O meu carrito por acaso não aquece porque eu tenho algum cuidado, mas estou danado para fazer umas alterações para não correr riscos.

Raul Costa Escreveu:Isso isso... bota aí resultado porque andamos todos a brincar ao arrefecimento quando em França já descobriram a solução!!!... curiosamente já ouvi isso também cá, confirma-se que deixam de aquecer.
O meu carrito por acaso não aquece porque eu tenho algum cuidado, mas estou danado para fazer umas alterações para não correr riscos.
Raul Costa Escreveu:Essa do 6º cilindro já confirmei com alguns amigos meus que fizeram essa alteração e o resultado foi o mesmo em todos... a diferença é nenhuma... pelo menos nos carros deles, mas, não é trabalho perdido pois segundo a teoria do Francês com quem estive a falar cá em Portugal, é que essa é somente uma parte da alteração... pois eles fecham a passagem que existe entre o 5º e o 6º cilindro.
Exemplo:
Têm uma mangueira que deita X litros de água e que a pressão origina que atinja 3 metros de distância, façam um Y na mangueira de forma a sair por duas vias, o que vai acontecer????... chegam as duas a 3 metros ou reduz a distância???
Pois é, se estamos a meter a mesma quantidade de água para dentro do motor e estamos a criar uma nova saída, a água que vai sair do motor é a mesma que anteriormente mas dividida pelas duas saídas.
Existe um dimensionamento que está calculado para determinada temperatura, façam contas e vejam, a água passa muito tempo dentro do motor e pouco tempo dentro do radiador, para redimensionar a coisa, a água deve passar menos tempo dentro do motor e mais tempo dentro do radiador..., o circuito de água tem de ser acelerado quando abre o termostato... mas como perguntei eu a um conceituado mecânico Francês de uma das equipas que estava a correr nas 24 horas de Fronteira, expliquei o que por cá se passava e ele ficou incrédulo com o porquê de já termos dado tantas voltas sem sucesso.
Como aumentar o tempo de circulação da água no radiador?
Uma coisa que muitos já fizeram e bem, o aumento do radiador para dimensões bem maiores, isto faz com que a água se mantenha mais tempo no radiador, logo, mais tempo a arrefecer.
Como diminuir o tempo de circulação de água dentro do motor?
Era tão fácil, eu já tinha pensado nisso mas não com certezas, houve que se tivesse aproximado, acelerar a bomba com uma polie mais pequena, mas a solução é precisamente a anulação da bomba de água e substituição por uma bomba de água eléctrica, com esta conseguimos meter mais água para dentro do motor, acelerando assim o tempo em que a mesma se mantém dentro do mesmo.
Sem a bomba se origem, como arrefecer a agua do radiador?
Muitos já o fizeram, ventoinhas eléctricas.
Por fim, ele mencionou o intercooler mas não deu grande importância.
Conclusão, das muitas alterações que vi fazerem e falarem, nunca vi nenhuma com a alteração da bomba... era só isto que nos faltava!!!!
Curiosamente no dia seguinte, um outro mecânico do qual não sei o nome, referiu-me parte destas alterações!!!
Garantiu-me o funcionamento, inclusive eles equiparam vários GR's dessa equipa Francesa para um Rally em Marrocos, com motores e turbos de origem mexidos tal como fazemos nos nossos e a preparação era essa, dimensionam os circuitos de água para poderem fazer isso sem problemas... essa da bomba é o início do fim dos problemas de aquecimento das nossas maquinas...![]()
![]()
![]()
... agora vamos mostras aos outros charutos como é.
![]()
![]()
![]()
Raul Costa Escreveu:Bom, hoje coloco a questão... como aquecer o motor?????
Mudei a semana passada o viscoso, no fim de semana fui dar uma voltinha e agora o carro raramente vai aos 60º![]()
![]()
... o tempo estava frio, mas andar nos 55º, 60º também não me parece normal!!!!!
Raul Costa Escreveu:Bom, hoje coloco a questão... como aquecer o motor?????
Mudei a semana passada o viscoso, no fim de semana fui dar uma voltinha e agora o carro raramente vai aos 60º![]()
![]()
... o tempo estava frio, mas andar nos 55º, 60º também não me parece normal!!!!!
Raul Costa Escreveu:Pois, mas agora eu quero que ele aqueça e nada!!!!... acho que vou montar um aquecimento central ou uma lareira
Raul Costa Escreveu:O meu termostato deve ter prendido aberto...
Raul Costa Escreveu:Yap, mas a nissan só tem a 82º e eu quero mais baixo, como tal vou adquirir uns alterados para 73º... vai ser uma experiência... até porque segundo informação, nunca experimentaram, já estou habituado a que o meu carro seja uma cobaia lolololo
Raal Escreveu:boas!
olha queres um conselho de um burro?
Muda o termostato para um novo ou um que esteja bom!
Mas nunca faças o que te estao aí a dizer para tirares nao sei o quê no termostato pois a partida podes pensar que o problema fica resolvido mas o que é certo é que com o termostato assim ele trabalha mesmo com o motor frio e quando andas ele faz com o teu motor nao vá à temperatura normal e entao anda sempre num sobe e desce de temperatura sem tu dares quase por isso!
Portanto nao vás por o que te dizem aí!
Tu nao tens problema nenhum na cabeça do carro muda apenas o termostato e acabas com o problema à partida!
Foi o que o meu medico cirurgião de gr's ou seja 2.8td's me fez no meu e adeus ao problema!
Agora se ja andas te muito tempo com ele assim ja podes ter estoirado a cabeça mas... se foi esse o caso vais dar um giro com jipe nada de muito duro qd ele começa a ir ao meio da temperatura páras e abres a tampa do radiador aceleras manualmente no motor e depois ves se a agua faz burbulhas tipo cozer de batatas se fizer ohoh a cabecita tem que ser aberta!
Abc, espero ter ajudado!
GGinó_PAJERO Escreveu:Bem, o GR em estrada já não aquece, ontem fiz 250kms em alcatrão com os TSL 36", sempre a 110Km/h 120kmh/h, e o ponteiro já nao passa do meio.
O que fiz!!
- Rela no 6º cilindro
- Radiador do GR y60 de 1997(aluminio)
MiguelGomes Escreveu:GGinó_PAJERO Escreveu:Bem, o GR em estrada já não aquece, ontem fiz 250kms em alcatrão com os TSL 36", sempre a 110Km/h 120kmh/h, e o ponteiro já nao passa do meio.
O que fiz!!
- Rela no 6º cilindro
Penso que se tivesses optado por meter um radiador novo, tinha resolvido o teu problema.![]()
Se nunca aqueceu quando novo para quê inventar?![]()
Não seria apenas o radiador entupido? E por teres metido outro radiador resolveu o problema? Pensa nisto.![]()
Essa coisa da rela, se observares bem a cabeça e os seus canais de passagem de agua, vais chegar à coclusão que o que fizeste não serve para nada.
CumprimenTTos
Miguel Gomes
GGinó_PAJERO Escreveu:Bem, o GR em estrada já não aquece, ontem fiz 250kms em alcatrão com os TSL 36", sempre a 110Km/h 120kmh/h, e o ponteiro já nao passa do meio.
O que fiz!!
- Rela no 6º cilindro
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes