Problemas de aquecimento do motor

Melhoramentos, correcções e Afinações, está tudo aqui.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 428
Registado: 28 mai 2007, 09:51
Localização: Pinhal Novo

Re: Problemas de aquecimento do motor

Mensagem por Eduardo Reforço » 09 ago 2010, 12:49

essa alteração de colocar o botão magico para ter 2 pressões de turbo diferentes... uma para rolar...outra para dar calor... :respct: é muito complicado de fazer? :hummm:
Eduardo Reforço

Don't grow up... Just get Bigger Toys! :-)
viewtopic.php?f=1&t=21073

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8202
Registado: 22 dez 2005, 11:00
Localização: WWW.TUFF4X4.COM

Re: Problemas de aquecimento do motor

Mensagem por cristiano » 09 ago 2010, 13:06

Eduardo Reforço Escreveu:essa alteração de colocar o botão magico para ter 2 pressões de turbo diferentes... uma para rolar...outra para dar calor... :respct: é muito complicado de fazer? :hummm:

ou botao ou torneirinha...
viewtopic.php?f=1&t=7231&st=0&sk=t&sd=a&start=575 »»»»O INICIO««««

http://WWW.TUFF4X4.COM " Loja Online " | " Armazem fafe " | " Oficina V.N.Famalicao "

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2078
Registado: 10 abr 2006, 19:48
Localização: Viseu

Re: Problemas de aquecimento do motor

Mensagem por PJHO » 09 ago 2010, 13:51

Eduardo Reforço Escreveu:essa alteração de colocar o botão magico para ter 2 pressões de turbo diferentes... uma para rolar...outra para dar calor... :respct: é muito complicado de fazer? :hummm:

Caro Eduardo. Eu acho que uma operação muito simples.
Infelizmente não tenho conhecimentos suficientes na matéria, mas creio que muito facilmente encontrarás quem te faça isso barato.
:okkk:
GRande abraço
Pedro Oliveira

Apresentação PA: viewtopic.php?f=1&t=1864&start=0

NÃO IMPORTA O TT QUE TENS, MAS O TT QUE PRATICAS!

Petição para o Dia Nacional do TT:
http://www.peticaopublica.com/?pi=P2010N2258

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 629
Registado: 14 abr 2008, 13:23
Localização: Loures

Re: Problemas de aquecimento do motor

Mensagem por Raul Costa » 09 ago 2010, 16:01

Muito simples, não aconselho torneira, todos os que a tinham passaram a electrovalvula... é barato e muito útil.

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2078
Registado: 10 abr 2006, 19:48
Localização: Viseu

Re: Problemas de aquecimento do motor

Mensagem por PJHO » 09 ago 2010, 17:07

Raul Costa Escreveu:Muito simples, não aconselho torneira, todos os que a tinham passaram a electrovalvula... é barato e muito útil.

Sim, electroválvula.
É o que tinha a funcionar no meu.
:okkk:
GRande abraço
Pedro Oliveira

Apresentação PA: viewtopic.php?f=1&t=1864&start=0

NÃO IMPORTA O TT QUE TENS, MAS O TT QUE PRATICAS!

Petição para o Dia Nacional do TT:
http://www.peticaopublica.com/?pi=P2010N2258

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2931
Registado: 13 jan 2010, 15:34
Localização: Entroncamento

Re: Problemas de aquecimento do motor

Mensagem por Santana do Mato » 09 ago 2010, 19:47

andremota77 Escreveu:já tou à espera.


mostra as fotos da aplicação.

qual é o teu jeep . 2.8TD com alterações de motor ou só turbo e BI abertos? pneus ? 35"

:pop:




É o 2.8 atmosférico!!! Força Bruta conduzida por um bruto!!! (pelo menos a derreter gasóleo e cerveja)
:bangg: :beer: :friends: :bangg: :beer: :friends:
Nissan Patrol 260 atmósturbo.

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2931
Registado: 13 jan 2010, 15:34
Localização: Entroncamento

Re: Problemas de aquecimento do motor

Mensagem por Santana do Mato » 09 ago 2010, 19:59

Eduardo Reforço Escreveu:
Santana do Mato Escreveu:Eu coloquei 2 ventuinhas do clio 1.9 diesel. São todas em metal e ocupam todo o espaço do radiador uma junto à outra. Dei 80 aérios pelas duas na sucata. Ficou com um arrefecimento do ca..lho! Até se ouve o vento a passar pelos favos do radiador. Ficaram atrás do radiador, pelo que se fica sem acesso as polies e correias porque são bastanre grandes. Para controlar o sentido do vento é só trocar a posição dos fios. A fazer subidas e a apertar com o animal a fundo se as ligar manualmente o ponteiro da temperatura nunca chega a meio. Posso por fotos da aplicação aqui neste tópico se autorizarem. :okkk:



essa parte da troca dos fios eu sei :-)
o que eu falava era mesmo a inclinação das pás.... depende de que lado do radiador se montam...ou seja...se foram feitas para empurrar o ar....ou para o puxar...
a original do PAtrol é feita para puxar... a que tenho lá montada do laguna é feita para empurrar ...essa do clio nao será igual?
já agora, tens AC no teu ?




A inclinação das pás tanto faz para o radiador ou para o motor. Ao ligar a instalação é que vez a posição do sentido da rotação das pás. Se mantiveres o radiador na posição original como o meu está, vais ficar com as ventuinhas entre o radiador e o motor. Se estiver assim tens que por o fluxo do ar a correr do radiador para o motor. Vês isso com o carro parado pondo as ventuinhas a trabalhar. Podes ter as pás ao contrário da ventuinha que vem com viscoso de origem, mas se inverteres os polos dos fios elas giram ao contrario. :okkk:
Nissan Patrol 260 atmósturbo.

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 428
Registado: 28 mai 2007, 09:51
Localização: Pinhal Novo

Re: Problemas de aquecimento do motor

Mensagem por Eduardo Reforço » 09 ago 2010, 20:56

caros patroleiros....
ao que parece devo ter induzido o pessoal em erro. :oops:
devo ter explicado mal... :fiuu:
o radiador está montado no sitio original...
as ventoinhas electricas estão no lugar da outra de origem...
o sentido em que está a puxar está correcto. do radiador para o motor... ou seja a puxar o ar...
o que eu quis dizer é que a inclinação das pás é variável consoante aquilo para que foi criado....
se foi uma ventoinha foi desenhada para estar á frente do radiador, como é o caso daquelas são feitas para empurrar o ar contra o radiador... e não para puxar do outro lado... existe diferença no caudal..os angulos das pás são diferentes.
era apenas isso... :loool:
Eduardo Reforço

Don't grow up... Just get Bigger Toys! :-)
viewtopic.php?f=1&t=21073

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2931
Registado: 13 jan 2010, 15:34
Localização: Entroncamento

Re: Problemas de aquecimento do motor

Mensagem por Santana do Mato » 09 ago 2010, 21:05

Eduardo Reforço Escreveu:caros patroleiros....
ao que parece devo ter induzido o pessoal em erro. :oops:
devo ter explicado mal... :fiuu:
o radiador está montado no sitio original...
as ventoinhas electricas estão no lugar da outra de origem...
o sentido em que está a puxar está correcto. do radiador para o motor... ou seja a puxar o ar...
o que eu quis dizer é que a inclinação das pás é variável consoante aquilo para que foi criado....
se foi uma ventoinha foi desenhada para estar á frente do radiador, como é o caso daquelas são feitas para empurrar o ar contra o radiador... e não para puxar do outro lado... existe diferença no caudal..os angulos das pás são diferentes.
era apenas isso... :loool:




Desde que o fluxo do ar esteja no sentido correcto, é dar barrote na máquina até o tejadilho ficar cheio de lama e a alma cheia de cerveja! :friends: Se a ventuinha tiver a rodar no sentido diferente não há problema.


