Aquecimento de motor

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Mensagem por Vendaval R Pereira » 23 abr 2008, 01:34

acrvr Escreveu:O chinoca que fez o motor decerteza que experimentou o carro antes de ir para o mercado e na mão dele não aquecia, :D :D Andam outros tantos motores desses a rolar e muitos deles no trial e lá andam, logo se o motor começa a aquecer não há que alterar relas nenhumas mas sim procurar a fonte do problema :nod: :nod:


tras-me cá um RD28T
que tu julgues que esteja bom e eu meto-lhe uns pneusitos 235 85 16 siroco e uma afinaçao no debito do gasoleo, e depois tu dizes-me assim " olha... eu pensava que este ´nao aquecia!!!"


aquecem porque tal e coiso.
mas se andarem com 205 16 não aquecem.
mas se levarem um radiador maior , uma saida directa do 6 cilindro, uma bomba de agua nova um viscoso novo, e o sistema todo limpo e com um bom antigelo, podem lá por 35 que ele aguenta e não aquece ...
tanto :rolleyes: .

há , intercooler!!! . muito bom...


e um manometro de temperatura na cabeça. bom tambem...

e um no oleo...!
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Mensagem por sotero » 23 abr 2008, 20:53

chines??japones,se fosse chines,ja era... :D

 
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Mensagem por atravessado » 26 abr 2008, 17:26

Boas pessoal, tenho 1Patrol 2.8td de 1990 e tenho 1 problema com o aquecimento em auto-estrada, apesar de lá ir mto raramente, ou entao em estradas k subam mto e a gente se lembre de "picar"o vizinho da frente com 1 Pajero 2800, que tem a mania que anda, tenho pneus 33x12.5 R15 e 1 dor de cabeça em relação à temperatura....mudei a culaça, e ficou igual, depois de 1's dias de conversa com 1 amigo k tem 1 Y60 e que ja tinha tido esse problema, mandei fazer 1 radiador maior e mais largo para ver s havia ali algo de errado, mas o unico errado ali era eu, depois veio a ideia de aplicar 2 ventiladores de 1 peugeot 205 GTI na frente do radiador, e adivinhem...???Temperatura a 3/4 ao cima....exatamente como no inicio...agora hà 1 coisa k acho curiosa e que so descobri este ano, quando perdi a cabeça e arranquei de lá o termostato...é que se for em 5ª a morrer ou 4ª, a temperatura sobe mais do que se o motor for a 1 alta rotação...por isso ou muito me engano ou tenho que começar a ver preços de bombas de agua novas...e de termostatos tambem pois terei que la colocar outro,mas tera que ser novo...abraços e bons trilhos...

 
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Mensagem por sotero » 26 abr 2008, 20:55

limpa tudo e mantem de origem,digo eu.....e assim mesmo.por muito que se faça,acontece sempre isso.em AE e em reductoras,ou corta fogos brutos.mas se nao passa dos 3/4nao te preocupes esta tudo bem,o circuito abre e fecha.se passar disso,e nao baixar quando levantas o pe e que e pior.de resto,da-lllle gas.eu ja vi o meu assim e fiquei assustado mas 500mil ja me disseram que e assim.e ainda ca anda,ja foi mesmo ao ultimo e baixou logo.

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Mensagem por Eduardo » 26 abr 2008, 22:26

Boas

O meu não aqueçe muito, apenas passa ai um ou dois mm acima do meio, no maximo e muuuuiiito raramente, tem pneus 33/12,5/15 bomba ligeiramente mexida, e turbo a picar no 1Bar e a manter nos 0.8, tem 250.000klms, aos 200.000 levou cabeça nova, radiador novo, bomba de agua, circuito da agua e do oleo limpos....

Será disso?? tambem n costumo apertar muito com ele, só numa ou outra ultrapassagem....e é coisa rápida :unibrow:

Corta-Fogos tambem não há muitos por aqui, e os que há n é preciso ir sempre a fundo :rolleyes:

BoaSorTTe
Editado pela última vez por Eduardo em 27 abr 2008, 16:58, num total de 1 vez.
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Mensagem por sotero » 27 abr 2008, 10:49

o ponteiro esta la para marcar!e tem varios niveis marcados que sao temperaturas,se estao la e porque o motor trabalha com esses valores,se nao tinha so dois...nao te preocupes com isso.so nao podes ir ao vermelho,ai vai a junta embora... :D

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Mensagem por Eduardo » 27 abr 2008, 12:08

Boas

Será disso??
Eu aqui queria dizer "será disso que não aqueçe tanto como a maioria dos casos aqui relatados"....

O meu está optimo para mim...nunca aqueçeu (desde que foi reparado) nem numca senti falta de força, nem em baixas rotações, por vezes fico surpreendido quando se queixam de falta de força....e n é por não ter andado em makinas com força, pois trabalho com equipamento pesado.....komatsos, caterpillars, volvos, scanias, unimogs poclains, fantuzis... é só dizer :unibrow:

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Mensagem por Vendaval R Pereira » 27 abr 2008, 13:51

atravessado Escreveu:Boas pessoal, tenho 1Patrol 2.8td de 1990 e tenho 1 problema com o aquecimento em auto-estrada, apesar de lá ir mto raramente, ou entao em estradas k subam mto e a gente se lembre de "picar"o vizinho da frente com 1 Pajero 2800, que tem a mania que anda, tenho pneus 33x12.5 R15 e 1 dor de cabeça em relação à temperatura....mudei a culaça, e ficou igual, depois de 1's dias de conversa com 1 amigo k tem 1 Y60 e que ja tinha tido esse problema, mandei fazer 1 radiador maior e mais largo para ver s havia ali algo de errado, mas o unico errado ali era eu, depois veio a ideia de aplicar 2 ventiladores de 1 peugeot 205 GTI na frente do radiador, e adivinhem...???Temperatura a 3/4 ao cima....exatamente como no inicio...agora hà 1 coisa k acho curiosa e que so descobri este ano, quando perdi a cabeça e arranquei de lá o termostato...é que se for em 5ª a morrer ou 4ª, a temperatura sobe mais do que se o motor for a 1 alta rotação...por isso ou muito me engano ou tenho que começar a ver preços de bombas de agua novas...e de termostatos tambem pois terei que la colocar outro,mas tera que ser novo...abraços e bons trilhos...



isso é sintomas de bomba de agua. esperimenta montar uma nova .

há na lojatt.com 70 €
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Mensagem por SAMUEL SILVA » 28 abr 2008, 20:28

esses carros não devem de circular sem termostacto, porque o mesmo tem 2 funções abre a passagem de agua e fecha outra...

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Mensagem por gom3z.pt » 01 mai 2008, 20:15

Em tempos tive um patrol 3.3D que numca me deixou ficar mal, pela minha saúde, e por um infurtunio na minha vida tive que vende-lo, senti-me tão mal a despedida foi como de um filho se tratasse, o tempo mudou e tive um negócio com uma velha cozinheira que tinha um 2.8TD, num estado algo degradado aquecia muitissimo,então eu disse-lhe compro-lhe por 1.500eur nem mais um tostão, fizemos negócio... Fui buscar o patrol a casa dela andei 5 Km`s E PUUUUUM...o meu coração expludio junto com o motor que estava num estado deploravél, só pensava, esta velha devia ser castigada...Bom passado o choque e como vivia bem perto do local de avaria, no dia seguinte mobilizei alguns meios e um amigo, lá fui eu de madrugada rebocar o jipe com uma carrinha, (porque o reboque pediam-me 80eur), e eis que a 100metors do local onde iria por o jipe para ser reparado apareceu a GNR e... encosta, com muita labuta e historias a mistura consegui sair ileso sem um arranhão, a não ser que tive de andar a pagar bifanas aos guardas durante 2 meses, mas valeu a pena!
Bom agora mandei reparar a cabeça do jipe tudo como manda a lei e reparei que o jipe tem pouca força faz muito fumo branco, consome pouco óleo (pelo menos para o fumo que faz), e perto dos 70 K/H o motor comporta-se como se fosse a 120, com muita rotação e os curiosos aqui da minha zona dizem que é normal este excesso de rotação... Já o pôs novamente na oficina...uns dizem que é segmentos outros que é o turbo...ha e se lhe tirar a vareta salpica um pouco de óleo!
Quando paro o jipe deita óleo por um repirador que o turbo tem!
Se alguem me poder dar algumas luzes sobre estes problemas ficaria muito agradecido!!!
Um abraço pra todos e não se esquecam o planeta terra esta doente e não nos vamos isolar, vamos, acima de tudo continuar a informar, divulgar, manter a nossa educação agonística para o bem-estar social. Competição...concorrência, antagonismo, emulação, todos gostamos de vencer, mas quando ela é saudável, tem espaço pra todos...

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Mensagem por comman » 01 mai 2008, 20:23

grande estorio gom3z :)

sobre o teu jipe: pode ser injectores entupidos, seguementos, turbo... começa a ver pela ordem que descrevi :nod:

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comman

Mensagem por gom3z.pt » 01 mai 2008, 20:48

Sabes comman o problema é se o motor não tem os segmetos estragos (ou talvez sim), e se o turbo já passou o seu tempo de vida já vai com 280 mil e antes de mim não creio que alguém tivesse mexido no que quer que fosse!!! Bom mesmo assim já dei ordem ao tratador para por aquele coração a funcionar como deve ser!
A cabeça foi toda reparada a minha frente e todos os buracos enxidos com varas de aluminio e depois rectificada juntas todas novas, e o motor foi fechado pensando nós que tava tudo nos conformes, só que o problema é que na altura o jipe chegou em estado muito grave a oficina, o motor ja não funcionava e o tratador já não lhe conseguio tirar o pulso só se (reparou) na testa dos pistons e tavam a maneira, não se justificava os segmentos estarem queimados, mas... é algo confuso sou motorista e tirei a mecânica, mas estes sintomas ultrapassam-me e porque não gosto de o ver assim, o meu desejo de o ter como deve de ser, confunde-me não sei se me fiz entender!!!

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Mensagem por cristiano » 01 mai 2008, 22:21

ve pelo mais facil filtro ar, gasoleo, faz teste de compressao, e ve os injectores, faz um exame simples ao turbo ve que pressao ele debita.... as correrias sao mas amigas dos €€€€€€€€€€€
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Mensagem por Eduardo » 02 mai 2008, 09:44

Boas

Quando paro o jipe deita óleo por um repirador que o turbo tem
??? :confused: .......respirador????

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Mensagem por Filipe Loureiro » 02 mai 2008, 15:39

Eduardo Escreveu:Boas

Quando paro o jipe deita óleo por um repirador que o turbo tem
??? :confused: .......respirador????

BoaSorTTe


Provavelmente o nosso camara deve de se estar a referir à válvula de descarga no colector :confused:

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Mensagem por gom3z.pt » 02 mai 2008, 19:18

Provavelmente possa ser isso da válvula de descarga no colector...Só vos posso adiantar que sai um tubo da largura de um dedo debaixo de uma (bolacha) que tem muito perto do turbo, e quando paro esse dito tubo deita óleo!!!
Quanto aos aquecimentos dos nossos motores tenho um amigo que é de Torres Vedras que me explicou que fora de estrada e em Auto-Estradas, estes motores têm um aquecimento brutal.
Dps de terem feito alguns testes repararam que o 6º cilindro (o 1 a contar da caixa de velocidades) é o que muitas vezes entra em sub-aquecimento com relativa facilidade, e dai espalhar-se rapidamente pelo motor...Bom posto isto, arranjaram uma cabeça e num especialista pediram para fazer alguns buracos previamente estudados para criar um mini circuito de circulação de água junto 6º cilindro, e os resultados foram bastante satisfatórios...
Tudo isto foi me dito por ele...percebo muito pouca coisa de mecânica, mas não custa nada trocar mos ideias, porque só assim podemos domar bem as maquinas...
Passem por www.terraclubevco.hi5.com e vão a album e procurem por Patrol-Team é bem visivél o estado interior degradado, mas poucas foram as saidas neste estado...

Abraços!

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Mensagem por Vendaval R Pereira » 02 mai 2008, 21:14

gom3z.pt Escreveu:Provavelmente possa ser isso da válvula de descarga no colector...Só vos posso adiantar que sai um tubo da largura de um dedo debaixo de uma (bolacha) que tem muito perto do turbo,


Iso deve ser o respirador da tampa das valvulas.
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Mensagem por gom3z.pt » 03 mai 2008, 19:35

Então mas isso de deitar (pingar) óleo por esse respirador da tampa das válvulas é normal! Ou nem por isso...e se não porquê? o que esta mal?Pode-se iliminar esse tubo ou perlongalo, para não sujar o motor!
Bom normal não deve ser o motor não pode deitar óleo para fora tem de haver uma explicação para se conseguir resolver!!

Abraços!!!

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Mensagem por Eduardo » 04 mai 2008, 08:54

Boas

Se puderes mete ai uma foto do tal tubo...e da "bolacha"...que isso soa um bocado estranho :confused:

Se for o respiro da tampa das valvula isso devia estar ligado ao circuito de admissão antes do turbo, quando a deitar oleo por ai....se for apenas umas pingas, acho que é normal num jipe já com alguns klm's...

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Mensagem por cristiano » 04 mai 2008, 11:59

Imagem eduardo a bolacha fica ao lado da entrada de oleo pra o motor..... é o respiro do motor...
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Mensagem por sotero » 04 mai 2008, 19:11

...ja ouviram falar de OIL CATCH TANK,hummmmm?nao?.... :D pinga tudo?sai muito fumo pelo escape?estara a entrar oleo a mais para o turbo,admissao,etc?hummmm....abr :D

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Mensagem por Eduardo » 04 mai 2008, 21:25

Boas

pois....tambem me pareçeu, mas....
tubo da largura de um dedo debaixo de uma (bolacha) que tem muito perto do turbo
isto deixou-me na duvida....
nã é assim tão perto do turbo, mas OK...está la perto :D :thumbsup:

Se for isso tens três opções...
1º Liga isso onde devia estar...
2º Fazes um "oil cache tank"....
3º Deixas estar como está...

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Mensagem por gom3z.pt » 05 mai 2008, 18:34

A bolacha de que vos falava é essa que esta do lado esquerdo junto da tampa de óleo do motor, essa budega deita óleo e por acaso numca tinha pensado em, oil cache tank nenhum mas Tank´s!!!
Fiquem descansados venho agora do tratador e...assim que poder ponho aaqui umas fotos mesmo com ele desmontado...dentro de mais ou menos uma semana deve tar pronto...

Abraços

[/img]

 
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Mensagem por sotero » 08 mai 2008, 22:06

...e entao?ja sabes alguma coisa?esta bom?abr :D

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Mensagem por gom3z.pt » 20 mai 2008, 16:01

Boas malta da pesada, muito obrigado pelos vossos conselhos, este forum torna-se cada vez mais prático, pelo menos para mim, bom como tenho estado para fora, ainda não tinha ido a oficina ver como corria a operação mas venho de lá agora e curiosamente o tratador ainda não tinha mexido em nada porque (e segundo ele) desconfiou que os segmentos não estão assim tão maus, e como a maq. não tem inspecção (será que é assim que se escreve), esperou que eu lá volta-se para leva-lo eu a uma oficina especializada fazer um teste ao turbo, feito o teste, o turbo esta a debitar em maxima rotação (2ª,3ª ou 4ª a fundo) uma media de 2 ou 3 bar´s de pressão o que francamente é muito pouco segundo o técnico, deu-me 2 hipotses, 1º e (vejam a foto que o cristiano colucou aqui mais em cima) dentro do circulo verde, mandou-me retirar essa peça e meter uma especi de bojon para travar a saida de ar, e em seguida ir a válvula de turbo tirar o oring que lá se encontra e dar 2 voltas a peça e ir exprimentar... mas isto pode não resolver o problema mas sim adiálo...
E em segundo, tirar o turbo e dar-lhe uma reparação completa...
Escolhi a segunda hipotese, penso que é a mais viavél, e resolve -se o problema de uma vez por todas...
Vamos aguardar para ver os proximos desenvolvimentos... Um abraço e obrigado por tudo...

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