualquer..
Como sabia que sem termostato não devia andar meti-lhe um.. Em termos de força e andamento o carro melhorou bastante.. agora em termos de aquecimento piorou.. pra ele aquecer acima do meio bastava fazer 10km na autoestrada a mais de 150km/h... Mandei ver a situação e tentei tudo.. Radiador fora, tudo limpo.. testes de pressão de água...fuga por onde largava o vapor tapada... enfim.. testes e mais testes... tudo.. Não resolveu.. Chegaram á parte da ventoinha e detectaram que a ventoinha não atracava.. não levou viscoso.. levou uma ventoinha nova.. Pronto aparentemente tinha resolvido o aquecimento.. Podia andar a fundo o tempo que eu quisesse que já não aquecia..
Entretanto vendi-o por razões já por vós conhecidas.. Depois de 2 semanas o novo proprietário ligou-me a dizer q o jipe tinha a junta estalada... Que era pouquinho mas tava estalada..
Isto tudo para dizer que.. pode não ser nada de especial.. mas quando não aquecia e começou a aquecer... Hum.... a coisa não é boa.. :puke: No meu caso quem o vendeu já tinha detectado o problema... :stupid:

Agora no 60 já tive uma vez que o ponteiro passou ligeiramente acima do meio.. mas foi com um aperto valente.. Mal parei ao cimo da picada ao fim de 1 minuto baixou pro meio.. ao que me disseram isto é normal quando não existe sistema nenhum extra de arrefecimento do 6.º Cilindro... mas.. também nunca se sabe...
Pneus 37, picadas longas.. com calor.. gás a fundo... hum.. parece-me inevitável..

Se já percorreste os passos simples todos e não resultou terás que avançar para o complicado antes que complique mais, ou seja, antes que em vez de ser a junta seja a cabeça.. e já que estas a resolver tenta montar o sistema extra de arrefecimento do 6.º cilindro pois parece-me a mim que será o melhor a prevenir próximos dissabores..:confused: Quando tiver esse problema não penso 2 vezes... :matrix:

Boa sorte!

Registado: 22 fev 2008, 14:49

Mensagem por PG » 27 mai 2009, 22:12

E novidades?

Já sabes qual era o problema?
o meu, no passado fds, depois de umas gazadas mesmo valentes a subir a serra do socorro passou de meio....meeeedddddooooo.
parei a makina e passado nem um minuto estava normal.
A meio da noite numa outra picada valente, voltou a passar acima de meio....
acho que vou pedir para me verem o sistema de refrigeração :crybaby: :crybaby:
Abraço

PG

Registado: 26 set 2007, 22:53

Mensagem por GGinó_PAJERO » 28 mai 2009, 02:28

joao trapol Escreveu:
GGinó_PAJERO Escreveu:
dartist Escreveu:boas o teu é o 2.8 td Não é?
Desde que meti um intercooler nunca mais tive problemas de temperatura... não sei, pode ter sido coincidência... não percebo grande coisa de mecânica.... boa sorte

Sim é o 2.8Td! Pois tambem penso meter um daqui a uns tempos, mas ele dantes nao aquecia quase nada, e agora é que começou a aquecer... :confused:
obrigado

boas é natural k o carro akeça mais 1 boc neste tempo kente e s ele nao passa d meio nao sei por tanta preocupaçao ja viste s o carro depois d kente tem pressao nos cubos d agua? s ele nao ganhar pressao bota cavinha....

abraço

O problema é que ele passa do meio e bem :confused: E ja verifiquei o cicuito de agua, esta a funcionar bem. Só falta ver o termostato
Cumprimenttos

Mensagem por GGinó_PAJERO » 28 mai 2009, 02:36

FaustoGTT Escreveu:Boas,
O meu antigo 61 tinha um problema do género..
Comprei-o n trazia termostato mas ao primeiro aperto valente que levou queixou-se logo.. Não foi a falta do termostato que resolveu o problema... deitava a água fora em vapor por um sitio qualquer..
Como sabia que sem termostato não devia andar meti-lhe um.. Em termos de força e andamento o carro melhorou bastante.. agora em termos de aquecimento piorou.. pra ele aquecer acima do meio bastava fazer 10km na autoestrada a mais de 150km/h... Mandei ver a situação e tentei tudo.. Radiador fora, tudo limpo.. testes de pressão de água...fuga por onde largava o vapor tapada... enfim.. testes e mais testes... tudo.. Não resolveu.. Chegaram á parte da ventoinha e detectaram que a ventoinha não atracava.. não levou viscoso.. levou uma ventoinha nova.. Pronto aparentemente tinha resolvido o aquecimento.. Podia andar a fundo o tempo que eu quisesse que já não aquecia..
Entretanto vendi-o por razões já por vós conhecidas.. Depois de 2 semanas o novo proprietário ligou-me a dizer q o jipe tinha a junta estalada... Que era pouquinho mas tava estalada..
Isto tudo para dizer que.. pode não ser nada de especial.. mas quando não aquecia e começou a aquecer... Hum.... a coisa não é boa.. :puke: No meu caso quem o vendeu já tinha detectado o problema... :stupid:

