este topico faz-me sentir saudades do MR GUERRA penso que os mais antigos se lembram dele....
![big smile [bigsmile]](./images/smilies/icon_smile_big.gif)
![big smile [bigsmile]](./images/smilies/icon_smile_big.gif)
PJHO Escreveu:paulo rocha Escreveu:sr.cristiano que não comprendeu ou fez confusão até porque cada um tem o que quer ou pode...
o que tentei passar foi que a preocupação de meter potencia nos carros parece ser a unica forma de se conseguir subir esta ou aquela trialeira ou picada ... enquanto que se direcionar o investimento para outras áreas da maquina se calhar vão chegar á conclusão que afinal não precisam assim tanto de potencia para tornarem os suas máquinas eficazes...
Ora aí está um ponto interessante...
De facto, de que interessa a potência, se a não conseguimos rentabilizar no chão?
Esse é para mim o ponto fulcral... Sendo um leigo na matéria, fica a minha opinião que creio ter alguma pertinência...
Dependendo do destino que o jipe vai ter, ou daquilo que se pretende dele, assim será a preparação a realizar, digo eu...
Até se pode ter um jipe com 500 Cv que sobe as dunas dos árabes a rasgar, mas se chegamos a um trilho escorregadio, traiçoeiro em que precisamos de um tractor e não de um dragster, o que acontece?
Concordo que a potência não é tudo...
Tudo depende para que se quer o jipe...
Acho ainda que um jipe equilibrado faz de tudo um pouco... No entanto, acho que se começarmos, por exemplo, a montar grupos cónicos e caixas mais reduzidas que são óptimas para rock-crawling e trialadas mais técnicas e que se têm que abordar o mais devagar possível, não vamos conseguir ter um jipe que suba um poço do Inglês... Digo eu, não tenho a certeza.
Uma das pessoas que eu ouvi dizer que tinham subido o poço do Inglês, foi o Rui Querido, num Toyota, se não me engano... Ao que soube, esteve nas vésperas a brincar e a preparar o jipe especificamente para o efeito... Não me parece que logo a seguir a isso, pudesse fazer uma prova de Trial na perfeição...
Não sei me estou a explicar bem...
Quero dizer que se calhar um jipe daqueles mesmo sarda que parecem carros de rallye a bufar, eventualmente não serão os melhores para provas que requerem um jipe mais curto e que se agarre mais ao terreno... E vice-versa... Um jipe muito curtinho de relação de diferencial e de caixa, nunca poderá ser um carro de rallye. O meu caso, por exemplo: Inicialmente fazia tudo a dar gás, sempre aos saltos e a desbravar caminho. Depois que montei grupos mais curtos, bloqueio da frente, etc. tenho tentado progredir no terreno o mais calmamente possível. Faço quase tudo ao ralenti que até faz confusão... De certeza que o jipe já não dá 170-180 Km/h em estrada, mas também não me interessa isso... Não se pode ter tudo...
Uma pergunta que deixo no ar... Um puro e duro rock-crawler dará 180 Km/h? e será capaz de subir as dunas malucas dos árabes?
terra a terra.com Escreveu:PJHO Escreveu:paulo rocha Escreveu:sr.cristiano que não comprendeu ou fez confusão até porque cada um tem o que quer ou pode...
o que tentei passar foi que a preocupação de meter potencia nos carros parece ser a unica forma de se conseguir subir esta ou aquela trialeira ou picada ... enquanto que se direcionar o investimento para outras áreas da maquina se calhar vão chegar á conclusão que afinal não precisam assim tanto de potencia para tornarem os suas máquinas eficazes...
Ora aí está um ponto interessante...
De facto, de que interessa a potência, se a não conseguimos rentabilizar no chão?
Esse é para mim o ponto fulcral... Sendo um leigo na matéria, fica a minha opinião que creio ter alguma pertinência...
Dependendo do destino que o jipe vai ter, ou daquilo que se pretende dele, assim será a preparação a realizar, digo eu...
Até se pode ter um jipe com 500 Cv que sobe as dunas dos árabes a rasgar, mas se chegamos a um trilho escorregadio, traiçoeiro em que precisamos de um tractor e não de um dragster, o que acontece?
Concordo que a potência não é tudo...
Tudo depende para que se quer o jipe...
Acho ainda que um jipe equilibrado faz de tudo um pouco... No entanto, acho que se começarmos, por exemplo, a montar grupos cónicos e caixas mais reduzidas que são óptimas para rock-crawling e trialadas mais técnicas e que se têm que abordar o mais devagar possível, não vamos conseguir ter um jipe que suba um poço do Inglês... Digo eu, não tenho a certeza.
Uma das pessoas que eu ouvi dizer que tinham subido o poço do Inglês, foi o Rui Querido, num Toyota, se não me engano... Ao que soube, esteve nas vésperas a brincar e a preparar o jipe especificamente para o efeito... Não me parece que logo a seguir a isso, pudesse fazer uma prova de Trial na perfeição...
Não sei me estou a explicar bem...
Quero dizer que se calhar um jipe daqueles mesmo sarda que parecem carros de rallye a bufar, eventualmente não serão os melhores para provas que requerem um jipe mais curto e que se agarre mais ao terreno... E vice-versa... Um jipe muito curtinho de relação de diferencial e de caixa, nunca poderá ser um carro de rallye. O meu caso, por exemplo: Inicialmente fazia tudo a dar gás, sempre aos saltos e a desbravar caminho. Depois que montei grupos mais curtos, bloqueio da frente, etc. tenho tentado progredir no terreno o mais calmamente possível. Faço quase tudo ao ralenti que até faz confusão... De certeza que o jipe já não dá 170-180 Km/h em estrada, mas também não me interessa isso... Não se pode ter tudo...
Uma pergunta que deixo no ar... Um puro e duro rock-crawler dará 180 Km/h? e será capaz de subir as dunas malucas dos árabes?
Olha o meu amigo Pedro dos Angola![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
este homem está em todas carago![]()
![]()
![]()
Só vou esclarecer uma situação em concreto por ti relatada anteriormente, o Rui foi de facto para a Marinha Grande mas ao contrario do k te possam ter dito sem qq tipo de alteração para alem das k o carro já tem á mto tempo e k podemos ver em qq prova das k ele tem participado, o carro vem das provas e chega a estar parado semanas a fio sem sequer levar uma lavadela p tirar a lama, até dá dó![]()
é de facto dificil de acreditar k assim seja mas acredita k é verdade, akele motor é de facto multifacetado
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Gd abraço Pedrinho, já tens o GR 2 ctg para te ocupar mais o tempo ou ñ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
terra a terra.com Escreveu:Olha o meu amigo Pedro dos Angola![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
este homem está em todas carago![]()
![]()
![]()
Só vou esclarecer uma situação em concreto por ti relatada anteriormente, o Rui foi de facto para a Marinha Grande mas ao contrario do k te possam ter dito sem qq tipo de alteração para alem das k o carro já tem á mto tempo e k podemos ver em qq prova das k ele tem participado, o carro vem das provas e chega a estar parado semanas a fio sem sequer levar uma lavadela p tirar a lama, até dá dó![]()
é de facto dificil de acreditar k assim seja mas acredita k é verdade, akele motor é de facto multifacetado
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Gd abraço Pedrinho, já tens o GR 2 ctg para te ocupar mais o tempo ou ñ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
cristiano Escreveu:um pneu grande acalma o motor falo por experiencia propria...
veneno Escreveu:cristiano Escreveu:um pneu grande acalma o motor falo por experiencia propria...
se mudares os grupos cónicos isso já não acontece![]()
veneno Escreveu:cristiano Escreveu:um pneu grande acalma o motor falo por experiencia propria...
se mudares os grupos cónicos isso já não acontece![]()
Raul Costa Escreveu:
Carlos Novo Escreveu:Bem... foi preciso alguém falar no MR GUERRA para eu "finalmente" comentar este post!!!
Eram realmente as respostas desse membro que iam colocar este tópico na ordem!!!![]()
Podem crer... Cristiano, muito mas muito bem lembrado!!!!
ruit40 Escreveu:boas quero la ir exprimentar com o meu cão com esse patrol de 220cv ao poço do ingles
lolol
ou tem aço ou na tem
ruit40 Escreveu:boas quero la ir exprimentar com o meu cão com esse patrol de 220cv ao poço do ingles
lolol
ou tem aço ou na tem
PachecoTD5 Escreveu:o ponto aque isto chegou que ja se faz preparacoes exclusivas para o poço do ingles .. ainda se houesse premios.......................................
ruit40 Escreveu:lolol então começa a carregar a maquina se não passas fome lolololololololol![]()
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot] e 3 visitantes