Boas,
Fiz vários testes com o avanço da bomba injectora de origem do Y61 2.8TD6 por software (variável injector timing).
Confirmo que é possível avancar e recuar o timing da bomba só por software directamente na centralina.
Fica a fazer mais fumo, mas o pior é para pegar. Pega muito mal!! Derreti uma bateria

(já estava velha

)
No meu ver a alteração do timing da bomba injectora com box é discutivel. O meu Patrol ficou instavel a baixas rotações e é preocupante a relação ganho de potência ou binário vs fiabilidade.
O melhor é fazer o avanço com o software só quando é mesmo necessário. No mato vai com avanço. Para o dia-a-dia coloca-se 0 (zero) e o Patrol fica de origem

nada de fumo e o relantim certinho.
O valor certo de avanço a introduzir na centralina (que corresponde ao avanço mecânico) é que ainda não vos consigo dizer. Vou fazer mais uns testes e gravo uns logs da centralina com os tempos de injecção/ar/rpm para partilhar convosco.