Agora no 60 já tive uma vez que o ponteiro passou ligeiramente acima do meio.. mas foi com um aperto valente.. Mal parei ao cimo da picada ao fim de 1 minuto baixou pro meio.. ao que me disseram isto é normal quando não existe sistema nenhum extra de arrefecimento do 6.º Cilindro... mas.. também nunca se sabe...
Pneus 37, picadas longas.. com calor.. gás a fundo... hum.. parece-me inevitável..

Se já percorreste os passos simples todos e não resultou terás que avançar para o complicado antes que complique mais, ou seja, antes que em vez de ser a junta seja a cabeça.. e já que estas a resolver tenta montar o sistema extra de arrefecimento do 6.º cilindro pois parece-me a mim que será o melhor a prevenir próximos dissabores..:confused: Quando tiver esse problema não penso 2 vezes... :matrix:

Boa sorte!

Eu ja meti o viscoso da ventoinha, mas ela mesmo a quente continua sem força quando a rodo com a mao, no fim é mesmo a ventoinha :confused:
O que me faz mais confusao, é que o nivel da agua, está sempre a nivel, nao baixa nada nada, e todos os fins de semana aquece, e bem...
Cumprimenttos

Mensagem por GGinó_PAJERO » 28 mai 2009, 02:38

PG Escreveu:E novidades?

o meu, no passado fds, depois de umas gazadas mesmo valentes a subir a serra do socorro passou de meio....meeeedddddooooo.

E gasta agua?!?! Quando souber novidades posto aqui.
Cumprimenttos

Registado: 14 dez 2006, 12:09

Mensagem por Vendaval R Pereira » 28 mai 2009, 21:39

se gasta agua, tens a cabeça estalada! pode ser uma coisa minima ! vai passando ar para o cirquito e esse ar começa a ficar na zona do sexto cilindro e a agua misturada com as bolhas de ar começa a ferver e a corroer a junta da cabeça e a propria cabeça ! deve ser reparado o mais cedo possivel! á uma zona que tem o canal de agua a poucos milimetros do ultimo cilindro! é por ai que a maioria vai ao ar!
já substituis-te a bomba de agua? as veses parece que está boa , mas não está! se puderes mete uma de origem €€€ , e a peça que fas de apoio á bomba de agua tambem pode estar danificada ( corroida) o que fas com que a agua não seja bombada em condiçoes mesmo que a bomba esteja boa!
a ventuinha tens que ver se quando o jipe esta quente ela assopra bem! se reparares nota-se bem o barulho do motor bem mais ruidoso do que quando está frio, é a ventuinha a rodar forte! mas se tens um viscoso velho fazes um furo e metes um parafuso a trancar o sistema de embraiagem e vais esperimentar! nunca se sabe! já ouve muito boa gente que teve que fazer isso , principalmente em espediçoes por marrocos

mas cá para mim deve ser mesmo a cabeça que está estalada ou a junta queimada! é o mais normal no rd28 :angry:
Saudaçoes TT...
Duarte Pereira. Alentejo profundo

Mensagem por GGinó_PAJERO » 28 mai 2009, 21:44

Mas o meu nao gasta uma pinga de agua, isso é o mais estranho, disto tudo :confused: :confused:
Cumprimenttos

Registado: 15 jan 2007, 15:13

Mensagem por Renato Sousa » 28 mai 2009, 22:22

boas
meu tb começou c esses sitomas, fiz o teste a agua para ver se tinha CO e este acusou positivo disseram-me é a junta queimada quando se foi desmontar tinha a cabeça numa miséria, conclusão cabeça sem recuperação teve que levar uma nova.
outro teste podes fazer basta dar uma volta aquecer um pouco parar tirar a tampa do radiador (MUITO CUIDADO) dep meter agua para dar umas aceleradelas se deitar agua fora há passagem de gases para o circuito de refrigeração pode ser junta ou cabeça.

já agora onde posso comprar um centro viscoso por 88euros na nissan a volta de 400.

Registado: 16 ago 2005, 13:57

Mensagem por cmrmiranda » 29 mai 2009, 14:39

Sou capaz de arranjar mas 2ª feira já confirmo :thumbsup:
CarlosMiranda

Mensagem por FaustoGTT » 29 mai 2009, 14:55

Eu ja meti o viscoso da ventoinha, mas ela mesmo a quente continua sem força quando a rodo com a mao, no fim é mesmo a ventoinha :confused:
O que me faz mais confusao, é que o nivel da agua, está sempre a nivel, nao baixa nada nada, e todos os fins de semana aquece, e bem...[/quote]

Não baixa de certeza ou baixa pouco e vai ao depósito do ladrão buscar e tu n vês ao certo o q falta?
Bem mas se tens a certeza q n baixa mesmo nada nada é bom sinal.. é sinal que n existe fuga e q o aquecimento é provocado por arrefecimento insuficiente provavelmente então da ventoinha... :confused:

Vai dando novidades... :thumbsup:

Registado: 22 dez 2005, 11:00

Mensagem por cristiano » 29 mai 2009, 18:58

eu no meu acrescento ate ao maximo passando 2 voltas a dar gas fica entre o minimo e o maximo...e nao baixa disso...mas se encher outra vez acontece o mesmo fica entre o minimo e maximo....desesti agora anda sempre entre esses niveis...
viewtopic.php?f=1&t=7231&st=0&sk=t&sd=a&start=575 »»»»O INICIO««««

http://WWW.TUFF4X4.COM " Loja Online " | " Armazem fafe " | " Oficina V.N.Famalicao "

Mensagem por GGinó_PAJERO » 29 mai 2009, 20:42

FaustoGTT Escreveu:Eu ja meti o viscoso da ventoinha, mas ela mesmo a quente continua sem força quando a rodo com a mao, no fim é mesmo a ventoinha :confused:
O que me faz mais confusao, é que o nivel da agua, está sempre a nivel, nao baixa nada nada, e todos os fins de semana aquece, e bem...

Não baixa de certeza ou baixa pouco e vai ao depósito do ladrão buscar e tu n vês ao certo o q falta?
Bem mas se tens a certeza q n baixa mesmo nada nada é bom sinal.. é sinal que n existe fuga e q o aquecimento é provocado por arrefecimento insuficiente provavelmente então da ventoinha... :confused:

Vai dando novidades... :thumbsup:[/quote]

Tenho a certeza absoluta, que nao baixa nada, nem do radiador nem do vaso de expansao, está na mesma medida, a mais de 2 meses, e ele ate esta estalado por cima... :confused: :confused:
Cumprimenttos

Mensagem por GGinó_PAJERO » 29 mai 2009, 20:43

Renato Sousa Escreveu:boas
meu tb começou c esses sitomas, fiz o teste a agua para ver se tinha CO e este acusou positivo disseram-me é a junta queimada quando se foi desmontar tinha a cabeça numa miséria, conclusão cabeça sem recuperação teve que levar uma nova.
outro teste podes fazer basta dar uma volta aquecer um pouco parar tirar a tampa do radiador (MUITO CUIDADO) dep meter agua para dar umas aceleradelas se deitar agua fora há passagem de gases para o circuito de refrigeração pode ser junta ou cabeça.

já agora onde posso comprar um centro viscoso por 88euros na nissan a volta de 400.

E o teu gastava agua!?!?!?
Cumprimenttos

Registado: 15 jan 2007, 15:13

Mensagem por Renato Sousa » 29 mai 2009, 22:20

mandava a agua fora logo tinha q por mais.
antes de abrir o motor limpei o circuito, pus um radiador novo maior, tirei o termostato e pus novo, andei alguns km com viscoso novo, tampa do radiador nova, tirei a bomba de agua para ver como estava.... e por fim fui ter com mec da nissan ele tirou a tampa do radiador meteu agua para dentro eu dei umas aceleradelas e parecia um repucho de agua a sair, ele disse tem a junta queimada, mas quando fomos a desmontar alem da junta a cabeça tinha varias estaladelas. o meu mm sem termostato ao fim de 40Km qd parei parecia uma cesta rota a largar agua e a temp no max.

Mensagem por GGinó_PAJERO » 29 mai 2009, 22:26

Renato Sousa Escreveu:mandava a agua fora logo tinha q por mais.
antes de abrir o motor limpei o circuito, pus um radiador novo maior, tirei o termostato e pus novo, andei alguns km com viscoso novo, tampa do radiador nova, tirei a bomba de agua para ver como estava.... e por fim fui ter com mec da nissan ele tirou a tampa do radiador meteu agua para dentro eu dei umas aceleradelas e parecia um repucho de agua a sair, ele disse tem a junta queimada, mas quando fomos a desmontar alem da junta a cabeça tinha varias estaladelas. o meu mm sem termostato ao fim de 40Km qd parei parecia uma cesta rota a largar agua e a temp no max.

Pois, só que o meu nunca larga a agua fora. Está de nivel, a muito tempo. Mas amanha de qualquer modo, vou abrir a tampa depois de aquecer um pouco para ver o que faz. [wink]
Cumprimenttos

Registado: 02 fev 2007, 20:02

Mensagem por syxon » 30 mai 2009, 22:22

Viva, o meu tb anda estranho.... Nao aquece, n perde nem deita agua fora.... Mas ganha pressao nos tubos!!!! nunca rebentou nenhum nem coisa parecida (mesmo com pressao ainda consigo carregar um pouco).
Axam normal ganhar alguma pressao? existe alguma maneira de fazer algum teste?
obrigado!!!!

Mensagem por FaustoGTT » 31 mai 2009, 01:01

Boas,
Sempre ouvi dizer que era normal ganharem um bocadinho de pressão.. Se não tens sintomas mais preocupantes acho que n tens razões crise por aí... É a minha opinião... :confused:

CumpTT's

Registado: 16 ago 2005, 13:57

Mensagem por cmrmiranda » 01 jun 2009, 15:10

cmrmiranda Escreveu:Sou capaz de arranjar mas 2ª feira já confirmo :thumbsup:

Se quiserem arranjo o centro térmico da ventoinha p/ motor rd28t 88 euros +portes, quem quiser made mp p.f. :thumbsup:
CarlosMiranda

Registado: 22 fev 2008, 14:49

Mensagem por PG » 01 jun 2009, 20:06

GGinó_PAJERO Escreveu:

Nop....
Tinha o radiador todo caga....do.
Limpeza feita, verificação de termoestato e ventoinha, e Matto com ele, puxa, puxa, puxa e não aquece!
Depois só para confirmar, AE a puxar......nada!

No prx fds vai levar uma escáfia em areia para os lados da Nazaré...vai ser a prova dos 9.
Abraço

PG

Mensagem por GGinó_PAJERO » 01 jun 2009, 20:09

PG Escreveu:
GGinó_PAJERO Escreveu:

Nop....
Limpeza feita, verificação de termoestato e ventoinha, e Matto com ele, puxa, puxa, puxa e não aquece!

No prx fds vai levar uma escáfia em areia para os lados da Nazaré...vai ser a prova dos 9.

Bem fui busca lo a oficina sexta, tudo tudo verificado... E continua a aquecer... :confused: Vou lhe meter um manometro com os graus, para ver se o de origem ta maluco, ou nao! :confused: :confused:
Cumprimenttos

Registado: 14 abr 2008, 13:23

Mensagem por Raul Costa » 02 jun 2009, 10:31

Estás a ter uma passagem muito pequena, a junta da cabeça já era digo eu.

Queres experimentar a andar mais uns tempos, tira a tampa de válvulas e dá um aperto ligeiro na cabeça pode ser que resolva... mas por pouco tempo.

Mensagem por Raul Costa » 02 jun 2009, 10:38

PG Escreveu:Nop....

Monta um alarme de temperatura... o meu volta não volta dá um aviso... os abrandas ou lixas-te :matrix: .

É barato e aliado ao manómetro funciona que é um mimo.

Atenção, continuo a não acreditar nos manómetros de origem.

Registado: 25 abr 2006, 20:56

Mensagem por TiagoFerreira » 02 jun 2009, 11:04

Raul Costa de GR cácácá quem diria! :leiam:

Muitos parabéns e bem vindo aos GR´s! Boa opção. [bigsmile]

Companheiros, se metem pneus 35", 36" e 37", pressões de turbo a mais e bomba injectora a BOMBAR, estão à espera que isso não aqueça???? :stupid: :sabe:

Esse radiador e todo o sistema de refrigeração chegam e sobram para o motor de origem e pneu 205 de origem não aquecer NUNCA!!!! Agora, se lhe metem pressões de turbo a bombar e mais bomba e pneu gigante para o qual não foi construido para.. é normal esses problemas de aquecimento.

O segredo para isso já está mais do que descoberto. Começar com um by-pass no sexto cilindro e um Intercoller. Se tudo o resto estiver operacional, à partida com isto é mais que suficiente para as brincadeiras sérias! :thumbsup:
Tiago Ferreira - EriceiraTT

Mensagem por Raul Costa » 02 jun 2009, 11:29

Já houve que fizesse a passagem do 6 cilindro e não deu qualquer resultado, outros dizem que sim... e agora????

Outros dizem que meteram um radiador maior e que resolveu, outros já o meteram mas nada.

O que eu acredito mais é a mudança do turbo... mas até aí sem certezas.

AnteriorPróximo

Voltar para Motor

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante