Problemas de aquecimento do motor

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Tampinha

Mensagem por PJHO » 16 mar 2010, 15:38

Meus amigos, como sabem mudei ontem a tampa do radiador já notei melhorias.
Fiz uma pequena viagem peri-urbana e quando cheguei fui apalpar os tubos da água. Estavam normalmente rijos, mas não em exagero. Isso foi há duas horas atrás. Entretanto voltei lá e a pressão já diminuiu bastante, quase ao ponto de repouso, o que antes ou não acontecia ou demorava dias... :shock:
Aqui neste momento estão trinta e tal graus de calor tropical intenso!
A tampinha nova funciona mesmo. Pode ser um pormenor, mas tudo somado já é alguma coisa.
Os pequenos pormenores às vezes interessam...
:okkk:
GRande abraço
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Re: Problemas de aquecimento do motor

Mensagem por PJHO » 02 jul 2010, 10:40

Outra situação que me aconteceu e gostava de partilhar...

Tive que mudar o turbo também no GR de Angola. Coloquei outro de origem. Assobia muito bem.
Se antes o ponteiro da temperatura tinha tendência para subir, desde que mudei o turbo e fixei a pressão nos valores de origem que já não há esquentamento para ninguém. É verdade que neste momento em Angola já não é o pico do calor, mas nota-se bem a diferença...
[wink]

Sem suma, se andamos com pressões mais do dobro do que as de origem, o que esperar?
:okkk:
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Re: Problemas de aquecimento do motor

Mensagem por Eduardo Reforço » 08 ago 2010, 12:31

ora viva caros patroleiros...
resolvi desenterrar este tópico porque estou com este problema, aquecimento !! :bangg:
já li este topico e fala-se de muita coisa... embora não seja nenhum expert de mecanica ( quase nada ) :D , algumas das coisas parecem fazer sentido.
então vamos por partes, para ver se alguém me consegue dar uma ajuda.

o carrinho de ir ás compras é Y60 :D
tenho o turbo a 1,2 Bar ( levou um interior novo á 1 ano )
tenho intercooler ( Y61)
o radiador levou umas favos maiores.
tem AC (recente)
não tenho arrefecimento ao 6º cilindro.
tenho ventoinhas eletricas ( Laguna)
pneus 35"

tenho varias questões.

para meter o arrefecimento ao 6º cilindro tem de se tirar a cabeça fora? certo? :hummm:

oa máquina só começou a aquecer depois de instalar o AC, será o radiador do AC que impede o ar de arrefecer o radiador do motor? (o AC é do Y60)
a verdade é que antes não aquecia...
mas tb o aumento de pressão do turbo foi na mesma altura que o AC foi montado.
não sei qual dos dois será o culpado da subida...
o termostato tem 1 ano... o radiador está bom...e duvido que seja a cabeça... foi aberta e rectificada á cerca de 1 ano.
já não sei o que fazer ..... :stupid:
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Re: Problemas de aquecimento do motor

Mensagem por Eduardo Reforço » 08 ago 2010, 12:37

outra coisa que me esqueci.
as ventoinhas eletricas aplicadas como já disse são do Laguna.
são duplas e tem bastante power, mas disseram-me que pode ser daí o problema, uma vez que essas ventoinhas foram concebidas para estarem antes do radiador, e no caso do Patrol ficam atrás.
ou seja , são feitas para empurrar o ar, e não para puxar como é o que preciso.
julgo que a inclinação das pás seja diferente.
será assim ?
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Re: Problemas de aquecimento do motor

Mensagem por cristiano » 08 ago 2010, 13:30

a que graus esta a ligar as ventuinhas??? se estao a ligar tarde as ventuinhas nao vao fazer logo efeito...o viscoso tem muitas vantagens...esta sempre a bombar ar enquanto nas electricas nao....se sao duplas eu punha uma a ligar aos 78 graus a desligar aos 75 graus e a segunda ventuinha com uma luz piloto a acender aos 80 e poucos graus e com activaçao manual...( vantagem da manual se fores fazer uma picada ligas logo )o radiador do ac tira algum ar mas penso que nao seja por isso...eu no meu tenho ac turbo bomba tudo aberto radiador de origem pneu 37 e nao aquece....mas nao ha nada como um bom viscoso de origem nao resolva.... :cool:
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Re: Problemas de aquecimento do motor

Mensagem por Eduardo Reforço » 08 ago 2010, 13:35

obrigado pela resposta, mas as ventoinhas disparam as duas na velocidade maxima aos 75 graus, e além disso posso ligar tb em manual... que faço antes de uma picada por exemplo...
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Re: Problemas de aquecimento do motor

Mensagem por cristiano » 08 ago 2010, 14:00

Eduardo Reforço Escreveu:obrigado pela resposta, mas as ventoinhas disparam as duas na velocidade maxima aos 75 graus, e além disso posso ligar tb em manual... que faço antes de uma picada por exemplo...

pois ...as ventuinhas sao de um carro a gasoleo??? uma ventuinha boa é da renault master com AC, tem uma resistencia com que faz que tenha 2 velocidades, uma para arrefecimento e uma mais rapida para o ac...tem um caudal excelente e aproveitas o tunel de origem....tens algum tunel de vento com essas??? é muito importante teres um tunel para a sucçao ser melhor...
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Re: Problemas de aquecimento do motor

Mensagem por Eduardo Reforço » 08 ago 2010, 14:07

pois..d.e facto não tenho...
mas as dessa renault são montadas á frente ou atrás do radiador no carro original?
fiquei com ideia que era importante por a inclinação das pás....
tens arrefecimento ao 6º cilindro?
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Re: Problemas de aquecimento do motor

Mensagem por Santana do Mato » 08 ago 2010, 20:41

Eu coloquei 2 ventuinhas do clio 1.9 diesel. São todas em metal e ocupam todo o espaço do radiador uma junto à outra. Dei 80 aérios pelas duas na sucata. Ficou com um arrefecimento do ca..lho! Até se ouve o vento a passar pelos favos do radiador. Ficaram atrás do radiador, pelo que se fica sem acesso as polies e correias porque são bastanre grandes. Para controlar o sentido do vento é só trocar a posição dos fios. A fazer subidas e a apertar com o animal a fundo se as ligar manualmente o ponteiro da temperatura nunca chega a meio. Posso por fotos da aplicação aqui neste tópico se autorizarem. :okkk:
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Re: Problemas de aquecimento do motor

Mensagem por ratere » 08 ago 2010, 21:09

é isso que a malta quer... fotos fotos fotos

cumps

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Re: Problemas de aquecimento do motor

Mensagem por Santana do Mato » 08 ago 2010, 21:20

ratere Escreveu:é isso que a malta quer... fotos fotos fotos

cumps




A malta quer.. a malta terá!!!! :bangg:
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Re: Problemas de aquecimento do motor

Mensagem por andremota77 » 08 ago 2010, 22:24

já tou à espera.


mostra as fotos da aplicação.

qual é o teu jeep . 2.8TD com alterações de motor ou só turbo e BI abertos? pneus ? 35"

:pop:

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Re: Problemas de aquecimento do motor

Mensagem por Eduardo Reforço » 08 ago 2010, 22:52

Santana do Mato Escreveu:Eu coloquei 2 ventuinhas do clio 1.9 diesel. São todas em metal e ocupam todo o espaço do radiador uma junto à outra. Dei 80 aérios pelas duas na sucata. Ficou com um arrefecimento do ca..lho! Até se ouve o vento a passar pelos favos do radiador. Ficaram atrás do radiador, pelo que se fica sem acesso as polies e correias porque são bastanre grandes. Para controlar o sentido do vento é só trocar a posição dos fios. A fazer subidas e a apertar com o animal a fundo se as ligar manualmente o ponteiro da temperatura nunca chega a meio. Posso por fotos da aplicação aqui neste tópico se autorizarem. :okkk:



essa parte da troca dos fios eu sei :-)
o que eu falava era mesmo a inclinação das pás.... depende de que lado do radiador se montam...ou seja...se foram feitas para empurrar o ar....ou para o puxar...
a original do PAtrol é feita para puxar... a que tenho lá montada do laguna é feita para empurrar ...essa do clio nao será igual?
já agora, tens AC no teu ?
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Re: Problemas de aquecimento do motor

Mensagem por cristiano » 09 ago 2010, 08:46

Eduardo Reforço Escreveu:pois..d.e facto não tenho...
mas as dessa renault são montadas á frente ou atrás do radiador no carro original?
fiquei com ideia que era importante por a inclinação das pás....
tens arrefecimento ao 6º cilindro?

tenho no sexto mas nao te vai fazer diferença no ponteiro...tenho intercooler...isto sim faz diferença...
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Re: Problemas de aquecimento do motor

Mensagem por Eduardo Reforço » 09 ago 2010, 09:18

mas eu tenho intercooler...
e nem por isso deixa de aquecer....
cada vez mais me convenço que é do radiador do AC....
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Re: Problemas de aquecimento do motor

Mensagem por Raul Costa » 09 ago 2010, 09:39

Eu aposto no Turbo, os carros mesmo com ar condicionado e quando de origem, não aquecem, aquecem depois de mexermos nas bombas e de dar turbo.

Os turbos acabam por atingir 600º que entram no motor... não é por acaso que quando montam geometria variável simplesmente deixam de aquecer.

Já alguém pensou em fazer uma linha de ar condicionado para o Radiador????... já tinha desenvolvido essa ideia em outro fórum e soube ontem que em tempos alguém fez isso com resultados positivos... não sei pormenores nem vi qualquer esquema, mas parece-me que a ideia foi colocada em prática atingindo assim os objectivos que será o não aquecimento do motor.

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Re: Problemas de aquecimento do motor

Mensagem por Eduardo Reforço » 09 ago 2010, 10:15

talvez tenhas razão Raul...
foi na mesma altura... a alteração...
acho que vou voltar a colocar o turbo a 1 Bar....como andava antes e nunca deu problemas...
e um TGV faz parte dos planos mais proximos...vamos ver [clap]
Eduardo Reforço

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Re: Problemas de aquecimento do motor

Mensagem por PJHO » 09 ago 2010, 10:25

Raul Costa Escreveu:Os turbos acabam por atingir 600º que entram no motor... não é por acaso que quando montam geometria variável simplesmente deixam de aquecer.

Raul, olha que isso não é bem assim.
Sei por experiência própria de um caso exactamente ao contrário.
Pode haver casos práticos em que isso acontece, mas outros em que nem por isso.
:okkk:
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Re: Problemas de aquecimento do motor

Mensagem por PJHO » 09 ago 2010, 11:05

Eduardo Reforço Escreveu:talvez tenhas razão Raul...
foi na mesma altura... a alteração...
acho que vou voltar a colocar o turbo a 1 Bar....como andava antes e nunca deu problemas...
e um TGV faz parte dos planos mais proximos...vamos ver [clap]

Porque não colocar um botãozinho com regulação?
Desligado o turbo fica com uma pressão máxima de 0,8 e ligado fica com 1,2 ou mais?
:okkk:
GRande abraço
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Re: Problemas de aquecimento do motor

Mensagem por cristiano » 09 ago 2010, 11:09

PJHO Escreveu:
Eduardo Reforço Escreveu:talvez tenhas razão Raul...
foi na mesma altura... a alteração...
acho que vou voltar a colocar o turbo a 1 Bar....como andava antes e nunca deu problemas...
e um TGV faz parte dos planos mais proximos...vamos ver [clap]

Porque não colocar um botãozinho com regulação?
Desligado o turbo fica com uma pressão máxima de 0,8 e ligado fica com 1,2 ou mais?
:okkk:

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Re: Problemas de aquecimento do motor

Mensagem por PJHO » 09 ago 2010, 11:12

Aproveito e partilho mais uma situação que me aconteceu.
Ontem, com o GR de Angola, em viagem reparei que o jipe começava a aquecer e que a água desaparecia quase toda.
Pensei que fosse o circuito mal "ferrado" e com ar.
Tirei o ar do circuito.
Mais tarde voltou a acontecer.
Resultado, o tubo de água que entra no motor estava mal apertado porque a abraçadeira de mola (daquelas que saem com alicate de ponta) estava mal apertada. Pingo aqui, pingo ali e a água estava a desaparecer.
Reaperto na abraçadeira reforçada com uma cinta de plástico (aperto de serrilha) e está resolvido. Aliás, melhor do que nunca.
Em suma, vejam bem toda a tubagem da água porque há fugas que às vezes nem detectamos. Se sair aos poucos a água se tocar em partes quentes evapora e não a vemos no chão. Para além disso, se usam AC a água de condensação que aparece no chão pode enganar. Pensamos que é toda do AC e afinal temos uma fuga.
:okkk:
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Re: Problemas de aquecimento do motor

Mensagem por PJHO » 09 ago 2010, 11:14

cristiano Escreveu:so da nos fixos...mas é uma boa ideia...mas torno a dizer nao a nada como um bom viscoso de origem...

Quanto ao viscoso, eu sou a favor do uso dos mesmos e de tentar ventoinhas eléctricas quando já não há mais nada a fazer. Se resultarem, ficam, se não resultarem, mais vale o viscoso.
Acho é que o ideal seria um viscoso que atracasse mais cedo e efectivamente a 100%, o que não acontece no de origem para os Y60.
GRande abraço
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Re: Problemas de aquecimento do motor

Mensagem por Raul Costa » 09 ago 2010, 11:20

cristiano Escreveu:
PJHO Escreveu:
Eduardo Reforço Escreveu:talvez tenhas razão Raul...
foi na mesma altura... a alteração...
acho que vou voltar a colocar o turbo a 1 Bar....como andava antes e nunca deu problemas...
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Porque não colocar um botãozinho com regulação?
Desligado o turbo fica com uma pressão máxima de 0,8 e ligado fica com 1,2 ou mais?
:okkk:

so da nos fixos...mas é uma boa ideia...mas torno a dizer nao a nada como um bom viscoso de origem...



O meu está com o botão, anda a 0,8 e quando ligo o botão passa a 2.0

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Re: Problemas de aquecimento do motor

Mensagem por Eduardo Reforço » 09 ago 2010, 11:21

PJHO Escreveu:
cristiano Escreveu:so da nos fixos...mas é uma boa ideia...mas torno a dizer nao a nada como um bom viscoso de origem...

Quanto ao viscoso, eu sou a favor do uso dos mesmos e de tentar ventoinhas eléctricas quando já não há mais nada a fazer. Se resultarem, ficam, se não resultarem, mais vale o viscoso.
Acho é que o ideal seria um viscoso que atracasse mais cedo e efectivamente a 100%, o que não acontece no de origem para os Y60.




vou por partes... primeiro vou tirar power ao turbo para ver o que acontece...
se não resultar... experimento a montar de novo a ventax de origem... rouba uns cavalitos... mas pelo menos anda saudável [bigsmile]
mas agora o mecânico tá de ferias... vou ter de esperar... :angry:
Eduardo Reforço

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Re: Problemas de aquecimento do motor

Mensagem por PJHO » 09 ago 2010, 11:33

Raul Costa Escreveu:O meu está com o botão, anda a 0,8 e quando ligo o botão passa a 2.0

O meu de Angola agora está a 0,8. Em estrada chega a 0,9 Bar.
Chega bem se o turbo estiver bom e é mais fiável.
:okkk:
GRande abraço
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