Dá-lhe gás!!!! :bangg: :bangg:
Nissan Patrol 260 atmósturbo.

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 428
Registado: 28 mai 2007, 09:51
Localização: Pinhal Novo

Re: Problemas de aquecimento do motor

Mensagem por Eduardo Reforço » 09 ago 2010, 21:21

Santana do Mato Escreveu:
Eduardo Reforço Escreveu:caros patroleiros....
ao que parece devo ter induzido o pessoal em erro. :oops:
devo ter explicado mal... :fiuu:
o radiador está montado no sitio original...
as ventoinhas electricas estão no lugar da outra de origem...
o sentido em que está a puxar está correcto. do radiador para o motor... ou seja a puxar o ar...
o que eu quis dizer é que a inclinação das pás é variável consoante aquilo para que foi criado....
se foi uma ventoinha foi desenhada para estar á frente do radiador, como é o caso daquelas são feitas para empurrar o ar contra o radiador... e não para puxar do outro lado... existe diferença no caudal..os angulos das pás são diferentes.
era apenas isso... :loool:




Desde que o fluxo do ar esteja no sentido correcto, é dar barrote na máquina até o tejadilho ficar cheio de lama e a alma cheia de cerveja! :friends: Se a ventuinha tiver a rodar no sentido diferente não há problema.


Dá-lhe gás!!!! :bangg: :bangg:



a ventoinha que verifico mais vezes é a da arca das mines que vai ao pé de mim!!! :loool: :loool:
já uma vez com os balanços desligou-se...isso sim, é um problema! :stupid: :stupid:
:friends: :friends:
Eduardo Reforço

Don't grow up... Just get Bigger Toys! :-)
viewtopic.php?f=1&t=21073

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2931
Registado: 13 jan 2010, 15:34
Localização: Entroncamento

Re: Problemas de aquecimento do motor

Mensagem por Santana do Mato » 09 ago 2010, 21:30

Eduardo Reforço Escreveu:
Santana do Mato Escreveu:
Eduardo Reforço Escreveu:caros patroleiros....
ao que parece devo ter induzido o pessoal em erro. :oops:
devo ter explicado mal... :fiuu:
o radiador está montado no sitio original...
as ventoinhas electricas estão no lugar da outra de origem...
o sentido em que está a puxar está correcto. do radiador para o motor... ou seja a puxar o ar...
o que eu quis dizer é que a inclinação das pás é variável consoante aquilo para que foi criado....
se foi uma ventoinha foi desenhada para estar á frente do radiador, como é o caso daquelas são feitas para empurrar o ar contra o radiador... e não para puxar do outro lado... existe diferença no caudal..os angulos das pás são diferentes.
era apenas isso... :loool:




Desde que o fluxo do ar esteja no sentido correcto, é dar barrote na máquina até o tejadilho ficar cheio de lama e a alma cheia de cerveja! :friends: Se a ventuinha tiver a rodar no sentido diferente não há problema.


Dá-lhe gás!!!! :bangg: :bangg:



a ventoinha que verifico mais vezes é a da arca das mines que vai ao pé de mim!!! :loool: :loool:
já uma vez com os balanços desligou-se...isso sim, é um problema! :stupid: :stupid:
:friends: :friends:




Lá um gajo andar sem cinto, falar ao telefone a conduzir, ter um furo, perder o escape pelo caminho, amolgar o para-choques, partir um pisca, são coisas do dia a dia ( [}:)] ) AGORA DEIXAR DESLIGAR A ARCA DA CERVEJA!!! POR AMOR DA SANTA!!! ATENÇÃO AO QUE VÃO A FAZER !!!

:stupid: :friends: :stupid: :friends: :stupid: :friends:
Nissan Patrol 260 atmósturbo.

 
Mensagens: 1597
Registado: 08 jun 2009, 23:08
Localização: Malveira

Re: Problemas de aquecimento do motor

Mensagem por andremota77 » 10 ago 2010, 08:49

envia lá umas fotos das ventoinhas.

com este calor e tu a falares de cerveja. fogo :zumm: :zumm:

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2931
Registado: 13 jan 2010, 15:34
Localização: Entroncamento

Re: Problemas de aquecimento do motor

Mensagem por Santana do Mato » 10 ago 2010, 13:45

andremota77 Escreveu:envia lá umas fotos das ventoinhas.

com este calor e tu a falares de cerveja. fogo :zumm: :zumm:


Logo tiro as fotos. Mas só depois dumas jolas fresquinhas!!! :unibrow:
Nissan Patrol 260 atmósturbo.

 
Mensagens: 1597
Registado: 08 jun 2009, 23:08
Localização: Malveira

Re: Problemas de aquecimento do motor

Mensagem por andremota77 » 10 ago 2010, 13:57

nem fales nisso. tem sido complicado. ontem à noite foi de mais e hoje vai ser igual.

:friends: :friends: :friends: :friends: :friends: :friends:

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2931
Registado: 13 jan 2010, 15:34
Localização: Entroncamento

Re: Problemas de aquecimento do motor

Mensagem por Santana do Mato » 10 ago 2010, 14:03

andremota77 Escreveu:nem fales nisso. tem sido complicado. ontem à noite foi de mais e hoje vai ser igual.

:friends: :friends: :friends: :friends: :friends: :friends:



Não as bebas todas, deixa algumas :beer: para mim. :bangg: :yupi:
Nissan Patrol 260 atmósturbo.

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 849
Registado: 14 dez 2006, 12:09
Localização: Castro Verde

Re: Problemas de aquecimento do motor

Mensagem por Vendaval R Pereira » 11 ago 2010, 19:47

Eduardo Reforço Escreveu:caros patroleiros....
ao que parece devo ter induzido o pessoal em erro. :oops:
devo ter explicado mal... :fiuu:
o radiador está montado no sitio original...
as ventoinhas electricas estão no lugar da outra de origem...
o sentido em que está a puxar está correcto. do radiador para o motor... ou seja a puxar o ar...
o que eu quis dizer é que a inclinação das pás é variável consoante aquilo para que foi criado....
se foi uma ventoinha foi desenhada para estar á frente do radiador, como é o caso daquelas são feitas para empurrar o ar contra o radiador... e não para puxar do outro lado... existe diferença no caudal..os angulos das pás são diferentes.
era apenas isso... :loool:



procura na carcaça da ventuinha que deve ter uma seta a mostrar o sentido de rotaçao
se estiver a rodar para o lado contrario deve fazer menos vento, pois a maioria das elices são desenhadas para rodar num sentido unico
Saudaçoes TT...
Duarte Pereira. Alentejo profundo

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 428
Registado: 28 mai 2007, 09:51
Localização: Pinhal Novo

Re: Problemas de aquecimento do motor

Mensagem por Eduardo Reforço » 11 ago 2010, 21:33

procura na carcaça da ventuinha que deve ter uma seta a mostrar o sentido de rotaçao
se estiver a rodar para o lado contrario deve fazer menos vento, pois a maioria das elices são desenhadas para rodar num sentido unico[/quote]



este Homem é que me entende! :friends:
Eduardo Reforço

Don't grow up... Just get Bigger Toys! :-)
viewtopic.php?f=1&t=21073

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1028
Registado: 26 set 2007, 22:53
Localização: ALENTEJO

Re: Problemas de aquecimento do motor

Mensagem por GGinó_PAJERO » 13 ago 2010, 19:35

Eu primeiro, voltava a por o Turbo a 1bar, e depois se continuasse, tirava o radiador do AC.

Eu ja abri este topico a muito tempo, e a cerca de 1 ano e meio que o meu jipe aquece, ja fiz de tudo, menos a rela no 6º cilindro. Mas no entanto nao gasta uma pinga de agua. :nod:

Tirei o radiador do AC assim que comprei o carro, nao esta mexido nem no turbo nem na bomba, e tenho montadas 2 ventoinhas electricas de um clio diesel, a dispararem aos 82ºC, o ponteiro da temperatura a dar lhe gas a fundo chega a 3 /4, e pára. Seja com os 33", 35" ou 36" aquece exactamente o mesmo :nod:
Cumprimenttos

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2931
Registado: 13 jan 2010, 15:34
Localização: Entroncamento

Re: Problemas de aquecimento do motor

Mensagem por Santana do Mato » 13 ago 2010, 20:10

GGinó_PAJERO Escreveu:Eu primeiro, voltava a por o Turbo a 1bar, e depois se continuasse, tirava o radiador do AC.

Eu ja abri este topico a muito tempo, e a cerca de 1 ano e meio que o meu jipe aquece, ja fiz de tudo, menos a rela no 6º cilindro. Mas no entanto nao gasta uma pinga de agua. :nod:

Tirei o radiador do AC assim que comprei o carro, nao esta mexido nem no turbo nem na bomba, e tenho montadas 2 ventoinhas electricas de um clio diesel, a dispararem aos 82ºC, o ponteiro da temperatura a dar lhe gas a fundo chega a 3 /4, e pára. Seja com os 33", 35" ou 36" aquece exactamente o mesmo :nod:




Com o viscoso mantinhas um arrefecimento contínuo porque a ventuinha vai sempre rodando por muito pouco que seja. As electricas só giram quando dispara a electrovalvula ou quando as ligas no in terior, dai o tal aquecimento que falas. O meu é igual e é atmosférico e o AC é a temperatura ambiente. Frio de iverno e quente no verão. Até 3 / 4 do penteiro não há espiga, quer é pé na chapa! :relax:
Nissan Patrol 260 atmósturbo.

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1028
Registado: 26 set 2007, 22:53
Localização: ALENTEJO

Re: Problemas de aquecimento do motor

Mensagem por GGinó_PAJERO » 13 ago 2010, 20:41

Santana do Mato Escreveu:
GGinó_PAJERO Escreveu:Eu primeiro, voltava a por o Turbo a 1bar, e depois se continuasse, tirava o radiador do AC.

Eu ja abri este topico a muito tempo, e a cerca de 1 ano e meio que o meu jipe aquece, ja fiz de tudo, menos a rela no 6º cilindro. Mas no entanto nao gasta uma pinga de agua. :nod:

Tirei o radiador do AC assim que comprei o carro, nao esta mexido nem no turbo nem na bomba, e tenho montadas 2 ventoinhas electricas de um clio diesel, a dispararem aos 82ºC, o ponteiro da temperatura a dar lhe gas a fundo chega a 3 /4, e pára. Seja com os 33", 35" ou 36" aquece exactamente o mesmo :nod:




Com o viscoso mantinhas um arrefecimento contínuo porque a ventuinha vai sempre rodando por muito pouco que seja. As electricas só giram quando dispara a electrovalvula ou quando as ligas no in terior, dai o tal aquecimento que falas. O meu é igual e é atmosférico e o AC é a temperatura ambiente. Frio de iverno e quente no verão. Até 3 / 4 do penteiro não há espiga, quer é pé na chapa! :relax:


Pois mas o meu com o viscoso, ainda aquecia mais do que com a ventuinhas electricas. e cheguei a comprar um viscoso novo, fazia a mesma coisa... Mas ele anda bem assim agora, tambem com 39ºc 40ºc, aqui no "deserto", nao se espera outra coisa, ate o meu carro anda a 100ºC. :unibrow:
Cumprimenttos

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2931
Registado: 13 jan 2010, 15:34
Localização: Entroncamento

Re: Problemas de aquecimento do motor

Mensagem por Santana do Mato » 13 ago 2010, 20:43

Isso quer é porrada no mato!!! :bangg: :bangg:

:okkk:
Nissan Patrol 260 atmósturbo.

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1028
Registado: 26 set 2007, 22:53
Localização: ALENTEJO

Re: Problemas de aquecimento do motor

Mensagem por GGinó_PAJERO » 13 ago 2010, 20:52

Santana do Mato Escreveu:Isso quer é porrada no mato!!! :bangg: :bangg:

:okkk:


Precisa é de Gás a fundo :matrix: só assim é que anda bem :nod:
Cumprimenttos

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2078
Registado: 10 abr 2006, 19:48
Localização: Viseu

Re: Problemas de aquecimento do motor

Mensagem por PJHO » 13 nov 2010, 21:32

Acabaram de montar um radiador de alumínio no meu rodinhas com 40mm de espessura, que mandei fazer. Podia ter mandado fazer um de 48mm, mas o preço disparava.
Os resultados são muito satisfatórios. No manómetro da temperatura que lhe foi montado junto ao 6.º cilindro, a temperatura da água não soube muito acima dos 80ºC.
Testado em auto-estrada, a 120 Km/h constantes , a subir por alguns quilómetros! Está fresco, é verdade, mas há uns dias atrás com o radiador de cobre, a temperatura passou dos 90º (ponteiro de origem acima do meio).
Deviam estar uns 15º quando foi testado.

Aconselho o investimento.

Se lhes aumentamos a potência, temos que os arrefecer!
:okkk:
GRande abraço
Pedro Oliveira

Apresentação PA: viewtopic.php?f=1&t=1864&start=0

NÃO IMPORTA O TT QUE TENS, MAS O TT QUE PRATICAS!

Petição para o Dia Nacional do TT:
http://www.peticaopublica.com/?pi=P2010N2258

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1028
Registado: 26 set 2007, 22:53
Localização: ALENTEJO

Re: Problemas de aquecimento do motor

Mensagem por GGinó_PAJERO » 21 nov 2010, 22:53

PJHO Escreveu:Acabaram de montar um radiador de alumínio no meu rodinhas com 40mm de espessura, que mandei fazer. Podia ter mandado fazer um de 48mm, mas o preço disparava.
Os resultados são muito satisfatórios. No manómetro da temperatura que lhe foi montado junto ao 6.º cilindro, a temperatura da água não soube muito acima dos 80ºC.
Testado em auto-estrada, a 120 Km/h constantes , a subir por alguns quilómetros! Está fresco, é verdade, mas há uns dias atrás com o radiador de cobre, a temperatura passou dos 90º (ponteiro de origem acima do meio).
Deviam estar uns 15º quando foi testado.

Aconselho o investimento.

Se lhes aumentamos a potência, temos que os arrefecer!
:okkk:


Por acaso o meu tambem vai ficar com um de aluminio, pois a nova carroçaria que comprei, ja trazia radiador em aluminio. Lá para o NATAL, ja digo se deu resultado ou nao :unibrow:
Cumprimenttos

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2078
Registado: 10 abr 2006, 19:48
Localização: Viseu

Re: Problemas de aquecimento do motor

Mensagem por PJHO » 22 nov 2010, 01:08

GGinó_PAJERO Escreveu:
Por acaso o meu tambem vai ficar com um de aluminio, pois a nova carroçaria que comprei, ja trazia radiador em alumínio. Lá para o NATAL, ja digo se deu resultado ou nao :unibrow:

Creio que vais notar melhorias.
Se mesmo assim não resolver por completo, sugiro um radiador maior de alumínio.
Se lhe espetares um de 40 ou 48 mm, dificilmente deverá aquecer, se o resto estiver em condições normais.
Boa sorte e não te esqueças de partilhar o resultado!
:okkk:
GRande abraço
Pedro Oliveira

Apresentação PA: viewtopic.php?f=1&t=1864&start=0

NÃO IMPORTA O TT QUE TENS, MAS O TT QUE PRATICAS!

Petição para o Dia Nacional do TT:
http://www.peticaopublica.com/?pi=P2010N2258

AnteriorPróximo

Voltar para Motor

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes