Problemas de aquecimento do motor

Melhoramentos, correcções e Afinações, está tudo aqui.

Registado: 14 abr 2008, 13:23

Re: Problemas de aquecimento do motor

Mensagem por Raul Costa » 09 dez 2010, 14:54

Isso isso... bota aí resultado porque andamos todos a brincar ao arrefecimento quando em França já descobriram a solução!!!... curiosamente já ouvi isso também cá, confirma-se que deixam de aquecer.

O meu carrito por acaso não aquece porque eu tenho algum cuidado, mas estou danado para fazer umas alterações para não correr riscos. :cool:

Registado: 26 set 2007, 22:53

Mensagem por GGinó_PAJERO » 09 dez 2010, 21:57

Raul Costa Escreveu:Isso isso... bota aí resultado porque andamos todos a brincar ao arrefecimento quando em França já descobriram a solução!!!... curiosamente já ouvi isso também cá, confirma-se que deixam de aquecer.

O meu carrito por acaso não aquece porque eu tenho algum cuidado, mas estou danado para fazer umas alterações para não correr riscos. :cool:

Em Janeiro ja devo postar aqui, se realmente se notou alguma diferença... E tambem ja pus a a saida no 6º cilindro...
Depois dou novidades :nod:
Cumprimenttos

Mensagem por Raul Costa » 10 dez 2010, 00:39

Essa do 6º cilindro já confirmei com alguns amigos meus que fizeram essa alteração e o resultado foi o mesmo em todos... a diferença é nenhuma... pelo menos nos carros deles, mas, não é trabalho perdido pois segundo a teoria do Francês com quem estive a falar cá em Portugal, é que essa é somente uma parte da alteração... pois eles fecham a passagem que existe entre o 5º e o 6º cilindro.

Exemplo:

Têm uma mangueira que deita X litros de água e que a pressão origina que atinja 3 metros de distância, façam um Y na mangueira de forma a sair por duas vias, o que vai acontecer????... chegam as duas a 3 metros ou reduz a distância???

Pois é, se estamos a meter a mesma quantidade de água para dentro do motor e estamos a criar uma nova saída, a água que vai sair do motor é a mesma que anteriormente mas dividida pelas duas saídas.

Existe um dimensionamento que está calculado para determinada temperatura, façam contas e vejam, a água passa muito tempo dentro do motor e pouco tempo dentro do radiador, para redimensionar a coisa, a água deve passar menos tempo dentro do motor e mais tempo dentro do radiador..., o circuito de água tem de ser acelerado quando abre o termostato... mas como perguntei eu a um conceituado mecânico Francês de uma das equipas que estava a correr nas 24 horas de Fronteira, expliquei o que por cá se passava e ele ficou incrédulo com o porquê de já termos dado tantas voltas sem sucesso.

Como aumentar o tempo de circulação da água no radiador?
Uma coisa que muitos já fizeram e bem, o aumento do radiador para dimensões bem maiores, isto faz com que a água se mantenha mais tempo no radiador, logo, mais tempo a arrefecer.

Como diminuir o tempo de circulação de água dentro do motor?
Era tão fácil, eu já tinha pensado nisso mas não com certezas, houve que se tivesse aproximado, acelerar a bomba com uma polie mais pequena, mas a solução é precisamente a anulação da bomba de água e substituição por uma bomba de água eléctrica, com esta conseguimos meter mais água para dentro do motor, acelerando assim o tempo em que a mesma se mantém dentro do mesmo.

Sem a bomba se origem, como arrefecer a agua do radiador?
Muitos já o fizeram, ventoinhas eléctricas.

Por fim, ele mencionou o intercooler mas não deu grande importância.

Conclusão, das muitas alterações que vi fazerem e falarem, nunca vi nenhuma com a alteração da bomba... era só isto que nos faltava!!!!

Curiosamente no dia seguinte, um outro mecânico do qual não sei o nome, referiu-me parte destas alterações!!!

Garantiu-me o funcionamento, inclusive eles equiparam vários GR's dessa equipa Francesa para um Rally em Marrocos, com motores e turbos de origem mexidos tal como fazemos nos nossos e a preparação era essa, dimensionam os circuitos de água para poderem fazer isso sem problemas... essa da bomba é o início do fim dos problemas de aquecimento das nossas maquinas... [clap] [clap] [clap] [clap] ... agora vamos mostras aos outros charutos como é. :cool: [:p] [:p] [:p]

Registado: 22 dez 2005, 11:00

Mensagem por cristiano » 10 dez 2010, 19:39

Raul Costa Escreveu:Essa do 6º cilindro já confirmei com alguns amigos meus que fizeram essa alteração e o resultado foi o mesmo em todos... a diferença é nenhuma... pelo menos nos carros deles, mas, não é trabalho perdido pois segundo a teoria do Francês com quem estive a falar cá em Portugal, é que essa é somente uma parte da alteração... pois eles fecham a passagem que existe entre o 5º e o 6º cilindro.

Exemplo:

Têm uma mangueira que deita X litros de água e que a pressão origina que atinja 3 metros de distância, façam um Y na mangueira de forma a sair por duas vias, o que vai acontecer????... chegam as duas a 3 metros ou reduz a distância???

Pois é, se estamos a meter a mesma quantidade de água para dentro do motor e estamos a criar uma nova saída, a água que vai sair do motor é a mesma que anteriormente mas dividida pelas duas saídas.

Existe um dimensionamento que está calculado para determinada temperatura, façam contas e vejam, a água passa muito tempo dentro do motor e pouco tempo dentro do radiador, para redimensionar a coisa, a água deve passar menos tempo dentro do motor e mais tempo dentro do radiador..., o circuito de água tem de ser acelerado quando abre o termostato... mas como perguntei eu a um conceituado mecânico Francês de uma das equipas que estava a correr nas 24 horas de Fronteira, expliquei o que por cá se passava e ele ficou incrédulo com o porquê de já termos dado tantas voltas sem sucesso.

Como aumentar o tempo de circulação da água no radiador?
Uma coisa que muitos já fizeram e bem, o aumento do radiador para dimensões bem maiores, isto faz com que a água se mantenha mais tempo no radiador, logo, mais tempo a arrefecer.

Como diminuir o tempo de circulação de água dentro do motor?
Era tão fácil, eu já tinha pensado nisso mas não com certezas, houve que se tivesse aproximado, acelerar a bomba com uma polie mais pequena, mas a solução é precisamente a anulação da bomba de água e substituição por uma bomba de água eléctrica, com esta conseguimos meter mais água para dentro do motor, acelerando assim o tempo em que a mesma se mantém dentro do mesmo.

Sem a bomba se origem, como arrefecer a agua do radiador?
Muitos já o fizeram, ventoinhas eléctricas.

Por fim, ele mencionou o intercooler mas não deu grande importância.

Conclusão, das muitas alterações que vi fazerem e falarem, nunca vi nenhuma com a alteração da bomba... era só isto que nos faltava!!!!

Curiosamente no dia seguinte, um outro mecânico do qual não sei o nome, referiu-me parte destas alterações!!!

Garantiu-me o funcionamento, inclusive eles equiparam vários GR's dessa equipa Francesa para um Rally em Marrocos, com motores e turbos de origem mexidos tal como fazemos nos nossos e a preparação era essa, dimensionam os circuitos de água para poderem fazer isso sem problemas... essa da bomba é o início do fim dos problemas de aquecimento das nossas maquinas... [clap] [clap] [clap] [clap] ... agora vamos mostras aos outros charutos como é. :cool: [:p] [:p] [:p]

[clap] [clap] [clap]
viewtopic.php?f=1&t=7231&st=0&sk=t&sd=a&start=575 »»»»O INICIO««««

http://WWW.TUFF4X4.COM " Loja Online " | " Armazem fafe " | " Oficina V.N.Famalicao "

Mensagem por Raul Costa » 16 dez 2010, 15:39

Cristiano, tem lógica... andámos tão perto :relax:

Mensagem por Raul Costa » 27 dez 2010, 22:09

Bom, hoje coloco a questão... como aquecer o motor?????

Mudei a semana passada o viscoso, no fim de semana fui dar uma voltinha e agora o carro raramente vai aos 60º :stupid: :stupid: :stupid: ... o tempo estava frio, mas andar nos 55º, 60º também não me parece normal!!!!! :cryy:

Registado: 01 abr 2009, 15:10
Localização: tás a ver a casa do lado de lá da tua rua ??? não tem mesmo nada a ver com o sitio onde moro

Mensagem por PedroMoita » 27 dez 2010, 22:32

Raul Costa Escreveu:Bom, hoje coloco a questão... como aquecer o motor?????

Mudei a semana passada o viscoso, no fim de semana fui dar uma voltinha e agora o carro raramente vai aos 60º :stupid: :stupid: :stupid: ... o tempo estava frio, mas andar nos 55º, 60º também não me parece normal!!!!! :cryy:

:loool: :loool: :loool: :loool: O MEU ANDA SEMPRE UM BOCADINHO ABAIXO DE MEIO MAS DEPOIS KUANDO SE PUXA´MUITO SOBE ATÉ MEIO E ÁS VEZES UM BOCADINHO MAIS :D
ESSA DE ELE NAO AKECER :hummm:
Organização de passeios- http://explorartt.com/
Surfoz loja de roupa e surf- http://surfoz.net/surfoz93/
Monster Army- http://monsterarmy.hookit.com/members/monster/

Mensagem por Raul Costa » 27 dez 2010, 22:36

Pois... estranho!!!!

É que o ponteiro da temperatura anda a menos de um quarto, isto a andar normal, se puxar vai até meio, mas tenho de puxar bem!!!!! o que representa perto dos 80º

Háááá... está excluída a hipótese do manómetro porque tenho um à parte com sonda de encosto ao bloco que está no 6º cilindro... ambos estão a trabalhar em baixo.

Não acredito que o facto de ter estado frio, na ordem dos 7º a 10º que faça isso, de qualquer das formas não só andei uma vez com ele depois de ter mudados o viscoso, logo não sei se estiver 20º a reacção não será diferente.

Mensagem por GGinó_PAJERO » 27 dez 2010, 23:22

Raul Costa Escreveu:Bom, hoje coloco a questão... como aquecer o motor?????

No meu jipe, antes de por as ventoinhas electricas, experimentei por um viscoso novo, de origem NISSAN, e nao notei diferença nehuma :rolleyes:
Cumprimenttos

Mensagem por Raul Costa » 27 dez 2010, 23:26

Pois, mas agora eu quero que ele aqueça e nada!!!!... acho que vou montar um aquecimento central ou uma lareira :nod:

Mensagem por GGinó_PAJERO » 27 dez 2010, 23:35

Raul Costa Escreveu:Pois, mas agora eu quero que ele aqueça e nada!!!!... acho que vou montar um aquecimento central ou uma lareira :nod:

O meu seja no inverno ou no verão anda sempre, 1/2 e 3/4 :respct: E aqui na minha zona a temperatura no Inverno, como agora, ronda entre os 0ºc e os 12ºc
Cumprimenttos

Mensagem por Raul Costa » 28 dez 2010, 11:08

O meu termostato deve ter prendido aberto... não vejo outra hipótese, mesmo que o viscoso esteja atracado, o termostato é o único que pode deixar ou não passar a água.

Agora vou montar um termostato a 73º para ver o que acontece.

Mensagem por cristiano » 28 dez 2010, 14:03

o meu anda a 1/4 se puxar por ele tipo na areia marinha vai para meio mas nao passa dai....

http://WWW.TUFF4X4.COM " Loja Online " | " Armazem fafe " | " Oficina V.N.Famalicao "

Mensagem por Raul Costa » 28 dez 2010, 14:31

Pois, mas com geometria as temperaturas por norma são mais baixas né.

Registado: 05 dez 2005, 21:14

Mensagem por Pedrowolf » 28 dez 2010, 21:34

Raul Costa Escreveu:O meu termostato deve ter prendido aberto...

[wink] para mim é isso, nos meus só meto termóstato Nissan original :nod:

Mensagem por Raul Costa » 28 dez 2010, 23:28

Yap, mas a nissan só tem a 82º e eu quero mais baixo, como tal vou adquirir uns alterados para 73º... vai ser uma experiência... até porque segundo informação, nunca experimentaram, já estou habituado a que o meu carro seja uma cobaia lolololo

Registado: 17 mar 2006, 15:59

Mensagem por _InSaNe_ » 30 dez 2010, 23:17

Raul Costa Escreveu:Yap, mas a nissan só tem a 82º e eu quero mais baixo, como tal vou adquirir uns alterados para 73º... vai ser uma experiência... até porque segundo informação, nunca experimentaram, já estou habituado a que o meu carro seja uma cobaia lolololo

Qual a referencia do de 82º?

Queria montar um desses.

Obrigado

Registado: 17 out 2009, 15:42

Mensagem por luisttpatrol » 31 dez 2010, 11:13

boas malta quro partilhar com voçes uma experiencia de um amigo meu .
seguindo a teoria do nosso amigo Raul Costa eu acho que se ta muito perto de resolver este tabu, tenho um amigo que tinha um 260 mas agora tem um y61 3.0 e ele ia muito para a margem sul (zona de areia) e os problemas eram a temperatura tava sempre para cima do meio por vezes quase no vemelho. então ele teve uma brilhante ideia : se IC serve par arrefecer o ar tambem pode arrefecer a agua. então comprou um radiador dum opel corsa (opção dele)
com ventilador e aplicou por cima do motor igual aos IC ,o circuito é o mesmo , sai do motor para o novo radiador depois sai do novo para o de origem , ja vai quase fria. ai ja passa + tempo ( nos) radiadores . esse meu amigo desse que nunca mais aqueceu e parece fazer todo o sentido .
espero não ser uma ideia tola mas quem sabe não esteja aqui uma solução.
um abraço a todos e boas entradas :okkk: :okkk: :okkk: :okkk:

Mensagem por Raul Costa » 31 dez 2010, 16:03

Basicamente o que ele fez foi aumentar a quantidade de água existente no circuito... é como aumentar a capacidade do circuito de origem... o princípio é basicamente o mesmo com a particularidade de que ele arranjou mais um "arrefecimento"...

Mensagem por GGinó_PAJERO » 07 fev 2011, 22:35

Bem, o GR em estrada já não aquece, ontem fiz 250kms em alcatrão com os TSL 36", sempre a 110Km/h 120kmh/h, e o ponteiro já nao passa do meio.

O que fiz!!

- Rela no 6º cilindro

- Radiador do GR y60 de 1997(aluminio)
:nod:
Cumprimenttos

Registado: 01 fev 2011, 20:00

Mensagem por Raal » 08 fev 2011, 16:31

boas!
olha queres um conselho de um burro?
Muda o termostato para um novo ou um que esteja bom!
Mas nunca faças o que te estao aí a dizer para tirares nao sei o quê no termostato pois a partida podes pensar que o problema fica resolvido mas o que é certo é que com o termostato assim ele trabalha mesmo com o motor frio e quando andas ele faz com o teu motor nao vá à temperatura normal e entao anda sempre num sobe e desce de temperatura sem tu dares quase por isso!
Portanto nao vás por o que te dizem aí!
Tu nao tens problema nenhum na cabeça do carro muda apenas o termostato e acabas com o problema à partida!
Foi o que o meu medico cirurgião de gr's ou seja 2.8td's me fez no meu e adeus ao problema!
Agora se ja andas te muito tempo com ele assim ja podes ter estoirado a cabeça mas... se foi esse o caso vais dar um giro com jipe nada de muito duro qd ele começa a ir ao meio da temperatura páras e abres a tampa do radiador aceleras manualmente no motor e depois ves se a agua faz burbulhas tipo cozer de batatas se fizer ohoh a cabecita tem que ser aberta!
Abc, espero ter ajudado!
2GR's e 1Dono maluco

Mensagem por GGinó_PAJERO » 08 fev 2011, 23:26

Raal Escreveu:boas!
olha queres um conselho de um burro?
Muda o termostato para um novo ou um que esteja bom!
Mas nunca faças o que te estao aí a dizer para tirares nao sei o quê no termostato pois a partida podes pensar que o problema fica resolvido mas o que é certo é que com o termostato assim ele trabalha mesmo com o motor frio e quando andas ele faz com o teu motor nao vá à temperatura normal e entao anda sempre num sobe e desce de temperatura sem tu dares quase por isso!
Portanto nao vás por o que te dizem aí!
Tu nao tens problema nenhum na cabeça do carro muda apenas o termostato e acabas com o problema à partida!
Foi o que o meu medico cirurgião de gr's ou seja 2.8td's me fez no meu e adeus ao problema!
Agora se ja andas te muito tempo com ele assim ja podes ter estoirado a cabeça mas... se foi esse o caso vais dar um giro com jipe nada de muito duro qd ele começa a ir ao meio da temperatura páras e abres a tampa do radiador aceleras manualmente no motor e depois ves se a agua faz burbulhas tipo cozer de batatas se fizer ohoh a cabecita tem que ser aberta!
Abc, espero ter ajudado!

O meu termostato é novo!! :nod: E já fiz esse teste da cabeça varias vezes, e nao faz bolhas nenhumas...
Mas o problema já está resolvido!! Com as alteraçoes que mencionei na ultima mensagem :nod:
Cumprimenttos

Registado: 02 jan 2009, 21:51

Mensagem por MiguelGomes » 11 fev 2011, 23:24

GGinó_PAJERO Escreveu:Bem, o GR em estrada já não aquece, ontem fiz 250kms em alcatrão com os TSL 36", sempre a 110Km/h 120kmh/h, e o ponteiro já nao passa do meio.

O que fiz!!

- Rela no 6º cilindro

Penso que se tivesses optado por meter um radiador novo, tinha resolvido o teu problema. [wink]

Se nunca aqueceu quando novo para quê inventar? :cool:

Não seria apenas o radiador entupido? E por teres metido outro radiador resolveu o problema? Pensa nisto. :hummm:

Essa coisa da rela, se observares bem a cabeça e os seus canais de passagem de agua, vais chegar à coclusão que o que fizeste não serve para nada.

CumprimenTTos
Miguel Gomes

Mensagem por GGinó_PAJERO » 12 fev 2011, 01:56

MiguelGomes Escreveu:
GGinó_PAJERO Escreveu:Bem, o GR em estrada já não aquece, ontem fiz 250kms em alcatrão com os TSL 36", sempre a 110Km/h 120kmh/h, e o ponteiro já nao passa do meio.

O que fiz!!

- Rela no 6º cilindro

Penso que se tivesses optado por meter um radiador novo, tinha resolvido o teu problema. [wink]

Se nunca aqueceu quando novo para quê inventar? :cool:

Não seria apenas o radiador entupido? E por teres metido outro radiador resolveu o problema? Pensa nisto. :hummm:

Essa coisa da rela, se observares bem a cabeça e os seus canais de passagem de agua, vais chegar à coclusão que o que fizeste não serve para nada.

CumprimenTTos
Miguel Gomes

Radiador novo já eu tinha metido, e o problema continuava!!!

Mas como já disse em cima, já ta o problema resolvido!!

Com essas tais invençoes, mas está resolvido!! Tenho a prova bem evidente, que fez diferença, digam o que disserem!! :okkk:
Cumprimenttos

Mensagem por cristiano » 12 fev 2011, 10:22

O que fiz!!

- Rela no 6º cilindro

como o meu...mas gino melhor fica com o do y61 em aluminiu o prelo é igual....

abç

AnteriorPróximo

Voltar para Motor

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes